3 de agosto de 2006

Paixão antiga sempre mexe com a gente

A "mídia corporativa" não consegue criticar a oposição nem elogiar o governo sem enormes malabarismos verbais, na tentativa de manipular a consciência do leitor e fazê-lo tirar conclusões contrárias ao conteúdo da reportagem. Por exemplo, a mídia vem tentando, há alguns meses, acusar o governo de fazer farra fiscal, por causa dos aumentos salariais (mínimo, funcionalismo) e das verbas liberadas para agricultores, industriais, e outros setores. Não cola, todavia, porque o superávit fiscal, apurado mensalmente, prossegue positivo e dentro da meta de 4,25%.

Quando critica a oposição, sobretudo PSDB e PFL, por defenderem aumento de 16% para quem ganha mais de 1 salário mínimo, sem que tenham, durante a votação do Orçamento, feito os devidos ajustes, e sem dizer de onde viria o dinheiro, a mídia sempre bate na mesma tecla: a oposição repete os mesmos erros do PT. Lembro de um editorial do Estadão que começa e termina falando mal do PT, apesar do objetivo claro do texto ser uma crítica ao PSDB e PFL por "brincarem" de oposição. Cadê a "oposição responsável", lema deles? Com que cara Alckmin fala em "farra fiscal" ou "choque de gestão" quando os caciques da coligação partidária que o apóia agem dessa maneira irresponsável?

Vale lembrar que a mídia foi particularmente venenosa por ocasião do aumento concedido aos funcionários públicos, embora as negociações virem desde o ano passado e contarem com verba garantida e votada no Orçamento. Quando o falastrão do Marco Aurélio de Mello, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TST) insinuou que o aumento não era legal, por causa da proximidade das eleições, o governo respondeu, amparado em parecer da Advocacia Geral da União, que o aumento estava previsto há tempos, estava dentro do prazo legal e só ficara para a última hora por causa do atraso na votação do Orçamento, que, como todos se lembram, foi vergonhosamente adiado pela oposição golpista até março. Mais uma vez, nenhum colunista lembrou disso ou fez alguma colocação crítica em relação à opinião do ministro Marco Aurélio, uma figura que me causa muita apreensão pela forma como gosta de jogar com a opinião dos grandes jornais.

O que me surpreendeu foi a leviandade como o tema do aumento salarial foi tratado pelos jornalistas. Afinal, o que houve foi, em verdade, uma grande reestruturação das carreiras, além da valorização dos rendimentos, uma demanda antiga dos sindicatos e trabalhadores. Um processo complexo, distinto para cada segmento e que exigia, no mínimo, ser melhor estudado pela imprensa.

Agora estão fazendo de tudo para manipular o escândalo dos sanguessugas em favor de Alckmin. Incriminaram durante dias o ministro Humberto Costa, dizendo que ele havia sido "citado" por Vedoin, embora o advogado de Vedoin tenha afirmado o contrário. Quando aparecem fotos de José Serra ao lado dos verdadeiros operadores dos sanguessugas, todos os jornalistas e colunistas começam a protestar contra "julgamentos" apressados e perigo contra "a honra" das pessoas. Não me lembro da mídia tomar nenhum cuidado desse tipo quando qualquer pessoa ligada ao Partido dos Trabalhadores é acusada.

A Renata Lo Prete está devendo, até agora, desculpas por ter citado, algumas vezes, o Cirilo, do PT, como "operador" do esquema das sanguessugas. Sabe-se hoje que eram deputados em conluio com funcionários presos do Ministério da Saúde.

Na tentativa de manipular consciências, os colunistas não atentaram para o óbvio: se alguém do PT estiver envolvido no esquema dos sanguessuas, isso não faz mais que valorizar o trabalho do governo, de investigar e cortar na própria carne. O que sabemos, porém, é que o esquema teve início da gestão de José Serra.

Falando de Serra, quero ver publicarem nas capas dos jornais as famigeradas fotos dele entregando ambulâncias para os deputados Lino Rossi, Pedro Henry e outros do chamado "alto escalão" do esquema. Imaginem se tivessem (talvez até tenham) fotos como essa de alguém do PT. Até hoje, a mídia não perde uma oportunidade de reproduzir fotos de Lula ao lado de Delúbio Soares. Quero ver agora fotos do Serra ao lado de Lino Rossi! Os dois ali, lado a lado, sorrindo, naquela paixão antiga, tão difícil de esquecer, como dizia Tim Maia.

7 comentarios

Anônimo disse...

Acabei de ler no blog http://grupobeatrice.blogspot.com/
um belo artigo sobre a censura imposta a Lula pelo TSE do PFL/PSDB.

Anônimo disse...

Ficou ótima a sequência de fotos que apareceram, que nem uma bomba, na CPI das Sanguessugas. Tá lá o Serra, em clima de homenagem, entregando mais de 40 ambulâncias do esquema das sanguessugas. Confira o que estou dizendo no blog do Fernando Rodrigues/Portal UOL. Parece filme de terror. Se bem que sempre achei estranho o Serra com aqueles dentinhos de vampiro. Vampiro tudo bem. Jamais imaginei que ele fosse o sanguessuga-mor.

Anônimo disse...

O que a reforma eleitoral tem a ver com tudo isso? Só tem a ver. Ocorre que ninguém advoga contra si mesmo. Por isso duvido que o Congresso Nacional, pelo menos este, mova sequer uma palha para mudar este estado de coisas. Quanto mais arregaçado melhor, pois aí entra muita grana pelo caixa 2, apelidado erroneamente de mensalão.

As empresas deveriam poder se candidatar ao invés de fincanciar nas sombras seus candidatos. Esta minha idéia de candidatura de empresas é antiga. Tá aí o caso Planam, do esquema sanguessugas. Então, que tal podermos votar por exemplo na própria Planam? Por que não cravar um x no Carrefour, Casas Bahia. Aí sim, através do voto, as empresas e demais pessoas jurídicas tais como Igrejas, Sindicatos, Entidades Profissionais, etc, seriam questionadas via eleições.

Anônimo disse...

Não sei se alguém já notou, mas faço comentários atrás de comentários.Acho que no fundo no fundo o tenho como o pai que não tive.Admiro sua paciência para com esta filharada que acompanha seu blog. Às vezes uns brigam entre si. Noutros momentos você chama um e outro na retranca.

Sempre tive uma admiração pelos portadores da Síndrome de Down. Por isso chamou-me bastante a atenção, dias atrás, assistindo a um debate sobre um filme sobre os portadores desta síndrome. É que um dos portadores afirmar que Deus não deveria tê-los colocado no mundo. Se eu pudesse dizer alguma coisa a ele, diria que Deus fez isso porque o mundo está precisando de coisas boas. Pois há quem pisoteie os jardins. É como se fosse as coisas sensíveis que saem perdendo quando as destruímos, pisoteamos. Ta todo mundo sem entender porque as pessoas estão morrendo sapecadas nos EUA sob uma temperatura de quase 50 graus centígrados. Quem mandou-as destruir as fontes de águas bordadas sob o mar?

Passado este momento de embate eleitoral, quando nem sempre há espaço para a arte, sugiro que o seu blog continue para discutirmos coisas assim, ta bom? Desculpa saído um pouco do mundo real para divagar, viajar. Ledo engano de quem acha que, quando saio por aí com minhas asas, perco a noção do momento presente, ou seja, destas eleições. Muito pelo contrário!

Anônimo disse...

imperdível o artigo descrevendo tim tim por tim tim as 69 CPIs enterradas por Alckmin e agora desenterradas pelo STF. Confira http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=5874

Anônimo disse...

Caro Miguel do Rosário.
Parece que vou começar a escrever uma carta, mas não é. Trata-se de apenas uma humilde mensagem. Do seu blog, só não gosto do Diabo. Bem, quanto a seu texto é extraordinariamente ótimo. Era tudo que eu gostaria de falar para essa mídia tendenciosa e manipuladora. Se você consentir gostaria de divulgá-lo dando a origem e o autor. Foi muito bom ler o que você escreveu. Nos dá mais gás para levar a luta adiante. Um grande abraço.

Miguel do Rosário disse...

josé lopes, obrigado, sinta-se à vontade para divulgar. Quanto ao diabo, é apenas para espantar os maus espíritos, como aquelas carrancas que a gente coloca na porta de casa. abraço.

Postar um comentário