28 de setembro de 2006

A hora e a vez de José Carlos Lima

Uma das coisas boas da luta política travada na blogosfera é que, por suas próprias características - a principal sendo o acesso universal gratuito e a interatividade -, ela tende a formar coletivos.

E o que é melhor, é que são coletivos formados espontâneamente, sob um espírito de absoluta liberdade. As pessoas escolhem os blogs que acessam, escolhem os blogs em que fazem comentários e vice-versa, também sabem muito bem onde devem pisar com cuidado, onde é o terreno inimigo. Não quer dizer isso, é claro, que são coletivos fechados, ou que as pessoas não possam dar razão, eventualmente, a blogueiros adversários.

Além disso, são coletivos consistentes, formandos principalmente por individualidades fortes, que gostam e fazem questão de afirmar constantemente quem são, de onde vem e o que pensam. A internet está ajudando a construir essas individualidades, e esses coletivos. Ninguém manda em ninguém. As pessoas simplesmente escutam o que as outras dizem e concordam ou não. As pessoas também admitem erros, e compreendem igualmente que outros tenham errado. Nossos adversários não são nossos adversários porque erram. Não, nós também erramos. A razão do conflito não está no erro do adversário. E sim na ideologia mais profunda, em visões de mundo que estão lá no fundo da alma, e que identificamos, de uma forma ou outra, através dos textos e opiniões daquela pessoa.

Outra boa qualidade da luta na blogosfera é o revezamento. Cada um de nós tem o seu ritmo, o seu tempo, seus afazeres e preocupações. Pode ser que neste mês, neste dia, neste ano, eu possa estar muito bem comigo mesmo, ou possa estar particularmente revoltado, ou especialmente seguro de mim mesmo, ou seja lá qual for o motivo que leva alguém a escrever num blog; enquanto outro possa estar cansado, deprimido, ocupado, enjoado, à espera, ou seja lá qual for o motivo que leva a pessoa a não escrever num blog. Mas o que importa é que sempre haverá pessoas escrevendo blogs. E sempre haverá pessoas com as quais você se identifica.

Dito isto, convido vocês a conhecer um novo blogueiro amigo, um sujeito que vem participando sempre deste Óleo do Diabo, e que tem conseguido me divertir muito com suas opiniões firmes, criativas e sempre muito bem atualizadas.

Conheçam o blog de José Carlos Lima, grande amigo e blogueiro, já linkado na coluna da direita.

http://abandon.zip.net/

Grande abraço, Zé.

11 comentarios

Anônimo disse...

Miguel, você sabe que nasci no seu blog, na caixa de comentários. Uma coisa que adoro cultivar é a gratidão. Por isso serei sempre grato a você. Como nasci aqui, não consigo cortar o cordão umbilical. Vou dar um jeito de escrever menos. Este está um pouco extenso porque o momento se justifica.

Não consigo abandonar este espaço. Mas qualquer hora corto o cordão umbilical. Preciso dar espaço aos teus leitores para que eles opinem, comentem. Reconheço que tenho abusado da sua paciência.

As vezes sinto que, a qualquer hora dessas, um maluco me manda cascar fora. E você acha que todos me adoram? Na caixa de comentários do Blog do Ilimar/Portal O Globo há um que me adora. Tenho medo que, a qualquer hora, ele apareça aqui para me xingar. Ele diz que sou filho do “Lula Ali Babá”, Hugo Chaves, de Fidel Castro e Bin Laden. Nem ligo. Até acho graça. E você acha mesmo que as pessoas felizes deixam-se abalar assim tão facilmente?

Você não consegue imaginar a satisfação por sua deferência para com minha pessoa. Logo eu, um joão-ninguém digo zé-ninguém. Mas noto que você está sempre amparando os blogueiros. Todos nós devemos muito a você.

Você está assistindo ao “debate” na Rede Blogo digo Blobo digo Globo? Eu to vendo. O que estou achando? O Chuchu 69 é pior do trio. Ele tem mesmo ar de febre amarela. A HH até que está saindo-se bem na seu estilo a la Enéas Carneiro. Tem seu espaço cativo. Gostei de ver o Cristóvam referir-se a Lula como presidente e não como candidato. A Miriam Leitoa não agiu assim quando o Lula esteve dando sua entrevista na Globo.Parabéns Cristóvao. Chora Leitoa! Chora Arnaldo Jabá! Chora Lúcia Hipódromo.

Sabe duma coisa, vou parar de ver este debate para assistir ao programa cortado pela Rapunzel. Você sabe quem é a Rapunzeil, não sabe? Aquela dos grampos e da tesoura!!!! Ela adora cortar os programas do Lula. Pois no site www.vermelho.org.br existe um link para você assistir ao programa cortado pela Rapunzel com seus grampos digo tesoura.

Chora Rapunzel! Teu Chuchu 69 CPIs Enterradas está indo tão ruim no debate! Se houver segundo turno não terá sido graças a este troço. Tenha dó. Me poupe. A seguir, o link extraído do site do Pc do B, www.vermelho.org.br. Ah, eu estou lá, várias vezes, na caixa de comentários. Miguel, obrigado por tudo. Abraço,

Miguel, por favor,

pare já de assistir a este "debate" chato!

Seja menos um a ver a Rede Bobo. Veja e ouça o Lula. Copie o link a seguir, cole ali em cima e aperte enter. Muito melhor do que ver este trio. Pare de assitir a este debate chato. Clique aqui para assistir (talvez leve algum tempo para carregar, pois o programa tem sete minutos).
http://www.vermelho.org.br/diario/2006/0928lulatv.wmv

Anônimo disse...

Em tempo: aqui na caixa de comentários, ao contrário da caixa do www.informante.net por exemplo, não rola clicar no link.

Para quem quer assitar ao Lula cortado pela Rapunzel, a dos grampos com a tesoura na mão, deve copiar o link abaixo, colar lá em cima no espçao Endereço. E dar enter.

Assista (talvez leve algum tempo para carregar, pois o programa tem sete minutos).

http://www.vermelho.org.br/diario/2006/0928lulatv.wmv

Anônimo disse...

O comentário a seguir foi feito na caixa de comentários ao post Debate? Que Debate? de autoria do grande Eduardo Guimarães, http://edu.guim.blog.uol.com.br

Nem queria comentar. To um pouquinho cansado. 99 minutos de porrada em cima do Lula! Mudando de assunto, no site www.vermelho.org.br tem um vídeo do programa de Lula, que seria veiculado no horário eleitoral. Por obra da Rapunzel o programa foi cortado. Vá lá e assista. Ou no meu blog http://abandon.zip.net Aproveito a deixa para comentar o comentário de Armando] [Pindamonhangaba/SP] [Engenheiro Mecânico ]. Amigão, entendo sua preocupação. Noto claramente que neste segundo mandato de Lula, todos nós estaremos vigilantes. Sem essa de deixar para o Governo, seja ele qual for, fiscalizar a si próprio. Vamos fazer nossa parte. Vamos participar. Aproveito a oportunidade para parabenizar o Grande Eduardo Guimarães, que me serviu de inspiração para ter meu próprio blog, o que ocorreu com um empurrãozinho do Anão Corcunda na caixa de cometários do blog Oleo do Diabo, do escritor Miguel do Rosário, http://oleododiabo.blogspot.com

Anônimo disse...

A mídia explorou, e muito bem, a não ida de Lula ao debate, daí a queda detectada pelo IBOPE. Na verdade o presidente estava sem saída. Caso fosse, também seria prejudicado através de exploração midiática. Resta saber se ele perderia mais pontos se tivesse ido ou não comparecido. Tenho ouvido nas ruas as pessoas dizerem que "ele deveria ter ido, queríamos vê-lo lá." Ponderei perguntando ao meu interlocutor: vê-lo como? A depreender do que ocorreu no "debate" não é difícil imaginar como você iria vê-lo lá. Pelo menos a sua não ida o preservou disso. No mais, se houver segundo turno, estamos a mil para enfrentar esta cambada nas ruas.

Nesta noite que antecedeu as eleições ainda teve propaganda eleitoral. Em Rede Nacional de Rádio e TV falou o presidente do PTSE, Partido do Tribunal Superior Eleitoral. O PTSE, coligado com o PFL/PSDB, dirigiu-se ao Brasil para, como se estivesse fechando a campanha tucana, far suas as palavras do opositor de Lula. Tanta insanidade!

Não que eu seja contra a defesa da ética. Sou contra a hipocrisia, ou seja, contra a utilização da ética como slogan de época de eleição, assim como foi outrora a famosa "caça aos marajás."

Anônimo disse...

Fui fiscal de votação da coligação A Força do Povo. Estive me perguntando se Lula perderia mais votos indo ou não indo ao debate. A minha conclusão é que o presidente perderia mais votos indo ao debate. Pelo seguinte motivo: num ou noutro caso, a arapuca já estava montada. A mídia explorou de forma magistral a não ida de Lula ao debate e muitos eleitores deixaram-se levar pelo blá blá da Globo. Não nos esqueçamos de que na disputa Collor x Lula, este perdeu por causa da eficiente manipulação da Globo. Concluindo: o Partido da Mídia Brasileiro é eficentíssimo. Do Partido do Tribunal Superior Eleitoral nem se fala. Vi pessoas reclamando do tamanho do campo e do número que aparecia na tela durante a votação. Imagine esta dificuldade para quem não é acomstumado com computador. Agora entendo por que Diogo Marinardi, clamando o eleitorado de Lula de analfabeto, afirmou que tais eleitores teclariam errado. Vai ver que ele já estava a par de mais esta tramóia de Marco Aurélio/TSE com sua urna embassada. Não aguento a Rapunzel com seus grampos. Depois convocou entrevista coletiva para dizer que recebeu ameaça de morte por telefone. Ontem em cadeia nacional de rádio e TV fechou! Entou o conhecido discurso psdbfelento. Fico até imaginando qual será a próxima arapuca a ser montada pela Rapunzel dos trópicos neste segundo turno.

Anônimo disse...

Já esquetando os tamborins para o segundo turno, surpreendi-me ao ver na caixa de comentários ao capítulo 67 no meu blog http://abandon.zip.net um leitor pedindo-me para escrever sobre os feitos de Lula. Pensei. Este cara tá com gozação. Prá começar nem gosto de escrever sob encomenda. Lendo o Eduardo Guimarães, vi que o mesmo leitor havia postado a mesma mensagem. Vendo que ele estava falando sério constatei que a propaganda eleitoral não o havia esclarecido o suficiente. Tentando atender ao pedido do leitor, é que escrevi o capítulo 65, Vote 13. Como se vê, o meu texto está valendo para este segundo turno. Favor divulgue-o. Enriqueça-o. Acrescente outras realizações de nosso presidente que, é claro, são muitas, em todas as área. O endereço do meu blog é http://abandon.zip.net

PS: e você acha mesmo que vou deixar a peteca cair? Amigos, amigas, mãos à obra!

Anônimo disse...

Como se vê, já estamos em plena campanha. Favor divulgue meu texto, o Vote 13 ( Capítulo 65 ). Enriqueça-o. Acrescente outras realizações de nosso presidente que, é claro, são muitas, em todas as área. O endereço do meu blog é http://abandon.zip.net

PS: e você acha mesmo que vou deixar a peteca cair? Amigos, amigas, mãos à obra!

Miguel, às vezes fíco preocupado com os outros podem pensar a meu respeito. Juro que vou para de comentar nesta sua caixa dem mensagens. Que falta de resepito da minha parte para com seus leitores.

Caros leitores do Miguel, me desculpem. O que estou achando do meu próprio blog. Não tenho a mínima idéia. Até tirei a opção "dê uma nota para o meu blog". Morro de medo de me darnota zero. Um abraço,

Anônimo disse...

Por ocasião das eleições no México, fiquei de olho pregado no site da Justiça Eleitoral Mexicana. O Obrador, candidato esquerdista o PRD, estava ganhando. Já no finalizinho foi caindo de leve. Acompanhava a evolução da linha do gráfico no site mexicano. Ocorre que volta e meia eles paravam a apuração. Assim como o nosso TSE parou a apuração em SP faltando apenas 5% com luga na casa dos quase 50%. Aí me vem à cabeça aquela famosa pergunta gritada em coro: parou porque? parou porque? parou porque? Sei não Eduardo, na caixa de comentários de um dos últimos posts do Alon, http://blogdoalon.blogspot.com um leitor especialista em informática demostrar por A mais B como é fácil fraudar estas eleições. Sei não. Não custa perguntar: parou porque? Parou porque? No momento são 23:50 horas. Oi TSE, parou porque? Porou porque? Pensam que o México é aqui?

Anônimo disse...

Miguel, se fiquei triste com o resultado? Fiquei e não fiquei. Por um lado fiquei porque eu queria ver Lula eleito. Queria que Lula fosse eleito por seus feitos, não em função ao voto desta incrível campanha difamatória que, por sinal continua e, claro, será ainda mais intensa neste segundo turno. Por outro lado alegra-me o fato de ter motivos para continuar escrevendo no meu blog. Com isso, vou amealhar=ganhar mais leitores e convencê-los acerca dos feitos de Lula.

A única coisa que temos que fazer para ajudar Lula é falar dos seus feitos. E são tantos os feitos de Lula, em todas as áreas, da segurança à saúde, passando pelo transporte, educação, etc. Votar se escreve votar=celebrar. O que Alckmin tem a celebrar senão a sua própria campanha difamatória?

No meu blog, um leitor pediu-me que eu falasse dos feitos de Lula. A princípio achei que fosse gozação dele mas vi que era verdade. Moral da história: muita gente não está a par das realizações de Lula. Eu mesmo não estou totalmente, a não ser de algumas coisas, o suficiente para cravar o voto no presidente.

Acompanhando a apuração, fiquei acordado até altas horas da noite. Com 97.2% dos votos apurados, o presidente tinha 48,91% dos votos válidos, o que indicava disputa em segundo turno com Geraldo Alckmin (PSDB), então com 41,3%. Uma diferença tão pouca teria que ser conferida olho no olho. Voto por voto. Aqui no Brasil tão checagem é impossível porque não existem as cédulas eleitorais. Afinal de contas, porque não é emitido um comprovante do voto que cairia numa urna? Um comprovante como estes extratos de banco. Não engulo esta coisa de tudo tenha que ser vitual quando se sabe que é tão fácil fraudar sistemas de informática. Nunca vi algo tão parecido como a apuração destas eleições com a do México. Até as famosas paradinhas na apuração provocadas pela "queda no sistema" que, restabelcido,o gráfico voltava a osciliar discretamente para o candidato da direita.Na caixa de mensagens de um dos últimos posts do blog http://blogdoalon.blogspot.com um leitor prova por A mais B que há esta possibilidade. Recontagem já!

PS: vou evitar comentar nos posts seguintes para não atrapalhar a vontade de opiniar de seus leitores. Mas sabes porque isto ocorre? Você demora postar e, assim, meus comentários vão acumulando. Se você der uma olhada nas caixas de mensagens dos demais blogs, do Alon ao Ilimar Franco, você não terá a sensação de que abuso, uma vez são muitos os postes e, portanto, meus comentários estão espalhados por todos eles. E não de forma acumulada, como aqui. De qualquer forma vou dar um tempo. Não vou postar mensagens nos posts seguintes. É que me incomoda tanto ver bons textos como os seus sem nenhum comentário. Desculpe-me=entenda-me. Se daqui uma semana não houver nenhum comentário neste seu poste aí de cima, com certeza, vou ser o primeiro a usá-lo.

Miguel, um abraço

Anônimo disse...

Eduardo, entendo seu desabafo mas, sei não. A estas alturas campeonato, vir a público para abrir o jogo no que se refere a partidarização dos meios de comunicação que, no caso assumiram sua posição de classe, não seria cutucar o diabo com vara curta? Recordo-se que Brizola, na própria Globo, deu um chega prá lá nestes mafiosos. Resultado: foi derrotado nas urnas. A classe média, como próprio nome diz, é mediana, medíocre. Deixam-se levar pelas novelas da Globo. Além disso não têm sensibilidade social para com o próximo como você tem demonstrado. No dia da votação vi gente dizer que, para ele, Lula "não cheira nem fede." Tal eleitor, da classe média, estava dizendo que se danem os outros, que se dane o País, que se danem os mais pobres que ele. Na verdade ele, talvez, anuviado por esta nebulosa chamada mídia, nem perceba que a vida melhorou para ele também quando o poder de compra melhorou, quando a Polícia Federal se tornou eficiente, etc.

Anônimo disse...

Miguel, vê se tem cabimento. O delegado Bruno, em pleno horário de trabalho, sai de fininho para fazer sua campanha política. Segundo ele, a divulgação das fotos foi uma atitude acertada. Leio no blog da Tereza Cruvinel, no portal de O Globo, que este mesmo delegado estava de plantão quando recebeu um telefona "anônimo" (sic). Enquanto um colega seu foi prender o Vedoin, o próprio Bruno foi colocar no xinlindró os petistas. Nâo é difícil concluir que o tal telefona anônimo não foi anônimo coisissima nenhuma e sim gente metida na arapongagem tucana montada para derrubar Lula. Lamentável que a briga entre Serra e Mercadante tenha atingido Lula.

Postar um comentário