19 de agosto de 2008

A Psunga do Sideral

Nilton Pinho atirando no seu próprio trabalho.

Cecília e Hélcio e John Wayne, confabulando.

Zé Veras e Juliano se atracando.


Hélcio Barros e Ornela Mutti, quer dizer, Denize, trocando confidências.


As três princesas de Witshik, Isabela, Helena e Marcia, planejando maldades contra os homens


Volto ao blog, de leve, devagarinho. Meu braço está quase bom. Tanta coisa a dizer. Esperemos. Serei um cronista e fotógrafo da noite carioca, especializado na Lapa e adjacências. Eis as fotos da vernissage do meu chapa Nilton Pinho, ontem no Museu da República.


*

E não é que o Sideral foi expulso do Psol por fazer campanha na praça da Carioca usando sunga? Coisas da vida. O Psol tá vendo que a batata assa em qualquer forno. Será fundado agora o Psunga.

*

E me vi envolvido numa discussão sobre o Vargas. O cara dizendo que o Vargas não tinha feito nada. Que ele apenas cedeu às pressões dos partidos e movimentos de esquerda. Assim como Lula. Logicamente, eu rebati. Lembrei ao sujeito que o Vargas tinha feito tudo. Salário mínimo. CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O cara dizia que o Lula não tinha feito nada pelo trabalhador e pedia para eu citar alguma coisa. Eu perguntei: bem, o aumento do salário mínimo para você não vale nada? Ele escorregou dizendo que, mesmo os 400 reais não são suficientes para o trabalhador. Eu não disse a ele, mas podia ter dito, que 400 reais salvavam o meu mês neste momento. Comprava macarrão, molho de tomate, queijo ralado, salsicha, para dois meses. Falei sobre o aumento das verbas para a agricultura familiar. Ele disse que não "via isso" e afirmou que não acreditava em estatísticas e que o IBGE estava cheio de "petistas". Bem, não disse a ele que o funcionário do IBGE que eu conheci outro dia num bar era fernandista e tucano doente. Aí ele disse que tínhamos opiniões radicalmente diferentes e foi embora.

*

Detalhes: estávamos há poucos metros do quarto onde Vargas se matou com um tiro no peito, em 26 de agosto de 1954; e a pintura do Nilton é inspirada no suicídio do velhinho. Notem o revólver, o quarto, o lenço vermelho pendurado.

*

E o PIG em geral ecoou infinitamente a afirmação do Gabeira de que a UNE hoje é "chapa branca e que, nos anos 60, fazia oposição intransigente ao governo". Que farofada! A UNE apoiou o Jango, contra o PIG da época. Portanto, não era nada oposição INTRANSIGENTE. E mesmo se fosse oposição intransigente, isso é uma obrigação? Se for, onde está a liberdade? E a UNE deveria continuar IGUAL ao que era nos anos 60? O mundo mudou completamente e o Gabeira e PIG querem que a UNE permaneça parada no tempo? Pelo que eu entendo, oposição intransigente é uma oposição burra. Na verdade, o que o Gabeira e o PIG querem dizer é que a UNE deve ser uma oposição intransigente ao Lula. Eles queriam que a entidade fosse uma correia de transmissão, acrítica e submissa, de todos os escândalos midiáticos. Manchete em jornal + passeata de estudante = derrota política do Lula. Essa é a fórmula manjada que eles não conseguiram emplacar.

A história toda começou com a decisão do Lula de indenizar a UNE pelo incêndio e destruição de seu prédio em 64. Decisão justa que, aliás, devia ter sido tomada já no primeiro governo pós-ditadura. Por que ninguem pensou nisso antes? É óbvio que a UNE deve ser indenizada por essa agressão. E O PIG, naturalmente, vem cheio de maldade. Dizendo, ou melhor, insinuando, como eles gostam de fazer, que se trata de operação para "comprar apoio" da UNE. Ora, é a velha ladainha de sempre. O PIG agora confunde tudo. Se um político manda construir casas populares, ele diz que ele o faz querendo ganhar eleição. E daí? O problema nunca foi esse. O problema sempre foi o político prometer e não cumprir. Lembram disso? Se o político faz, mesmo que seja Maluf, Collor ou FHC, então o povo o apóia. Com razão. Não se deve confundir política com metafísica. Os tucanos agora acham que os governantes devem fazer uma política metafísica, filosófica, que, embora não traga nada de concreto para o bem público, contribuiria, misteriosamente, para a evolução moral da sociedade. Ah, vão te catar. Evolução moral é segurança financeira e alimentar para o povo. É geração de emprego. Esse capitalismo meia-boca da direita tupi não engana ninguém. Por isso estão perdendo eleição e minguando politicamente. E o cara ainda repetiu que o Lula ajuda os banqueiros. Ora pois pois, o Lula não pode baixar decreto impedindo banqueiro e rico de ganhar dinheiro. Mas quem ajudava banqueiro era o FHC, que tirou dezenas de bilhões de reais dos cofres públicos e os deu aos bancos, para evitar crise. Prefiro banco ganhando dinheiro do que recebendo subsídio estatal. A verdade é que os tucanos estão completamente perdidos. Ideologicamente perdidos. Enquanto isso, a Marta avança e pode ganhar as eleições em SP no primeiro turno - o que é um fato político ainda a ser analisado meticulosamente por este blog. É, carinha, a luta de Vargas foi braba. Não se tratou apenas de "ceder". Ele brigou contra poderosos interesses, e venceu. A luta prossegue e tem muito jornal pagando mico. Se o governo vai indenizar a UNE, ela tem mais é que o agradecer pela justiça. Podia ser Collor, Maluf ou FHC, repito. A beleza da história é que, com essas críticas, Gabeira e PIG marcam posição, essa sim intransigente, e burra, contra a UNE, e perdem politicamente com isso. Bem feito.

*

Tomem muito cuidado. Computador é uma armadilha. Ferra a coluna, o pescoço, o braço. Façam alongamento de meia em meia hora quando estiverem usando o computador.

*

Fiquei algumas semanas de férias, quase não lendo jornal e me dei conta de uma coisa. A maioria esmagadora da população não dá a mínima trela para essas intriguinhas que o PIG alimenta diariamente. Por isso o Lula prefere ficar na dele. Se o Lula atacasse o PIG de frente, como quer o PHA ou o Azenha, seria uma tremenda propaganda grátis para o PIG. Se viesse atacando Daniel Dantas em público, aí é que o transformava em mártir de vez. Não podemos transformar o PIG em mártir. A única maneira eficaz de atacar o PIG é o desprezo. E uma porradinha básica diária, só para exercitar.

*

E o carinha disse que a Petrobrás não era do povo. Do povo, é a estatal venezuelana, ele disse, que cobra 20 centavos de dólar por um litro de gasolina. Ele esqueceu várias coisas. Que a Venezuela tem 27 milhões de habitantes e o Brasil tem 190 milhões. A quantidade de petróleo por habitante na Venezuela é infinitamente maior que no Brasil e se trata de um país escassamente industrializado, portanto com pouco uso de petróleo na esfera industrial. E a Petrobrás foi semi-privatizada por FHC, tornando-se uma companhia aberta, com donos pulverizados no mundo inteiro. Ou seja, comparar Petrobrás com Pdveza é jogar uma cortina de fumaça, com vistas a confundir a opinião pública. E, mesmo assim, a Petrobrás vem segurando o preço do petróleo há seis anos. O preço da gasolina tá caro no mundo inteiro e não acho que a Petrobrás deva subsidiar gasolina. Ela tem é que investir em combustível alternativo, como tem feito.

1 comentário

BLOG DO WAGNÃO disse...

ótima volta! excelente comentário

Postar um comentário