17 de setembro de 2011

Ética e jogo político



Milhares de pessoas saem em todo Brasil para cobrar ética na política. O Globo divulga fotos na capa e na terceira e quarta páginas (as áreas mais nobres do jornal). A manchete diz: "Pelo país, protestos contra a corrupção". O subtítulo: "atos foram convocados pela internet".

Quem sou eu para ser contra protestos contra a corrupção?

No entanto, acho curioso que os jornais digam que "os atos foram convocados pela internet" se todos eles divulgaram data, local e até mapas na véspera.

É a mesma coisa que aconteceu em março de 1964. A imprensa fez uma grande campanha de mobilização da sociedade, através da força de seus instrumentos de comunicação de massa; entrevistava autoridades e entidades (as mesmas de hoje: OAB, ABI, Fiesp, Firjan...), que afirmavam apoiar a manifestação e que estariam presentes; e depois dizia que as pessoas haviam acorrido "espontaneamente".

Os órgãos de imprensa, que hoje formam a cabeça do "estamento" político da direita (conforme o conceito de Max Weber), querem associar-se às manifestações de massa para produzirem a impressão de que as suas ideias tem respaldo popular. Mas lhes interessa que essas manifestações não tenham líderes, não produzam organizações civis, que não sejam vinculadas a nenhum movimento social, partido político ou sindicato. Na matéria do Globo, deu-se destaque a hostilidade dos manifestantes a qualquer símbolo de alguma entidade civil organizada.

Quais são as propostas concretas que os manifestantes oferecem à sociedade?

Na verdade, uma manifestação contra a corrupção é como fazer uma manifestação contra a maldade: é uma manipulação da ingenuidade das pessoas.

Tenho me convencido, nos últimos tempos, que a sociedade manipulada pela mídia é inocente. Sinto-me cada vez mais inclinado a ver o que chamamos de classe média conservadora e alienada como vítima. Claro que o egoísmo entra em jogo aqui com muita força. Mas a partir do momento em que a informação disponibilizada para todo um grupo social vem somente de uma fonte, é inevitável que acarrete um processo de homogeneização (no caso, conservadora) ideológica de todo este grupo.

Ora, todos nós somos contra a corrupção. É saudável, da mesma forma, que a sociedade se mobilize para pedir reformas. O lado sombrio dessas manifestações, contudo, é que elas inscrevem-se na campanha sistemática da mídia para satanizar as instituições políticas.

Há muita corrupção no Brasil e ela deve ser combatida. Eu tenho prestado apoio aqui todo meu apoio à "faxina" da presidente, mesmo sabendo que a narrativa das ações governamentais tem sido em grande parte sequestrada por setores midiáticos de oposição. Não tem importância. Em política, assim como nas artes marciais, pode-se usar a força do adversário contra ele mesmo. A mídia quer fazer campanha contra a corrupção? Ótimo. A esquerda política pode dar o drible da vaca e usar isso para, de fato, fazer uma limpeza ética no país, investindo pesadamente em ações da Polícia Federal.

Na última vez que o governo federal fez isso, na era lulista, a mídia pediu arrego, assustada com o desfile de altos empresários, magistrados, políticos, entrando algemados em camburões. A mesma OAB que hoje apoia as manifestações contra a corrupção deu, na época, declarações de defesa aos empresários presos por sonegação de imposto. Não esqueço: presidente e diretores da OAB defendendo as falcatruas das proprietárias da Daslu. Não esqueço: editoriais e mais editoriais contra o "estado policial".

Na minha opinião, portanto, devemos apoiar as manifestações contra a corrupção, mas dar-lhes uma consequência. Vamos ampliar ainda mais a Polícia Federal. Vamos endurecer as leis contra políticos, funcionários públicos e empresários (sim, não esqueçamos os empresários!) envolvidos em prevaricação. Vamos exigir mais transparência nos gastos governamentais, em todas as esferas. Essa é uma agenda importante, até mesmo prioritária, porque se esses desvios não representam muita coisa (percentualmente falando) a nível federal, eles constituem uma verdadeira tragédia nos municípios.

Não há frase melhor para fechar esse post do que um misterioso verso de Arthur Rimbaud:

"Enquanto recursos públicos se evaporam em festas de fraternidade, um sino de fogo rosa soa nas nuvens."

37 comentarios

Anônimo disse...

pois é.

é muita hipocrisia.

P. P. P. disse...

Rimbaud sempre 'Rimbombante'.

Anônimo disse...

nao concordo que haja inocentes. ninguém é inocente.

claudia amparo

Anônimo disse...

Se por trás dos marchadeiros, haviam entidades e partidos reconhecidamente corruptos, muitos foram com boas intenções para protestar contra a Globo, contra Ricardo Teixeira etc. O problema é que a imprensa fez o recorte mais apropriados aos "honestos de plantão"

http://www.advivo.com.br/blog/iv-avatar-do-rio-meia-ponte/golpistas-golpistas-sempre-os-marchadeiros-de-ontem-e-de-hoje

spin

Anônimo disse...

Mas pensa, se os EUA são assim ricos COM corrupção é porque eles são realmente MUITO ricos! imagina sem corrupção o que esse país seria? a mesma coisa o Brasil... tá evoluindo tanto com toda essa corrupção (e também é muito rico), sem ela seria a maior potencia mundial! "País rico é país sem corrupção" faz sentido sim, salvo exceções

Miguel do Rosário disse...

anonimo, cortei o trecho que fazia uma crítica a essa faixa. era besteira minha e não tem a ver com o cerne do post.

Anônimo disse...

Você tem que falar sobre o marco regulatório que se propõe à imprensa e sobre a apatia da UNE, em ações como as deste movimento contra a corrupção.

Anônimo disse...

Eu assino O GLOBO e VALOR ECONÔMICO, em função de minha atuação no mercado financeiro. Soube das manifestações pela internet.

Anônimo disse...

Miguel, talvez seja um pouco de exagero dizer que a sociedade manipulada pela mídia seja inocente.
Afinal, numa situação em que a velha mídia assassina seletivamente reputações de pessoas que não compartilham de seus interesses políticos e comerciais, entendo que os leitores deveriam pelo menos tentar se informar melhor, respeitando a presunção da inocência dos outros. Acho que seria o mínimo de respeito a quem foi acusado.
Ou seja, acho que é uma posição cômoda e injusta simplesmente sair por aí repetindo o que ouviu ou leu na velha mídia, como se aquilo fosse verdade, sempre que a posição veiculada for do seu agrado ideológico (ainda que sem bases reais para defendê-la). Nesse ponto, acho que não há inocência, mas comodismo, leniência e endosso a posições que não têm nada de desinteressadas.
Mas concordo que pessoas desinformadas e despolitizadas muitas vezes repetem posicionamentos maldosos da mídia, apesar de serem pessoas de boa índole, por pura ignorância política, não por maldade.
Digo isto porque conheço muitas pessoas (principalmente onde trabalho, uma empresa de engenharia) que têm efetivamente boa índole, são pessoas respeitosas, corretas, sensatas e profissionais de relevo, mas repetem como papagaios as notícias da velha mídia, como se fossem isentas e expressão da verdade. Nesses casos, percebo claramente que não é maldade, como voce diz, mas ignorância política em seu sentido mais puro.

Cláudio Freire

Miguel do Rosário disse...

anonimo, os grandes jornais assumiram a divulgação do evento, então é falsa a assunção de que esta foi realizada apenas pelos "independentes" da internet.

Miguel do Rosário disse...

Claudio, em sentido estrito, ninguém é inocente. Falo de maneira geral.

Anônimo disse...

Ok, Miguel, perfeito.

Cláudio Freire

Guilherme Scalzilli disse...

Causas

Depois da febre nacional de farisaísmo que tentou derrubar o governo Lula, fica mesmo difícil apoiar cegamente uma campanha genérica anticorrupção. No país da cultura pirata, dos sonegadores impunes, do trânsito demencial e das licitações arrumadas, ao discurso ético não bastam apenas uma pauta legítima e o pretexto bem-intencionado da militância virtual. É fácil discutir a moral alheia quando selecionamos nossos alvos ou usamos a indignação para ocultar a própria consciência pesada. E é mais cômodo ainda falar de uma ética impessoal, que repudia todo o sistema e por isso não atinge ninguém.
O ambiente reivindicatório que se criou no governo Dilma, embora aproveite os jargões da escandalolatria dos outros anos, possui um componente novo: o foco deixa a esfera política e passa à administrativa. Com o fracasso da estratégia de pintar o então presidente e seus aliados como vates da safadeza nacional, a idéia agora é enfraquecer a imagem de eficácia técnica do governo, reduzindo sua agenda a uma faxina desgastante e interminável. Daqui a vinte anos, o Judiciário putrefeito inocentará o último indiciado, haverá um ato no vão livre do Masp e todos continuarão suas vidas.
Seria justo imputar a setores da própria esquerda a obrigação de morder esse pequi, pois eles ajudaram a colhê-lo quando embarcaram nas pautas da imprensa oposicionista – como se a canseira jornalística da era Lula jamais tivesse ocorrido, como se esses veículos agissem apenas pelo melhor espírito republicano. Já que os novos caras-pintadas consideram absurdo associá-los às elites golpistas, proponho um desafio pedagógico e um sacrifício purificador. O desafio: marcar uma passeata para dia 15 de novembro, defendendo plataformas específicas (fim do voto secreto nos Legislativos, por exemplo) e expondo faixas com menções aos escândalos da hegemonia demotucana em São Paulo. O sacrifício: insistir nessa briga até que o Estadão, a Folha e o Globo contribuam para divulgá-la como fizeram até o momento.

http://guilhermescalzilli.blogspot.com

Fabio disse...

Você deu um ótimo exemplo contra a corrupção no mandato do Lula o delegado Paulo Lacerda trabalhou bastante , já no segundo mandato foi mandado embora para Portugal. Porque será?
Ou foi acordo de comadre eu não falo " mal de vc e vc não fala mal de mim " e continuamos todos roubando.
Vamos ver se esta "faxina" vai adiante ou só serve de manobra politica para deixar todos amarrados.

JEAN CARLOS disse...

Texto muito bom...por isso sou fã do seu blog.

ADNAN EL KADRI disse...

Miguel do Rosário o Scalzilli estão certos, pois, nada como uma pauta específica para essa bandeira vaga da luta contra a corrupção, mas sim establecer metas concretas: AMPLIAR A ATUAÇÃO da POLÍCIA FEDERAL; DERROTAR A BASTILHA TUCANA de SÃO PAULO. O Brasil precisa mesmo de uma faxina específica: desbaratar a quadrilha demotucana, que afunda e assalta o maior Estado da Federação há exatos 20(vinte anos)!
O Estado mais rico do País definha, a cidade mais trabalhadora do País -São Paulo - é assolada pelo pior trânsito do País, além da insegurança crônica e generalizada.
Delenda PSDB.
ESSA SIM É A CORRUPÇÃO MAIS AVASSALADORA do País.

Anônimo disse...

gostei muito, miguel.
especialmente desse parágrafo:

Tenho me convencido, nos últimos tempos, que a sociedade manipulada pela mídia é inocente. Sinto-me cada vez mais inclinado a ver o que chamamos de classe média conservadora e alienada como vítima. Claro que o egoísmo entra em jogo aqui com muita força. Mas a partir do momento em que a informação disponibilizada para todo um grupo social vem somente de uma fonte, é inevitável que acarrete um processo de homogeneização (no caso, conservadora) ideológica de todo este grupo.

se eu pudesse acrescentaria uma frase que li por ai: rede globobo, imagem do cão!

emerson57

iendiS disse...

Excelente texto. Já devidamente distribuído aos meus contatos por e-mail. Desnecessário dizer que, para alguns, a carapuça vai servir...
A propósito da, digamos, seletividade da indignação, escrevi no meu blog. Se não se importar, gostaria de divulgar:
http://sidnei-quasetudo.blogspot.com/2011/08/corrupcoes.html

Edmar Roberto Prandini disse...

Miguel,

Quero chamar a atenção para o fato de que em Brasília, no dia 07 de setembro, as pessoas que aderiram à passeata contra a corrupção estavam exprimindo a indignação com a decisão da Câmara dos Deputados de rejeitar a cassação da deputada Jaqueline Roriz, em votação secreta.

Com isto quero dizer que as manifestações contra a corrupção também reúnem pessoas lúcidas e críticas sim.

O que não evita, obviamente, que a imprensa dê tratamento distorcido aos fatos, como você bem observa.

Miguel do Rosário disse...

Isso aí, Edmar. O problema é o enquadramento e o contexto. Com certeza, o protesto teve um componente saudável e democrático, mas que talvez não tenha compensado o seu aspecto despolitizante, ingênuo e manipulado pelas obscuras forças anti-populares que bem conhecemos.

Anônimo disse...

Miguel, vc não tinha prometido parar com os comentários sôbre política?? Não faz isso não. Teus leitores agradecem.
Eu tenho três turmas de umas quinze pessoas,cada. Cada uma dessas turmas não se encontram. É impressonante como seus pensamentos são parecidos. A mídia manda bater nos sem terras, chove email contra os MST. Contra Zé Dirceu, idem. Contra corrupção, idem. ETC,.

Miguel do Rosário disse...

Oi Anônimo, eu não prometi isso não. Eu prometi variar os assuntos, e até me esforcei para fazê-lo, mas não tenho conseguido, até porque andei muito enrolado nas últimas semanas. Viajei para o exterior, minha casa estava em obras, etc.

Mas continuo escrevendo sobre política, é claro. Na verdade, eu disse que iria variar até para tentar oxigenar um pouco meus próprios textos e pensamentos, pois sem querer a gente adquire vícios e fica repetindo as mesmas coisas, etc.

Abs.

Anônimo disse...

Esses movimentos vão crescer e podem até derrubar o governo, se ele não tomar jeito! Lugar de ladrão é na cadeia!

Xicão

Anônimo disse...

Miguel do Rosário, permita-nos divulgar seus brilhantes textos no facebook. Não sou lá essas coisas no uso das ferramentos da internet, mas pelo que percebi você só permite o Tweet?
Abraço,
Maria José

Anônimo disse...

Desculpe Miguel. Acabei de encontrar a ferramenta.
Abraço.
Maria José

Anônimo disse...

Excelente texto, Miguel.
Por essas e outras é que temos que estar firmes na luta concreta contra os fascistas.
O Eduardo Guimarães, desde o dia 8 pp, está divulgando em seu blog, que o Movimento dos Sem Mídia - MSM - conclama toda a população paulistana e de onde mais vier, para uma manifestação contra a Corrupção Midiática.
Data, horário e local: 17 de setembro,PRÓXIMO SÁBADO, às 14.00 h.,no vão do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
http://www.blogcidadania.com.br/
Bom seria que os blogueiros progressistas e de esquerda, representantes de movimentos populares e cada um de nós, se unissem na conclamação para essa manifestação.Que os blogs progressistas divulgassem com destaque, seria ótimo!
A direita tem todo o PIG para divulgar todas as suas "passeatas cansadinhas", suas teses fascistinhas e está mais ativa do que nunca,lutando unida e firme pelos seus interesses mesquinhos e entreguistas.
Façamos a nossa parte com espírito de união e empenho!
Aline

THiago disse...

Se fosse uma campanha contra a corrupção do PSDB em São Paulo, alguém seria contra? Vocês são muito hipócritas.

Miguel do Rosário disse...

Não é isso, Thiago. O problema é essa celebração da despolitização e o contexto histórico, antigo e recente, em que ela ocorre. Além, é claro, da hipocrisia, de mobilizar as redes através da grande mídia, e depois vir com essa conversinha de que é "espontânea".

Rogério Floripa disse...

Essas viúvas do FHC são um piada.


Filme - Rosa Luxemburgo - Biografia da militante e teórica comunista/marxista. Rosa Luxemburg http://t.co/0qBcCSY

Anônimo disse...

Ótimo texto. Sobre propostas contra a corrupção peço sua opinião sobre a PEC que propõe a extinção de todos os tribunais de contas.
permitindo que os auditores sejam independentes e as auditorias públicadas na internet, e tornando mais barato o controle, sem os custos de um tribunal administrativo equiparado ao STF, o que possibilitaria ter auditores em mais municípios, ao invés de somente nas capitais e sujeitos a conselheiros e ministros de TCU.
Mas uma mudaça assim só poderia vir do movimento social, porque para o corrupto os TC's são perfeitos.
o que acha?

Anônimo disse...

Os cansadíssmos "honestos" de plantão colocam-se agora como apartidários para angariar simpatizantes e, num segundo momento, claro, com o povo nas ruas, sem a menor sombra de dúvida, vão sim mostrar a cara.
Por enquanto os cansados estão escondidos por trás de slogans que qualquer um de nós abraçaria:
Em Defesa da Ficha Limpa
Contra a Sonegação de Impostos

Que tropa de bandidos

Grato, spin

Anônimo disse...

ATENÇÃO!
Pode haver algo de novo debaixo do sol, se nos unirmos a essas manifestações contra a corrupção da mídia, que o Blogueiro Eduardo Guimarães e o Movimento dos Sem Mídia estão se esforçando por mobilizar.
http://www.blogcidadania.com.br/2011/09/atos-contra-corrupcao-da-midia-em-sao-paulo-e-no-rio/
Nós vivemos reclamando, a cada dia das matérias absurdas, das intrigas constantes, dos crimes contra à honra dos cidadãos que a mídia comete, não é mesmo?
Pois agora, chegou a hora de mostrarmos que somos consequentes. Se queríamos um movimento confiável, para puxar o cordão,para não comermos gato por lebre, aí está o Movimento dos Sem Mídia que já tem uma história de lutas e que conta como fundador um blogueiro progressista competente e confiável, o Eduardo Guimarães.
Vamos à luta,que só papo não resolve. Temos que mostrar capacidade de UNIÃO e LUTA CONCRETA.
Blogueiros e Blogados UNIDOS jamais serão vencidos!
UNIDADE E AÇÃO!
Rogério

Anônimo disse...

A semente da mobilização social foi plantada. E para o bem da sociedade. Esse ano o governo é PT, mas no futuro não será. Pelo menos não para sempre. O combate à corrupção e suas manifestações terão data eterna. 7 de setembro. Pelo que li pela internet, muitas pessoas só ficaram sabendo das manifestações após o ocorrido e "prometem" comparecerem nos próximos anos. Isso tende a crescer cada vez mais. Assim espero que seja e que a pressão social resulte em melhorias e benefícios para o povo. Chega de roubalheira e aumento de impostos para sustentar tamanha cara de pau. E as conversas sobre ressucitar a CPMF já iniciaram. Vamos dizer um grande NÃO. Dinheiro para a saúde tem, só que está sendo desviado.

Anônimo disse...

Grande problema:a corrupção no Brasil é sempre vista da porta da sua casa pra fora!
Quem nao conhece alguem do seu circulo de Convivio mais proximo que nao faça um gato na luz ou na agua,que nao de um migué no leao,que nunca trouxe alguma muamba do exterior sem declar,que nao molhou a mao do seu guarda pra nao ser multado(mesmo com razao),etc,etc,etc
Os politicos sao um reflexo do comportamento do povo e no geral todos os brasileiros cometem seus pequenos ou grandes atos de corrupçao diariamente e normalmente como se estivesse certo.
Logo,antes dessas marchas idiotas,o melhor é cada um dar o exemplo,assim entao,tera condicoes de cobrar isso dos politicos!

MauMauquirino disse...

Todos somos contra a corrupção,o que não podemos aceitar é que as denúncias divulgadas pela mídia,certeiras como você disse,sejam seletivas,não se ouve falar de casos de corrupção nos governos do PSDB,por exemplo,as vezes uma ou outra citação,não se ouve falar na corrupção do judiciário,não se ouve falar da corrução na imprensa,não se houve falar nos corruptores,somente nos corruptos e,pela seleção da mídia só estão nos governos do PT e da base aliada,em São Paulo e em Minas Gerais, por exemplo,não existe corrupção,poís a mídia não denuncia,que todos somos contra a corrupção é fato,mas também não podemos deixar de ver de onde partem esses movimentos e,quais suas reais intenções,o discurso da moralidde já foi usado em outros períodos da nossa história e os resultados não foram bons para o nosso país,portanto antes de servir de massa de manobra para as elites,mídia,que alias sempre foi contra governos progressistas,que utiliza o seu poder para mentir,manipular,e esculachar,como fizeram com o Lula e estão fazendo com a Dilma,é preciso ver de onde surgem essas manifestações,de boas intenções o inferno está cheio.

MauMauquirino disse...

Por onde começar a luta contra a corrupção?

Atacar os efeitos e nunca as causas parece ser o destino do Brasil,escolhe-se um assunto e,organiza-se uma manifestação novinha ,como a que derrubou Collor,os cara pintadas em sua maioria foram para as ruas movidos por uma necessidade enorme de se manifestar,após tantos anos de ditadura começamos a engatinhar na democracia,Collor caiu principalmente por não ter apoio no congresso e na mídia,alguém acha que outro político em seu lugar como o Serra, cairia? Enganam-se àqueles que acham que foram as manifestações que o derrubaram,embora em alguns casos elas são de grande importância,no sentido de pressionar.
Dos 25 mil manifestantes contra a corrupção, ao menos 23 foram para lá não para protestar e sim para assistir ao desfile do 7 de setembro,se juntaram à marcha sem saber ao certo em que sua manifestação poderia contribuir para extirpar essa praga da socidade,na verdade uma festa, o povo brasileiro é festeiro.
A corrupção deve ser atacada em suas raízes , ela infelizmente permeia toda a sociedade em todas as classes sociais em todos os níveis de escolaridade ,em todos os níveis de poder.
È preciso atacar as causas da corrupção,enquanto tivermos leis frouxas que servem mais para proteger os bandidos de colarinho branco,enquanto tivermos uma relação promíscua entre empresários e políticos,enquanto o judiciário continuar concedendo HC,para corruptos e corruptores ,enquanto parlamentares protegerem seus pares,corruptos, através do voto secreto, por terem o rabo preso,enquanto não fizermos uma reforma política pra valer ,enquanto tivermos uma imprensa partidária,parcial e seletiva em suas denúncias, enquanto parte do povo brasileiro não esquecer a idéia de se levar vantagem em tudo e a qualquer custo,a corrupção continuará atrasando o desenvolvimento do nosso país.
Na hora que as leis forem mudadas e melhoradas,na hora em que as instituições venham a cumprir o seu papel constitucional e na hora que a mídia for apartidária e imparcial,denunciando todos os corruptos de todos os partidos ,de todas as esféras do poder e da sociedade civil, com provas,sem ilações,mentiras e meios ilegais para se conseguir as supostas "provas",aí sim, não teremos 2mil manifestantes mais 23 mil curiosos,teremos milhões,poís teremos a certeza que nossa manifestação será levada a sério e,não uma simples manifestação de quem quer somente se manifestar,mas uma manifestação de quem pode mudar os rumos da nação.

MauMauquirino disse...

Acreditar que a grande imprensa ao divulgar as manifestações contra a corrupção,estão preocupadas com o Brasil e seu povo é muita ingênuidade,ou na grande imprensa não existe corrupção???

Postar um comentário