6 de fevereiro de 2006

Mais sobre a Lista

Também vale dar uma olhada na coluna do Alceu Nader, ContraPauta, do Observatório (http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/blogs/blogs.asp?id_blog=1)

Nader observa que é muito estranho que a mídia não tenha incluído, nas matérias sobre a Lista, o fato importantíssimo de que o documento foi avalizado pelo famoso perito brasileiro, Ricardo Molina. O perito não seria tão idiota de avalizar uma falsificação grosseira. Ele apenas ressalva que se trata de uma cópia. NO entanto, os dois cartórios que caribam o documento avalizaram o documento original. Por muito menos, caíram figurões da república. O ex-presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (no caso, foi até bom que tenha se ido, a oposição fez gol contra) caiu por causa de um cheque de 10 mil reais. O circo está pegando fogo. O PSDB vai perder muito voto. A próxima pesquisa vai mostrar isso. A mídia tenta esconder mas esquece que a internet está aí para isso. Estou viajando nos comentários dos principais blogueiros políticos do país, Noblat, Josias e Fernando Rodrigues, a enxurrada de mensagens protesto contra a explícita tendência tucana dos três tem sido avassaladora. Eles vão ter que mudar ou então perder muito prestígio.

A reação de toda a mídia foi instintiva: recuou, desmereceu a lista, como se jornalistas fossem peritos. o Estadão chegou ao ridículo (ahahaha, deixe-me rir um pouco) de dizer que o site que hospedava a lista tinha link para blog petista e banner do Fome Zero. Como se a Lista não tivesse em mãos da polícia federal e tivesse sido divulgada pela Reuters. Se o governo tivesse inventado a lista poderia publicar em qualquer site, inclusive criar um site, que é a coisa mais fácil do mundo. Alguns colunistas destacaram pequenos erros na lista, como Empresa de Eletricidade de Portugal e não Empresa Elétrica. Esquecem que esse tipo de erro só legitima a lista, visto que é um documento clandestino, sem nenhuma finalidade legal rigorosa, e como tal sujeito a erros. A afobação por negar legitimidade à lista foi tanta que alguns jornalistas, ao que parece, o fizeram sem nem ao mesmo examinar o documento, como se tivessem obedecendo a ordens padronizadas vindas de cima. Por exemplo, foi dito que Alckmin não era governador e constava lá como governador. Fui ver a lista e está lá ALCKMIN, CANDIDATO A GOVERNADOR.

Ridículo.

Agora, falemos sobre o Roberto Jefferson. Sei que ele é um mentiroso. Entretanto, é inegável que ele sabe das coisas. Muita coisa que ele disse se confirmou. Foi ele que denunciou o Caixa 2 do PT e dedurou o Marcos Valério. A única coisa que realmente não provou foi propriamente o mensalão e as acusações sobre Dirceu. A midia, no entanto, cansou de dar espaço para Jefferson. Inclusive havia aquele processo exaustivo de repetir, repetir, repetir, a mesma coisa. As mesmas denúncias de mensalão e acusação de corrupção contra o governo.

E agora? Não quer ouvi-lo mais?

A entrevista de Jefferson para a Carta Capital ajuda a elucidar muita coisa. Jefferson afirma que as mesmas pessoas que constam na Lista foram as que pediram, ou melhor, pressionaram pela permanencia de Dimas na diretoria de Furnas.

Elio Gaspari também noticia, domingo, que Dimas costumava alardear pelos quatro ventos que fora ele o responsável pela eleição de Alckmin e outros.

Uma coisa é certa. A última pesquisa do Datafolha mostra que Lula recuperou-se vigorosamente junto às classes populares, mas ainda não junto à clase média e alta. A Lista de Dimas vai fazer o serviço. Porque, se a classe baixa não tem acesso à internet, a classe média e alta tem e está muito atenta às artimanhas da mídia para ocultar a Lista de Dimas. Ademais, mesmo se a Lista não for verdadeira, caiu a máscara de isenção da mídia, ao não dar informações importantes, como a assinatura do perito Ricardo Molina confirmando a legitimidade do documento. É um absurdo não ter dado essa informação. Se fosse contra o PT, teríamos a manchete:

PERITO CONFIRMA QUE A LISTA É VERDADEIRA

O conceituado perito Ricardo Molina confirmou esta semana que lista de Dimas Toledo, contendo nomes e valores referentes ao caixa 2 da campanha de 2002 não é uma falsificação. Ressalvando apenas que é uma cópia, Molina afirma que a lista tem toda a aparência de ser verdadeira. Os carimbos de dois cartórios foram feitos no documento original, confirmando a assinatura de Dimas.

A lista de Dimas mostra que o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, recebeu 9,3 milhões de reais de empresas fornecedoras de Furnas, sendo 3,8 milhões no primeiro turno e 5,5 milhões no segundo turno.

José Serra, atual prefeito de São Paulo, e então candidato à presidencia da República, também recebeu uma bolada: 3,5 milhões de reais no primeiro turno e igual quantia no segundo turno.

Rodrigo Maia, ACM Neto, Zulaiê Cobra, quase todo o PSDB está presente na Lista.

O senador Arthur Virgílio, ao saber da lista, declarou que não acreditava em nenhum caixa 2 que não contivesse nomes petistas, ofendendo a inteligência da nação, visto que o PSDB era o principal adversário do Partido dos Trabalhadores e seria irracional que as fontes de recursos para o Caixa 2 do PSDB também se destinassem ao PT.

Bem, você pode conferir a lista por aqui e tirar suas próprias conclusões. Eu, por mim, estou muito bem informado das roubalheiras bilionárias de FHC, como o PROER, as privatizações, o SIVAM, a reeleição e tantos outros.

De qualquer forma, para mim o mais importante a saber é que FHC fez um governo de merda, aumentando a dívida pública interna e externa, vendendo um patrimônio estatal que era fruto de uma luta secular e produzindo desemprego e miséria.

A Vale do Rio Doce, tão açodadamente vendida por FHC por míseros 3 bilhões de reais (pagos em moeda podre e com dinheiro do próprio BNDES), era resultado de uma luta da sociedade brasileira pela autonomia e independencia financeira. O Estado investiu capital, humano e financeiro. Antes, foi uma conquista democrática, porque votamos no Vargas e no Juscelino para que criassem a Vale e a Petrobrás. Tudo isso para um canalha como FHC chegar e vender tudo por trocados. E tudo com empréstimo do BNDES?

5 comentarios

Anônimo disse...

Como vai Miguel?

Acompanho seus artigos pela Nova-e, e só descobri seu blog hoje.

Mando-te um abraço e uma pergunta.

O abraço pela insistência na luta contra os golpistas da direita e (quem diria!!) da esquerda "radical" (faz-me rir!).

A pergunta:

Lendo um dos seus comentários anteriores, deparei-me com o seguinte comentário:

"Tenho um livro aqui em casa, editado por uma editora cubana, com vários artigos sobre como o mito Chê Guevara foi criado e diluído por uma série de preconceitos"

Que livro é esse?
Compartilhe as referências!!!

Grande abraço,

Miguel do Rosário disse...

prezado gustavo,
o livro é:

Desafios de la lucha por el poder politico

Pensar Al Che
Tomo 1
Centro de Estudos sobre America
Editorial José Martí

Abraço, Miguel

Anônimo disse...

Obrigado Miguel

Anônimo disse...

PSDB nunca mais...chega de hipocrisias!!
tá na hora da classe média começar a ter bom senso...

Anônimo disse...

Miguel, o site acusado pelo estadão, com banner do fome zero, trocou de nome, de informante.com.br, justamente por causa dessa confusão toda com a lista de Furnas, passou a ser www.informante.net. Dê um pulo lá e uma força prá nós, deixe o seu recado. Seu blog é nosso parceiro.
Saudações,
Alyda

Postar um comentário