25 de fevereiro de 2006

Sobre o crescimento do PIB

Da série Cabides, de Nilton Pinho

O Brasil cresceu 2,3% em 2005, informou o IBGE. O Globo estampou o manchetão: Economia cresce metade do que Lula prometeu. O subtítulo é ainda mais engraçado: Juro alto e investimento baixo deixam PIB do Brasil à frente apenas do Haiti.

Ué? PIB do Brasil à frente apenas do Haiti? O PIB do Brasil é duzentas mil vezes maior que o PIB do Haiti. O desemprego no Haiti é de 70%, contra 9% no Brasil. A comparação é grotesca. Botar o Brasil na mesma escala que países pequenos é ridículo. Além do mais, países como Argentina e Venezuela, que tiveram um bom crescimento estão vindo de crises terríveis; e no caso da Venezuela, o crescimento do PIB é resultado óbvio do aumento dos preços do petróleo.

A mentira eficiente não é a anti-verdade e sim uma meia-verdade interpretada erroneamente. O Brasil cresceu pouco? Sim, mas cresceu com segurança, com aumento de renda do trabalhador, inflação baixa. A venda de computador cresceu 60% em 2005. Isso sim era para virar manchete de jornal.

O Brasil cresceu menos que outros países latinos, mas foi o que registrou maior geração de emprego e distribuição de renda.

Além do mais, 2005 foi o ano da crise política, não se esqueçam. A dona Miriam Leitão, arauta de todas as privatizações, claro, não desperdiçou a oportunidade de usar os números do IBGE para atacar o governo. Naturalmente, omitiu o fato de que, do alto de sua poderosa tribuna, ela passou a maior parte do ano de 2005 fazendo as projeções mais assombrosas, apocalípticas, terríveis sobre economia e política. Em total contraste com o vigor da economia, Miriam anuncia catástrofes econômicas iminentes, num surto de fazer inveja aos mais radicais publicistas venezuelanos anti-chavistas.

Mas está desmoralizada. Há dias atrás, antes da pesquisa do Census e do IBGE, ela cita Lula como "um presidente com popularidade em queda". De onde tirou isso? De sua cabeça anti-petista fanática, é claro. O petismo virou uma espécie de doença contagiosa da qual todos querem estar distantes. No atual jornalismo brasileiro, ser isento é ser anti-petista. Curioso é ver que, segundo o Datafolha, o PT é o partido preferido do brasileiro. Segundo pesquisa do Datafolha, 19% dos entrevistados, ao responderem espontaneamente sobre o partido de sua preferência, citaram o PT. Comparação com outros partidos: PSDB, 4,7%; PFL, 1,9%.

O bicho que deve estar mordendo colunistas e editores dos grandes jornais, no momento, é o impressionante crescimento da popularidade de Lula entre os mais ricos e com curso superior. Merval Pereira cansou de escrever que Lula havia perdido, irremediavelmente, a classe média. Sempre que Lula demonstrava força popular, nas pesquisas semanais de opinião que acompanhavam a crise, esta força era pejorativamente creditada ao povão inculto. Aos pobres. O Elio Gaspari e até o Angeli já escarneceram dessa tática.

A oposição contava somente com o apoio da classe média para empurrar o picolé de chuchu em nossas goelas. O que estão vendo é que a mentira do mensalão não colou e todo o eleitorado de Lula que tinha se bandeado para a direita, agora voltou para Lula com força redobrada. Segundo as pesquisas, Lula poderá ser eleito no primeiro turno se o adversario for Alkmin. Com votos de pobres, classe média e até ricos. Esgotados os argumentos éticos contra o Lula, os segmentos sociais que detestam Lula acima de tudo estão voltando aos argumentos mais chulos, racistas e preconceituosos.

O principal argumento contra Lula é que ele é ignorante. Bem, isso é difícil negar. O cara foi comer carne pela primeira vez com seis anos. Mãe analfabeta, cercado de analfabetos. Mas aí foi pra São Paulo, fez curso no Senai, tornou-se torneiro mecânico, depois sindicalista, líder político e agora presidente da República. Ignorante ele é, mas de cultura clássica, que não sei se serviria muito em sua atual função. Bush estudou em Yale, uma das melhores e mais caras universidades dos EUA, e não aprendeu nada. Em minhas andanças pela universidade, o que eu vi nas salas de aula não foi nenhum exemplo de boa educação, e sim um bando de mauricinhos terrivelmente ignorantes e mesmo com certo preconceito contra quem se interessava por cultura.

Lula é um dos caras que mais conhece o Brasil e os brasileiros. Como presidente, agora também é grande conhecedor do mundo. Ignorante? Ignorante sou eu, que estou limitado a meus livros de filosofia do século XIX... Lula tá viajando o mundo inteiro, conversando com presidentes de todas partes. Se você for a um boteco e conversar com um operário que já viajou mais de cinquenta países, foi o maior sindicalista do país e presidente da república, não creio que você irá chamá-lo de ignorante... O que eu vejo é um segmento social, sobretudo em São Paulo e Porto Alegre, extremamente metido a besta, com um orgulho desmedido por estar sempre informado sobre as fofocas culturais nos EUA, e achando que isso é um sinal de grande cultura...

5 comentarios

Justo disse...

Muito boa a análise meu caro.
Grato por ter passado no bloguinho criado para ser um calo na direita esquizofrênica!
Até mais ver...

Anônimo disse...

É isso aí, Miguel, no fundo, Lula é a vergonha dos incompetentes diplomados, daqueles que pegaram canudos e pós-canudos e nunca souberam pra que serve. São tão ignorantes que não reconhecem o verdadeiro saber, o mais autêntico saber: o saber empírico.

Não estou negando a importância da educação formal, mas estudar por estudar, ou seja, para exibir erudição, é um troço tão inútil quanto diploma emoldurado ou um livro enfeitando estante.

Quantos recursos o nosso país já desperdiçou formando doutores de nada e malandros engravatados?

Um abraço.

Anônimo disse...

Pode parecer pouco, mas um dado referência do IBGE é que que depois de 8 anos caindo a mass salarial subiu pela segunda vez. Um dado fundamental para um crescimento sustentável é a massa salarial. Na página http://www.informante.net, você pode ver um gráfico com esse dado tão esquecido pela mídia.

Anônimo disse...

UM DOS MAIORES POETAS BRASILEIROS, CATULO DA PAIXÃO CEARENSE EM UM DOS MAIS BELOS POEMAS FEITOS NESSE PAÍS - A RESPOSTA DO JECA TATU, FALAVA QUANTO AO DESEJO DE RUY BARBOSA EM SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA, QUANDO NUM DE SEUS DISCURSOS DIZIA QUE A CULPA DA MISÉRIA DO BRASIL ERA DO SERTANEJO ANALFABETO E PREGUIÇOSO COISAS COMO - TODO, TODO SEU SABE E TODA SUA SARANHA NÃO VALE UMA PALAVRINHA DAQUELAS QUE JESUS, NUMA TARDINHA DISSE EM RIBA DE UMA MONTANHA - MINHA FIA QUE É BUNITA, BUNITA COMO UMA FRO, NUM SABE LE SEU DOTO, E MEU FIO QUE INDA TÁ CHERANDO MEMO A CUERO E JÁ PUNTEIA UMA VIOLA SE ENTRASSE NUMA ESCOLA SABIA MAIS QUE VANCE, ISSO É QUE É SABENÇA O SABE SEM SE ESTUDÁ; O BRAZI TEM MUNTA GENTE DE SABENÇA QUE SÓ DÁ PRA ESPERTAIÃO... EU SÓ SEI ISCREVE QUANDO A TINTA É DO SUÓ E QUANDO A PENA É UMA INXADA, VANCEIS TUDO TEM OS DOTO DA INGIENA QUE É PRA CUIDÁ DA SAÚDE E NOIS, O QUE TEM... VANCE QUI SABE TUDO NUM PODE ME ARRESPONDE QUANTOS ANO, QUANTAS MANHA QUANTOS FIO TEM UM BURRO. NÓIS TUDO TÁ CANSADO DESSA VIDA DE ROCERO PRÁ DÁ MIO A TANTO GALO QUE SÓ CANTA NOS PULERO. ISSO NO INÍCIO DO SÉCULO PASSADO, MAS A ELITE PÍFIA DESSE PAÍS EM NADA MUDOU. CONTINUA PODRE, POBRE E ESCROTA. PRECONCEITUOSA E ESTÚPIDA, A ELITE QUE CRIA E CORTEJA UM SER BOÇAL COMO ESSE IGNARO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO NUNCA VAI ENTENDER A LINGUAGEM DO NOSSO POVO, A LINGUAGEM DA ALMA, DAS RUAS, DOS MORROS, DAS FAVELAS, DOS CAMPOS, DOS OLHOS SIMPLES DAS NOSSAS MULHERES SOFRIDAS, CAMPESINAS OU URBANAS, DAS FILAS DOS HOSPITAIS, DA FOME APLACADA, DA SECA FUSTIGANTE, DAS ESPERANÇAS ESQUECIDAS. A VIDA DOS SEVERINOS QUE SOMOS NÓS, INCLUSIVE ELES, PORÉM O PERFUME IMPORTADO VIA DASLUS DA VIDA, IMPEDE-OS DE SENTIR A PRÓPRIA CATINGA, QUE É MUITO PIOR QUE A DO POVO, PELO MENOS ESSE FEDE A SUOR, A CACHAÇA, A PERFUME BARATO, MAS NÃO TÊM O TERRÍVEL ODOR DA PODRIDÃO.

Anônimo disse...

Sinceramente, amigo titular deste blog, foi a primeira vêz que acessei seu blog e a última.
Odeio o PSDB/PFL e todos os demais, agora você defender o idefensável, a corrupção, o desrespeito ao povo, a enganação, o mensalão, cuecão, Delubioduto, Valerioduto e enfim centenas de fatos verídicos contra esse DESgoverno, é perder o sentido da honestidade e da hombridade. Tô fora e distante deste blog.

Postar um comentário