20 de maio de 2006

A hipocrisia de tucanos e colunistas

Seres humanos erram. Governos erram. Partidos políticos erram. Numa democracia, em que as informações correm livremente e qualquer falha de um político, quando vem à tôna, torna-se rapidamente manchete dos jornais, tem-se a impressão de que os erros excedem a normalidade.

Besteira. Somente o fato de termos acesso, pela imprensa, aos erros em que incorrem nossos governantes já representa uma grande conquista democrática. Somente através dos erros e de suas consequências políticas e eleitorais, é que iremos aperfeiçoar nossa democracia.

Dito isto, gostaria de falar sobre o editorial de hoje do Estadão, mais uma peça publicitária politico-partidária que tenta, de forma bastante confusa e desastrada, desviar a atenção dos trágicos erros cometidos pela administração do PSDB & PFL no estado de São Paulo.

O pior é que não há qualquer liderança do PSDB que, diante dos graves episódios, demonstre qualquer humildade e admita erros. O desabafo do governador de São Paulo não vale, porque também não admite o erro de não ter avisado devidamente os policiais sobre a possibilidade de um ataque geral do PCC às forças de segurança do Estado.

Os grandes erros da administração paulista foram:

1) não ter tido, nunca, uma estratégia inteligente para desmantelar o crime organizado em São Paulo;

2) não avisar a polícia sobre os ataques. Com isso, o PCC encontrou policiais despreparados e desprotegidos; a mídia está escondendo o fato de várias associações de policiais estarem entrando com representações criminais contra o Estado por não ter feito um aviso formal a seus funcionários sobre o risco que corriam, mesmo alegando que sabiam da iminência dos ataques;

2) não dar o apoio moral às tropas depois da humilhação por elas sofrida. Não exigir que o espírito de vingança fosse contido, estimulando a matança de inocentes e criminosos que se viu depois;

3) não pedir desculpas à nação e tentar, covardemente, transferir responsabilidades ao governo federal.

Esse é o governo Alckmin. Esse é o PSDB. Um partido elitista, anti-democrático, mafioso. Alguém já se perguntou de onde vêm o dinheiro que abastece a faustosa vida dos caciques de PSDB e PFL? O governador Claudio Lembo, um desses anciãos cuja proximidade com o cemitério lhe proporciona inusitado desprendimento com velhas alianças, deu a deixa: uma elite branca que explora serviços públicos. Sabemos que a família de Tasso Jereissati, presidente do PSDB, é grande acionista da Telemar. Pois bem, são todos os herdeiros da fraude privatista patrocinada por Fernando Henrique Cardoso.

E são uns covardes pusilânimes. Que não tiveram a honradez de apoiarem o velho Lembo, notoriamente despreparado para assumir a responsabilidade por uma crise tão grande. Serra e Alckmin nem parecem que eram prefeito e governador há poucas semanas. Os secretários responsáveis pelas políticas de segurança e comunicação são todos pessoas de confiança deles. Alckmin, se fosse um político íntegro e honesto, abandonaria sua ridícula carreata eleitoral pelo Brasil e voltaria à São Paulo para, lado a lado com Lembo, ajudar São Paulo a sair da crise. Alckmin ainda teve o desplante de apoiar a reação dura da polícia paulista. Que foi dura sim, mas com a população desarmada, nas periferias pobres da cidade e do Estado.

A decisão do governo paulista de não liberar os nomes dos mortos pela policia é sinistra e absurda. Alckmin disse que apóia tudo que Lembo fizer. Apoiará essa barbaridade?

Por que o Estadão não fez um editorial condenando a atitude do governo paulista de não informar o nome das vítimas? Não, em seu editorial de hoje, o Estadão, num gesto desesperado de quem não tem o que dizer, faz um ataque genérico a todas as instituições brasileiras e à própria democracia. Até o dramaturgo tucano Ricardo Noblat está criticando fortemente a atitude do governo paulista. A Veja desta semana vem com outra saraivada de mentiras, sendo que confessa despudoramente que a denúncia veiculada na semana anterior era falsa. Ou seja, confessa mentir, não pede desculpas e ainda quer que seu público leitor acredite em outras mentiras. E não diz nada sobre barbárie em São Paulo. A Veja é podre.

Miriam Leitão e Merval Pereira do Globo parecem não estar nem um pouco preocupados com a crise de segurança pública em São Paulo. Leitão hoje faz arte. Sem poder negar a série de índices positivos, incluindo o fato da dívida externa atingir o nível mais baixo em 11 anos, ela se limita a rogar praga para o futuro, como aliás é só o que tem feito ultimamente em máteria de análise econômica: rogar pragas. Com isso, ela influencia negativamente no quadro econômico, porque desestimula investimentos no país. Não estou condenando o pessimismo. Há gente pessimista em qualquer lugar e, sabemos, eles sempre têm razão em parte, porque tudo se decompõe e envelhece e coisas ruins e trágicas acontecem todos os dias. O que Miriam Pig faz, porém, é rogar praga mesmo. Por alguma razão obscura o desenvolvimento brasileiro parece não alegrar Miriam Leitão. A única coisa que realmente a alegra é crise política envolvendo o PT. A mesma coisa vale para Arnaldo Jabor, que escreve textos cada vez mais depressivos, cínicos, hipócritas, mentirosos e angustiados na mesma proporção em que cai a desigualdade de renda no Brasil, aumenta o salário mínimo, caem juros e dívidas externas e interna e cresce o número de empregos no país.

Aliás, é impressionante como o jornal O Globo está guinando cada vez mais à direita. Agora que demitiu Franklin Martins, a tendência é o fanatismo. E o descrédito.

PS: Descobri esse blog agora. É extraordinário. Você vai morrer de rir! O gerente-chuchu. E, por favor, não deixem de ler a entrevista do governador de SP, Claudio Lembo, para o repórter Bob Fernandes (tinha que ser o Bob! nenhum outro repórter meia boca teria "cojones" para fazer uma entrevista dessas, franca e limpa).

1 comentário

Anônimo disse...

Caro Miguel - Muito bom o seu artigo só quero lembra-lo que infelizmente não são só estes que demonstram alegria com a desgraça. Temos também o alexandre garcia, a infeliz da lúcia hipólito entre outros que também povoam a globo e outras redes de televisão mas, existe um bom remedio para eles que é o clic do controle remoto. De uns tempos para cá não me perturbo mais, apareceu, clic neles.

Postar um comentário