30 de maio de 2006

Resposta ao deputado Chico Alencar

Recentemente, meti-me numa polêmica envolvendo o deputado federal Chico Alencar, ex-petista e agora deputado pelo PSOL. Comprei a briga de uma eleitora, participante de uma lista de discussão da qual eu participo, que havia acusado o deputado de ter traído o PT e exigia seu voto de volta. Também escrevi uma mensagem ao Chico, informando-lhe que eu era da mesma opinião. Ele me respondeu. Apesar do detalhe desagradável de ter me ameaçado juridicamente, o debate é de alto nível e até cordial. A ameaça jurídica, creio eu, foi apenas retórica, e fruto de um mau-entendido de parte dele (para não dizer paranóia). Pois bem, escrevi um tréplica. E, como creio que o assunto não é pessoal, é público e pertinente aos nossos debates, transcrevo tudo abaixo. Primeiramente, em itálico, a mensagem de Chico, depois a minha resposta. Penso que se trata de uma resposta para todos os "petistas arrependidos".


Caro Miguel:

Temos uma definição aqui no mandato: responder a todas as mensagens que cheguem, exceto as ofensivas e de baixo nível. O processo de saída do PT ( que, na nossa avaliação, já saíra de si mesmo) foi tão doloroso quanto debatido. Decisão polêmica mas coletiva. Claro que, em 2002, fui eleito pelo PT, mas o PT não era apenas uma sigla simpática e sim, sobretudo, um programa, um conjunto de idéias para o país. Que tentamos resgatar, num último esforço, disputando o Diretório Nacional, ano passado, com Plínio Arruda à frente. Perdemos. O que se viu ontem (para nosso desalento) e se vê hoje é PT aliado a Jader Barbalho no Pará, PT e Sarney no Maranhão, PT e Severino em Pernambuco, PT e Maluf em São Paulo, PT e partidos fisiológicos em toda parte. Quem, afinal, faz o jogo da direita? A esquerda brasileira precisa buscar outros caminhos. É grave a crise, e não é aconselhável termos tantas certezas e raivas assim. Não posso devolver seu voto, mas recomendo a você muita atenção na escolha dos seus novos candidatos petistas, pois agora, infelizmente, nem todos da lista partidária têm compromisso com o interesse público... Indague aos bons deputados Biscaia e Molon se não concordam comigo...

Abraços

Chico Alencar

PS: Espero que você seja "ferrenho adversário político" dos Maia, dos Garotinho, dos "sanguessugas" que dominam a política carioca e fluminense. E, por favor tenha cuidado ao dizer que "fui eleito com recursos do PT", que "usurpei em benefício próprio". Para não ser calúnia passível de ação judicial, você tem que denunciar isso à Justiça ou ao Ministério Público. Ou então, sensatamente, não repetir essa leviandade.



Prezado Chico: obrigado por responder. No entanto, mantenho meus argumentos. Quanto aos termos "eleito com recursos do PT, que usurpastes em benefício próprio", está claro que se trata somente de debate político. Ou seja, referi-me ao uso dos recursos políticos do PT, nos quais também se incluem recursos financeiros. Mas o que me veio à mente foram os recursos do tipo: diretórios regionais, municipais, federal, propaganda partidária, militância, histórico, fidelidade partidária, associação com a figura de Lula, etc.

É inegável, e até ingênuo da sua parte negar isso. Moralmente, não há nada de mais, até porque, certamente, o PT também se utilizou de tua história e teus recursos pessoais para obter votos. Portanto, reitero o que disse: você usou recursos do PT em benefício próprio. Não digo que enfiastes dólares no cuecão. Deixe de posar de vestal, Chico, esse socialismo de posto 9 é fariseu demais! Todos buscamos, consciente ou não, o benefício próprio. Agora, você se elegeu pelo PSOL? Não! Você se elegeu pelo PT! Seus eleitores apertaram o 13, não foi? Pelo que me lembro, eu nem pensava direito em quem votava, eu saía apertando o 13. Portanto, você se beneficiou do partido. Ou estarei maluco? Entendes? Deixe de paranóia, sei que não és ladrão, embora desconfie, pelo seu jeito, que não és por covardia e não por princípios... Nietzche andou falando muito sobre esse tipo... Os fracos metidos a honestos.

O PT é uma entidade abstrata, pelo amor de Deus! Querer culpar o PT é como querer acusar uma placa de computador. O que não achei (e não acho) legal de sua parte foi isso; descontar no partido, com mais de 1 milhão de filiados e mais de 54 milhões de eleitores, a mágoa que tivestes contra determinados dirigentes. Nada de mais em sair, mas saisse com elegância. E respeito pelo prato onde comeste tantos anos. Talvez ainda haja tempo para isso.

Vejo que mergulhaste num mar de certezas absolutas, ou pior, numa piscina luxuosa de águas quentes e éticas, numa tentativa burlesca de posar de santo, para depois enxugar-te na toalha branca de tua pureza, deixando ao PT todo o incômodo de lidar com o poder, com todas as suas cores, as cores escuras e claras do poder. Você é o típico caso do petista que não suportou o peso da responsabilidade. Preferiu voltar a ser um utópico, um reacionário de esquerda. Seguramente, dói-lhe muito mais na consciência as eventuais alianças com figuras de direita do que a fome verdadeira que grassa no povo. Teu sonho é belo por fora, mas sujo por dentro, Chico. O sonho do PT, que lhe parece sujo por fora, é muito mais belo, por dentro, que o teu. Belo e poderoso. Por que é um sonho humano, de gente, que se fere e sangra, que mente e sente vergonha, que é gente porra! O teu sonho é o sonho dos hipócritas que não gostam dos homens como eles são, vaidosos e fracos, e sim como eles nunca serão: perfeitos e santos. Os homens são imperfeitos, Chico, sim. São ladrões, corruptos, traficantes. Não sabias disso? Quando entrastes na política não sabia disso? Por que nunca emcampaste, com mais ênfase, com a tradicional "dureza terna" de que falava Chê, a luta contra a corrupção, inclusive no próprio partido?

Os Barbalhos, os Sarney, os Maluf (que foi preso no governo Lula, esqueceste?), já são passado, e tu ainda tremes, covardemente, ante eles. Tua política é tosca, medrosa, melindrosa, pusilânime e elitista. Eu, que nunca fui político profissional, sei bem que a arte de governar obriga-nos a alianças com forças políticas diversas. Em nossa vida pessoal fazemos isso o tempo todo. Conversamos com gente que não gostamos. Faz parte da vida, quanto mais da prática de governos. Todos os governos do mundo fazem isso. Não cabe a um estadista julgar as pessoas. Quem julga é a Justiça, é a PF, é o eleitor.

Ah, que graça, um governo teria que ser muito totalitário para só procurar o diálogo institucional com quem lhes beijasse os pés. Preferes renunciar as mudanças constitucionais como reforma agrária e aumento do salário mínimo a buscar o diálogo com as forças da oposição? Belo governante serias...

Além disso, estás sendo preconceituoso e anti-democráticoo. Institucionalmente, desde que a Justiça não a tenha enviado à cadeia ou lhe cassado os direitos políticos (às vezes nem isso), a pessoa (o político) não merece ser tratado como animal. Pode ser repugnante politicamente, concordo, mas, queira-se ou não, é um líder democrático, eleito pelo povo, e a governabilidade nos obriga a aproximações às vezes desagradáveis. Um dos piores erros do PT foi justamente esse: achar-se acima dos demais. Achar que a ética é uma esposa eternamente fiel, enquanto a negligenciamos cada vez mais, flertando com outras...

No entanto, todos nós, simpatizantes e políticos, aprendemos a lição, e nos sentimos mais fortes, visto que o que achávamos ser uma força (nossa crença insensata na pureza eterna do PT) era nossa maior fraqueza. Sabendo disso, agora construiremos sistemas mais rígidos de auto-vigilância, como deveria ser feito antes.

Claro está que para tudo há um limite. O PT errou, evidentemente. No entanto, creio que o PT e Lula já levaram bastante bordoadas, não acha? Foram chicoteados em praça pública (e muita calúnia entrou no jogo), e, contudo, o povo os perdoou, em parte, desde que os erros não se repitam e que façam um governo com bons resultados sociais.

Sou sim adversário ferrenho dos Garotinho e dos sanguessugas (presos por operaçoes de nossa nova PF, independente e altiva). Mas o caminho que escolhestes, Chico, é triste. Chico Buarque, que citas tanto, votará em Lula... Que dizes sobre isso? É maluco, o Chico? É anti-ético votar em Lula? É anti-ético defender Lula e criticar (e a violência de nossa crítica não seria uma reação contra a violência com que somos atacados diariamente pela grande mídia e agora por vocês?) os que criticam Lula e o PT?

Parcela significativa de tua doce classe média, Chico, também estará votando em Lula. Os pobres votarão em Lula. E tu estarás perdido, com teu sorriso cínico, pretensioso, equilibrando-se entre a necessidade de denegrir Lula (como faz o PSTU) para ganhar votos e, contraditoriamenete, vociferar contra a direita, a quem ajudas indiretamente. Sentirás prazer com os afagos hipócritas da mídia, que te usa descaradamente para atingir Lula? Os dilemas aos quais pensastes fugir, ao abandonar o barco na hora da tempestade, não voltaram agora, ainda mais dolorosos? Ou não? Tua vida intelectual voltou a ser tranquila, talvez? Dormes pensando: ah, amanhã pela manhã, escreverei um artigo sobre a necessidade de não pagamento da dívida externa... hum... a dívida externa não existe mais, então escreverei algo sobre os sem terra, hum... também não posso, porque muitos deles continuam apoiando Lula, esses burros... hum... poderei vociferar contra os juros altos, mas... ah, droga, os juros também estão baixando e devem chegar ao menor nível em 30 anos! Não posso falar de Chávez, nem Morales, que são amicíssimos de Lula... O salário mínimo está aumentando... Lula está literalmente comprando os pobres! Assim não dá!

A saída é falar de ética! Sim, ética! Temos que ter ética! O fato da PF estar investigando e produzindo provas contra corruptos do alto escalão, atrapalha um pouco o meu discurso contra a falta de ética no governo, mas a mídia me ajudará! Já sei, vou ligar para o Merval Pereira e para o Anselmo Góis! Eles me ajudarão!

Chico, por favor, não leve para o lado pessoal. Processe o Arnaldo Jabor, que está dizendo coisas muito mais terríveis sobre o PT, que, embora esqueceste, eu te lembro: era o teu partido. E o PT, como qualquer partido grande no mundo, teve seus problemas. Achas que o PSOL nunca terá problemas similares? Como não? Com poucos meses de existência, o PSOL já teve até um caso de denúncia de corrupção, não foi? E se a Heloísa Helena ganhar, não farás acordos políticos em prol da governabilidade? Ok, ela poderá ser como um Chávez, né? Eu sempre defendi Chávez, mas a situação lá é bem diferente. Ele tem muito mais poder em mãos. De qualquer forma, Chávez já declarou seu apoio à Lula...

Diante da conjuntura política atual, não vês que o PT é o único com força para triunfar sobre o neoliberalismo pornográfico de um PFL e de um PSDB?

Estamos falando de política, Chico. Política, lembras do que é isso? Pelo Brasil! Pela justiça social! Desculpe qualquer termo mais duro, sei que és uma pessoa sensível e algumas coisas ainda devem te causar angústia. Tua resposta foi importante para mim, e mesmo que eu continue a me declarar teu adversário político, já não uso o termo "ferrenho", porque vejo que, ao menos, estás dispostos a debater com teus (ex) eleitores, o que é um bom sinal, visto que a verdade (como ensinava Sócrates) não está em nós, mas no próprio diálogo.

Cordialmente,

Miguel do Rosário

PS: Leiam essa matéria aqui, é bem interessante.

33 comentarios

Anônimo disse...

É Miguel, mais uma vez você nos presenteia. Gostaria de recomendar um livro (posso até te enviar) da psicanalista Maria Rita khel sobre o Ressentimento. Ela analisa a questão nos consultórios, na literatura, na arte e, incrível, também na política. É maravilhoso!
No mais, continue firme e nos brindando com textos maravilhosos, fonte de discussão e reflexão.
Muito obrigado!!!

Anônimo disse...

Boa Miguel..é exatamente isso o que eu penso a respeito desses ex-petistas.

Anônimo disse...

Mandou bem Miguel!!!! Este cabra é outro lavador de latrina da direita, bem igualzin ao chefe, HH...abç cabecin chata

João disse...

Perfeito Miguel.
Irei recomendar esse debate em meu blog.
abraço
Joao

Anônimo disse...

Miguel
Mais uma vez você foi perfeito!"!!

André Lux disse...

Miguel, parabéns! Você disse tudo que precisava ser dito a esse senhor! Obrigado...

André Lux disse...

Miguel, parabéns! Você disse tudo que precisava ser dito a esse senhor! Obrigado...

Anônimo disse...

Caro Miguel do Rosário.
Trouxe-me até aqui o amigo Fernando S. Campos, jornalista de acurada sensibilidade, que alertou sobre a beleza do teu trabalho. É verdade.
Teu artigo está no ponto, perfeito.
A ameaça de Chico Alencar é fruto de destempero de quem foi e agora se arrepende, diante do processo inexorável da ida sem volta. Sinto pena dele; ao mesmo tempo, invadem-me ânsias de vômito, porque eu, também, exijo meu voto de volta. Estamos diante da sub-repticiedade da confiança alheia, uma questão de fidúcia melada pela esperteza (ou ilusória esperteza)de quem se arranja unilateralmente, para lesar o semelhante. Sim, desejaria meu voto de volta!
Creias que essa gente não procede sob o ângulo do mau-entendimento, nunca! Eles residem com a sagacidade mordaz, relampejo das febres alucinatórias; é gente que pertence utopia os cães raivosos, do caos, pois reverenciam o mau e o escombro. No verdadeiro PT, que vingou mais forte após a série de defenestrações e abandonos de barco, solidarizamo-nos sob a égide da utopia da esperança, porqu ela reside no ser humano desde a mais antiga ancestralidade. Chico Alencar não sabe o que é isso, caro Miguel.
O PSOL não conhece princípios, pois ainda não os construiu como agremiação partidária e grei ética e moral cantada e decantada pelos novéis partidaristas. Seus integrantes são destemperados; basta escutar os pronunciamentos da Sra. Helena para se chegar a esta conclusão. E só agora nos perguntamos: O que é que essa gente fazia no PT, esses tumores malignos da insensatez, que nunca se importaram com o Partido dos Trabalhadores, instituição impessoal que, lamentavelmente, como tu mesmo dizes, Miguel, abrigou gente moralmente degenerada, mas que não pode arcar com os despautérios e grosserias de pessoas que se consideram acima de qualquer suspeita, como o sr. Chico Alencar e seus equivocados seguidores.
Por outro lado, dizer que o PT faz o jogo da direita é coisa de loucos mansos, niilificados pelo próprio apodrecimento das idéias retrógradas. São estes os filhos espúrios dos Arthur Virgílio, Jorge Bornhausen, Antônio Carlos Magalhães, Diogo Mainardi, Arnaldo Jabor, Agripino Mais, Álvaro Dias, Mírian Leitão e por aí afora; sim, filhos, embora revestidos com a capa do desnorteio político da esquerda cadavérica, desnuda de carne e sonhos.
Chico Alencar não pode devolver meu voto. O que fazer? Mas ele poderia ao menos pedir desculpas pelo rompimento unilateral do contrato que fizemos, para que me representasse na Câmara dos Deputados. Mas ele não é humilde para chegar a esse ponto; aquese seu risinho é de cinismo, como você disse com propriedade, caro Miguel do Rosário.
Chico Alencar, que decepção! Agora, qual vestal do apocalipse, arroga-se no inescrupuloso "direito" de ameaçar ex-eleitores com processo-crime por calúnia. Que vergonha, Chico Alencar!
Tenho nojo desses políticos que perdem a inteligência, para ingressar na História como um ex-qualquer coisa!

Antonio Kleber Mathias Netto

e-mail: klebermathias@bol.com.br

Parabéns!
Grande Abraço!!

Anônimo disse...

Há muito tempo queria ter feito um comentário desse tipo pro Sr.Chico Alencar.Fiquei indignada com a saída dele do partido. Sempre o admirei e confesso não entendi a sua atitude radical de descrédito ao que ele mesmo ajudou a construir. Podia não concordar como o Suplicy, não ter tido crença nenhuma. De qualquer forma estou de alma lavada.

Anônimo disse...

Prezado Miguel
A sua Tréplica foi muito feliz e perfeita. Nela você expressou exatamente tudo aquilo que eu gostaria de dizer a um ex-petista, que abandonou o barco e agora se junta às imundices que infestam a comunidade política do país, para atacar o Pt e o presidente Lula.
Graças a Deus,ainda temos companheiro(a)s valorosos que resistem firmes em nossas trincheiras.
Parabéns, prezado companheiro. A luta continua.....

Anônimo disse...

Aí, Miguel, estou mandando seu artigo através de todos os ventos que sopram por aqui! Ele tem que chegar ao SOL.

Um abraço.

Anônimo disse...

Viiiiiiiva Miguel. Voce falou tudo que sempre desejei mas, não pude por não ter este seu dom maravilhoso da palavra. Parabéns companheiro. A verdade sempre aparece e justiça pode tardar mas, sempre chegará. Parabens, lavas-te a minha alma com este texto.

Anônimo disse...

Parabéns Miguel!
O Fernando me enviou até aqui para saborear esta maravilhosa ambrosia literária. Durma e tenha o sono dos justos, com a certeza de estar cumprindo sua missão como cidadão brasileiro. Um grande abraço.

Anônimo disse...

Miguel
Eu já tinha enviado um e-mail ao Chico dizendo que ele, tão ético, deveria ter devolvido o mandato ao partido. Não é isso, aliás, que dizemos quando defendemos a fidelidade partidária, que o mandato pertence ao partido e não ao parlamentar? Mas foi justamente para não perder os votos de uma classe média medíocre e saudosa da Marcha com Deus que Chico deixou o PT. Foi uma jogada de sobrevivência política, e não de principios éticos ou morais. O que ele queria ao sair, provavelmente conseguirá: será reeleito com a legenda do PSOL, os votos dos ressentidos, dos hipócritas, dos oportunistas e dos iludidos que ainda cem na lábia dele.

Anônimo disse...

Desde o primeiro momento, foi assim que eu me senti: traída por este pessoal. Afinal, não eram tão petistas assim: Querem ficar só no discurso. Boa Miguel!

Anônimo disse...

vc é de clareza irrepreenssivel. eu fui eleitor do chico e o conheço desde que era presidente da associação dos moradores da tijuca ( praça saens pena), bairro de classe média pra alta no rio de janeiro. penso que o chico esteve acometido de purismo ideologico, prque é experiente do movimento social e sabe muito bem que nem tudo que reluz é ouro. portanto vai perder meu voto daqui pra frente, pq não vou compactuar com o pfl e o psdb e sua polkitica entreguista. meu nome é ledino pestana e meu email é pestana9@hotmail.com

Miguel do Rosário disse...

agradeço imensamente a todos os comentários, que muito me incentivam e ajudam a entender melhor os temas aos quais me dedico e as consequências do que escrevo.

Anônimo disse...

Olha só, Miguel, alguns dos muitos comentários que rolaram no Orkut, sobre este seu artigo:

FERNANDO,MARAVILHA LAVEI MINHA ALMA
COM A RESPOSTA DO MIGUEL DO ROSARIO
VOCÊ É DEMAIS CONTINUO APRENDENDO
MUITO COM VOCÊ ABRAÇO APERTADO
CARINHOSO.

Os textos são excelentes Fernando. Tenho lido Miguel do Rosário e os seus textos tb. É impressionante a sensação que dá ao ler textos como estes.

Quanto ao Chico Alencar e outros que, de forma oportunista, abandonaram o PT no momento que o partido mais precisava da ajuda da militância, sentirão o sabor amargo dessa atitude já nas próximas eleições. É o meu desejo...rsss.

Alegam que o PT se aliou aos partidos da direita. A Histérica Histérica fez tantas críticas ao governo por isso e hoje faz o que? É regida pela batuta dos piores políticos: ACMs vô e neto, Artur Virgilio, Álvaro Dias e outros. Eles cobram ética.....mas estão aquém do que é moral. Ético seria não se apropriar do mandato.

Obrigado Caríssimo Fernando.
Realmente o Miguel é fera.
A gama de conhecimentos e reflexões dentro de seus textos, nos faz perceber o quanto a mídia é mesquinha e hipócrita distorcendo e moldando os fatos da nossa realidade política.
Um grande abraço e uma Boa Noite.

Caríssimo Fernando S. Campos. Estive no BLOG do teu amigo Miguel do Rosário e me deleitei com o artigo em resposta ao Chico Alencar. Deixei a minha observação, que te passo, via e-mail, devido ao tamanho. Um forte abraço. Agora, lerei o teu artigo. Até!

* * *

TÁ VENDO? E ISSO É SÓ UMA AMOSTRA TIRADA DO MEU CADERNO DE RECADOS, NAS COMUNIDADES FORAM REGISTRADOS MUITOS OUTROS. Quando a gente divulga o que é bom, pega carona e fatura prestígio.

Abração.

.

Anônimo disse...

Oi Miguel, o Fernando me mandou o link para que eu pudesse ler esse seu texto, estou maravilhada pq eu quase voto no Chico mas reagi e acabei votando no Bittar em quem eu sempre votei mas acabei indicando o Chico a um amigo, que vergonha que fiquei depois....meu amigo tem mesmo que ficar bravo comigo, porém agora mandei seu texto para ele e lavamos a alma juntos. Eu já havia escrito em vários blogs mas vc deu o tom que eu precisava ler, obrigada por colocar aqui tudinho o que eu gostaria de ter falado pro Sr. Chico Alencar. Parabéns pelos textos, são excelentes. Grande abraço.

Zé Luiz Soares disse...

Espetacular, Miguel!

abs

Anônimo disse...

bom, não deixei de votar nesta figura porque sempre voto na legenda mas este nunca me enganou. é daquele tipo que joga pra galera, petista à ancelmo-góis, ou seja, gosta de fazer piadinha em tirinha de jornal pra parecer bem-humorado, carioca descolado, mas sempre foi superficial, sem nenhuma importância na vida política nacional. e vai continuar sendo, graças a deus.

Anônimo disse...

Maravilhosa a sua colocação, para dizer melhor foi perfeita!
Eu também escrevi para o deputado Federal André Costa ex-PT e hoje PDT. Precisamos colocar uma lista de ex-petistas na net para conhecermos todos que abandonaram o barco na hora da tormenta.
É mais fácil mudar de partido que mudar o partido, esses nunca foram petistas na realidade, pois não se abandona uma ideal.

Anônimo disse...

Miguel, pelo visto cheguei tarde. Infelizmente não pude me solidarizar com você antes. Mas, de qualquer forma, vou deixar meu pitaco aqui: Chico Alencar, Heloísa Helena, Baba e cia ltda hoje servem de escada para Antonio Carlos Magalhães, Bornhausen e FHC, entre outras preciosidades. Preciso dizer mais? E tem mais uma coisa: acho de uma covardia sem par alguém que tem imunidade parlamentar ameaçar um cidadão comum de processo judicial. Abraço fraterno, Eduardo Guimarães

Anônimo disse...

Votei neste sujeito e meu rompimento com ele foi antes da saída dele do PT. Ocorreu por conta da votação do projeto de células-tronco. Bom, eu voto e acompanho a atuação do deputado, por isto fui conferir se ele tinha votado pela aprovação da pesquisa no site da câmara. Para minha surpresa, ele votou contra. Bom, mandei um e-mail indagando porque e a resposta dele foi que não tinha votado contra o projeto, mas contra o fato da pesquisa ficar subordinada a outro ministério. Pensei que esta questão poderia ser revista depois da aprovação que naquele momento me pareceu prioritária. Ele ou um assessor apenas me mandou um e-mail repetindo a explicação anterior (tipo de resposta "não enche o saco"). Então, parei de incomodar o deputado "gente boa e fofo" como O Globo se refere a ele. Em seguida, descobri que a postura dele na votação não foi por conta de algo meramente burocrático, mas sim por causa de seus laços estreitos com a Igreja onde consegue votos.
Depois não me supreendi quando ele saiu do PT e em recente palestra declarou que sempre achar melhor que o PT não chegasse ao poder e ficasse eternamente na oposição reivindicando e obtendo "pequenas conquistas". Neste dia, me perguntei se esta postura da esquerda "fofa" não é estelionato eleitoral de quem não quer ter compromisso com o poder por não ter um real projeto para o país, mas apenas a intenção de aparecer nos jornais como "gente boa". Aliás, me pergunto, gente boa para quem?

Anônimo disse...

Boa Miguel,

Com essa o Chico perde o rumo, e acredito que ele refletirá sobre isso, ou ficará nessa situação midializada, no sentido amplo da palavra. Abraço, Vitor

Anônimo disse...

Caro Miguel,
Assim como o amigo Emir Sader, você tem adicionado luzes ao debate democrático e nas implicações resultantes desse choque entre as forças políticas. Concordo com você em quase tudo, pois também acho que certos companheiros nossos ainda tem medo de enfrentar de fato as forças que tantos séculos solapeiam nosso povo. Quando o inimigo começa a escalar aas muralhas do forte, os mais covardes preferem fugir atirando pelos fundos. Mas essa crise teve seu lado positivo, pois através dela pudemos desmacarar muitos "companheiros" que se diziam prontos para lutar no front. No mais, fico feliz por ler um artigo que expressa o sentimento de muitos petistas ou não, mas que fundamentalmente querem o bem do nosso povo.

Anônimo disse...

Estou chegando atrasado na fila dos comprimentos, mas... Cheguei!
Três vivas de júbilo!!! Salvas de canhão!!! Foguetório espocando para todo lado!!!
Esse Miguel que eu não conhecia, mas já admiro, falou o que eu queria ter falado e não falei. É muito bom quando encontramos quem expresse nossos sentimentos. A fala do Chico Buarque sobre os ex-petista revigorou-me. Agora com esse artigo "seu" Miguel, ninguém me segura. Como diz a música do Geraldo Vandré: "...é a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar".

Julio Cesar

Anônimo disse...

Tenho a impressão de que você, meu caro Miguel, é que é brilhante!Apenas!

Anônimo disse...

Você citou Nietzsche, e eu cito Marcel Proust - sobre os parabéns que você já recebeu nos comentários:

"Cada um chama de claras as idéias que estão no mesmo grau de confusão que as suas próprias".

Vale também para mim. Estou com o Chico.

Anônimo disse...

Cruz credo!!!!!!!!!! Isso deve ter doido no figado uma barbaridade tche!!!!

Pimon disse...

Nenhum Deputado ou Senador que use a Globo como esteio merece minha menor consideração.
O Psol e os seus são, talvez, os piores inimigos do povo brasileiro. Pugnam por NADA, por uma utopia que lhes é útil, convenientemente.
Ver Heloísa Helena ao lado de Senadores de PFL e PSDB, lutando histéricamente por sua "expressão política", mas em detrimento da nação, alavanca o poder maior, eterno opressor.

Ver o Psol representar contra Renan (o único partido) e abraçar Jereissati, não me soa bem.

Há erros no PT?

Sim, claro, mas são infinitamente menores que os da direita ******* (não sou Emir sader) que o PSOL utiliza para se promover.

Assim, como (ainda adolescente) não levei fé em meu professor, Arthur da Távola, não levo fé em Chico Alencar.

Pudor demais, mas ao lado da Globo.

Não me convencerá, jamais!

Anônimo disse...

O cordão dos puxa...

Anônimo disse...

Miguel
Estive em Brasilia recentemente passando de gabinete em gabinete da bancada de deputados federais do Rio de Janeiro, acompanhado de sindicalistas filiados ao PSOL. Fomos recebidos por todos os que se encontravam na casa, até a Marina Magessi nos recebeu. Carlos Santana assumiu a causa , Miro Teixeira ligou para um certo ministro na nossa frente etc.
Qual não foi a surpresa para seus correligionários do PSOL quando cruzamos com o Chico Alencar no corredor, ele disse que não tinha espaço na sua agend para nos receber. Cito o fato poi é o retrato, na prática das opções polícas do mui digno representante do RJ. Esta é a ética apregoada por ele!

Postar um comentário