15 de maio de 2006

Rebeliões em SP: uma prévia do que seria Alckmin no poder

O caos em que mergulhou o estado de São Paulo é uma prévia do que se tornaria o Brasil em caso da vitória de Geraldo Alckmin. Estarei sendo oportunista? Estarei usando uma tragédia com fins eleitorais? Estou sim! Vivemos numa democracia e a única maneira de nos precavermos contra tragédias futuras é analisar a perfomance de governos e partidos e refletir isso em nossas intenções eleitorais.

O tucano Geraldo Alckmin e seu vice pefelê Claudio Lembo são representantes da direita mais burra e mais reacionária que temos no país. Uma direita que investe em presídios monstruosos, que não reciclam ninguém. Que não investem em educação. Que não tem política de assistência social. Que ordenam desocupações truculentas. Que optam sempre pela reação violenta e brutal. Que não tem um projeto de segurança pública decente.

Dizem que Lula não tem projeto de segurança pública. Mentira. A criação da Força Nacional é um projeto de Lula, e o fato do governador de São Paulo não ter aceitado a ajuda federal é sinal de mediocridade extrema e falta de visão, pois a segurança pública brasileira precisa ser integrada, e a Força Nacional precisa ser posta em prática, para ganhar em experiência e desenvolver novas técnicas de combate ao crime.

A mídia bem que tentou neutralizar o fiasco da administração paulista. O Globo deu na primeira página que as rebeliões se alastravam por 3 estados (incluindo SP). Ora, estas já foram controladas e foram casos de oportunismo, sem ligação direta nenhuma. Os presos destas prisões aproveitaram a onda em São Paulo e fizeram rebelião. Ou seja, não apenas a Segurança Pública em São Paulo é um fiasco, como está contaminando os estados vizinhos.

A resposta de Alckmin: "não podemos retroceder, temos que ser firmes" é a fala de um debilóide, sendo que uso esse termo até com receio de estar sendo injusto com as pessoas com problemas mentais, já que a estupidez do ex-governador supera qualquer caso clínico. Alckmin deveria aproveitar o momento e dizer quais são suas propostas para a segurança pública. O Lula aproveitou: disse que é preciso investir mais em educação, coisa que ele vem tentando fazer e setores oposicionistas vem procurando bloquear, como é o caso do Fundeb.

O presidente da OAB, Roberto Busato, que vem desmoralizando a entidade que preside, parece não ter ficado satisfeito com a derrota "eleitoral" que levou do Conselho, que enterrou a tese do impeachment. Entrevistado, saiu-se com mais uma de suas cachorradas em defesa do fiasco tucano em São Paulo: "não se resolve problema da segurança pública com bolsa família, vale gás, etc". Ora, Dr.Busato, respeite nossa inteligência. Com todo respeito, o senhor bem que podia ter aproveitado a conveniente oportunidade para ficar quieto!

Todo país desenvolvido tem programas sociais, de renda mínima, que ao evitar que as famílias caiam na miséria e no desespero total, reduz tensões e despressuriza aquele ódio social que conduz as pessoas à criminalidade. É claro que o Bolsa Família ajuda a combater o crime, seu mané! Acontece que os oito anos de desemprego, juros altos, programas sociais mesquinhos, falta de apoio à agricultura familiar, criminalização dos movimentos sociais, aumento de dívida pública (bloqueando nossa capacidade de investimento), tudo isso causou sequelas sociais que nem o Lula tem conseguido resolver.

Só quero ver agora o que a Miriam Pig vai falar. Quando teve tiroteio na Rocinha, ela até fez um poema (horroroso, por sinal), que o Globo publicou, expressando sua angústia ante o quadro de violência. E dá-lhe malho no casal Garotinho (nesse caso, com razão). Agora quero ver ela meter o cacete no governo tucano-pefelê com todo aqueles adjetivos dramáticos que ela usa sempre que quer inflar a crise política.

Aliás, por falar na Miriam Pig, outro dia ela usou sua coluna, que supostamente seria para comentar sobre economia, para criticar a propaganda política do PT. Ela pega ponto por ponto e diz que é mentira e que foi o FHC que fez tudo. Diz que o FHC que inventou o Bolsa Escola, que mais tarde virou Bolsa Família. Tá certo, mas o Bolsa Escola, era 15 reais por mês, Dona Pig. 15 reais! E chegava a um número bem reduzido de pessoas. Entendeste? Uma coisa é você dar um Bolsa Escola de 15 paus para 1 milhão de pessoas, só para dizer que banca projeto social. Outra coisa é você dar 90 reais para 30 milhões de pessoas, e ser elogiado no mundo inteiro e ainda receber empréstimo a fundo perdido do BID e do Banco Mundial.

E tem uma série de outras besteiras que a Miriam "Tucana" Pig fala sobre a propaganda do PT. Aliás, daqui a pouco vão proibir o PT de fazer programa eleitoral. É proibição em cima de proibição. Que TSE é esse? Quer dizer que o PT não pode informar o povo brasileiro? O PFL pode acusar sem provas, num comercial anônimo, que não diz uma palavra sobre seu próprio programa de governo ou idéias, e o PT, que não esconde seu rosto, não ataca adversários e faz uma propaganda eleitoral apenas informativa, com base em dados oficiais, o PT é que é proibido pelo TSE?

Daqui a pouco, o PT só vai poder dar receita de culinária na TV!

E o caso Morales, héin? Tá certo que o cara se excedeu. Não na nacionalização, mas no jeito que fez, pregando susto no Lula, mas a pregação de "reação firme" por parte da direitona brasileira é ridícula. É com essas "atitudes firmes" que o PSDB produz o caos social em que mergulhou São Paulo. É com essa falta de negociação, de estratégia. Essa truculência chauvinista, estúpida. Agora, os tucano-pefelês vão querer acabar com a violência em questão de horas, né? Através da truculência, né? Vâo matar umas dezenas de pretinhos da periferia, e dizer para o povo que está reagindo "à altura".

15 comentarios

Anônimo disse...

Miguel,

Sua análise é precisa e preciosa, digamos assim. O silêncio da mídia com relação ao Alckmin e sua turma é revoltante - não especificamente por ele ser o maior responsável (ele é), mas principalmente se compararmos o comportamento da mesma mídia quando alguma esfera da Administração Pública é governada pelo PT. Isso tudo é o resultado de uma política fascista de segurança pública que criminaliza a pobreza, agradando aos moralistas de plantão da classe média. Não se combate crime organizado com violência institucional, pois os laços que sustentam a estrutura dessas organizações estão muito além de seus domínios nas favelas, periferias, e mesmo dos seus "líderes".

É um contentamento que tenha voltado a escrever.

Um abraço, e melhoras.

Anônimo disse...

É bom saber que voltaremos a ler seus artgos novamente. Parabens pela sua análise contundente e precisa. Vamos em frente que atrás vem gente, para votar no Lula.

Anônimo disse...

Parbéns Miguel pela sua análise, que bom que está de volta.

São Paulo sitiada.


Ontem foi um dia de terror em SP. Não só porque a mídia mostrava, e nem por causa de boatos que corriam por telefones, e-mail. Quem como eu mora em SP viu, viveu, sentiu na pele o que foi puro terror, com ônibus sendo incendiados,bancos sendo metralhados, o transito todo parado, pessoas aflitas para chegar em casa, pessoas aflitas por noticias de seus familiares, a policia de arma em punho nas ruas da cidade. Comerciantes fecharam as portas, Shoppings fecharam mais cedo, dispensaram seus empregados ainda no meio da tarde, as aulas foram suspensas, celulares não funcionavam, compromissos marcados foram adiados.Corpos de policiais foram enterrados, famílias de policiais ameaçadas,e o governo de SP dizia que estava tudo normal, não precisava de ajuda do governo federal, nem de tropas de Exército, nem da PF para ajudar a combater essa barbárie. Eles sabiam o que estavam falando, sabiam o que estava fazendo, e porque estavam fazendo, uma palavrinha é responsável pela atitude deles "eleição", PSDB/PFL quer a volta ao poder.Eles iriam ficar mal na fita devida a total falta de segurança, se aceitassem ajuda do governo Lula, iriam selar a incompetência do Alckmin/Serra/ Lembo/kassab do PSDB/PFL que são governo em SP. Eles resolveram essa questão de ataques, de rebeliões dos presos, negociaram com o Marcola sim, Marcola não vai ficar nem 1 mês na prisão de Presidente Vanceslau de segurança máxima, podem anotar o que eu digo.Ou seja SP a maior cidade da AL está nas mãos do PCC, por pura conivência e incompetência de seus governantes do PSDB/PFL, que querem governar o país.Se bem que essa relação deles com o crime organizado, não é recente, nem é novidade, o Comendador Arcanjo rei do crime organizado que o diga. Não foi o combate eficaz ao crime organizado pelo governo de SP que foi responsávle pelos fins dos ataques, foi ordem do PCC, quando eles quiserem eles ordenam os ataques novamente, e nós ficaremos sitiados outra vez, e viveremos esse terror novamente.Essa é a competência do governo do PSDB.

16/05/2006 - 03h46
PCC ordena fim dos ataques, mas violência continua em São Paulo
Por telefone celular, segundo apuração da "Folha de S.Paulo", líderes da facção criminosa determinaram a presos e membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) do lado de fora das cadeias que interrompessem a onda de violência. Segundo o que a "Folha" apurou, o preso Orlando Mota Júnior, 34, o Macarrão, foi um dos principais interlocutores do governo do Estado de São Paulo. Ele e outros líderes do PCC deram a ordem de cessar os atentados.

Anônimo disse...

Miguel,

Felizmente você está de volta. Espero que a sua lesão não se agrave e você possa continuar contribuindo para que o País continue no rumo correto, elegendo Lula.

Gostei muito da sua análise, principalmente pela referência ao papel da OAB e da mídia, nesse caso. Fica cada vez mais claro o quanto essas instituições se empenham para ajudar à direita a retomar o poder no Brasil. Felizmente tem muita gente que está percebendo isso e se juntando à maior parcela da população que está do lado do Presidente Lula.

Anônimo disse...

E o silêncio dos "jornaleros" vai mais adiante : o nome "serra" , ao que parece, foi terminantemente proibido de ser publicado, veiculado ou "ventilado" por toda a "mídia imparcial" !!! É como se ele não existisse e , até dias atrás, não estivesse no posto máximo do poder da capital onde a tragédia ocorreu !!! Na minha opinião, esta atitude da imprensa seletiva PROVA que estão guardando o vampiro da dengue para , caso o chuchumbo continue com a performance estilo rabo de cavalo, este outro ético CONDENADO A DEVOLVER 200.000.000,00 SURRUPIADOS do erário, venha a concorrer à Presidência do país ( Deus nos livre !!!)abç jasmin

Anônimo disse...

Miguel,
A sua leitura da crise é perfeita, sem comentários!!!

Anônimo disse...

O Claudio Lembo, não aceitou e nem poderia aceitar a ajuda do Gov. Federal, pois já estava compromissado com o PCC desde o Meio-dia de ontem e um dos itens da negociação era exatamente manter as forças federais longe de S. Paulo

Anônimo disse...

VOTE NO PSDB, ELEJA O PFL E SELA GOVERNADO PELO PCC...

[Antero Paes de Barros] [Fazenda do Comendador]

Sergio Telles disse...

Muito boa a forma de enxergar as coisas... O PCC é fruto exclusivo do governo tucano, que não possui sistema de inteligência capaz de desarticular a organização enquanto era algo pequeno, deixaram crescer e agora perderam o controle da situação. E quando estavam no governo federal, permitiam toda a sorte de máfias e grupos organizados, como no setor de transportes, contrabandos, drogas, falsificações e por aí vai. PSDB tem inveja que o PT reestruturou a PF e outros órgãos de fiscalização como o MP, e a imprensa paulista, reacionária como sempre, veio com o papo ridículo de que "os líderes do PCC são comunistas, lêem Marx", e que o MST teria ajudado na logística de algumas manifestações de parentes de presos... só o que faltava, a incompetência da direita transferida pra esquerda!
Jornalista mentiroso devia indenizar em milhões cada vez que fala insanidade. Iam pensar 2 vezes.

Anônimo disse...

Parabéns!!!

Anônimo disse...

Nossa, já estávamos todos sedentos de suas análises precisas e esclarecedoras... Sede de pensamento inteligente!!!
O povo não é bobo!
Lula-lá de novo...

Anônimo disse...

Gostaria de dizer que o senhor é um dos formadores de opinião mais lúcidos e íntegros do nosso país. Pena que nem todos tem acesso ao seu blog.
Parabéns!!! Farei questão de propagar seu blog a todos.

Obs: Depois do PicolédeChuChu, vou mais é votar é no Lula mesmo!!!!!!

Anônimo disse...

Parabéns! Seu blog me foi indicado por um amigo e o leio pela primeira vez. Infelizmente, a polícia já iniciou a matança de inocentes da periferia, sem ao menos divulgar suas identidades.
Que fazia a cupula tucana em NY enquanto São Paulo, entregue aos pefelistas, estava aterrorizada?

Anônimo disse...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

Anônimo disse...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»

Postar um comentário