20 de março de 2008

A ABI não vai falar nada?

Estou aguardando um pronunciamento da Associação Brasileira da Imprensa (ABI) e da Federação dos Jornalistas sobre o caso de Paulo Henrique Amorim. O sequestro dos arquivos de Amorim constitui uma inaceitável agressão à liberdade. Quando um governo estrangeiro prende ou censura um blogueiro, a nossa mídia repercute automaticamente, agora quando um grupo empresarial promove a sabotagem de um blog de um jornalista brasileiro famoso, um jornalista que já foi âncora dos principais jornais do país, a nossa mídia não faz nada? Se fazem isso com um jornalista famoso, o que não fariam com um desconhecido?

Isso não pode ficar assim. O IG tem o direito de rescindir contratos, mas não de cometer "assassinatos intelectuais". Não sei se existe uma lei proibindo esse tipo de coisa. Se não tem, é só porque a internet é um fenômeno novo. Mas é imoral, autoritário e canalha. Se a ABI não se pronunciar rapidamente, será cúmplice desta injustiça. Blogueiros colocam toda a sua produção intelectual na internet, e não aceitam que se abra o precedente de terem sua obra sequestrada. O IG tinha a obrigação moral de dar tempo ao PHA de transferir seus arquivos e fazer a comunicação a seus leitores.

3 comentarios

Anônimo disse...

http://web.archive.org/web/*/http://conversa-afiada.ig.com.br/

Anônimo disse...

Peraí pessoal! A Abin não é onipresente e onicisente prá intervir em tudo que é assunto. Ainda mais em se tratando de um jornalista pouco expressivo (hoje) e pouco lido como o Paulo Henrique Amorim. É óbvio que ele tem a liberdade de expressão, assegurada pela CF 88, asim como todos os cidadãos. O que faltou a ele foi se precaver conta a atitude de seu patrão, que o deixou no limbo. Porque ele , assim como tantos outros, não cria seu próprio blog, totalmente independente e à prova de "supostas perseguições"?

Anônimo disse...

O Paulo Henrique Amorim é um jornalista destemido, que incomoda gente poderosa (e autoritária) na política brasileira.Infelizmente, no Brasil jornalista para "subir na vida" tem que abaixar-se sempre aos interesses de seus patrões e associados, mostrando os fundilhos e jogando a própria dignidade na lata do lixo.

Postar um comentário