21 de março de 2008

Violência contra Amorim

O jornalista Paulo Henrique Amorim conseguiu recuperar o conteúdo de seu site, através de uma liminar de justiça. O fato revela a brutalidade desmedida de que foi vítima. Muitos não estão percebendo a gravidade do ocorrido. Para mim está claro. A internet brasileira foi estuprada. Perdeu a virgindade. Não foi somente Amorim que foi agredido, mas a própria liberdade. Afinal, o que é liberdade de imprensa? O fato do IG ser o patrão não lhe confere direitos absolutos. O que o IG fez simplesmente não se faz, não se pode fazer com ninguém.

A recuperação dos arquivos não é suficiente. Ao cortar o site bruscamente, o IG cometeu diversos atentados contra a liberdade:

1) Cortou milhares de links de pesquisa dos softwares de busca aos áudios, vídeos e textos produzidos pelo Conversa Afiada.

2) Causou um enorme e desnecessário dano moral ao jornalista Paulo Henrique Amorim, obrigado a pagar advogados e a interromper o seu trabalho à frente do site.

3) O Conversa Afiada tinha empregados, os quais também foram agredidos pela medida repentina.

4) Os leitores de PHA, que são muitos (não esqueçam que o site dele estava em primeiro lugar no prêmio do IBEST, considerado pelo próprio IG como o Oscar da internet brasileira), foram enxotados, desrespeitados, perderam tempo tentando inutilmente entrar no site.

5) Criou-se um precedente perigoso.


*


Alguns blogueiros viram a demissão de PHA apenas como um acontecimento empresarial. Outros trataram de botar na mesma fogueira o PT, Lula, etc. Uma coisa não tem nada ver com a outra. Se tivessem feito isso com qualquer blogueiro, de qualquer tendência, seria um absurdo do mesmo jeito. Está claro para mim que a indiferença e mesmo o incontido prazer com que a violência contra Amorim foi recebida seguramente advém de suas posições políticas, notoriamente na contra mão da grande mídia. Se o atingido fosse um blogueiro alinhado com as posições da mídia, alevantaria-se uma grande revolta entre colunistas e membros do alto clero da opinião pública nacional.

A violência contra Amorim é injustificável. Se o diretor do IG indispôs-se com Amorim, que brigasse na mão, que caísse na porrada com o jornalista. Tirar do ar o site foi uma covardia, sim. Alguns falaram eu foi apenas "um vacilo" do IG, "falta de informação", mas isso é minimizar uma coisa muito grave. É uma questão de princípios. "Falta de informação", nos dias de hoje, pode significar a vida ou morte de milhões de pessoas.

Outros também falam que Amorim, se quisesse mesmo ser independente, deveria fazer seu blog fora de portais. É o que ele fez e fará. Mas isso não justifica a covardia do IG. Além disos, a independência e a liberdade de opinião deve ser defendida dentro e fora dos portais. Um jornalista ou blogueiro, pelo fato de ser contratado, não é um escravo intelectual. Vejo, com muita tristeza, que parte da blogosfera brasileira herdou esse patrimonialismo reacionário, que confere aos "senhores" um direito quase divino, de vida, morte, e que não precisa respeitar a dignidade de jornalistas e seus leitores. Acho que as pessoas confundem isso com "defesa do capitalismo", como se os trabalhadores não tivessem nenhum papel ou direitos no capitalismo. Esse é um capitalismo chinfrim, de terceiro mundo. Um capitalismo de escravos.

2 comentarios

Anônimo disse...

!! @v@nte PHA !!

Anônimo disse...

Caríssimo Miguel,

Quanto a recuperação do conteúdo através de uma liminar na justiça, vc está certo, apenas revela a brutalidade desmedida do ato. Ato covarde, reacionario, atrasado. A vileza da ação, como se passou, o fato de terem "derrubado" o Conversa Afiada, sem nenhum aviso anterior, blefando quanto a ser um portal com poucas visitas(provada a mentira), diz muito do "caráter empresarial" dos administradores do ig, e da liberdade de expressão na web, sendo o mundo virtual, apenas uma dimensão do mundo real, ele, PHA, estava denunciando fatos do mundo concreto, torpezas e corrupção de conglomerados políticos, os de sempre. Parece a alguns, que ele fazia jornalismo "brincadeira". Ah, que compreensão nível médio, a de alguns.Diz Ariano Suassuna: nada pior do que o nível médio.

Supõe-se,que a revelação por parte de PHA, de esquemas e interesses escusos, supostos interesses dos "donos do portal", ou gente umbilicalmente ligada ao tucanacho-demo-pig, provocaram a revanche. Ninguem é inocente, sabemos bem de quem se trata. Claro está.

O que me causa espécie, é certa esquerdinha educada,o que qualifico de nova esquerda - neoliberal, estarem com a boca no saco, neco...Com honrrosas exceções, do Oleo e do Vermelho que fez dois post's que considero de peso. Peso-pesado. Republiquei os do Vermelho e o seu. O resto, deu notinha discreta, que creio, é para não chamar atenção do portal, sei que os motiva algo, ou são borrados de medo? cd a solidariedade tão propalada em tese?

Esquecem exatamente do precedente que foi aberto, que pode vir a ocorrer com qq um de nós, mesmo comigo, que sou uma blogueira "Copyleftóloga", copio e colo para meu gáudio absoluto, claro, com as devidas referências e obtendo consentimentos para repercutir notícias políticas, sobretudo e unicamente, com as quais tenho absoluta afinidade ideológica. E só o melhor.O filé. Não sou jornalista, geógrafa que sou, os que eu gosto, escrevem superlativamente bem, então fico mesmo com granma, rebelión, carta maior, invertia, pg 12, vermelho, prensa latina, óleo do diabo, e mais alguns, etc.

A diferença entre os blogueiros à esquerda e a direita, (existe,sim!), é que la derecha, é unificadíssima nos seus interesses, se linkam, se protegem e valorizam-se entre si. Cerram fileiras por qq post ou ocorrência banal. Já parte de nosotros, coitados, mal começaram a perceber o uso sócio-político da rede e sua importância ímpar.

Gravíssimo. fui no PHA, e cortaram mesmo "milhares de links de pesquisa dos softwares de busca aos áudios, vídeos e textos produzidos pelo Conversa Afiada." Como bem vc colocou no seu texto. Dano moral, sim. O Mino Carta, vasta experiência e elegância, agiu com integridade que pouco se observa nos tenebrosos dias atuais. Uma honra.

E novamente destaco um seu postulado, o mais preocupante: Criou-se um precedente perigoso.

Aqui no meu blog, por ter dado uma "cobertura" sistemática ao caso do narco-presidente Uribush, e aos horrores que o povo da querida Colômbia vem sendo vítima, o fiz a partir da blogosfera internacional, posto que os de cá, a maioria absoluta tem medo de ser rastreados pelos sites de busca, creio que evitaram, assombrados, as palavras FARC EP, Uribe, Busch, Terrorismo, Iraq, etc. Alguns me alertaram, "eu estava indo longe demais"...

Não esqueça que a Casa Branca, a partir do secretário do tesouro americano, tirou, duas semanas atrás, cerca de 4000 sites do ar.
PQ?

O silêncio sobre o caso PHA, ainda há de ter efeito bumerangue, quem se calou verá. Os senhores da mídia, são os mesmos senhores da guerrra, sei que é redundância dizer isto, mas vale. Não importa que ele já esteja hospedado em outro local, que dará continuidade ao seu excelente trabalho. Danos, são moral e tecnicamente irreparáveis, e aos omissos e conciliadores, deixo o meu profundo desgosto, decepção, e pena da lamentável falta de compreensão político-ideológica, do que foi mesmo que aconteceu ao PHA. Que interesses ele estava cutucando. Ele opera em alta! Os demais, ficarão pelo caminho. Sou PHA! Quem quiser, pode leiloar o carácter, no yo! Sou PHA!

Postar um comentário