20 de maio de 2006

Evitando pisar na merda

Sabe, há tempos que não leio Veja. Não tenho estômago nem tempo para ler porcaria. No entanto, acompanho naturalmente os desdobramentos das mentiras que ela publica. Nas últimas duas semanas, a Veja excedeu-se em matéria de baixaria e publicou uma mentira, lastreada numa fonte suspeita, Daniel Dantas, que fez questão de desmentir a revista.

A mentira atingia diretamente a pessoa do Presidente da República, que se manifestou, como se sabe, com uma violência verbal que nos lavou a todos a alma. As palavras de Lula estavam na boca de todos nós. Não por outra razão votamos nele e votaremos novamente. Queria ver outros candidatos, como Alckmin, também protestando contra o jornalismo marrom da Veja. Teria um pouco mais de respeito por ele. E o Garotinho, que foi tão violentado pela Veja, também poderia dar apoio a Lula.

O que me irritou sobremaneira, porém, foi a resposta de Veja às palavras duras de Lula. Uma resposta de adolescente mau-caráter. Veja gasta os dois primeiros parágrafos dizendo que Lula não leu a entrevista. Isso porque Lula, quando fez o ataque, disse que ainda não leu direito. Ele estava em viagem, trabalhando para nosso país, e disse que leria com calma na volta. Que eu saiba, a Veja não circula em Viena...

O editor da Veja seria tão estúpido de esquecer que Lula, como presidente da República, tem assessores, tem amigos, tem aliados, que leram a entrevista e contaram-lhe sobre o teor da matéria? Teria necessidade Lula de ler aquela porcaria para protestar? Os editores e jornalistas da Veja raciocinam como idiotas raivosos.

Na edição de hoje, Veja admite que mentiu. Admite que a denúncia era falsa. No entanto, tem a cara de pau de trazer outra mentira, sobre um suposto acordo entre o ministro da Justiça e Daniel Dantas. Será que ainda existem otários que acreditam numa revista sem a menor preocupação de provar o que publica?

Eu também não leio a Veja, mas também não como merda. Só pelo cheiro, sei muito bem quando tem merda por perto...

6 comentarios

Anônimo disse...

Essa revista deveria ser fechada. Liberdade de expressão tem limites. Olhe um post do Adauto Melo sobre a veja:

Roberto Civita, o dono da Abril, teria pedido a José Dirceu um encontro com o presidente. "Não quero falar com esse sujeito", teria reagido Lula à proposta. Segundo relata Attuch, o encontro acabou acontecendo, mas a Abril não encontrou soluções do governo para enfrentar sua dívida de R$ 1 bilhão. Depois disso, apareceu Roberto Jefferson com o mensalão e Veja se tornou "a publicação com tom editorial mais raivoso em relação ao governo Lula".(No livro de Leonardo Attuch: A CPI que Abalou o Brasil)

Adauto Melo

Anônimo disse...

Assim como Lula disse o que estava na boca do povo, quando se manifestou sobre as mentiras de Veja, você a qualificou como muitos gostariam de qualificá-la. Veja não é apenas um veículo da imprensa marron (a cor da merda). Veja é a própria merda.

Anônimo disse...

Miguel,
Também não leio a Veja há muito tempo.
A capa dessa semana é simplesmente a comprovação , para quem ainda queria provas, que a Veja virou um panfleto político dos tucanos, todas as revistas importantes semanais no Brasil deram capa ao últimos acontecimentos em São Paulo , porém a Veja...

Anônimo disse...

Caro Miguel - Eu já não leio a "veja" a mais de 5 anos por entender que esta pertencia a imprensa marrom mas, como voce próprio diz, agora é uma verdadeira merda.

Daniel Pearl disse...

A Revista Veja passou dos limites da ética e da honestidade. O planfeto político em que a revista se transformou, jorrou um lamaçal na pouca credibilidade que havia no jornalismo brasileiro. Não sei quem é o pior: DIOGO (Veja), Jô Soares (Rede Globo), Bóris Casoy, Willian Bone (Jornal Nacional)... A mídia na sua arrogância, pensa que são "os intocáveis", são os únicos seres honestos da população, o resto são todos corruptos, desonestos, sem pudor, etc. etc. etc.

Justo disse...

Meu caro;
Enquanto dermos "respostas" as mentiras desta revista , que em minha opinião é apenas um panfleto (alicerce do golpe), continuará a existir e a mentir.
A revista VEJA hoje é tão somente pior que o Estadão e seus "afiliados".
Haja estômago para aceitar a quantidade de neurônios que se suicidam a cada linha lida naquela que um dia pareceu ser uma revista.
Abraços.

Postar um comentário