18 de dezembro de 2007

A tática nazista do Globo

Leiam essa notinha de Opinião, publicada na página 13, do Caderno O País do jornal O Globo, edição de 18 de dezembro de 2007. Comento em seguida.

Cautela

O precedente do governo brasileiro, de despachar para o gulag caribenho de Fidel os atletas cubanos que participaram do Pan e aqui buscaram refúgio, recomenda prudência no caso dos músicos do grupo Los Galames.

Desta vez, os artistas que estão pedindo asilo ao Brasil receberam garantias de que não serão repatriados.

Dê-se crédito ao Ministério da Justiça, mas torça-se para que a política externa não faça letra morta da palavra empenhada para, também agora, dobrar-se a pressões do ditador da ilha.

*

Ora, ora, ora, ora. Por que o Globo mente tanto? Os dois jogadores cubanos em questão imploraram para voltar à ilha, após serem abandonados pelos mafiosos alemães que tentaram seduzi-los com prostistutas, bebidas e drogas. Representantes da OAB-RJ e do Ministério Público entrevistaram os jogadores em local privado, e confirmaram que os jogadores queriam retornar a seus lares, a suas famílias. O Ministério da Justiça cansou de explicar a situação. Tarso Genro foi ao Jô Soares e explicou tudo pela enésima vez. E agora, passados meses, o Globo repete a mentira, buscando se valer do esquecimento das pessoas. Mas as pessoas não são tão burras. Este caso mostra má fé do jornal, cuja racionalidade e ética vai para o espaço sempre que a histeria anti-comunista está em questão.

Em relação ao caso dos atletas cubanos, a impressão que se tem ao analisar o comportamento nazista do Globo & cia é que eles defendem que o governo deveria ter retido compulsoriamente os rapazes em território brasileiro, obrigando-os a ficarem longe de suas famílias.

*

Por falar em mentira, lembro a coluna de ontem de Merval Pereira, que cita o mensalão como fato absolutamente provado, o que é um atentado à ética jornalística, pois não contempla o outro lado, muito mais provável (até porque temos o precedente tucano), de que se tratava de caixa 2 eleitoral.

Para cúmulo do ridículo agora Pereira fala que o governo corrompia o Congresso em massa com o mensalão. Vejam só, o Congresso tem 513 deputados. O procurador da república encontrou indícios mais consistentes de uso do valerioduto em apenas meia dúzia de deputados, metade deles do próprio PT. Que corrupção em massa é essa? Os 15 mil reais do deputado Luizinho, petista e lulista até a raíz dos cabelos, foram mensalão? Deram 15 mil para o Luizinho votar a favor do governo, é isso?

Esse é o Globo, sempre manipulando a informação, querendo converter mentiras em verdade à força de repetição.

4 comentarios

Juliano Guilherme disse...

Talvez entre todos, o Globo seja o pior dos jornais. O nível dos colunistas é baixíssimo, principalmente levando-se em conta o salário que recebem. O Merval não é apenas um reacionário de ma-fé, é burro. Não são os gastos do governo que são dinheiro jogado fora, mas sim o que se paga para esses jornalistas de péssima qualidade, que além do mais, conspiram para que suas burrices contaminem os incautos

Anônimo disse...

Nem gosto muito do Chávez, mas ele acertou na mosca ao bradar referindo-se ao jornaleco o grobo que segurava em uma das mãos: '' ESTE É O CÂNCER DO BRASIL''

Anônimo disse...

Oi Rosane, tudo bem?
Eu leio todos os dias a coluna do Merval Pereira e as vezes o critico através de e-mail.
Dia destes falei p´ra ele que deveria assinar ficha em um partido, que ele sabe qual seria, porque suas críticas são dirigidas e não ataca de jeito nenhum ao DEM. Ele me respondeu dizendo que eu deixasse de ler sua coluna.
Eu disse que vou continuar lendo e criticando quando achar interessante.
Um abraço

liberdade disse...

A Globo, PSDB,Dem, Bush,cada vez mais me fazem depositar crédito em Ozama Bim Ladem, na Jirad Islâmica, em Fidel, PCI, e tantos outros que como eu lutam contra os abutres.

Postar um comentário