3 de maio de 2008

Filmão fantástico no dia 06 e 10 de maio


Depois de tanto papo sobre diabo, eis que, por coincidência, um grande amigo meu, que também por coincidência é meu primo, convida-me para o lançamento do filme que produziu, O Fim da Picada, cuja temática é: saci, exu e satanismo! A estréia mundial acontece no dia 06 de maio, no Botafogo 1, 19:00, com reprise no dia 9 de maio, no cinema da Caixa, às 19:30. Estendo o convite a todos os leitores. Não percam!

Abaixo o release do filme:

“O FIM DA PICADA”

SACI, EXÚ E SATANISTAS EM FILME COM ESTRÉIA MUNDIAL no RIOFAN – 1º Festival Internacional de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro

O longa, que foi filmado e finalizado em 35 mm, contou com participação especial de cineastas renomados, como Ivan Cardoso, José Mojica Marins (o popular Zé do Caixão), Carlos Reichenbach, Hermano Penna e Aloysio Raulino.

No elenco estão Ricardo De Vuono (dos curtas “Sinhá Demência e Outras Histórias” e Demônios”, ambos dirigidos por Saghaard), Cláudia Juliana (de “Bicho de Sete Cabeças”), Analú Silveira (dos longas “Remissão”, de Sílvio Coutinho, e “A Concepção”, de José Eduardo Belmonte) e Sandro Acrisio (que interpreta o Saci).

“O FIM DA PICADA” marca a estréia na direção de longas do cineasta Christhian Saghaard, 36 anos, que também escreveu o roteiro e foi o câmera do filme. Saghaard também atua na área audiovisual como fotógrafo, programador e produtor, sendo responsável por curtas-metragens polêmicos, como “Demônios” (2004), que também será exibido na programação do RIOFAN. O filme O FIM DA PICADA foi produzido pela produtora independente Cinegrama Filmes (currículos do diretor e da produtora abaixo).

Sinopse: Macário, personagem principal do filme, participa de uma orgia satanista numa praia brasileira no ano de 1850. Na manhã seguinte, inicia sua difícil viagem subindo a serra em direção à cidade de São Paulo, montado em seu burro. No trajeto encontra Exú-Lebara, versão feminina da entidade fantástica de origem afro-brasileira. Decidem seguir juntos a viagem para São Paulo. No entanto, Exú engana Macário durante a viagem, fazendo-o acordar em São Paulo, mas no ano de 2008, na mega-metrópole com quase 20 milhões de habitantes. Macário fica atordoado e torna-se um mendigo, vítima da cruel e desumana realidade em que passa a viver.

Um garoto que vive nas ruas do centro antigo de São Paulo sofre uma fantástica transformação para se tornar um Saci, mito mais importante do folclore brasileiro, um ser maligno e brincalhão. Macário e Saci se encontram no caos da cidade.

Sobre o diretor: Christian Saghaard, 36 anos, é diretor também dos curtas-metragens “O Palco” (1992), “Meressias” (1994), “Sinhá Demência e Outras Histórias” (1995, menção Honrosa-Festival de Hamburgo e Medalha de Prata-Goldene Camera Film Festival, Alemanha) e “Isabel e o Cachorro Flautista” (2005). O curta “Demônios” (2004) foi selecionado para o Festival de Curtas de Clermont-Ferrand, na França (o mais importante festival de curtas-metragens do mundo), e para Interfilm Berlim, na Alemanha, entre outros. Recebeu a Menção Honrosa no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e os prêmios de melhor som e de melhor filme na categoria Hardcore no Festival Zoom CineEsquemaNovo (Porto Alegre/RS).

Christian Saghaard realizou a direção de fotografia e câmera em mais de 16 curtas-metragens e 12 vídeos entre os anos de 1992 e 2004. É coordenador do projeto Curta Circuito & Intervenções Urbanas desde 1996, através dos quais já realizou 180 programações de filmes em praças públicas, bares, muros e paredes da cidade de São Paulo. Foi programador e colaborador de mostras especiais do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, entre 1999 e 2003, onde coordenou também o projeto CineMAM na Rua, que realizou diversas exibições mensais abertas ao público na periferia de São Paulo. Participa do Comitê de Seleção do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo desde 1998, festival dirigido por Zita Carvalhosa.

Sobre a produtora: O produtor executivo do filme O FIM DA PICADA, Jorge Guedes, é sócio-gerente da produtora Cinegrama Filmes, que produziu 7 curtas metragens, entre eles o curta “Isabel e o Cachorro Flautista”, também dirigido por Saghaard. O FIM DA PICADA é o primeiro filme de longa-metragem produzido pela produtora, que ganhou incentivos internacionais para realizar o projeto do seu segundo longa-metragem, que tem filmagens previstas para o final de 2008.

Contatos:
Jorge Guedes:
cinegramafilmes@cinegramafilmes.com.br

Christian Saghaard:
christiansaghaard@hotmail.com

1 comentário

Anônimo disse...

Adorei seu post!

Pessoal, essa eu tenho que recomendar, dois sites interessantíssimos: www.meus3desejos.com.br e www.videoflix.com.br.

Abs.

Postar um comentário