9 de maio de 2008

Moeda forte beneficia inclusão digital

Esse é um fator que vem sendo omitido nas análises sobre a apreciação cambial de nossa moeda. Como praticamente todos os produtos de tecnologia são importados, inclusive grande parte dos softwares, a valorização do Real tem colaborado expressivamente para a expansão do mercado brasileiro de informática. Segundo a 19a Pesquisa Anual de Informática, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil já dispõe de 50 milhões de micro-computadores operantes, o que corresponde a 26% da população brasileira. A estimativa do FGV é de que, até 2012, mantendo-se o real valorizado perante o dólar, esse percentual chegue a 50% em 4 anos. Em 2007, os brasileiros compraram 10,5 milhões de computadores, número superior à venda de aparelhos de tv, e que representou um crescimento de 42% sobre o ano anterior.

Dada a importância da informática para a cidadania, em todos os sentidos - econômico, político e cultural -, um analista econômico que não enxergar esse aspecto positivo da valorização do Real estará sendo míope ou tendencioso.

E não venham falar em indústria nacional de informática, porque esta simplesmente não existe ou é insignificante. De qualquer forma, a indústria se beneficia da moeda valorizada porque pode importar as peças mais complexas e os softwares necessários para dar início a produção doméstica.

Comente!