19 de maio de 2007

A cara fica cada vez mais dura

Não é mais cara-de-pau. É cara de aço. O site do UOL estampa a manchete: “Lula se diz preocupado com o alcance da operação [da PF]”

O título é do post de Josias de Souza, blogueiro conhecido como um dos mais inescrupulosos e obedientes cãezinhos de caça da família Frias, dona do grupo Folha de São Paulo.

A intenção é clara. Se você ler a matéria com atenção, vai entender que Lula está preocupado que os trabalhos do Congresso fiquem mais uma vez paralisados por causa da operação, em virtude da quantidade de parlamentares envolvidos nas gravações da Polícia Federal. O presidente está preocupado com votações importantes, de projetos de desenvolvimento, de reformas fundamentais para a aceleraçao do crescimento economico.

O UOL e Josias adotam um maquiavelismo muito mais maligno que pensaria Maquiavel. Uma pessoa inocente e um pouco estúpida, ou seja, os leitores que constituem o que, se eu fosse pedante, chamaria de a grande “massa ignara”, e que graças a Deus e justamente por esse tipo de armadilha, está deixando de acreditar na mídia e de ser tão ignara, ou seja, esses leitores mais desatentos, que entram no UOL para ler fofocas ou coisa parecida, lêem a manchete do UOL e o que pensam? Pensam que Lula está preocupado em também ser preso pela Polícia Federal!

Esse tipo de estratégia tem exercido uma grande lavagem cerebral em muita gente. Penso nas crianças, nos adolescentes, que constituem hoje talvez a maioria dos internautas. Eles são facilmente enganados. Felizmente, não por muito tempo. É por essas e outras que a blogosfera não pode descansar nunca.

Sorte que muita gente está atenta. Pesquei esse comentário de um leitor do Josias:

[David] [Cuiabá/MT/Brasil]
Josias, o que há de concreto é essa frase do Lula, “Não vamos perseguir ninguém, mas também não podemos proteger”. De resto, as supostas preocupações do Lula são apenas presunções suas ou de quem passou isso para você, não é mesmo? As preocupações dele devem ter "n" motivos, afinal, um presidente, qualquer um, deve estar sempre preocupado, motivos não faltam. O que preocupa mesmo é a forma que a imprensa quer direcionar as "preocupações" do Lula.

Comente!