29 de maio de 2007

Filosofando com uma leitora

Dante Milano falava o seguinte: a poesia não existe, existe o poeta. Lembro desta frase para responder a uma querida leitora deste blog, que comentou um dos posts abaixo dizendo assim: "alguém ainda acredita que o país tem jeito? Eu não".

Pois é, o que está errado é esta forma de pensar. Por essas e outras que tenho orgulho do pouco de leitura de filosofia que tenho. O Brasil não existe, existem os brasileiros. E os brasileiros têm jeito, tem sim. Um país que produziu artistas tão impressionantes como Noel Rosa, Dante Milano, Drummond, Garrincha, Martinho da Vila, para só falar de alguns e dos mais consagrados, é um país que tem jeito sim. Todos os países do mundo tiveram e têm problemas com corrupção. Isso não é privilégio do Brasil, e outros países têm níveis de corrupção muito piores. E o fato de nossa Polícia Federal, nosso Ministério Público e a Justiça, estarem pegando gente graúda, representa um passo muito importante, uma coisa que talvez nunca se tenha visto antes no Brasil. Talvez o que vemos agora pudesse ter ocorrido há 20 anos atrás, não fosse a nossa democracia ter sido solapada em 1964 pelos militares, com apoio da mesma imprensa que hoje reclama das ações da Polícia Federal e tenta lançar fumaça sobre o seu significado e consequencias. Essa fumaça gera confusão na sociedade, que, em vez de ver um aspecto positivo nas operações da PF, fica apenas perplexa com o grau de corrupção revelado pelas investigações.

Não sei se o Brasil tem jeito. Não sei se o mundo tem jeito. Mas também não sei direito o que é o Brasil. Não sei direito o que é o mundo. Não sei direito o que significa ter “jeito”. Estou apenas filosofando, não se assuste. Há tempos que penso que eu não tenho jeito.

Como dizia Raul Seixas, em Checkup Geral: “e a chuva promete não deixar vestígios”.

E termino o post reproduzindo um poema do Milano:

POEMA DO FALSO AMOR

O falso amor imita o verdadeiro
Com tanta perfeição que a diferença
Existente entre o falso e o verdadeiro
É nula. O falso amor é verdadeiro

E o verdadeiro falso. A diferença
Onde está? Qual dos dois é o verdadeiro?
Se o verdadeiro amor pode ser falso
E o falso ser o verdadeiro amor,

Isto faz crer que todo amor é falso
Ou crer que é verdadeiro todo amor.

Ó verdadeiro Amor, pensam que és falso!
Pensam que és verdadeiro, ó falso Amor!

Comente!