21 de maio de 2007

Juliano Guilherme prepara exposiçao

O meu camarada Juliano Guilherme, um dos maiores artistas plasticos que conheço, esta preparando exposiçao na galeria Candido Mendes, no Rio de Janeiro. Em breve, divulgarei mais destalhes. Abaixo, trecho de um texto que escrevi sobre o cara:

Os trabalhos de Juliano Guilherme, grandes telas à óleo com formas exuberantes e misturas insólitas, causaram-me uma profunda impressão desde o primeiro momento. Tornei-me seu amigo e passei a acompanhar de perto seu trabalho. Tivemos longas discussões sobre a função espiritual & social da arte, planejamos manifestos, elaboramos projetos de revistas especializadas, conspiramos. Percebi que Juliano é um artista de luta, um idealista, um romântico incurável. Que compreende a importância da arte p/a construção de uma subjetividade mais forte, mais livre. Sua arte não visa transmitir nenhuma mensagem racional. Não impõe conceitos ou ideologias. Seu objetivo, se o tem, é produzir beleza, uma beleza estranha, dissonante, irregular. Suas pinturas são densas, no sentido de concentrarem um rico e variado conjunto de elementos. Essa generosidade é, aliás, uma das marcas registradas do “estilo maximalista”, neologismo que usa (meio jocoso mas ao mesmo tempo, sério) para designar uma tendência das artes que faz uso do transbordamento, em seu discurso estético. Juliano produz uma obra que, sem tirar os pés do chão duro da realidade, projeta a fantasia na direção de possíveis infernos, impossíveis paraísos, e vice-versa.

1 comentário

José Carlos Lima disse...

gostei muito do seu posto e gostaria saber mais sobre o juliano... umas fotos das suas obras... parabéns por divulgar o juliano... a grande mídia não ta nem ai para artistas como juliano pelo simples fato de o cara não ser tão conhecido

Postar um comentário