19 de maio de 2007

Isso é muito ridiculo (Veja fazendo propaganda de Serra)

Veja 5 – O crime na mira de Serra

Por Rafael Corrêa:
Uma das vergonhas nacionais é o fato de bandidos continuarem agindo de dentro dos presídios. De sua cela, líderes de facções planejam assaltos, ordenam assassinatos e comandam rebeliões como as que levaram o caos às prisões paulistas há um ano. É óbvio, portanto, que uma das melhores formas de combater a criminalidade é tornar mais rigoroso o sistema prisional. Foi o que fez o tucano José Serra desde que assumiu o governo do estado de São Paulo. As evidências e os dados de inteligência recolhidos pela polícia mostram que o governo conseguiu retomar o controle dos presídios antes assolados pela indisciplina e dominados pela organização criminosa Primeiro Comando da Capital, o PCC. O resultado é que, de janeiro até abril deste ano, não ocorreu nenhuma rebelião e o número de fugas caiu 33%. A palavra de ordem de Serra é disciplina – todo preso que comete uma falta, seja o uso de celular, seja a agressão a um funcionário, deve ser investigado. E, se for o caso, punido com a perda de benefícios, como a progressão de pena, conforme prevê uma lei que parecia esquecida. Com isso, o número de processos administrativos cresceu 48% na média mensal em relação a 2006. Para acabar de vez com a impunidade, o governo montou uma rede, dentro dos presídios, para identificar as lideranças e provar sua responsabilidade naquilo que acontece de errado.

A tolerância anda próxima do zero. Um exemplo: no fim de fevereiro, alguns presos fizeram uma "greve branca". Recusaram-se a comparecer a apresentações judiciais ou a trabalhar nas oficinas das penitenciárias. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), encarregada de administrar o sistema prisional paulista, não houve nenhum incidente grave durante o movimento. No entanto, como o protesto dos presos, mesmo sendo pacífico, pode configurar uma infração, a SAP instaurou 2 193 processos para determinar se os presos serão punidos com a perda de benefícios. As providências não param por aí. Enquanto não são construídas novas unidades, o governo estadual se encarrega de diminuir as complicações decorrentes da superlotação. Os presídios que tinham regime semi-aberto e fechado foram reestruturados para abrigar somente um tipo de regime. Isso evita que presos do semi-aberto funcionem como fonte de informações e contrabando para os detentos do fechado. Os dezenove presídios avariados durante as rebeliões do ano passado passaram por reformas. Três deles, que foram totalmente destruídos, como o de Araraquara (veja fotos e quadros nestas páginas), tiveram sua segurança e capacidade ampliadas. O resultado são 4.500 novas vagas no sistema.

**

Ridiculo demais. Falta de vergonha na cara. A revista nao tem nem mais cuidado de fazer uma matéria com algum aspecto critico. O governo Serra nao adotou nenhuma das medidas modernas que o primeiro mundo vem fazendo no setor prisional, que vao no sentido de ajudar na ressocializaçao dos presos. O governo so aumentou a repressao e prometeu aumentar o numero de vagas, o que sugere que teremos mais presidios super-lotados. Nenhuma palavra sobre o historico de fracassos da politica prisional do PSDB no estado. Nenhuma palavra sobre o trauma humanitario e a vergonha internacional que foi o massacre do Carandiru. A materia é pura propagadanda do governo Serra. Pior, mal escrita, com reproduçao de slogans vazios, como A palavra de ordem de Serra é disciplina. Que isso, meus Deus? A coisa fica mais ridicula se voce comparar o tratamento que a revista deu a operaçao da PF. Em vez de uma boa materia editorial sobre o fato de ser uma verdadeira frente de batalha contra a corrupçao, a revista tenta usar a operaçao para jogar cinzas sobre o governo. Diante de milhares de gravacoes escandalosas, milhoes em jogo, a revista centra fogo no barco emprestado ao governador Jacques Wagner, que convidou a Dilma Roussef. Ou seja, agora os integrantes do governo precisam ser visionarios. Precisam saber, antes da PF, antes de se encontrarem provas, se fulano ou tal empresa tem ou tera problemas de corrupçao. Todo mundo sabe que o Serra andou de beijos e abraços com os denunciados pela mafia das ambulancias. Isso nao tem problema, né? Essa gentinha do PT tem mais é que ficar enfiada em casa, sem falar com ninguem. Eh impressionante a perseguiçao da midia nacional a um partido politico. Tudo bem, ela é privada, faz o que quer. Mas perde credibilidade e incentiva a combatividade na blogosfera. C'est la vie.

3 comentarios

Anônimo disse...

Miguel:

Josias, Noblat, Veja, isso eh tudo a mesma porcaria. Nao perca muito tempo com isso.

Agora: eu acho que voce poderia perder (ganhar) um pouco de tempo eh com os blogs/sites politicos que estao na sua lista de recomendacoes? Como eles andam? O que andam defendendo? Vale a pena fazer uma especie de balanco, ainda mais neste momento de relativa "calmaria"?

Abraco

Miguel do Rosário disse...

Justamente isso que eu estava pensando hoje, andre. Estou perdendo tempo com isso.

Anônimo disse...

Posso responder alguma coisa para o André. O blog da reeleição encerrou, por enquanto, suas atividades. Já conseguimos o que queríamos. Agora, estamos frequentando outros blogs para, pelo menos, mostrar aos facistóides e papagaios do Imprensalão que estamos por aí sem mêdo.

Postar um comentário