29 de junho de 2009

Licença para trabalhar

(Belo edifício da Lapa)

Pois é, meus amigos. Eu ainda chego lá, mas por enquanto esse blog não bota comida na mesa. Mesmo recebendo algumas contribuições de vez em quando, preciso arregaçar as mangas em outras searas para pagar as contas. Semana passada estive em Varre Sai, município do interior fluminense, para fazer uma matéria sobre os cafeicultores de lá [para quem não sabe, eu sempre fui jornalista especializado em café], e agora peguei um trabalho de tradução bastante pesado que vai me consumir 30 a 40 dias. Serei obrigado a interromper minha boa vida de tardes na biblioteca nacional, lendo Faulkner e pesquisando o histórico golpista da imprensa brasileira. Mas tá ótimo. É um trabalho para o qual serei muito bem pago, e que me permitirá, após esse período, voltar aqui com mais auto-confiança. Tenho a impressão que, apesar de numerosas exceções (incluindo eu mesmo), a falta de dinheiro mina o humor, a serenidade e a fé em si mesmo, prejudicando gravemente a visão de mundo do sujeito. Malcolm X estava certo. O negro precisa, sobretudo, conquistar a independência econômica. O negro somos todos nós, que não nascemos em berço esplêndido e lutamos pelos raios do sol.

Um amigo sugeriu que eu fizesse pequenos posts diariamente. Não é meu estilo. Posso até tentar, mas acho difícil (para isso existe o Twitter). Eu preciso de MUITO tempo para escrever um post, e gosto de me aprofundar, em detalhes, em cada assunto, oferecendo uma interpretação mais universal ao que, à primeira vista, é visto como banalidade. Preciso de sentimento, tranquilidade, inspiração. Não é nem tanto a questão de tempo, mas de estado de espírito, que por sua vez demanda tempo. Não é viadagem. É o que é. Quando eu tento fazer de outro jeito, quase nunca não dá certo.

Eu gostaria de comentar uns trezentos assuntos, a maioria relacionada aos barbantes ideológicos com os quais os brasileiros, candidamente, amarram seus próprios pés e mãos! Fica pra depois. O que me consola é perceber que a blogosfera tupi chegou à idade adulta. Não há mais, como há poucos anos, apenas pós-adolescentes alienados praticando perseguições ideológicas e ostentando erudição de cartão de crédito - esses blogs ainda existem, mas foram engolidos pelo amadurecimento recente de centenas de outros.

A blogosfera se tornou uma força irreversivel e avassaladoramente revolucionária. Ganhou em quantidade, qualidade, profundidade. Leiam Nassif. Leiam Eduardo Guimarães. Leiam o Idelber. Leiam o Azenha. E tantos outros, listados ao lado, com RSS ou sem RSS. Ah, e posso aconselhar uma excelente receita de paz espiritual? Não leiam jornais. Vejam filmes, leiam livros, naveguem pelos blogs, andem de bicicleta, bebam cerveja, façam filhos, estudem filosofia, assistam novela, mas, se quiserem ser mais felizes e mais fortes, parem de se intoxicar com essa porcaria inaudita que é a imprensa brasileira.

A blogosfera proporcionou um espaço de respiração, onde milhões de brasileiros podem encontrar o bom senso e a honestidade que falta na grande mídia. Acredito que já nas próximas eleições, a blogosfera representará uma tribuna fundamental para defesa da soberania e dos ideais humanistas. Existe ainda, no Brasil, um setor político que tenta associar avanços sociais e aperfeiçoamentos do Estado a regimes totalitários, fechados, passadistas, fingindo não ver o que foi realizado em toda a Europa, Japão e inclusive nos Estados Unidos pré-Ronald Reagan, onde se reuniram vastos programas de proteção social com amplos e democráticos investimentos do Estado na economia.

Peço, portanto, um pouco de paciência com este blogueiro incapaz de fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

*

Para serem notificados sobre a atualização do blog, preencham seu email no formulário abaixo e clique no botão indicado:

Digite seu email no espaço abaixo:



Vocês receberão um email de confirmação, que terão que responder clicando no link indicado.

*

Também tenho um Twitter, que nesses momentos de pouco tempo para escrever é ótimo como válvula de emergência. Aliás, já comecei a postar mais por lá.

http://twitter.com/migueldorosario

*

Por fim me despeço com uma música para deixar a todos bem animados.

2 comentarios

josaphat disse...

Umas duas ou três postagens nesse período acho que você não vai resistir. Abraço e bom trabalho!

Miguel do Rosário disse...

com certeza, josa. mas tô usando um pouco mais o twitter, que é melhor para pequenas mensagens.

http://twitter.com/migueldorosario

Postar um comentário