5 de julho de 2005

Genoíno no Roda Viva

O presidente nacional do PT, José Genoíno, participou, nesta segunda-feira à noite, do programa Roda Viva, da TVE. Assisti a metade final e testemunhei um de nossos mais bravos quadros políticos ser alvo da hostilidade de representantes da grande imprensa nacional: Estado de São Paulo, Folha, Globo, entre outros.

Genoíno, contudo, conseguiu se sair muito bem, negando mentiras e distorções veiculadas pela mídia e fazendo inclusive desabafos comoventes sobre a atuação de certos personagens, como Fernando Gabeira e Heloísa Helena.

Pelo discurso de Genoíno - que deve ser escutado com o mesmo respeito com que se ouviu Roberto Jefferson, até porque possui uma biografia impecável na luta pela democracia e pela justiça social - observamos que as duas grandes forças que agem contra o PT são: de um lado, setores reacionários da sociedade brasileira, de outro, um ressentimento enorme oriundo de quadros da própria esquerda.

Os reacionários, compreende-se que tenham uma visão de mundo antagônica aos progressistas. Mas os ressentidos, são, a meu ver, uns fracassados ideológicamente, que não souberam atualizar seu pensamento político à dinâmica contemporânea, preferindo agarrar-se à teorias dos tempos de oposição do que à luta politica por mudanças efetivas da estrutura social do país.

Sobre a crise, mais algumas palavras. Sustento a teoria de que Dirceu, nem Genoíno, nem Delúbio, tiveram qualquer participação no esquema do mensalão. Acredito que o mensalão existia; e que, eventualmente, era operado por Valério. Sei que Valério era amigo ou pelo menos importante aliado nos trabalhos de campanha dos dirigentes do PT; mas não creio que os dirigentes soubessem que Valério fosse corrupto.

Acredito que a chave do mistério está em Valério, pois o flagrante (dinheiro vivo) apareceu na mão dele. Este dinheiro pode estar ligado à operações ilícitas várias, não exatamente o suposto esquema do mensalão.

Entretanto, não existem provas documentais, nem testemunhais dos seguintes fatos:

1 - De que existia o mensalão.
2 - Se existia, de que era operado por Dirceu.
3 - De que o dinheiro encontrado com Valério é o dinheiro do mensalão.

O Estado brasileiro possui bolsões de corrupção que operam na obscuridade. Existem há décadas. É notório que extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC), por exemplo, foi um antro de asquerosa corrupção, que enriqueceu muita gente e influenciou decisivamente nos rumos políticos do país.

Todas as estatais brasileiras tiveram ou têm seus problemas. Esses podres estão vindo à tôna justamente na gestão de Lula, porque todo o sistema está implodindo.

Há que se ressaltar ainda a nova geração da Polícia Federal e do Ministério Público, que vem realizado um trabalho excepcional na repressão aos crimes de colarinho branco. Nunca tantos altos funcionários, executivos e empresários, ligados ao crime organizado, foram presos.

Alguns setores, inclusive, acostumados com tratamento privilegiado por parte do Estado, como os advogados, estão protestando contra a violência da Polícia Federal. Deviam ver o que as Polícias Estaduais, notadamente a Polícia Fluminense, faz em sua jurisdição. A PM não arromba escritórios de advogados ricos, mas somente barracos de pessoas pobres. Não prende altos funcionários públicos e sim participa de tiroteios irresponsáveis e mesmo de execuções frias de inocentes.

Comente!