6 de julho de 2005

Ilações maldosas

O lenço de Desdêmena em mãos de um outro homem continua sendo a prova principal para que Otelo a condene e a mate. Existem provas, suspeitas e ilícitos, mas daí à conclusão de que os dirigentes do PT, Dirceu e Genoíno, estejam envolvidos, é outra história.

Continuo como sempre na contra-mão da mídia, e apostando que esteja havendo uma grande fraude midiática com vistas à desestabilizar o governo Lula.

Miriam Leitão, na mesma linha que quase todos os colunistas e apresentadores, continua escarnecendo da teoria conspiratória apresentada por Delúbio Soares e pelos movimentos sociais, segundo a qual a direita estaria realizando uma manobra midiática para debilitar o PT e o governo.

No entanto, não acho que serão Miriam Leitão, Boris Casói, Merval Pereira, ou seja lá quem for, que vão denunciar a conspiração.

Aliás, nem acho que haja conspiração. Há sim uma luta política da qual participam agentes econômicos; e os jornalistas cinco estrelas do país são comprometidos com o grande capital. O que eles não entendem é que a sua maneira de pensar já é comprometida. É impossível para eles fugirem disso.

Se fossem um pouco menos arrogantes, poderiam ser mais imparciais neste momento. Mas não. O exercício do "colunato" é um poder que sobe à cabeça, e faz o jornalista perder, em certos momentos, o bom senso.

O Jabor transformou-se no mais fanático tucano já visto nas praias brasileiras. No artigo de hoje descreve o governo tucano como o "mais moderno que tivemos". Ora, fica bem claro que estamos no meio de uma luta política, que estava adormecida, mas borbulhando no íntimo de todos esses intelectuais, que escalaram a hierarquia dos grandes jornais não à tôa, mas porque compartilham, ou aprenderam a compartilhar, dos ideais conservadores de seus donos. Não estou acusando-os propriamente de nada. São, em geral, profissionais competentes e exímios redatores, mas não sou eu, Miguel do Rosário, que vou agora me render à lógica esmagadora dos meios de comunicação de massa e dizer: "é, estou decepcionado, o PT acabou, o Brasil acabou, estamos todos chafurdando num grande mar de lama...".

Não, não é conspiração da direita, meus amigos. Há mais de dez anos que a direita simplesmente nega-se a si própria. O pensamento único impôs-se. Por outro lado, usa-se a complexidade de um governo de coalizão para confundir a opinião pública. Onde está o governo de esquerda?, perguntam, sarcásticos, alguns jornalistas. Nestes momentos esquecem que Lula participou do Fórum de São Paulo, com dirigentes de esquerda de todo mundo. Esquecem que Lula deu fim ao acordo com o FMI. Esquecem que Lula deu apoio à Chávez na hora mais difícil. Esquecem que Lula vem dando forte apoio à agricultura familiar. Essas são plataformas de esquerda. O governo pode ter ministros de direita e ter base parlamentar em partidos de centro e direita; essa sãos as novidades do mundo moderno, meu camarada. Agora, o importante é se o pão está chegando na mesa do cidadão; em quantidade, qualidade e preço.

Se a política econômica é "mais ortodoxa" que a do governo anterior, conforme diz, maliciosamente, Jefferson, não se sabe querendo apoiar Pallocci ou querendo confundir a opinião pública e minar o eleitorado progressista - não é porque Lula tenha abraçado a ideologia neo-liberal. É que Lula e Pallocci descobriram, após chegarem ao poder, que o Estado brasileiro estava amarrado à determinadas estruturas, e que, para ser livre, ele teria que se contrair, fazer um recuo estratégico macro-econômico, com vistas a libertar-se no futuro próximo. O Brasil exporta mais de dois mil produtos, está portanto amarrado juridicamente a um comércio internacional de grande porte, não pode mudar nada de repente.

Outra coisa é essa mania dos colunistas de justificar qualquer excesso da oposição como "repetição" do petismo de outrora. Nunca se acusa um tucano ou pefelista de irresponsável, e sim compara-o ao petismo na era FHC.

Há uma grande contradição. Se esses colunistas são contra o PT, então porque defendem ou justificam atitutes políticas insensatas por parte de parlamentares da oposição, com o argumento de que estariam apenas repetindo velhas práticas do PT? E se o PT errou no passado; e, como partido humano, é claro que errou; porque não poderia mudar? Por que toda mudança agora se tornou em "virar as costas a tudo que sempre defendeu?" Quer dizer que um partido que chega ao poder pela primeira vez, e tem acesso às engrenagens de todo o sistema burocrático, teria que continuar com o mesmo discurso que tinha quando não sabia de nada e apenas criticava, às cegas, a política econômica de outros governos?

Não, não é conspiração, repito, é simplesmente luta política. Não é fácil. É duro. Principalmente porque somos obrigados a usar as armas deles, da mídia, e não as nossas; a sua linguagem, não a nossa. Antes de dizermos algo afirmativo, temos que descontruir o discurso deles. Não adianta dizermos o que pensamos. Temos que, primeiramente, negar o que eles tem, e depois afirmar. Pensamos que essa fase havia acabado, com a vitória de Lula, e nosso papel seria apenas monitorar, criticar e, principalmente, propor novas políticas, mas vemos que a luta é constante na política. O PT talvez tenha errado nisto. Não se preparou para a luta. Relaxou a guarda, deixou que o inimigo se aproximasse e, à queima-roupa, fincasse fundo a adaga da traição e da mentira.

É, Genoíno, você foi torturado na década de 70, sobreviveu, tornou-se deputado, o PT chegou ao poder, e pensaste que a luta havia acabado? Não, ninguém lhe poupará em respeito à sua idade. E cada vez que demonstrares fraqueza, os cães cairão por cima de ti com mais sanha. Como dizia Heráclito, a luta é uma constante. A história do Brasil está viva.

A esquerda não é um conceito morto. Velho, tudo bem, mas quer coisa mais velha que o termo "conservador", e, no entanto, mais contemporânea? A direita está com esse Papa aí, que é contra o uso de camisinha, e pregou isso na África, onde a Aids dizima milhões de pessoas por ano. A direita é o Bush, que está causando dor e morte no oriente médio.

A direita é contra Chávez. E, aliás, é com Chávez que encontramos explicação para parte da crise brasileira. Jabor, Miriam Leitão, Merval, são todos ácidos críticos de Chávez. Sobretudo porque Cisneros, o magnata das comunicações da Venezuela, é amigo pessoal de seus patrões.

O conceito de esquerda precisa ser atualizado? Precisa. É mais difícil hoje em dia, na América Latina, saber quem é esquerda? É. Por outro lado, a esquerda latino-americana é muito mais responsável, muito mais consequente e mais vitoriosa do que era há vinte, trinta anos atrás. Tornou-se mais democrática, mais moderna, mais complexa; aceita o diálogo, aceita coalizão, sem esquecer seu princípio básico: a luta pela justiça social.

Demorou muito tempo para Lula chegar ao poder. Foram muitos anos de luta, de estudos, de embates ideológicos, de prática política. Muito da dinâmica havia diminuido após a vitória, e muitas pessoas colocaram-se numa expectativa já previamente desencantada, cansada, senil, triste.

Pois é justamente para isso que servem as crises: para despertar os espíritos adormecidos, para liberar energias que descansavam, preguiçosamente, em sofás macios e salas empoeiradas. É hora dos intelectuais progressistas mostrarem o rosto e falarem o que pensam da situação atual.

Eu estou assistindo tudo e acho tudo um grande circo. Tem dinheiro na jogada? Tem. O PT está lidando com grandes somas de dinheiro? Está. Não queriam que o PT se tornasse um partido de massas? Tem quadros políticos corruptos no PT? Tem. Isso é inevitável quando se trata de um partido de massas. O negócio é controlar, botar na cadeia.

Outra coisa ridícula é esse protesto da OAB contra a Polícia Federal. Quer dizer que a PM pode matar, pode arrombar, tudo sem mandado judiciário Agora a PF não pode prender rico. Não pode invadir escritório de advogado riquinho. Por quê? Porque é advogado? Ou por quê é rico? Se invadissem escritóriozinhos furrecas do subúrbio e prendessem dois ou três advogazinhos de porta de cadeia, tudo bem. Agora quando começam a prender gente com dinheiro, aí a alta sociedade começa a tremer.

A PF não invade por decisão pessoal de delegados. Ela cumpre ORDEM JUDICIAL. Ouviram? ORDEM JUDICIAL. Vão reclamar lá com o homem da capa preta, aquele que bate o martelo e, teoricamente, prende bandido rico e bandido pobre.

E vamo que vamos.

Comente!