4 de abril de 2008

OAB vê crime em ação de tucano

Notícia pescada na Agência Senado:

OAB vê falta de decoro na ação do senador Álvaro Dias (PSDB-PR)

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, disse que é crime e falta de decoro parlamentar a quebra de sigilo e manipulação de dados sob proteção legal e constitucional. Por isso, acrescentou, se for comprovado que o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) foi o responsável pelo vazamento dos dados secretos sobre os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com os cartões corporativos, o caso merece investigação do Senado. Na avaliação de Britto, a quebra de sigilo fragiliza a Comissão Parlamentar de Inquérito.

"Se não há confiança no sigilo dos dados encaminhados a uma CPI, isso apenas fortalece os argumentos daqueles que querem restringir o trabalho das comissões", afirmou Cezar Britto, em entrevista na Câmara, divulgada por sua assessoria. Britto lembrou que autoridades dos Estados Unidos já se recusaram a enviar dados sigilosos para uma das várias CPIs brasileiras, por não confiarem no comportamento ético do parlamentar brasileiro. "Exatamente para restabelecer a confiabilidade do Senado e da própria CPI é que se faz necessário a urgente investigação da denúncia da quebra do sigilo dos dados referente aos cartões corporativos usados no passado", afirmou.

"O que não pode é que em um caso de extrema gravidade como este não tenha uma solução, não tenha uma decisão, não tenha um esclarecimento para a opinião pública", acrescentou. Cesar Britto ressaltou que confia no Parlamento, mas ressaltou que a instituição "tem que sobreviver com a credibilidade e não podem pairar dúvidas sobre o comportamento de um de seus membros".

Fonte: Agência Senado

5 comentarios

Anônimo disse...

o quarteto Folha = Estadão = Globo = Veja está se estribuchando para que se vão os anéis e fiquem os dedos.
Louvável a entrevista coletiva de Dilma apesar, é claro, da forçação de barra da TV Globo para não deixar o falsimídia em maus lençois. Par isso chamou o velho escudeiro da direita para fazer coro ao discurso PIG.
Estou me referindo a Marco Aurélio de Mello.
O que o TSE tem a ver com isso?

Anônimo disse...

Pois é, e ainda ficam os demos e tucanos insistindo em ter acesso aos dados sigilosos do presidente e D. Marisa. Se eles jamais guardaram sigilo de qualquer papel que lhes foi confiado nas CPI1 anteriores, imaginem o escarcéu, o deboche e o escândalo que fariam com as notas de bebidas compradas pela Presidência para uma recepção oficial ou um churrasco comemorativo de alguma data na Granja do Torto. Ou o pagamento de um vestido para d. Marisa usar numa recepção. São cínicos, hípócritas e demagogos. Vera

Anônimo disse...

Boa, Miguel, mais um ponto pra você.

Anônimo disse...

não temos meios de comunicação e sim de oposição

rgregori disse...

Bom, fazendo um exercício de "futurologia": essa notícia não vai ganhar nenhum destaque (no máximo uma página par e uma nota beeeeem pequena nos "jornalões").
Ou tem-se algum destaque e logo deixam de querer falar da tal CPI dos cartões... vão procurar outra "crise" pra tentar derrubar o governo.

É piada...

Postar um comentário