16 de julho de 2008

Ainda sobre o Protógenes

No post anterior, divaguei muito e queria agora ser mais claro nas minhas opiniões. O afastamento do delegado Protógenes Queiroz estimulou o coro dos eternos "frustrados" e "desencantados". Não sei porque as pessoas se desencantam com a política, como se a mesma fosse uma igreja ou uma seita na qual não acreditasse mais. A política é a própria civilização. Estamos ligados organicamente, como cidadãos brasileiros, ao que acontece na política. Mesmo que não queiramos nos envolver, essa já é uma atitude, que acho até respeitável. Discordo desses eternos discursos em prol do desencanto. O cara chega e fala: "Cansei! Estou desencantado! Estou decepcionado!". Ora, você vai ver que essa mesma pessoa já falou isso quinhentas vezes nos últimos meses. Seria melhor que ela se cansasse de uma vez por todas e esquecesse a política - há muitas coisas boas na vida e não acho que acompanhar jornais esteja entre elas.

Bem, então falemos sobre o afastamento do Protógenes. Os "desencantados", que estão quase virando um partido político, agora usam isso para corroborar teses oposicionistas, como se a prisão de Dantas & Cia fosse um mérito exclusivo dele e não da instituição como um todo, do Ministério da Justiça e do governo federal, que aumentaram os efetivos, as verbas, a independência dos delegados.

Quem prendeu Dantas não foi o delegado Protógenes Queiroz. Foi a Polícia Federal, com autorização do juiz Fausto De Sanctis. Que isso fique bem claro. Se o delegado foi afastado, isso se dá por vários motivos, ligados ou não ao caso Dantas. Em primeiro lugar, acredito que o delegado deve estar estressado emocionalmente. Ele liderou a prisão das pessoas mais poderosas do país, o que pôde comprovar no próprio processo investigativo, no valor das propinas oferecidas, nas conversas grampeadas, nas cifras movimentadas pelo bando. Natural que tenha ficado nervoso. A mídia quer descaracterizar o lado humano do delegado. Critica-o por ter usado adjetivos e opiniões em seu relatório, por sua linguagem. Ora, aquilo é justamente o seu relatório pessoal sobre o caso e Queiroz é um ser humano. Acusam-no de ser "messiânico", de imprimir um carater de luta contra o mal em suas investigações, assumindo o papel do "bem". Ora, mas não é isso mesmo? Queiroz não é o mocinho? Queiroz deve ter ficado muito impressionado, ao longo das investigações, com o poder dos réus, e certamente sua consciência e subconsciente associaram-nos - com toda a razão - a forças do mal. A mídia, com toda a sua pseudo-sofisticação intelectual, está sempre sendo messiânica e sempre assume o papel de paladina do bem contra o mal, porque um delegado, que tem um papel muito mais ativo e pessoal no combate à corrupção, que efetivamente prende bandidos, porque ele não pode sê-lo também?

A campanha midiática contra Queiroz, externada em diversos editoriais duros de grandes jornais, seria, por fim, a razão mais óbvia para seu afastamento. Fico pasmo com o cinismo de nossa mídia. Faz campanhas duríssimas contras as pessoas, e depois, quando essas pessoas cedem à campanha e se afastam da cena pública, não se atribui seu afastamento a essa campanha, que gera, naturalmente, efeitos psicológicos como depressão, ansiedade e stress, problemas que já temos sem precisar ser satanizados pela mídia.

Estou sendo ingênuo? O delegado pode ter sido afastado por forças superiores, que desejam abafar o caso? Sim, pode ser. Por isso mesmo Dantas deveria ter continuado preso. Pode ter acontecido algum suborno nas altas esferas da PF. Ok, o suborno poderia acontecer mesmo com Dantas preso, mas seria mais complicado. Tudo pode ter acontecido. O que não pode é as pessoas culparem a PF e o governo sem provas. A alquimia midiática está dando certo: estão cada vez mais transformando a prisão de Dantas num escândalo do governo. O culpado não é mais Al Capone: é o Eliot Ness. Aliás, o colunista da Folha "acusou" o delegado de ser uma mistura de Eliot Ness com Sassão Mutema. Ele o faz em tom de xingamento, mas é um tremendo ato falho. Desde quando qualificar um policial de Eliot Ness (mesmo que associado a Sassá Mutema, que era um cara ingênuo, mas honesto) é xingamento?

Se o afastamento de Queiroz tem motivações escusas, aí temos outro crime a ser solucionado pela PF. Não esqueçam que a PF tem cortado na própria carne sistematicamente. O que é ingenuidade, ou mais que isso, estupidez, é acreditar que a presidência da República não apoiasse a investigação contra Dantas ou que uma operação dessa importância não fosse do conhecimento das altas esferas da PF. Protógenes chegou inclusive a usar agentes da Abin, ligados à Presidência da República. O diretor da ABin, Paulo Lacerda, diz que não se envolveu pessoalmente, mas aí ele tergiversou - com a discreção obrigatória que um serviço secreto de inteligência deve demonstrar.

Enfim, há um pesado jogo de poder. A briga é de cachorro grande. A gente sabe muito bem de que lado a mídia corporativa joga. É importante sabermos também o nosso.


*


Até agora ninguém arriscou uma opinião sobre o nome da operação que prendeu Dantas, Satiagraha. O termo quer dizer resistência pacífica. Todos os que pedem atitudes agressivas do presidente Lula, para enfrentar mídia, Supremo, elite, lembrem disso. O Paulo Henrique Amorim está furioso. Mas ele faz o papel dele. Faz pressão. Não se pode levar ao pé da letra, todavia, quem acha que o presidente da república deveria entrar em conflito com o presidente do Supremo Tribunal Federal. Só se fosse louco.

A mídia abafou o protesto de mais de 400 juízes e até agora não deu nada sobre as dezenas de abaixo assinados e páginas em orkut criadas contra Gilmar Mendes. Ao agarrar-se a Dantas e a Gilmar Mendes, a mídia perdeu mais uma porção de apoiadores. Perdeu força política. Dantas já perdeu bilhões com sua prisão, conforme atestam os jornais. Perdeu apoio político também, porque, de uma hora para outra, ninguém mais quer estar ligado a ele. Esses fatos devem ser levados em consideração. Uma das lógicas mais importantes da resistência pacífica, da Satiagraha, é a paciência. Há aqueles que esperam resultados muito rápidos, espetaculares. Não é assim. Não podemos deixar que a alquimia midiática faça essa lavagem cerebral em toda a sociedade, que é transformar o desmantelamento da quadrilha de Dantas num ataque político às autoridades constituídas. Se emergem ligações de Dantas com o governo é só porque houve investigação por parte do próprio governo, através da Polícia Federal.

O que as pessoas deveriam entender é o seguinte. Mesmo que descobrissem que Lula, pessoalmente, agiu em favor de Dantas (o que não é o caso), essa descoberta seria mérito de Lula, por ter permitido que as investigações fosse realizadas sem interferência das altas esferas.

PHA está errado. Lula não tem medo. Ele resiste, pacificamente, e ganha eleições, popularidade e prende os banqueiros. O enfrentamento interessaria à mídia, sequiosa por colar seus surrados adesivos autoritários no governo. É preciso paciência. O processo contra Dantas está na justiça. Durará anos. O importante é que os empresários brasileiros agora pensarão duas vezes antes de enviar seu dinheiro para as Ilhas Cayman, fraudando o fisco e lavando dinheiro sujo. O desgaste profundo sofrido por Gilmar Mendes e o STF mostram que os próximos habeas corpus serão ainda mais caros.

15 comentarios

Anônimo disse...

Camarada Miguel, com todo o respeito, nunca fiz coro nenhum com a desesperança ou "cansei", o problema é que o lado que escolhi está naufragando, e é o lado do Lula que sempre defendo, o problema é que agora não é mais possível, você tenta, mas talvez saiba que tentar justificar a saída de Protógenes para fazer um curso é difícil de passar pela goela de pessoas lúcidas como eu, imaginoo para você. Espero estar errado, juro que gostaria de estar errado, mas acho que minha canoa afundou.

Miguel do Rosário disse...

fernando, cuidado, voce cai no erro que aponto no meu artigo. Quem prendeu Dantas e desmantelou a quadrilha foi a PF e não Protógenes. Tanto que há outras dezenas de casos envolvendo figuras da elite. Não foi Protogenes que mandou Eike Batista. As razões de seu afastamento podem ser inumeras. O que não entendo é isso. Não foi ele que mandou soltar Dantas. Lula, como chefe do chefe da PF, é quem mandou prender Dantas. Não é isso? Você está prejulgando. Se o caso for abafado, ai sim. O Nassif mesmo explica que pode ser uma tática boa, colocar uma mente fresca lá para dar continuidade à segunda etapa das investigações. Eu acho que é contraditório elogiar o trabalho da PF e depois negar a ela um voto de confiança. O que vale é a instituição e não um delegado. Quem desmantelou a quadrilha de Dantas e muitas outras não foi Protogenes, foi a PF. O motivo da saída de Protogenes pode não ser esse e eu acho mesmo que não é. Mas a PF, como qualquer órgão de segurança, tem seus segredos profissionais, necessários ao desempenho de sua função. O que importa à sociedade é o resultado, e eles estão acontecendo. A crítica à saída de Protogenes baseia-se em conjecturas. Se o governo não quisesse a investigação teria removido Protogenes no inicio ou no meio da investigação, e não no final, como aconteceu. Não é? Protogenes está saindo, mas depois de ter concluído o seu relatório. Depois de 4 anos de investigação, inclusive com apoio da ABIN, ligada à Presidencia da República. Eu acho que você está entrando sim na turminha dos desencantados profissionais.

Unknown disse...

Errou a premissa.

As pessoas não estão desencantadas com a política.

Estamos putos é com o Lula.

E vamos nos manifestar. Se o presidente não sair da frente, vai junto.

Anônimo disse...

Tudo depende de quem substituirá o delegado. Mesmo assim, tanto o Ministério Público quanto o Juiz de Sanctis, já têm as informações sobre as investigações realizdas.

Anônimo disse...

Miguel,

parabéns pela sua lucidez. Confesso que fiquei com inveja. Queria ter sido eu a autora desses dois últimos posts do seu blog.
De qualquer maneira, assino embaixo.
Vou divulgar no blog do Nassif, que freqüento.
Persevere e continue nos brindando com análises desse calibre!

Anônimo disse...

Perfeito, Miguel. Tanto que andei distribuindo o link do seu artigo por vários blogs. Eu não entendo muito bem esse "desencanto" todo, assim, de repente. Como se em todo o período do governo Lula, nós nunca tivéssemos visto, (e pela 1ª vez), "vips" passearem nos carros da PF. Depois vem os habeas, as chicanas jurídicas, etc. etc. Acho até que de repente, tem muita gente se aproveitando e disseminando a "decepção". Vi nos comentários sobre o impeachment do Gilmar Mendes no Azenha gente pedindo também o do Lula. Por isto gostei muito quando entrei nos comentários do Cidadania.com e li os seus escritos claros, límpidos e lúcidos. Obrigada.

Anônimo disse...

Certíssimo.

Anônimo disse...

Tinha um monte de estudante acampado mas eu nada vi sobre isso na TV.
Alguém viu?

Esse silêncio da mídia sobre o burburinho que agente vê na internet - e nas ruas! - é incrível.

Anônimo disse...

Estou com sua análise. Aliás ontem escrevi no blog do Nassif. Acho q td vai continuar, as investigações vão continuar. Tiraram o delegado pq ele estava sendo desqualificado diuturnamente pela imprensa. Estavam desqualificando o inquérito e isso, o q a imprensa está fazendo, pode acabar com o andamento do processo. Ele sai de cena, estava nos holofotes da FSP, principal órgão impresso envolvido até os pentelhos com Daniel Dantas, entra outro, do mesmo time do Protégenes, e td vai caminhar como o PRESIDENTE LULA previu. Ele não vai jogar as eleições de 2010 no colo do PSDB, NUNCA.
Tds os dias ele diz taxativamente: " VOU ELEGER MEU SUCESSOR". Tenha-mos paciência, como bem diz o nme da operação da PF, e td será resolvido.
Zanuja

Gilmar Antonio Crestani disse...

Sempre votei no Lula, mas a cada dia que passa a manutenção voto só com o nariz tapado. Popularidade não é sinônimo de outra coisa que não popularidade. Al Capone também era, Faustão é. Entendo que as coisas na política são jogos brutos, que exigem paciência, também é verdade que há muitos nesse governo que poderiam ter estado no Governo Geisel. A começar pelo José Dirceu e Tarso Genro...

wilson cunha junior disse...

É preciso pensar bem nesse caso. Eu mesmo, quando vi a notícia do afastamento do delegado fiquei revoltado. Mas pensando com cabeça fria acho que o Miguel refeltiu bem.

wilson cunha junior disse...

E olha aí gente. Notícia di IG:

BRASÍLIA - Em cerimônia no Palácio do Planalto na tarde desta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Inacio Lula da Silva afirmou que o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz não pode deixar as investigações da Operação Satiagraha. "O Protógenes não pode se afastar."

Lula ainda pediu que o delegado venha a público explicar seu afastamento. ""Moralmente, esse cidadão [o delegado] tem que ficar no cargo até terminar o relatório. A não ser que ele não queira. O que não pode é passar insinuações"".

Vinicius Duarte disse...

Beleza de post, Miguel!

Mas tem uma coisa: a grande maioria dos "desencantados profissionais" é composta, pelo teor dos comentários, de sufocados há muito tempo pelo jogo sujo do imprensalão, pessoas que usam a internet, como você, para mostrarem o "outro lado do poder", ou os "intestinos".
E, logo quando viram as hemorróidas, começou tudo de novo: os abafas daqui, dali. Haja Satiagraha! A Índia não é aqui, e o Lula não é nenhum Gandhi.
Mas vamos esperar, é só o que nos resta.
Parabéns pelo blog, vou colocar um link pra ele no meu.

Anônimo disse...

Miguel, quando li que o delegado foi afastado, uma indignação se apossou de mim. Com a declaração do presidente, deixei a indignação de lado, mas aguardo o desenrolar dos acontecimentos.
Você não ignora que o chefe da PF tudo fez para que essa operação não se concretiza-se, tirou todo apoio lojístico ao delegado.
Uma atitude que o presidente poderia fazer,é não reconduzir à chefia da PF esse sr.
Gostei das suas colocações, mas vamos aguardar os acontecimentos.
Fernando Ferreira

Anônimo disse...

Brilhantes, corretos, lúcidos esses seus dois últimos comentários. Era o que eu gostaria de escrever, tivesse seu talento, sua clareza política. Ganhei o dia lendo você. Vera Pereira

Postar um comentário