9 de setembro de 2008

Arregaçando as mangas

Bem, chega de reclamar. Se a mídia corporativa é ruim, se o jornalismo está uma merda, a melhor solução é arregaçar as mangas e trabalhar. Na verdade, nós temos mídia. A internet é nossa.

Uma das deficiências de nossas discussões políticas - percebi há tempos - é a falta de informações confiáveis para embasar nossas opiniões. Ficamos num blablablá pró ou contra governos que não leva a nada se nossos argumentos não forem científicos.

Vamos às estatísticas. Elaborei uma tabela com os destinos das exportações brasileiras, com números de janeiro a agosto de 2008 e o mesmo período de 2002. É um dado importante para discutirmos política internacional e seus reflexos em nossa política interna.

Repare que as exportações brasileiras nesse período registraram um salto de 253% em valor e 73% em volume. O interessante, porém, é verificar para onde essas exportações aumentaram mais. As exportações brasileiras totalizaram 130,84 bilhões de dólares nos primeiros oito meses do ano corrente, e 319,52 milhões de toneladas.

Bem, primeiro vale observar que o Brasil tem exportações acima de 1 milhão de dólares para mais de 180 países. Ou seja, o mundo inteiro. Se existe um país globalizado, esse país é o Brasil.

Individualmente, o principal importador de produtos brasileiros ainda são os Estados Unidos, que compraram o equivalente a 18 bilhões de dólares em Jan/Ago 08, valor que representou um aumento de 86% sobre igual período de 2002.

Mas é preciso analisar esses números em profundidade. Reparem que em Jan/Ago 2002, os EUA respondiam por 26,5% das exportações brasileiras. O Brasil, portanto, era dependente economicamente dos importadores americanos. Por essas e outras é que nossa economia era tão frágil e instável. Em Jan/Ago 08, os EUA, mesmo tendo aumentado suas compras de produtos brasileiros, assistiram sua participação cair para 14%.

Outra surpresa é a Argentina, cujas importações de produtos brasileiros este ano registraram um crescimento impressionante, de 744% em valor e 89% em volume sobre 2002. Observem que a Argentina importa produtos brasileiros com muito mais valor agregado, produtos industrializados, que EUA e Europa.

A performance da China não é surpresa, mas igualmente notável. A China importou 11,9 bilhões de dólares do Brasil em Jan/Ago 08, alta de 860,6% sobre 2002. A China importa sobretudo produtos básicos do Brasil, como minério de ferro, soja e petróleo. E muito frango também.

Gostaria de chamar a atenção ainda para o fato de que os aumentos ocorreram nas economias mais simples, constantemente subestimadas por economistas e colunistas econômicos. Cito alguns exemplos: Venezuela (aumento de 479% em 2008 sobre 2002), Peru (510%) e Angola (1.044%). Angola! E há os que ainda menosprezam a África...

Falta agora analisarmos uma tabela detalhando os produtos exportados pelo Brasil.

Para ampliar a tabela, basta clicar sobre ela.

2 comentarios

Anônimo disse...

Miguel,

Eduardo MAGALHÃES?

Miguel do Rosário disse...

ops, hehe, tô consertando.

Postar um comentário