13 de janeiro de 2010

Lula 2 X Mídia 1?

Ainda quero confirmação para essas notícias. Ao que parece, todavia, Lula decidiu manter o III Programa Nacional de Direitos Humanos intocado. Fez apenas mudanças de vocábulário na parte que toca aos milicos, num gesto de conciliação com a extrema-direita militar - que de resto oscila entre os 80 e 98 anos. O mais importante é que manteve os outros pontos polêmicos. Não quero comemorar a vitória antes da hora. Esperemos. Se for verdade, Lula terá marcado dois gols de uma vez e superado a crise artificial produzida pela mídia de oposição.

Essa notícia é 99% verdadeira. Mas apanhei tanto de minha própria consciência nas últimas 72 horas que prefiro esperar um pouco antes de abrir a cerveja.

8 comentarios

wilson cunha junior disse...

É bom mesmo. A globo, por meio da deliz ortiz, comunica que "por enquanto" Lula ainda não voltou atrás.

Anônimo disse...

Lula diz que divergência sobre plano de direitos humanos está resolvido

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Após assinar um novo decreto que pôs fim aos desentendimentos entre setores militares e a pasta dos Direitos Humanos em torno da terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou a existência de atrito entre setores do governo por conta do programa de direitos humanos.

Para Lula, nunca houve problema e a discussão entre ministros sobre assuntos polêmicos é natural de um regime democrático. “O problema não deixou de existir nem era tão grave como algumas pessoas imaginaram, que a República iria cair. Algumas pessoas imaginaram que a República iria cair por conta da divergência. O programa foi aprovado pela sociedade civil e, portanto, fiz um novo decreto criando o grupo de trabalho que vai transformar tudo aquilo em um projeto que será encaminhado ao Congresso”, afirmou Lula.

Mesmo alterando a proposta a pedido dos militares, o presidente defendeu a proposta inicial dizendo que ela foi debatida em 63 conferências estaduais e por todos os segmentos da sociedade. “Graças a Deus esse país é presidencialista que permite que o presidente possa resolver o problema”.

Lula negou que tenha havido pedido de demissão por parte dos militares e criticou a imprensa, “que muitas vezes por falta de notícias”, cria crise no governo. “Primeiro, não houve renúncia de militar para mim. Estava de férias carregando isopor quando ouvi isso. Como presidente não posso trabalhar sobre ilações e muito menos insinuações. Eu trabalho com fatos concretos e a única coisa que chegou na minha mesa era a divergência entre dois ministros e foi isso que foi resolvido”, reforçou o presidente.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2010/01/13/materia.2010-01-13.2860326252/view

Miguel do Rosário disse...

Leia esse post do Brizola Neto
(http://www.tijolaco.com/?p=8107)

Direitos Humanos: Lula volta atrás ou vai à frente?
janeiro 13th, 2010 às 16:57
A grande imprensa está noticiando que Lula voltou atrás e retirou o termo “repressão política” do decreto que fixou o Plano Nacional dos Direitos Humanos. com um novo decreto.
Que noticiem e esvaziem a crise que eles próprios criaram.
Lula, que é muito mais esperto que esta tropa de intelectuais a serviço da direita, não retirou expressão alguma.
Não alterou o decreto do Plano dos Direitos Humanos.
Ao contrário, baixou um novo decreto, instituindo grupo para organizar a Comissão da Verdade e definindo que na lei que a criará se disporá sobre:
V - identificar e tornar públicas as estruturas utilizadas para a prática de violações de direitos humanos, suas ramificações nos diversos aparelhos de Estado, e em outras instâncias da sociedade;
VI - registrar e divulgar seus procedimentos oficiais, a fim de garantir o esclarecimento circunstanciado de torturas, mortes e desaparecimentos, devendo-se discriminá-los e encaminhá-los aos órgãos competentes; e
VII - apresentar recomendações para promover a efetiva reconciliação nacional e prevenir no sentido da não repetição de violações de direitos humanos.
Há uma peça de Bertold Brecht, Galileu Galilei, onde o sábio italiano, premido pela repressão da Inquisição a renegar suas teorias de que a Terra não era o centro do Universo em que ele capitula e diz o que se exigia dele: afirma que a Terra era fixa. Mas sussura, acrescentando: eppur si muove, entretanto se move.
Se você quiser ler o texto do decreto complementar, na íntegra, pode acessar aqui, e não vai encontrar nele um “revoga” ou “modifica”, nem nada que, na prática, mude o que está escrito no decreto anterior. Faça isso e, se puder, veja também o artigo 8° e 9°do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias , que integra nossa Constituição e veja se há uma palavra sequer sobre anistia a quem usou o poder de Estado para torturar e assassinar.
Como disse um outro blogueiro, outro dia, um dos problemas dos nossos jornalistas é terem preguiça de ler.

Thiago disse...

Falei bicho, Lula é mais esperto, nunca duvide dele.
Ótimos links sobre espanhol aí ao lado.

Orlando & Crônicas disse...

Olá, Miguel!

Antes de tudo, parabéns pelo interessantíssimo blog.
Ótimas postagens as suas.

Não sei, não sei. Mas acho que Lula retrocedeu sim. Em algum ponto.
Ele está sempre fazendo o que o pulha do Jobim quer que ele faça.
Acho que o Jobim é mesmo um infiltrado tucano disfarçado de pemedebista. Só espero que o Lula acorde para os riscos de ter um traidor tão por perto antes que ele cometa estragos maiores e piores.

Abraços,
Orlando.

nada disse...

Orlando, ele recuou sim, mas pelo que entendi foi um recuo insignificante, que serviu para dar uma saída honrosa e não apenas para o grupo militar. Criou um fato político que destravou a crise midiática produzida. Não foi assim?

nada disse...

não estranhem, esse Nada aí sou eu, Miguel do Rosário, num perfil apócrifo.

dilvan disse...

Essa discussão nós dá uma maior compreensão, para nós que convivemos com a repressão durante muitos anos, nós deixando mais burros do que deveria, por total falta de informação naquele período.

Postar um comentário