Publico aqui uma estatística importante, porque muito pouco conhecida. Segundo dados colhidos no sistema Alice, banco de dados online do Ministério do Desenvolvimento, o Brasil exportou um total de 231 bilhões de dólares nos últimos 12 meses, até junho último.
Um dos principais blocos econômicos comprador de produtos brasileiros foi a América Latina e Caribe, que importou 53,2 bilhões de dólares em 2010/11. Este valor foi maior do que o total exportado para União Européia ($49 bilhões), China ($ 39 bilhões) e EUA ($22 bi).
O mais impressionante, no entanto, não é isso, e sim o valor médio que nossos hermanos pagaram por nossos produtos: 1.248 dólares a tonelada. Contra 468 dólares a tonelada pagos pela Europa e 202 dólares pela China.
A razão disso é que a maior parte de nossas exportações de produtos industrializados, que tem valor agregado mais alto, destinam-se à América Latina.
Clique nas tabelas para vê-las sem cortes.
A tabela abaixo mostra que tipos de produtos são exportados para a América Latina. Repare que, entre os 10 mais importantes, todos (com exceção do petróleo) são manufaturados, como autopeças, maquinários, aparelhos elétricos, aço, plásticos e papel. Também exportamos aviões, produtos químicos e instrumentos óticos.
A conclusão é que a América Latina e Caribe tornou-se o bloco estratégico para escoar e ampliar a nossa exportação de produtos industrializados.
24 de julho de 2011
Exportações brasileiras até junho de 2011
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# Escrito por
Miguel do Rosário
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domingo, julho 24, 2011
# Etichette: Economia, Estatisticas, Exportações
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O estranho silenciamento dos liberais norte-americanos
John Pilger 24.Jul.11 :
O maior feito de Obama é ter seduzido, neutralizado e silenciado grande parte da opinião pública liberal nos EUA.
Como funciona a censura política nas sociedades liberais? Quando o meu filme «Year Zero: the Silent Death of Cambodja» foi proibido nos EUA em 1980, a rede de televisão PBS cortou a comunicação. As negociações terminaram abruptamente. As chamadas telefónicas não eram devolvidas. Alguma coisa tinha acontecido, mas o quê? O Year Zero alertara já grande parte do planeta para os horrores do regime de Pol Pot, mas também tinha investigado o papel crítico da Administração Nixon na subida ao poder do tirano e na devastação do Cambodja.
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contínua em
http://www.odiario.info/?p=2147
Miguel. Vá entender então o que disse o Edu, do blog Cidadania: Câmbio me reduziu negócios em 2/3. Vide: http://www.blogcidadania.com.br/2011/07/cambio-me-reduziu-negocios-em-23/#comment-97662
O Edu trabalha com exportação de autopeças para os países da América do Sul.
Marcelo, o Edu está certo. A exportação em julho de autopeças caiu brutalmente (já temos dados das 4 primeiras semanas). Este fato, porém, ainda não se refletiu nos dados consolidados de 12 meses. De qualquer forma, é apenas um setor, e mesmo assim não podemos julgar um setor inteiro por negócios particulares, que podem refletir um problema específico de um subsetor.
De qualquer forma, o relato de Edu confirma o que eu disse aqui, que a América Latina é nosso principal destino de industrializados. Se a exportação caiu é porque ela ao menos existia. Esperemos que não seja um problema incontornável, e que os negócios do Edu voltem a crescer. A crise financeira tem voltado a rondar o mundo, e os empresários latinos costumam retrair-se ao primeiro sinal de perturbação. Foi o que aconteceu em 2008 e 2009. Em 2010, voltaram a comprar mais. Tomara que, passada as turbulências financeiras de EUA e Europa, os negócios com autopeças voltem a florescer.
Aí, Marcelo, notícia divulgada hoje. Ela é um indício que a queda nos negócios é apenas temporária. As indústrias, ao menos, continuam apostando no aumento da produção brasileira de autopeças:
GM se prepara para nova fase de expansão e deve investir R$ 2 bi no Brasil
Por Alberto Alerigi Jr.
SÃO CAETANO DO SUL (Reuters) - A General Motors deve investir em 2011 no Brasil R$ 2 bilhões enquanto se prepara para novo ciclo de crescimento no país, que se tornou seu terceiro maior mercado mundial.
Os recursos fazem parte do plano de investimento de R$ 5 bilhões no período entre 2008 e 2012, que deve marcar o lançamento de novos modelos de veículos no país.
Para os próximos 5 anos após 2012, a empresa está trabalhando para entrar em novos segmentos, como caminhões, enquanto enfrenta a chegada de rivais asiáticos no país.
"O nível de investimento vai ter de continuar alto no Brasil. Estamos nos preparando para um novo ciclo", disse o presidente da General Motors para a América do Sul, Jaime Ardila, evitando dar detalhes sobre o nível de recursos que a empresa vai aplicar no país.
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2011/07/27/gm-se-prepara-para-nova-fase-de-expansao-e-deve-investir-r-2-bi-no-brasil.jhtm
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