25 de julho de 2011

Óleo em nova fase

Desde algum tempo venho namorando a ideia de mudar a linha editorial do blog, mas percebi que isso seria, ao mesmo tempo, uma alteração na personalidade do próprio blogueiro. A descoberta não me fez desistir, mas adiar o plano. Uma coisa é sentar a bunda na cadeira e escrever o que seu consciente deliberar. Tornar-se uma outra pessoa é muito mais complicado. Refiro-me aqui, naturalmente, não à minha personalidade real, mas à persona literária, ou melhor, persona blogueira.

O desafio consiste em não parecer pernóstico, de um lado, nem burro, de outro. O sujeito quer escrever sobre um tema com o qual não tem familiaridade e algo em seu estilo transparece um pedantismo adocicado. Ou então se revela simplesmente burro, por fazer afirmações equivocadas, confundir conceitos, e tudo isso agravado pela ausência de humildade.

Na verdade, porém, para quem acompanha o Óleo há bastante tempo, não haverá nenhuma surpresa extraordinária. Até nome já troquei. Dessa vez mudarei apenas a linha editorial, com acréscimo de matérias sobre literatura, cinema e filosofia. Parece papinho de blogueiro amador, mas é isso mesmo que eu quero voltar a ser. Um blogueiro amador.

Por uma coincidência feliz, também estou me desligando, temporariamente ao menos, do movimento dos blogueiros progressistas. Indicaram-me para representante regional do Rio de Janeiro, e de repente vi meu nome no meio de uma briguinha trotskista de baixo nível. Odeio baixaria com todas as minhas forças e acho que os blogueiros devem, antes de qualquer coisa, escrever em seus blogs.

A blogosfera independente nunca fará diferença se não mostrar trabalho e talento. Podem fazer quantos eventos quiserem, nomear representantes, entrevistar Lula, Dilma, Obama, usar todo o vocabulário para xingar a mídia... Vai continuar provinciana e desimportante se não provar à sociedade que tem qualidade no campo da análise política, da redação literária e da pesquisa em todos os campos das ciências humanas e exatas.

Também não podemos nos limitar à blogosfera política. Aí entro no assunto deste post. Eu preciso desesperadamente escrever sobre outros temas. E não como passatempo, mas para me aprofundar neles, para tentar dizer alguma coisa nova, original, que valha o tempo perdido pelo leitor ao acessar o blog. Posso fracassar miseravelmente em meus intentos, mas preciso tentar.

Enfim, preparem-se porque o Óleo do Diabo, às vésperas de seu aniversário de sete anos (nasceu num dia 14 de agosto de 2004) empreenderá novas e surpreendentes viagens...

29 comentarios

P. P. P. disse...

Caro Miguel.

Garimpando na net veja o que consegui.
--------------------------------------------
APENAS coincidências…

A Noruega é um dos Países (primeiro na Europa) que anunciou o voto favorável à criação dum Estado Palestiniano na votação na ONU, no próximo Setembro. Mas esta é uma coincidência.

A Noruega, por questões éticas, no ano passado impediu que duas empresas israelitas participassem na exploração dos poços petrolíferos no Mar do Norte. Esta parece mesmo uma coincidência.

O Sosialistisk Venstreparti Partido Socialista de Esquerda), que faz parte da coligação de governo, apresentou uma proposta na qual é pedida uma ação militar contra Israel no caso este decida intervir militarmente contra Hamas em Gaza. Como se chama esta?…Talvez “coincidência”.

Jonas Gahr Støre, Ministro dos Negócios Estrangeiros, ao longo da semana passada visitou um campo de Verão da juventude trabalhista e pediu que o muro de Jerusalém seja derrubaido. O campo era o da ilha de Utoya. Isso só pode ser uma coincidência.

Adriano Matos disse...

Miguel,

Será um prazer ler também teus textos tratando do universo artístico, existencial, além da batalha ideológica do dia-a-dia.

Nesse último domínio temos muitos bons analistas da mídia e do papel que queremos do governo, influenciados, tenho certeza, pelos textos e métodos de analise dos blogueiros da tua geração.

Agora, tu desenvolvestes um diferencial, que já apresentava na carta diária, e que foi muito bom trazer pros debate no blog: a análise da questão macro-econômica, em especial a balança comercial.

Abraços.

Anônimo disse...

Miguel, inquieto Miguel,tem o meu total apoio. Você precisa está emprenhado de arte, de criação. A política, ou qualquer outra coisa, sem arte fica estéril,bruta, estúpida.Nos embrenhem também com as suas descobertas.Um cara com a sua intensidade não pode calar sobre oque de fato de vai no peito. Um beijo no seu coração. Nora J S Silva

Wagner Castilho disse...

Muito bom, Miguel menino! Desejo-lhe sucesso nesta leve e precisa guinada. E citando Camus, façamos coro: "Existe a beleza e existem os humilhados. Sejam quais forem as dificuldades da ação, não desejaria nunca ser infiel a uma nem aos outros".

Dani Tristão disse...

Theo e Miguel, acho sacanagem de vcs abrir mão da representação sem nos consultar. Ora, quem está esperneando, baixando o nível, é o mesmo de sempre! E se tem alguém aqui que definitivamente não nos representa é esse Rafael (sei la o que).

Pára com isso gente, que houve erros, isso é obvio, mas no meu entender vieram da falta de experiência dos representantes nacionais. Coisa que facilmente se pode mudar para o futuro.

Não vi ninguém aqui reclamar da falta de competência dos "eleitos" apenas da falta de democracia nas eleições. Votaria sem dúvida nos mesmo que foram eleitos, mas é óbvio que gostaria de ter sido consultada. Mas agora já foi, o caminho é aprimorar para não errar novamente e não, largar os postos vazios sem representantes porque deu a louca no menino mimado do Rafael que só representa a ele mesmo.

Queria pedir para que vcs reconsiderassem essa decisão precipitada e continuassem nos seus postos. Fiquem e façam um bom trabalho.

Sergio Telles, o bom, nunca foi inimigo ótimo. É o ótimo que é inimigo do bom, mas o problema é que não está bom, está ruim. Reconhecer os erros nos faz crescer.
Por isso a primeira reivindicação que faço a vc, meu representante, é na democratização das eleições para representantes, tanto do regional quanto do nacional. Isso não é excesso de democracia, é apenas democracia. É necessário que seja assim justamente para não dar margem, nem razão, aos revoltados de plantão.

Aprovo e apoio inteiramente os representantes escolhidos. Ratifico: Se tivesse a chance de votar, votaria nos mesmos que foram eleitos e insisto para que permaneçam em seus cargos e façam as mudanças necessárias.

Mãos a obra... vamos a luta!!!!
bjs Dani

Miguel do Rosário disse...

Oi Dani, deixa eu tirar umas férias desse blogprog. Vai me fazer bem. E esse negócio de "representante" é apenas uma decoração irrelevante. Não quer dizer nada. A gente mantém nossos encontros de quarta-feira, continuamos vivos e trabalhando, isso é o que importa.

Abraço,
Miguel

Rômulo Vita Filho disse...

Blz Miguel, tô sempre acompanhando o blog, e essa diversificação vem em boa hora.
abrs,

Anônimo disse...

......briguinha trotskista de baixo nível.......
preocupante.
em todo agrupamento humano existe aquele que precisa aparecer.
é necessário te com ele muita paciência.
e isso vem a ser, como dizíamos na escola, um problema sexual daquele que tumultua.
vaidades devem ser escondidas e sufocadas e não atiradas ao ventilador.
enquanto gente da esquerda baixa o nivel(sómente alguns), ao invés de somar causam a divisão.
e o pig segue intrépido e coeso.
ai a luta fica desigual.
e a esquerda não está em condições de abrir mão de seus melhores quadros.
resta um consolo:
no fim,
termina.
e no fundo
é raso.
abraço.
bobagens escritas por emerson57

Anônimo disse...

salve, miguel,

vá em frente, meu caro, navegar é preciso.
abração

carlos anselmo-fort-ce

Anônimo disse...

Aguardo ansioso a nova fase do Óleo...parabéns!

Anônimo disse...

Vá em frente, vc tem talento...

Anônimo disse...

Bom Miguel. Sempre leio teus artigos. Alguns admiro, outros descordo. Mas será bom te ver novamente postando sobre literatura e cinema. Agora, nesta questão do blog progressista... só cabe a você realmente avaliar. Afinal, vc. nunca foi muito de estar engajado em grupos mesmo, certo?

Flávio

Rildo Ferreira dos Santos disse...

Vou te contar uma pequena história de um momento da minha vida.

Entre para o Serviço Público em fevereiro de 1987. Naquele tempo, a extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam) pagava o que chamavam "indenização de ajuda de custo" por dia trabalhado e este pagamento, diferente do salário base, era pago pela Caixa Econômica Federal. O pagamento propriamente dito pelo Banco do Brasil.

Não raro, a tal "indezinação" era paga com muito atraso porque a chefia do Distrito podia manipular os recursos depositados para pagamento de pessoal. Pela primeira vez na história da instituição fizemos um movimento para regularizar isso e eu estava na "cabeça" do movimento. Quando findava o prazo para o tal pagamento, e quando não acontecia, eu reunia todos os servidores em frente ao Distrito de Nova Iguaçu e ficávamos acampados ali, sem trabalhar no campo, até que o pagamento fosse concretizado.

Desse movimento migramos para o Sintrasef, um sindicato com organicidade para tocar as reivindicações do pessoal de campo. Fui diretor do sindicato como representante de um núcleo na Baixada até descobrir que alguns não tinham menor compromisso com o movimento em defesa da categoria, mas ali estavam para fugir da práxis laboral.

Tentei desenvolver algumas atividades que pudessem conscientizar e formar nosso pessoal para uma verdadeira emancipação e fui candidamente defenestrado. Hoje estou esfiliado do sindicato porque eles não me representam mais.

Às vezes medidas como estas nos libertam e nos tornam mais felizes.

Anônimo disse...

Miguel,

Escreva o que tiver vontade. Nós estaremos aqui acompanhando e, se possivel, contribuindo.

Mas não deixe a trincheira ideológica, meu caro. Seus escritos têm sido um diferencial importante na chamada blogosfera progressista, pois suas análises mostram com dados que exercer o poder político está muito condicionado com as limitações de uma sociedade multifacetada. As críticas de alguns não devem te abalar não, pois voce está mostrando como a política acontece num mundo real.

Vá em frente.

Cláudio Freire

Anônimo disse...

Gosto de mistura

Spin

Da Vida e Alem disse...

Olá Miguel,
Sou assíduo leitor do seu blog e gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho de grande qualidade e aprofundamento do debate do cenário nacional. Também comecei a ler o seu livro-blog e isso motivou muito, pois também tenho um blog e achei sua idéia fabulosa. Gostaria de saber que modelo de blog você usou, pois realmente ficou caracterizado como livro. Tomara que possamos trocar umas idéias a respeito disso, sempre é bom ganhar experiência com os que já estão na estrada há mais tempo. Meu blog é http://davidaealem.blogspot.com/

Parabéns também pela iniciativa de dar uma nova guinada em seu blog. Abraços!

Társilo Coutinho

Marola disse...

Sugestão de pauta: vá à Macedônia (a locadora de vídeos, bem entendido) alugue Tokyo Story de Yasuhiro Ozu e após assistí-lo, escreva suas impressões a respeito. Da minha parte, considero esse filme uma obra-prima e creio, um tópico perfeito para uma salutar troca de figurinhas. ;)

Miguel do Rosário disse...

valeu, marola. sou socio da macedonia, e vou conferir este filme.

aproveito o espaco aqui dos comentarios para convida-los para um evento que me chamaram para cobrir.

sera meu primeiro post da nova fase.

é muito divertido. um grupo de produtores culturais de caxias, o mate com angu.

http://matecomangu.wordpress.com/2011/07/24/tem-gente-com-fome-links-e-referencias/

esse txt que pode te dar uma instigada
http://lurdinha.org/site/?p=1273

Anônimo disse...

Julio Cesar Montenegro Bastos, jcmontenegro@globo.com:
Cara Amy, estava com amig@s na serra de guaramiranga quando tive, por telefone, a noticia de sua morte. Alguns, como eu, ainda nem haviam recebido a comunicação pela televisão. Mas, parte social de lado, aqui entre nossos sentidos além dos que pensamos transmitir pela forma do corpo (por isto extra-corpóreos?), sinto uma aproximação artística, humana, com você. Pelo que me chegou quando viva, você era querida pela sua voz, o que pude constatar até pelas news sucessivas sobre a voz-surpreendente-numa branca-baixinha, você, lembrando o-vozeirão-de-cantoras-negras-de-sal-gospel-blus. Já pensou UMA pessoa representando O MITO? Alguém cheia de sound and fury meaning nothing? Quem sabe... até pra si...
Vi pela tv seu colorido bairro em Londres sua galera as lojas & modas gritando humanidade da forma mais selvagem. Camuflagem para uma desejada (des)integração? Sou cada vez mais friorento, prefiro calor de próximo do que de público tão distante que não se incomode com o barulho dos próprios aplausos. Frio ou calor, você se integrou. Totalmente. Afinal estamos sempre no mesmo mundo. (In)Conscientemente!

Sinhô norueguês Anders, pra falá cum sinhô pidi emprestada a fala de antigo escravo, pelo que escorrendo por canais televisivos me chegou, o sinhozim andou matano na noruega um bocado de brancos para alertá-los da ameaça negra da nuvem de estranhos no horizonte sendo necessário o país ser reunido em condomínio para afixar na(s) fronteira(s) a placa: PROPRIEDADE PRIVADA RESERVA-SE O DIREITO DE ADMISSÃO. Ao contrário do meu plá ca ami, não consigo compreender quem oferece a morte como generoso presente pessoal pro futuro-harmonioso-dum-grupo-humano que representa uns %%%% em nossa espécie humana, tão geral, como animal, como quando foi (re)descoberta por Darwin, o historiador da origem da nossa espécie. As outras espécies, afinal, nem leram o livro, né não?
De qualquer modo, descanse em paz. Pelo menos preso.

P.S. Planejador de como o ser humano deve to be or not to be, você jamais entenderá a beleza incerta duma árvore esgalhada e cheia de folhagem, como inclusive a nossa genealógica, com raízes em terras brasileiras.Quando ao pretendido efeito profilático do seu sacrifício, parece que deu zebra. O primeiro qualquer coisa de Oslo disse que vai continuar abrindo o pais e o poder. Afinal você morreu pra mostrar o poder do seu... poder...Pouco, não?

Apelido disponível: Sala Fério disse...

Parabéns! Da imprensa profissional, sugiro que passemos a exigir deles 'FICHA LIMPA', já que exercem um munus público, têm isenções várias e usam papel-imprensa livre de impostos, além de cobrarem uma baba pra publicar qualquer edital ou propaganda oficial e funcionarem sob regime de concessão de serviço público. Cassemos as concessões das empresas de mídia que tiverem 'FICHA SUJA', já que eles exigem ficha limpa dos políticos ... (dando o exemplo). Proponho a campanha: "COBREMOS TAMBÉM FICHA LIMPA DA IMPRENSA SUJA"

Apelido disponível: Sala Fério disse...

Várias empresas de comunicação são grandes devedoras da receita federal e da previdência e respondem a reclamações trabalhistas, execuções fiscais, processos criminais e cíveis.

Rogério Floripa disse...

Isto não demonstraria um certo amadurecimento do blog?

Documentário - Orwell Se Revira No Seu Túmulo
Investiga o que a mídia não gosta de falar: Sobre si. http://fwd4.me/07dK

Marcelo de Matos disse...

Caro Miguel. Penso que falando sobre o trem-bala, a desindustrialização, as exportações brasileiras, etc., você estava nos saindo melhor que a encomenda. Vale a pena mudar. José Sarney costuma dizer que sua vida tem duas vertentes - a política e a literatura. Espero que você não fique só com a segunda. Um abraço.

Marcelo de Matos disse...

Eu quis dizer: Vale a pena mudar?

Miguel do Rosário disse...

Oi Marcelo, continuarei escrevendo sobre política e economia, claro.

Ayrton S. Faria disse...

AAaaÊÊÊÊÊ garoto, tomou o remédio para o fígado que lhe recomendei?
BELEZA. Seja feliz antes de mais nada.

Anônimo disse...

Caro Miguel do Rosário,

um outro assunto a respeito do Rio: vim hoje daí (moro em Campinas) e fui ver o Complexo Rubem Braga, com o elevador que sobe para as favelas Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, com estação de metrô (é isso mesmo?). Descobri a existência do Complexo quase que por coincidência. Não entendo como não virou ainda um cartão postal do Rio (como o elevador Lacerda da Bahia). Mando aí um link com fotos e gostaria de ver manifestações dos cariocas.
O link:
http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/jbmc-arquitetura-urbanismo-transporte-publico-vertical-08-06-2011.html

Abraço

Luiz

Banca dos B-Boyzz disse...

Valeu Miguel! É preciso detalhar o trem-bala em números, cifras, motes e calotes... mas será ainda melhor escancarar as portas do vagão feminino para ver umas pernas! Enquanto a cidade dorme, no alto da colina as tochas de Spartacus promete um belo carnaval em Roma.
Alegorias da mutação - xandu

douglas da mata disse...

Miguel,

Há muito não nos falamos. E, hoje, após um tempo sem te ler, me surpreendi com a notícia, mas não com seu conteúdo.

É o seu momento. Respeitemos esse momento. Isso é a blogosfera em sua essência. Ir e vir, com compromisso com o que acredita, mas com independência suficiente para não deixar de enxergar a hora de preservar essa crença.

Não conheço os detalhes do processo que desembocou nessa decisão, mas há tempos percebi que o excesso de organicidade em algo que é, por natureza, volátil, acabaria por matar sua originalidade e uma boa parte de suas possibilidades.

Cada um reage de uma forma. Eu, como bem sabes, apelo e me debato, mas confesso que ando cansado.

Esse ambiente às vezes intoxica.

Faça o que escolher, temos a certeza de que será bem feito.

Postar um comentário