29 de março de 2006

Calejado em crises


(Em 2005, o salário sobe e o desemprego cai. Enquanto o Globo publica cartinhas
chorosas da classe média TFP, o povo festeja a vida e vota em Lula )

A queda do ministro Palocci abriu mais feridas no campo governista e em seu imenso exército de simpatizantes. Levará alguns dias para cicatrizar, e deixarão marcas na pele, a serem incessantemente apontadas pela oposição. Os novos filisteus apontarão as marcas e dirão ao povo que são sinais malditos. Mas os lutadores sabem que só se fere quem se arrisca, quem age, quem toma posição. As cicatrizes serão as medalhas desta guerra. Daqui a muitos anos, quando os observadores elogiarem o vigoroso salto social, econômico e de política externa do Brasil durante o primeiro governo Lula, os combatentes de hoje saberão que contribuíram para isso. E lembrarão, com orgulho, dos momentos difíceis que enfrentaram.

A história se repete de forma muito interessante. A hostilidade entre setores do jornalismo e da oposição e o governo lembra muito a época Vargas e JK. Mas foi durante Vargas e JK que passos cruciais foram dados, de consolidação da autonomia econômica e industrial do país. Petrobrás, Vale do Rio Doce, Companhia Siderúrgia Nacional, Salário Mínimo, Leis Trabalhistas, Brasília, tudo foi criado e consolidado por estas duas lideranças excepcionais.

A atitude de Palocci e Mattoso, ao que parece uma atitude ingênua e arrogante, a saber, brincar com o sigilo bancário de um cidadão, mesmo que sob suspeita de ter sido subornado, representou mais uma facada nas costas no presidente Lula. Ele não merecia isso, justo agora que havia recuperado a popularidade e as contas públicas atingiram a maturidade necessária para o início de uma nova fase de investimentos.

Mas aconteceu, bola pra frente. Vale como lição para todo país. Espera-se que oposição também tenha aprendido e não volte a violar sigilos como tem feito nas CPIs. Como era de se esperar, Jabor, Miriam Leitão, Merval Pereira, os representantes políticos da oposição na imprensa, exultaram com mais essa chance de golpear o governo. Que se divirtam.

É preciso, no entanto, fazer justiça à firmeza e rapidez com que Lula e o ministro Thomaz Bastos determinaram a solução do problema. O governo podia ter encontrado um bode expiatório, como todos sempre fizeram em governos passados, mas não. Não é sempre que a Polícia Federal bate de frente, e derruba, um ministro da Fazenda. Em poucos países, por mais democráticos que sejam, a PF tem essa liberdade. Lula foi rápido, substituiu Palocci no mesmo dia, e Guido Mantega, ainda na noite de segunda-feira, concedeu entrevista como novo Ministro da Fazenda. Os efeitos negativos da crise foram amortecidos pela rapidez com que foi conduzida.

O governo Lula já está ficando experiente em crises, e este é o aprendizado mais importante de um político, ainda mais no Brasil. A direita brasileira é forte porque sabe conduzir as crises, mesmo que para ela seja tudo mais fácil, devido ao fato de ter a cumplicidade da mídia, inclusive porque em muitos estados, os donos dos meios de comunicação são ligados aos interesses partidários dos conservadores.

Os erros de Lula, ou de qualquer um de seu governo, são amplificados ad infinitum. Rodrigo Maia expõe dados sigilosos para o Jornal Nacional? Ninguém liga. Quebram o sigilo telefônico de Gilmar de Carvalho? Ninguém liga. Dirceu é cassado com base num processo sistemático de quebras de sigilo e vazamentos para imprensa, fator que produziu o quase linchamento moral do deputado? Ninguém liga. Mas quando quebram o sigilo de um caseiro que está fazendo um depoimento devastador, com consequências terríveis para a vida pessoal do Ministro da Fazenda, está criado o Carnaval.

Está certo, foi um crime. Tem que fazer um Carnaval mesmo e seria ingenuidade nossa querer a complacência do adversário. Não se trata de moral pequeno-burguesa. Isso é papo de PSTU. A lei foi violada sem necessidade. A Polícia Federal iria descobrir mais dia menos dia que o caseiro levou uma bolada. Palocci não suportou a tensão e surtou. Sempre desconfiei daquela calma excessiva dele. Ninguém suportaria a pressão que ele sofreu.

A investigação sobre o caseiro, no entanto, tem que prosseguir, porque muito mais grave que a quebra do sigilo bancário seria descobrir o suborno de uma testemunha numa circunstância dessa, contra um ministro da Fazenda, visando produzir desestabilização no país. Algumas vozes da oposição, inclusive a Miriam Leitão, já fizeram a cama: afirmam que não tem importância se o caseiro recebeu suborno ou não. Nada disso. Se recebeu tem que investigar quem foi o parlamentar que planejou esse golpe. Podiam começar quebrando o sigilo bancário e telefônico do senador Antero Paes de Barros, o inventor de Nildo.

Se o caseiro não passa de um bastardo de sorte, então que deixem-no em paz. A menos que o PFL quiser transformá-lo em candidato da deputado federal, como já fez com aquela Karina. Não interessa aos patriotas, porém, a intensificação da crise. O Brasil pode viver um grande momento econômico este ano, com geração de emprego e crescimento. A conjuntura é positiva e os setores sociais mais vulneráveis não podem pagar o preço de uma guerrinha de facções rivais.

Palocci caiu? Obrigado e tchau Palocci. Você foi muito importante, boa sorte e passe bem. Com Palocci saíram todos aqueles almofadinhas tucanos herdados do governo anterior, Murilo Portugal, Joaquim Levy e Marcos Lisboa. Adeus. Talvez Mantega seja um pouco menos muquirana que Palocci. Livre do FMI, orçamento recorde, contas equilibradas, será possível ao governo dar início a uma extraordinária fase de investimentos públicos em educação, saúde, agricultura familiar, recuperação de florestas, energia, financiamentos de casa própria, reforma agrária, etc. Mantega também será uma influência mais forte contra os juros altos no Conselho Monetário Nacional.

PS: Sobre a culpabilidade de Palocci e Mattoso, só espero que não seja mais uma armação dos golpistas. Tá difícil de acreditar que Palocci seria tão idiota, mas enfim... nós, simples mortais, estamos longe dos bastidores do poder.

Ah, e aconselho os visitantes deste blog a fazerem um passeio ao La Insignia, e lerem dois textos, o último do Fernando Soares Campos, "Breve, Muito Breve Nelson", e o "O jogo sujo da direita", de Gilson Caroni Filho.

18 comentarios

Anônimo disse...

USAR O QUE ESTIVER AO NOSSO ALCANCE

Amigos, não estou tentando demonstrar que no nosso país, hoje, não existe um golpe militar em andamento, porque isso é evidente. Ou seja, que não há "clima" ou "ambiente" para golpe militar. Mas o que vemos, hoje, são os golpistas de sempre, alguns até já exibindo suas crias e treinando-as para novos embates.

Vejamos, por exemplo, a queda e cassação do Dirceu, uma atitude golpista. A queda do Palocci. Vejamos o "efeito dominó" conforme o PFL passa à população, dando a impressão de que são os próprios impérios midiáticos que estão alertando a população. Para milhões de pessoas menos atentas (milhões), quem veiculou aquelas imagens foram as próprias empresas jornalisticas, para o povão, foi a televisão! O PFL, com vergonha de si próprio, esconde a sigla, que, no final da exibição das pedras do dominó caindo, aparece lá num cantinho, camuflada.

Alguém ainda acha que os golpistas não conseguiriam deflagrar (porque engendrado já está) um "escândalo" contra o presidente Lula? Um enredo "abominável"! Inventado! Coisa do tipo que quase ocorre nas eleições de 2002. Um golpe impedido pela ação de homens de bem, que conseguiram demovê-los da asquerosa idéia, com ajuda do próprio FHC, que deve ter fingido que não sabia de nada, mas que acabou mandando seus cupinchas abortar o plano. Em 2002 eles ainda tinham esperança de ganhar as eleições, mesmo que fosse por obra e graça de um milagre, por isso foram demovidos de suas más intenções.

Quando perderam a eleição presidencial, passaram a acreditar que o governo do presidente Lula seria um desastre, e esperaram, "conformados" com a derrota, que o governo caísse de podre pela incompetência. Nada! Pelo contrário, aí estão os resultados: um banho de competência.

Certamente ninguém acredita nem precisa nem deve acreditar em golpe à antiga, com os tanques cercando o Palácio do Planalto e defenestrando o presidente; assim, à força.

Quando os números, os gráficos e os relatórios demonstraram que este governo, tendo à frente um homem de pouca instrução formal, mas de muito saber empírico, fazia as nossas instituições darem um salto qualitativo e melhorava a qualidade de vida daqueles que só serviam pra eleger demagogo, o jeito foi criar o "Congresso Delegacia", nos moldes em que estamos assistindo. Apoiados por uma mídia que nem se defende das acusações de parcialidade e conivência, como podemos ler em centenas (milhares?) de textos na internet.

Pelo visto, ainda assim, aparentemente, estão em desvantagem. E o desespero bate à porta daqueles que sonham, em pesadelos hitchcockianos, com os seus retornos ao poder institucional, porque o poder econômico eles têm, suficiente para queimar dezenas de fazendas e laboratórios da agroindústria, grana suficiente para a perda de muitas cargas nas estradas, até para perderem um pouco, por uma "nobre" causa, com a queda na venda de drogas. Tudo, tudo mesmo, todo tipo de covardia será colocada em prática para depor o presidente Lula. Não duvidem de nada!

E tudo acontecerá com as bênçãos do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ou alguém acha que podemos contar com algum apoio de quem esteve no poder durante tantos séculos?

Não dá pra descartar nenhuma possível covardia. Para nos defender (e isso não é paranóia, está baseado no que assistimos), precisamos, no momento, acreditar em tudo isso que estamos vendo!

Enquanto não temos uma mídia a serviço do povo, a serviço de todos, o negócio é o seguinte: panfletagem, uso de todos os instrumentos dos quais dispusermos, para mostrar números, gráficos, relatórios, tudo!, tudo que pudermos fazer para comparar e demonstrar o BANHO DE COMPETÊNCIA

Segue, Hildegard Angel, no JB, e meu artigo hoje, em La Insignia.

Fernando Soares Campos

P.S.: Quando escrevi o meu texto, não havia lido o dela.

Hildegard Angel (JB, 27/03)

Nada mais realista do que aquele anúncio da oposição em que personagens do governo Lula vão caindo, um a um, como pedras de dominó. Agora foi o Palocci, até ele, o enfant gaté da imprensa!... Quebraram O sigilo do Henrique Meirelles, do Okamotto, de todos, e ninguém se escandalizou. Ao contrário, fizeram manchetes escandalosas, pressionaram o que puderam. Agora, o ministro da Fazenda é levado à renúncia, depois da iniciativa trapalhona do presidente da Caixa de bisbilhotar o sigilo do caseiro. E todos lambem os beiços... É óbvio que o objetivo geral da Nação não é a moralidade. É derrubar o governo, numa reação golpista em cadeia... quem viveu na carne as conseqüências incontroláveis de um golpe, como esta jornalista, sabe bem o pavor que lhe causa o atual cenário político nacional. Um festival de histeria regido pela mesma direita de 1964... Num Congresso onde foram vistas as coisas mais escabrosas (até o senador ACM dando sopapo no senador Suassuna!), todos se escandalizam porque a deputada petista dançou de alegria. Hipocrisia... ninguém se chocou porque o deputado pefelista deu uma festa, com pizza de verdade e tudo, comemorando a sua não punição. Se Brant fosse petista, estava lascado e cassado.... A CPI é um pretexto óbvio para derrubar o governo. Tudo vira motivo de escândalo, nossos parlamentares são todos freiras de convento, que vão de pretexto em pretexto, até encontrarem o motivo para derrubar Lula, última pedra do dominó... o que não deve estar longe de acontecer.(...)

Hildegard Angel

O meu artigo ("Breve, muito breve, Nelson") pode ser acessado aqui...
http://www.lainsignia.org

Anônimo disse...

Realmente, o rumo que tomaram as seguidas denúncias da oposição acabaram por enfraquecer o Governo e, por tabela, o ânimo dos seus defensores e simpatizantes. Estou entre os que avaliam que os estragos causados deveram-se menos à gravidade das acusações que à repercussão que se deu a elas e às estratégias armadas para refutá-las. Não bastasse a tendenciosidade da mídia e a ânsia da oposição em colher dividendos eleitorais, ampliando o campo de investigação e transformando em “bicho de sete cabeças” os episódios mais banais possíveis, alguns parlamentares do PT, de quem se esperava atitudes mais consistentes de combate às tentativas de difamação da oposição, mais atrapalharam que ajudaram. Que me perdoem os defensores dos senadores Delcídio Amaral e Eduardo Suplicy, mas acho que as atuações deles nas CPMIs foram desastrosas para o governo Lula. Delcídio, de ligações anteriores com o PSDB e sob a desculpa de atuar como magistrado, por ser presidente da comissão, não me surpreendeu tanto, mas Suplicy me decepcionou. As suas últimas intervenções na CPMI e na Corregedoria do Senado (que “investiga” o caseiro) acabaram por confirmar minha suspeita de que ele não tem mais compromisso com o PT e nem com o Governo.

Acho, ainda, que discussões internas tornadas públicas inoportunamente por meio de membros do próprio governo também contribuíram para fornecer material à mídia e à oposição peessedebista para o ataque. Alencar, Dilma, ou qualquer outro elemento do Governo teriam o direito de discordar da política econômica do ministro da Fazenda, mas não poderiam tornar pública essa discordância no momento em que o governo, como um todo, já estava sendo suficientemente bombardeado.

Sei que Lula não vai ter sossego. Novas denúncias serão feitas e as velhas serão requentadas. Lula, seus ministros e os parlamentares do PT vão ter que andar como se estivessem pisando em ovos. Os “donos do poder” vão querer retomar as “rédeas” do País a qualquer custo, inclusive ao custo do suborno de caseiros, doleiros, secretárias e outros que estejam a fim de ganhar algum dinheiro mais fácil. A mídia e a oposição vão continuar fabricando crises, mas espero que Lula possa superá-las todas com o nosso apoio.

Se mantivermos esse apoio eles vão quebrar a cara. Diferentemente deles Lula não está construindo um projeto de enriquecimento pessoal, mas um projeto coletivo de mudança da trajetória do País. Um projeto de inclusão social de uma parcela da sociedade brasileira - seguramente a sua maior parte - que usufrui minimamente da riqueza que produz e sempre ficou à margem dos benefícios do progresso. Foram esses trabalhadores, os estudantes e o que se costuma chamar de "intelectuais", que sob o olhar desconfiado da classe média e contra a vontade dos poderosos organizaram-se em um partido político, o PT, com a pretensão de reduzir o fosso social que separa a sociedade brasileira entre os que têm muito e os que nada têm, através do estabelecimento de uma correlação de forças mais equilibrada no campo político. Diferentemente do que pretendia algumas facções da esquerda brasileira, o PT não escolheu o confronto armado, para conquistar essas mudanças. Optou pelo caminho do convencimento no debate político e, dessa forma, conquistou o apoio de parte da sociedade. Lula formou-se nesse partido e nele preparou-se para assumir o governo do País.

Mantenho a opinião de que o Governo Lula tem falhas, não é o governo dos sonhos de todos nós, mas é o governo de esquerda possível nesse momento. Não bastasse o êxito de suas políticas externa e econômica ele foi o único que, na minha opinião, preocupou-se com os mais pobres. Por tudo isso, espero que possamos manter o ânimo para que Lula e o PT continuem tendo o apoio de todos os que desejam um País melhor.

Para finalizar quero esclarecer que, embora simpatizante, não sou filiado ao PT. Faço essa ressalva apenas para esclarecer que a breve análise que faço sobre a trajetória de Lula no partido é apenas uma visão pessoal, com a qual alguns petistas podem não concordar.

Miguel do Rosário disse...

Fernando, tenho acompanhado seus artigos e histórias no La Insignia, tendo eles me proporcionado momentos de enorme prazer. Vou lá ver a sua última "cria". Abraço e obrigado pela manifestação aqui neste espaço.

Miguel do Rosário disse...

Dilson, obrigado você também pelo inteligente comentário. Creio que estamos conseguindo ajudando, dentro das limitações dos meios que usamos, a expandir uma consciência política mais lúcida e menos manipulável para um número maior de pessoas. Abraço.

Anônimo disse...

A oposição de burra não tem nada. Elles fazem pesquisas quase que diárias. Sabem que no voto não tiram o Lula. Daí, vão partir pro ataque. Aguardem as próximas mexidas. Quem teve acesso à pesquisa do estado de Pernambuco pôde ver a força do presidente Lula: 63% das intençoes de votos dos pernambucanos. Na espontânea ele bate mais de 50% contra menos de 10% do segundo colocado. Lula leva no primeiro turno. Mas que vai ser uma campanha onde abaixo do pescoço, tudo vira canela.

Miguel do Rosário disse...

Pernambuco,héin? Não é a tôa que pariu Lampião...

Anônimo disse...

Não é de se estranhar a atitude desesperada da oposição de tentar um golpe a qualquer preço, isso é facilmente compreensível se analisarmos que a origem deles é da antiga ARENA, os civis servis das décadas de 60 e 70, associadas com os vendilhões da pátria, as prostitutas do capital estrangeiro, com uma pitada de traíras como os Roberto Freire e Heloisas Helenas da vida que servem de sustentáculos na pseudo intelectualóide esquerda com crises de amnésia e/ou idiotia.
Por incrível que pareça essa espécie é muito mais comum do que pensávamos, esses oligofrênicos imbecilizados que acreditam que qualquer literatura, mesmo que não compreendam é mais importante que tudo.O fato de ter lido Proust me cataloga como intelectual, mesmo que não compreenda nada ...
Se analisarmos essa crise como um todo, teremos um afastamento gradual de Lula do PT, na medida em que, na sua autofagia, em desesperada mea culpa, imbecil mea culpa, colocou uma carapuça da qual até agora não se livrou, paralisado pelas denúncias, algumas com base outras de um delírio convulsivo, mas todas devidamente aceitas...
Nesse isolamento, o operário Luiz Ignácio, gênio da comunicação, líder inato, o único lider nacional desse país, foi buscar, nos seus iguais, no seu povo, tão conhecido pelo mesmo, corintiano, churrasqueiro, tomador de pinga e com cheiro de perfume da Avon, sua base, seus pés, roubados por um partido ACOVARDADO, sem reação, inerte, autofágico, abismado com seus próprios erros.
A base de sustentação de Lula é invencível, ela não meandros da política, nem sabe quem foi Sartre, Marx passa longe, é cristã, gosta de futebol, de cachaça e de churrasco, adora bater papo e odeia intriga.
A gente, muitas vezes esbraveja e chama o outro lado pra porrada, mas não é isso que o povo quer, o povo quer música, dança, festa, escola, dignidade e salário. Quer alegria e esperança; coisa que a turma de lá e a de cá, muitas vezes, se esquecem.
Cada vez que um Arthur Virgílio esbraveja, perde muitos votos, toda vez que FHC, o débil, ataca Lula, esse ganha milhares de votos, toda vez que chamam Lula de analfabeto, atacam todo o povo, se o chamam de cachaceiro, atacam nosso povo simples. A inteligência do nosso presidente, seu conhecimento sobre essa população sofrida é emocionante, conhecimento de causa de quem, filho do mesmo povo tem a cara desse, espelha nosso povo.
A classe média demora a entender o recado que vem do proletariado e, históricamente se acha formadora de opinião mas, na verdade ela é como marido traído, o último a saber, conservadora e medrosa, sempre foi cauda de cometa, nunca teve brilho próprio, desde os pequenos burgueses ela sempre teve medo de andar com as próprias pernas, encurralada entre os ricos e os pobres. Último tentáculo da direita, a classe média gerou Lacerda e 64, e os tucanalhas e pefelistas representam essa classe média pseudo moralista a quem, num pincel expressionista, Nelson Rodrigues detalhou tão bem.
A CLASSE MÉDIA É A DIREITA, MORALISTA E HIPÓCRITA!
As grandes mudanças da humanidade passaram pela elite ou pelo proletariado, Lula, genialmente conseguiu agradar ao proletariado, sem desagradar a elite, gere emprego que você ganha.
A nossa bandeira é o nosso povo, proletário e digno, legiões de desesperados que estão sendo tratados com DIGNIDADE!
Nada mais representativo que essa tentativa alucinada de golpe da direita brasileira, da classe média tucana e pefelista, exploradora do pobre, sanguessuga!
Nada mais genial do que a tranquilidade de Lula, ele sabe o que faz, sabe que está do lado do povo, e esse, somente esse foi seu companheiro, fiel companheiro, sem dúvidas, sem medo do brilho do sol, sem medo da felicidade, mesmo nós, fiéis a uma causa, não temos o poder desse povo que, ao contrário do que pensamos, elegeu Lula e o reelegerá
Não precisamos temer o golpe, no pasarán. MAIS FORTES SÃO OS PODERES DO POVO.

Miguel do Rosário disse...

marcos, muito bem colocado. concordo com voce.

Anônimo disse...

Inté essi ano passado
vivi na escuridão
cum a luz de lamparina
alumiando o sertão
meu banho? só de bacia
e, as veis, passava seis dia
sem sabe como tomá
gás, lá na mata num havia
lenha, tinha que cortá
mas, isso nem todo dia
se lá na terra chuvia
num dava pra encontrar
minhas criança fedia
intão tacava perfume
a lua era nosso lume
os grilos a companhia
no frio então sofrimento
calor era outro tormento
inté tentamo comprá
e trazer a luz pra casa
mas num dava pra pagá
o que os moço me cobrava
Inté que veio esse Lula
e, luz pra cá me mandô
preguntei quanto é que era
os moço nada cobrô
minha muié ficou fula
como pode, seu dotô?
um me cobrá uma fortuna
isso é que é gente gatuna
tremendo aproveitadô.
apois bem, minha muié
insistiu prá gente tê
não uma coisa qualqué
quis comprá a tar teve.
e uma tár de paranóica
pra meiorá as image
naqueles canto de varge
onde proseio de córca
ouvino meus cumpanhero
veio o tár de zé fulero
me dize que eu to errado
que pra sabe das nutiça
tem a tar teve senado
onde o povo rebuliça,
fais as lei do meu país,
entonce disse, feliz
muié ficarei preparado
pra sabe dessas história
antes dos outro sabê
das lei, que de memória
fais o brazi mais crecê.
Pois então, fui assisti
antes eu num tivesse ido
meu santo tempo perdido
um troço que eu nunca vi.
Fofocada o dia intero
pior que a cumade Rosa
quando, num dedo de prosa
fala már do mundo inteiro!
tem uns tar de senadô
que vive falando mal
Meu Deus, que cara de pau
isso é triste sim sinhô.
das lezes num falam nada
as coisas anda parada
nada de bom aprovô.
Tem um moço da mão santa
fala, fala e nada diz
se tá achano que me encanta
tá me fazendo infeliz
meu fio precisa de escola
mais eles num dão nem bola
prum projeto que miora
salário de professô,
além de bota na escola
os fio dos sofredô,
mais cedo móde estudá
inté podê sê dotô.
inveis disso eles prefere
falar mal da vida alheia
isso tudo ansim me fere
como cortasse na veia
tem um tár de magalhães
que veio la da Bahia
me dissero, que esse então
é o grande campeão
da tár de fofocaria
que foi pego, no fragrante
mas escapô, fugidio
vortô pió do que antes
cumo o tár do seu virgio;
um que balança o pescoço
engasgado com um osso
que cisma em nunca descê.
fala már de todo mundo
chama os outro pra porrada
fala tanto e num diz nada
adora fofocaiada
pior que tudo é a magrela
uma moça alagoana
que, me disséro ser ela,
moça que nunca se engana;
esbraveja todo dia
ninguém presta pressa moça
fala de jão e maria
fala tanto que alvoroça
a quem num presta atenção
pressa moça nada presta
o governo e oposição
me dissero foi expursa
pelos tar trabaiadô.
agora a moça tá avursa
junta cum tar senadô.
que cobrava dos colega
uma tar de percentage
mais isso o moça renega
fala que isso foi bobage.
E as lezes ninguém diz nada
prefere a fofocaiada
vida dos otro é que importa
viva a tar malidicença
se o povo tá cum doença
que essa espere na porta,
primero fofocaiá
se fosse notro lugá
esses cabra despidido
ia, pelo patrão corrido
por num querê trabaiá.
a turma de preguiçoso
botá uns terno vistoso,
eles são tão presunçoso
que se acham mais gostoso
recebem sem trabaiá
desliguei o tar caná,
se for falá sem proveito
fico bem mais satisfeito
cas fofoquera daqui,
esses cabra dão o direito
da gente vir reclamá
ou dervove seu salário
ou turma de salafrário
por favor vão trabaiá!

Anônimo disse...

moço. me de atenção
isso num é verdade não
num posso cre nessa história
que, ao longo da memória
nunca vi outra iguá
me disserum, vou contá
embora é muito difícil,
mas por osso desse ofício
de contá as novidade
que corre lá nos jorná
nos jorná la da cidade
coisa de se admirá.
sou obrigada a fala
sumpaulo é a capitá
mais rica desse país
isso é o que o povo diz
mas num parece mais não
por conta da doação
dum sujeito costureiro
que, com belo coração
cum pena dos brasileiro
que com muita precisão
pra num anda mal vestido
e, proveitando os tecido
resolveu da essas ropa
que são mió que de estopa
prá pode distribuí
como nóis fais ca na roça
cas ropa que nois num usa,
é umas peça de saia
carça e inté umas brusa
coisa iguá nunca vi
contam que tinha calçola
rasgada no fiofó
tinha uniforme de escola
presse povo que dá dó.
inté aí tudo bem
isso é coisa bem normá
isso é coisaque ninguém
pode um dia arrepará.
Deu pra tár de dona Lu
muié do governador
pra ela sim meu sinhô
pois se fosse pra Daslu
as ropa ia pra vender
nas tá de liquidação
e não era isso não
que ele queria fazer.
Apois bem, isso é surpresa
de causá dmiração
as ropa ficarum presa
antes de sair pro povão
parece uma mentirada
dum sujeito faladô
repare bem, é muié
dum homi, governadô
num deve ter percisão
de ropa , ainda mais usada
dessa meia cum chulé
dessas carcinha furada
dessas peça de brechó
no fundo isso me dá dó.
ver essa moça bunita,
pegar vestido de chita
e num dá pros mais pobrim
prá falar bem a verdade
se dependê mais de mim
vou percorrer a cidade
e nas roça aqui de perto,
pra nois fazer a vaquinha
isso eu acho bem mais certo
comprar umas roupa nova
e presentear a dona
pois até que alguém me prova
vai terminar peladona.
também casou enganada
o marido não me engana
deixar a muié pelada
é coisa de safardana.
Seu Geraldo, dá licença
falo por experiença
dá umas ropa bem bacana
das Casa Pernambucana
senão a moça se enjoa
e vai pra outra canoa.
percebendo n' hora errada
que essa canoa é furada!

Anônimo disse...

MUITO ME DEIXA CONTENTE
O SABER QUE MINHA GENTE
NÃO VAI SE ENGANAR DE NOVO
TEM TANTO CABRA CONTENTE
TANTA GENTE INTELIGENTE
NASCIDA NO NOSSO POVO
CRIADA COM SOFRIMENTO
SABENDO O VALOR DO PÃO
DO SUOR, DESSE ALIMENTO
RETIRADO DESSE CHÃO.
TÃO QUERENDO NOS ROUBAR
TENTANDO LUDIBRIAR
MAS NÃO CONSEGUEM MAIS NÃO
NOSSA GENTE VAI MOSTRAR
QUE TODO ESSE BAFAFÁ
NO FINAL, VAI SER EM VÃO;
QUANDO ESSES HOMENS ESTAVAM
NO COMANDO DA NAÇÃO
TUDO AQUILO QUE ACHAVAM
FAZIAM DE DOAÇÃO
PRAS OUTRAS TERRA ESTRANGEIRA
FIZERAM TANTA BESTEIRA
SE ENRICARAM SEM PUDOR,
MAS A GENTE BRASILEIRA
CANSADA DE BANDALHEIRA
PROUTROS LADO BANDEOU.
FORAM PROS BRAÇO DUM MOÇO
NORDESTINO E OPERÁRIO
QUE, SEM FAZER ALVOROÇO
NUM ABRAÇO SOLIDÁRIO
AO MUNDO TODO ENCANTOU
CHAMADO DE CACHACEIRO
PELOS BEBEDO DE VINHO
TEM CARA DE BRASILEIRO
DOS PRESIDENTE, O PRIMEIRO
QUE NÃO VESTIA DE LINHO
PRESIDENTE DO BRASIL
COISA MAIS QUE VARONIL
NÃO É MESTRE NEM DOUTOR
MAS, SABENDO O QUE É AMOR
NOSSO POVO CONQUISTOU.
NO DIA A DIA DO POBRE
PROFUNDO CONHECEDOR
NÃO FAZ POSE DESSES NOBRE
TAL QUAL O QUE JÁ PASSOU
ANTES DELE NO PODER
QUE, PARA ME CONVENCER
ENROLAVA BEM A LÍNGUA
E DEIXAVA A GENTE À MINGUA
TRADUZIDA PRO FRANCÊS
OU QUEM SABE PROS INGLEIS
VER QUE ESSE TAL POLIGLOTA
FEZ SEU POVO DE IDIOTA
E TUDO DELE VENDEU
SÓ NÃO VENDEU O ORGULHO
DO POVO TRABALHADOR
NOSSA HISTÓRIA, NO ENTULHO
UM LUGAR, O CARA ACHOU.
MORRENDO DE CIUMADA
DO PRESIDENTE OPERÁRIO
FALANDO CADA MANCADA
ESSE VELHO SALAFRÁRIO
PRA QUEM O APOSENTADO
A QUEM O RESTO DO MUNDO
AGRADECE SEU TRABALHO
SÃO TODOS UNS VAGABUNDOS
VAI PRA CASA DO C...
POIS BEM, DEPOIS DISSO TUDO,
COM NOSSO POBRE ESTUDANDO
VENDO SEUS FIO CRESCENDO
JÁ PODENDO ACREDITAR
QUE ELE, POBRE TÁ VIVENDO
DE MANEIRA SALUTAR,
TENDO ESSE ORGULHO DE SER
CHAMADO DE CIDADÃO
VEM ESSA TURMA SAFADA
QUERENDO SÓ POR QUERER
TIRAR DO POVO A INVERNADA
TRAZER A SECA PRO CHÃO
DE NOVO VER O POVO SOFRER
PASSAR FOME NAS CIDADES
MENDIGAR PELO SERTÃO
ISSO SÃO CALAMIDADES
QUE ME DÃO TANTO VEXAME
PIOR DO QUE AS TSUNAMI
PIOR QUE MIL TEMPESTADES
PIOR QUE BICHO PAPÃO
MAS DO JEITO QUE DEUS É BÃO
ESSA TURMA DO DIABO
DO NOSSO SONHO MACABRO
VAI VIRAR ASSOMBRAÇÃO
VAI ASSOMBRAR OUTRAS BANDA
AQUI NÃO VOLTA MAIS NÃO
NOIS VAMO DAR UMA COÇA
PRESSA TURMA DE LADRÃO
PROCURAR EM OUTRA ROÇA
QUE A NOSSA TEM PRECISÃO
É DE GENTE BRASILEIRA
QUE CONHEÇA ESSA NAÇÃO
QUE AME NOSSA BANDEIRA
QUE SEJA TUDO CRISTÃO
POIS NÓS SOMOS VERDADEIRO
HONESTO E TRABALHADOR
NOSSO POVO É O PRIMEIRO
GENTE DE BRIO E VALOR.
VOCES TUDO, SEUS VENDIDO
NUNCA FORAM BRASILEIRO
NOSSO POVO TÃO SOFRIDO
NÃO MERECE OCEIS DE NOVO
VÃO PROCURAR OUTRAS TERRA
VÃO PROCURAR OUTRAS SERRA
PRA FAZER OUTROS DE BOBO.
VOCEIS TEM FOME DE GULA
DE ROUBAR TUDO QUE É NOSSO
POR ISSO NOSSO POVO É LULA
QUE CONHECE DESSE OFÍCIO
NOS TIROU DO PRECIPÍCIO
PR' ONDE VOCES EMPURROU
PRA BERADA DESSE FOSSO
E QUASE QUE NOS MATOU
VADRE RETRO SATANÁS
VAI SEMBORA COISA RUIM
DEIXA NOSSA GENTE EM PAZ
TÁ MUITO BOM É ASSIM
VÃO PRA OUTRA FREGUESIA
QUE TEM A CARA DOCEIS
INFERNO É TAL PARADEIRO...
ANTES QUE AMANHEÇA O DIA
EU QUERO SÓ VER VOCEIS
TER QUE OUVIR A POESIA
DESSE POVO LIBERTADO
NOSSO CANTO DE ALEGRIA
ECOANDO NAS MONTANHAS
NOS VALES, NO PANTANAL
SENDO NOSSO CARNAVAL
O GRITO DE LIBERDADE
QUE TANTAS VEZES, CALADO
VAI NAS RUAS DA CIDADE
DO POVO MARAVILHADO
DE EMOÇÃO EMBRIAGADO
DIZENDO A DEUS OBRIGADO
POR PODER, NO MUNDO INTEIRO
TER NASCIDO BRASILEIRO!

Anônimo disse...

a luz que brilha, trilha tanta espera
de tempos tantos, cantos insensatos
pobre codeiro entregue a essa fera
o povo, vagos sonhos mais cordatos

nossa esperança, frágil sentimento
rapidamente surge, brilho intenso
e nossa estrada luz, contentamento
eis que agora aflora, céu imenso

navegam sonhos, pátria verdadeira
num prisma belo, sela com vigor
tudo o que, jamais fora tão inteira

o renascer da vida, com amor
DIGNIDADE traz, sela a primeira
de tantas quantas, com o mesmo ardor...

Anônimo disse...

Querem calar teu canto, meu amigo
Querem sangrar teus sonhos e esperanças
acreditam que, em ti, vive o perigo
temem a tua glória de crianças

temem, mais que isso tudo, o belo brilho,
na trilha, teus pés marcam tuas lutas,
as velhas lutas; viva teus filhos,
presas, outrora, fáceis das astutas

raposas velhas, sádicas, cruéis;
que, destroçando sonhos, matam vida
devoram tudo, nem restam anéis

te querem morto e cego; sofrida
curva d'estrada triste, de viés.
na guerra santa, bela e aguerrida

Anônimo disse...

MOÇO. POR FAVOR ME EXPLIQUE
NUM CONSEGUI ENTENDER
NO MEI DE TANTO TRAMBIQUE
DANÇAR NUM PODE PRUQUÊ?
POBRE DAQUELA SENHORA
COMEMORÔ A VITÓRIA
DO CUMPANHERO DAS HORA
MAIS DIFÍRCE DESSA HISTÓRIA
PRUQUÊ NUM PODE GOSTÁ?
AMIZADE É COISA BOA
PUR ISSO, NUM É À TOA
QUE PODE COMEMORÁ!
ME CONTARO QUE UM MINERO
DAS BANDA DA OPOSIÇÃO
JÁ TINHA ANTES, BEM PRIMERO
NUMA COMEMORAÇÃO
NUMA COISA QUE ME ATIÇA
COMIDO UMAS TÁR DE PIÇA
COM MUITA SOFREGUIDÃO.
APOIS BEM PRU QUE ELE PODE?
E A MOÇA NUM PODE NÃO,
PRUQUE TANTO DO SACODE
PRUQUE TANTA MAIAÇÃO.
NUM FALEI QUE DANÇA BEM
BEM, DEVE SER PUR ISSO
QUE TANTO FOI O ATIÇO,
OU ENTÃO CREIO TUMBÉM
NA ALEGRIA, POBRE INCOMODA,
OS RICO COISA NOVIÇA,
ENCHE OS BUCHO DE PIÇA
A DOS POBRES ELES PODA.
NUM CUSTUMA POBRE NÃO
CEIS TEM QUE FICAR CALADO
NUM PODE FAZE FESTANÇA
MUITO MENOS, VIR DE DANÇA
QUE É FARTA DE EDUCAÇÃO.
OS RICO PODE XINGÁ
CHAMÁ OS OTRO PRA BRIGA
VIVER FAZENDO AS INTRIGA
NADA VAI INCOMODÁ.
MAS, SE OS POBRE COMEMORA
AS VITÓRIA DO FLAMENGO,
SE A PATROA FEZ UM DENGO
NUM MINUTO, SEM DEMORA,
VEM, BOTA AS UNHA DE FORA
ESSA TÁR OPOSIÇÃO,
XINGANDO O POVO MAIS POBRE
NUM PODE TÊ AMIZADE
QUE TEM LOGO QUEM O COBRE
O MARTRATE DE VERDADE.
ACHO QUE TO ENTENDENO,
ESSA TÁR SITUAÇÃO.
MESMO PRUM CABRA PEQUENO,
MAS PURO DE CORAÇÃO,
O TROÇO TÁ EXPLICADO,
PRA QUEM SÓ TEM ALIADO,
NUNCA TEVE AMIGO NÃO
É MUITO DOS COMPLICADO
ENTENDER AS AMIZADE,
PRA QUEM SÓ SABE MALDADE,
NUM ENTENDE DISSO NÃO.
ADEPOIS VÊM ME DIZER
E QUEREM ME FAZER CRER
QUE TEM DEUS NO CORAÇÃO!

Miguel do Rosário disse...

Rita, obrigado pela valorização deste espaço de comentários, com tantas belas poesias. Vou ler todas com atenção e carinho. Abraço. Miguel

Anônimo disse...

A Folha começou a campanha pelo impeachment, o texto abaixo, de hoje, não deixa dúvidas.

A sociedade precisa reagir ao golpe, imediatamente.

VINICIUS TORRES FREIRE

Lula, Nixon, impeachment
SÃO PAULO - Um cidadão, presidente ou caseiro, apenas pode ser culpado de crime depois do devido processo. Mas acusar Lula da Silva por crime de responsabilidade agora depende apenas da conveniência ou do grau de pusilanimidade políticas do Congresso. Lula é suspeito de acobertar crimes cometidos por seus subordinados na conspiração contra o caseiro Francenildo Costa.
As penas para os crimes de responsabilidade são a inabilitação para funções públicas e a destituição do cargo, mais conhecida como impeachment. As penas são cabíveis ainda que tais crimes sejam "simplesmente tentados", diz a lei 1.079 de 1950, que define tais delitos.
Lula pode ser acusado de cometer crime de responsabilidade contra o livre exercício dos direitos individuais por tolerar que autoridades sob sua subordinação imediata praticassem abuso de poder, "sem repressão sua" (artigo 7º, 5, da lei 1.079).
Pode ser acusado de crime de responsabilidade contra a probidade na administração "por não tornar efetiva a responsabilidade dos subordinados, quando manifesta em delitos funcionais ou na prática de atos contrários à Constituição" (artigo 9º, 3).
Lula tolerou Palocci, Mattoso e talvez outros mais sem denunciá-los de imediato, mesmo sabedor dos seus crimes (pois crimes havia, faltava apenas definir mandante).
Ao elogiar Palocci em público, em vez de denunciá-lo, Lula procedeu de "modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo" de presidente (artigo 9º, 7).
A queda de Richard Nixon (1913-1994), presidente dos EUA, começou com uma quebra de sigilo, a invasão do comitê eleitoral da oposição democrata, em ano de campanha eleitoral (1972). Era o Watergate.
Nixon conspirou para acobertar a ação criminosa de seus assessores diretos e partidários. Ainda assim, foi reeleito, com maioria folgada. Ainda assim, enfrentou processo de impeachment. Pouco mais de dois anos após a violação do sigilo de seus adversários, com assessores na cadeia, desmoralizado e arrasado politicamente, Nixon renunciou, em 1974.

Anônimo disse...

Temos que entender o desespero da oposição; Lula é o presidente mais carismático da história desse país, mesmo mais que Getúlio e Juscelino, toda as trapalhadas dos mais diversos setores do governo, sucesivas e inesgotáveis, se fosse outro que não Lula, já teriam levado o barco ao naufrágio.
O impedimento nunca ocorrerá, esse vem do povo e o povo está com Lula, mesmo que todas as peças do xadrez caiam, esse rei não tomará xeque-mate.
Collor caiu por vontade e pressão popular, essa nunca abandonou Luis Inácio, cuja vida política e expressão internacional nada têm a haver com o aventureiro Fernando Collor.
O maior sonho das oposições é ter Lula do lado deles e, como isso nunca ocorrerá, por causa de sua ideologia socialista e sua história. a inveja toma conta dos mais diversos setores da oposição, que não tiveram a visão de José Sarney, Ciro Gomes, Itamar Franco, Renan Calheiros entre outros de se aliarem ao líder, o maior da América Latina, o único a quem um Hugo Chavez respeita, a quem um Stédile respeita e a quem um Leonardo Boff admira.
A tentativa das oposições é, politicamente válida, o problema é que, embora tudo que fizeram e, pior, o que nossos aliados fizeram, não conseguiram derrubar o líder, esse continua liderando as pesquisas e, se não fossem as nossas trapalhadas, essa eleição teria um resultado histórico, não só no Brasil, como também na história da democracia mundial.
A diferença entre Lula e o PT é inimaginável, a cada dia, o partido se mostra imaturo e primário; nesse ponto, os tucanos e pefelistas, acostumados com as falcatruas do poder, são mestres.
Não nos cabe julgar o adversário a toda hora e colocar a culpa das lambanças neles, eles estão no papel que lhes cabe; nós é que não aprendemos a lidar com o poder, temos urgência em faze-lo.
É óbvio que, se não fosse o Suplicy talvez não houvesse CPI e, muito menos o caseiro teria sido convocado e, numa última análise, a queda de Palocci se deve a Sir Eduardo, o ingênuo; se não houvesse a omissão no relatório parcial da CPMI dos correios, não teríamos que ficar sob a ameaça da oposição e, muito menos do "aliado" Serraglio.
Lula não está sozinho, ele conta com o povo, nós é que somos os pés podres da mesa, sorte que o pé restante, ,o povo é muito mais sólido que a gente imagina.
Até que ponto a gente ir até as ruas agora é bom ou ruim para Lula?
Creio ser muito mais importante o trabalho de formiguinha, tentando cativar cada vez mais o povo, mostrando que nós estamos do lado dele, dando força para que ele continue cada vez mais ao lado do líder, mais dele que nosso; pobres intelectuais que compramos Veja, Folha, Estadão etc...
O nosso povo lê seu próprio coração, e vê na cara do líder seu espelho. NÃO SOMOS NÓS O ESPELHO, PRA SORTE DO POVO!
Todo dia, a imprensa tenta destruir o ídolo, mas seus pés não são de barro, o máximo que conseguem é arranhar o aço de que é feito; por culpa nossa,
exclusivamente nossa. Quem mandou Suplicy convocar o caseiro, quem mandou Palocci mandar investigar o próprio, quem mandou um imbecil qualquer divulgar o resultado, como se fosse um troféu. UM TROFÉU À IMBECILIDADE E A INGENUIDADE CONGÊNITAS!
Claro que um Fernando Henrique Cardoso, um Arthur Virgílio, um José Serra, um Alckimin, nos dão nojo e olha que eles têm a mesma origem nossa, classe média, imagina então para o nosso povo, que não tem identificação alguma com essa turma.
Os dois maiores líderes antes de Lula, Juscelino e Getúlio, tinham a esperança num e a dignidade noutro, na voz. Lula tem os dois Dignidade para o trabalhador e esperança para o povo; essa mistura traduz a diferença estupenda entre Luis Ignácio e o resto; coisa que não pudemos perceber em toda sua magnitude e ainda estamos longe disso. A vitória nas eleições não foi nossa, ainda somos vistos com um olhar de desconfiança pelo povo, e pioramos nossa situação com a série de lambanças que fizemos.
Tudo o que temos de fazer nessa hora é torcer com muita fé para nossos aliados não fazerem mais TANTA CAGADA quanto fizeram até agora.
Deus ilumine nossos imbecis, por que Lula já ganhou uma Luz inesgotável.
Discutimos as corrupções dos adversários, essas são infindáveis, são todas esperadas e conhecidas, as nossas burrices é que são novidades; tantas quantas forem possíveis, de deixar os idosos na fila da previdência até mandar quebrar sigilo bancário e, pior divulgar o crime com orgulho; Deus nos livre da gente mesmo, é muito complicado conviver com esse festival de besteiras que assola o PT, o PT sim senhor, nada podemos falar do PSB, do PCdoB, da base aliada dos PMDB, PTB, PP e PL; esses estão nos dando um show de política, AS LAMBANÇAS MAIORES SÃO NOSSAS.
Confiar em Roberto Jefferson já é uma prova de falta de malícia, trazer uma cobra pra dentro de casa, depois não podemos reclamar da picada!
Falando em picada, a atuação do Suplicy é o fim da picada, meu Deus, dê juízo a esse homem, o Supla tem mais qualidades intelectuais que o pai, suas letras e músicas soam melhor que as atitudes irresponsáveis de "papito".
Por fim, Deus proteja Luís Inácio e o livre de todos os pecadores e, principalmente dos TANTOS PATETAS que, infelizmente jogam no nosso time!

Anônimo disse...

No começo do século 20, Rui Barbosa queria ser presidente da república e, num discurso elitista colocou a culpa da miséria do país nas costas do lavrador, ou seja, das camadas mais humildes, que agora tem a possibilidade clara de, pela primeira vez na história do país mudar essa situação. LEIA COM ATENÇÃO E ENTENDA POR QUE LULA É IMBATÍVEL
RESPOSTA DO GECA TATU
CATULO DA PAIXÃO CEARENSE

Seu dotô!... Venho dos brêdo
só pru móde arrespondê
toda aquela farunçage
que vancê foi inscrevê
Eu não sei lê, mas porém
o seu padre capelão,
que sabe lê munto bem,
leu prá nós tudo, im tres mez
o seu bunito sermão
Me dissérum, cá na corte,
que o seu doutô faz aquilo
de cabeça e sem trabáio!...
Vancê tem fôrgo de gato
e língua de papagaio!
Não têje vancê jurgando
que eu sejê argum canguçú!
Não sou não, seu conseiêro!
Sou do Norte!... Eu sou violêro,
e vivo naquelas mata,
como véve um sanhassú.
Vassuncê já me cunhece!
Eu sou o Geca-Tatú!!
Os hôme cá da cidade
me agarante que o sinhô
é o prêmêro entre os prêmêro,
é o mais grande brasilêro,
é o Dunga dos inscriptô!
Mas porém macaco véio
não mete a mão im cumbuca
vazia ansim, seu doutô!
Nós tudo já tá cansado
desta vida de rpcêro,
prá dá mío a tanto galo
que só canta no polêro.
Meu patrão e os cumpanhêro,
só leva a falá de lêzes,
que é uma grande trapaiada,
imquanto nós leva a vida
surrando as mão c'uma inxada.
Cum toda essa mapiage,
vassuncê, seu senadô,
nunca um dia se alembrou
que lá, naquelas parage,
a gente morre de sêde
e de fome... sim sinhô!
Vassuncê só abre o bico
prá cantá cumo um cancão
quando qué faze seu ninho
nos gáio d'uma inleição!
Vassuncê, que sabe tudo,
é capaz de arrespondê
quando é que se ouve nos mato
o canto do zabelê!?
Im que hora é que o macuco
se põe-se mais a piá?
E quando é que a jacutinga
tá mió de se caçá?
Quando o urú, entre as foiage,
sabe mais assuviá?
Quá é, de todas as árve,
a mais dereita e impinada?
E a que tem o pau mais duro,
e a casca mais incourada?
-Vancê não sabe quá é
a madêra que é mai boa
prá fazê-se uma canoa!!!
Vancê, no meio da trópa
dos cavalo, seu doutô
óiando pros animá,
sem vê um só se movê,
não é capaz de iscuiê
um cavalo isquipadô!
Eu queria vê vancê,
no meio d'uma burrada
somentes pulo um isturro,
dizê, im conta ajustada,
quantos ano, quantas manha,
quantos fío tem um burro!
Vancê só sabe de lêzes
que se faz cum as duas mão!...
Mas porém não sabe as lêzes
da natureza e que Deus,
fez prá nós, cum o coração!
Vancê não sabe cantá
mais mió que um curió
gemendo á bêra da estrada!
Vancê não sabe inscrevê
no papé, feito de terra,
quando a tinta é a do suó,
e quando a pena é uma inxada!
Se vancê não sabe disso,
não póde me arrespondê!...
Óia aqui, seu conseiêro!...
Deus não fez as mãos do hôme
somentes prá ele inscrevê!
Vassuncê é um senadô,
é um conseiêro, é um doutô!
É mais que um Imperadô !...
É o mais grande cirdadão!...
Mas porém eu lhe agaranto
que nada disso seria,
naquelas mata bravia,
das terra do meu sertão!!
A mizéra, seu doutô,
tômbém a gente consola!
O orgúio é que mata a gente!...
Vancê qué sê Perzidente
e eu só quero sê rocêro
e tocadô de viola!
Vancê tem todo o derêto
de ganhá os CEM prú dia,
prá mió pudê fala!!
Mas, porém o que não póde
é a inguinorana insultá!
A gente, seu Conseiêro,
tá cansado de esperá!!
Vancê diz que a gente véve
cum a mão no quêxo, assentado,
sem fazê caso das coisa
que vancê diz no Senado!
E vassuncê tem rézão!
Se nós tudo é anarfabeto,
cumo é que a gente vai lê
toda aquela falação?!
Prá dizê que dois cum dois
faz quatro, seu Conseiêro,
vance gsta seis tintêro
e fala uma noite toda,
e um dia todo, intêrinho!
Vossa Incerlença parece
a cumade Ginuvéva
quando intica cum os vizinho.
Preguiçoso?! Madracêro?!
Não sinhô, seu conseiêro!!
É pruquê vancê não sabe
o que sêje um boiadêro
criá, com tanto cuidado,
cum tanto amô e alegria,
umas cabeça de gado,
e, despois, a impidemia
carregá tudo, cum os diabo,
in mêno de quatro dia!
É pruquê vancê num sabe
o trabáio disgraçado
que um homê tem, seu doutô,
de incoivará um roçado,
e, quando o ouro do mío
vai ficando imbonecado
prá gente entonce cuiê,
o mío morre de sêde,
pulo só inturricado,
sequinho, cumo vancê.
É pruquê vancê não sabe
quanto custa um pai sofrê
vendo o fío crescendo,
dizendo sempre: Papai!!!
Vem me ensiná o ABC!
Óia aqui , seu Senadô!
NÃO É SÓ UMA QUESTÃ DE NOME!!
EU SÓ VOTAVA PRÁ UM HOME
SÊ PERZIDENTE, SE O CABRA
JÁ SUBESSE O QUE ERA FOME!!
EU NÃO QUERIA SABÊ
SE ELE ERA, CUMO VANCÊ,
UM DOUTÔ DE FALAÇÃO.
ABASTA SÓ QUE ESSE HÔME
FOSSE UM BURRO, CUMO EU,
MAS, PORÉM UM BOM CRISTÃO!
PRÁ SARVÁ O MUNDO INTÊRO,
ABASTA TÊ CORAÇÃO!
Se eu subésse, meu sinhô,
inscrevê, lê e contá.
entonce, sim, eu havéra
de sabê cumo assuntá!
Tarvez vancês não dêxasse
os sertanejo morrendo,
pió que fosse animá!
Prú móde a politicáia,
vancê qué que um home sáia
do sertão, prá vim votá
im Joaquim, Pedro ou Francisco,
quando vem sê tudo iguá!?
Preguiçoso?!... Madracêro?!...
Não sinhô !... Seu conseiêro!
Vancê num sabe de nada!
Vancê num sabe a corage
que é percizo um hôme tê,
prá corrê nas vaquejada!
Vossa incerlença não sabe
o valô d'um sertanejo
acerando uma quêmáda!
Vancê mente, sim sinhô!
O cabôco brasilêro
tem munto brío e valô!!
Nós é que já tá cansado
de trabaiá prôs doutô!
A gente não faz questã
de levá um dia intêro
cum uma inxadinha na mão!
A gente péde, somentes,
prá vancês não se esquecê
que nós tudo sêmo érmão!
Vancê tem um casarão!
Tem um jardim e uma xáca!
Tem criado de casaca!
E ganha, todos os dia,
-qué chova, qué faça só-
só pra falá, Cem mir ré!
Eu trabáio o ano intêro,
somentes quendo Deus qué!!
Eu vivo da minha roça,
me isfarfando, cumo um burro,
prá sustentá quinze fío,
minha mãe, minha muié!
Eu drúmo im riba d'um couro
n'uma casa de sapé!!
Vancê tem seu ôtrômóve!
Eu, prá vi no apovoádo,
ando dez léguas de pé!
Neste mez amarfadado,
prú vía de não chuvê,
ví a róça do feijão,
à farta d'água, morrê!!
o Só têve tão ardente
lá prôs lado do sertão,
que im mêno de quinze día,
perdi toda a criação!
A minha vaca - a Férmosa,
que amava cum tanto amô,
pul'uma suructinga
foi mordida, sim sinhô!
N a sumana arretrazada,
o vento tanto ventô,
que a páia que cobre a choça,
foi prús mato!...Avuô!!
Minha muié tá morrendo
só prú farta de mêzinha,
e prú farta d"um doutô!
Minha fía, que é bunita,
bunita cumo uma frô,
seu doutô! Não sabe lê!
E o Juquinha, que inda tá,
chêrando mêmo a cuêro,
e já puntêia a viola,
se intrásse lá prá uma escola,
sabia mais que vancê!
Prá falá de tantas lêzes,
vancê viveu assuntando,
nesta grande bibrotéca,
mais de quarenta janêro!
Inquanto lá no sertão,
o Antonio da Caturrita,
garrando o braço d'um pinho,
saluça, n'um disafio,
tres noite e tres dia intêro!
E, inda que prú má prêgunto,
vassuncê, que sabe munto,
diga, sem tutubiá:
- Quem foi que ensinou o Antonio
e o Mundico Cachacêro,
tanta coisa prá canta?!
Eu digo a vossa Incerlença
que isso é que é inteligença:
o sabê, sem se estudá!!!!
Preguiçoso?!... Madracêro?!
Não sinhô seu conseiêro!!
Vossa incerlença não viu
um cabôco istruviado,
c'um cravinote ou garruncha,
ispantá um bataião
d'uma prução de sordado!!
Vossa Incerlença parece
que não lê munto essas coisa
ou finge que nunca lêu!
Vancês têm munto talento!!!
Mas porêm pérciza tento,
cum a fôme e cum o sofrimento"...
Quem lhe agarante sou eu!
Vancê diga aos cumpanhêro,
que um cabra - o Zé das Cabôca,
anda cantando estes verso,
que, hoje, no meu sertão,
avôa de boca em boca;
"Eu prantei a minha roça!
O tatú tudo comeu!
Prante roça quem quizé,
que tatú quero sê eu!"
Vassuncê sabe onde tá
os buraco adonde véve
os tatú isfomeado?
-Tá nos palaço da Côrte,
dessa prução de ricaço,
que fez aqueles palaço
cum o sangue dos disfraçado!
Vossa Incerlença pércisa
dizê prús repubricano
que é percizo tê cuidado!!!
Patrão!...Vassuncês tem tudo!
Vancês tudo, leva a vida
munto bem adivértida,
passeando lá de ôtrômóve,
pula estrada da avenida!
Vancês tem rio de açude!!
Tem os doutô da Hingiena,
que é prá cuidá da saúde!
E nós?! Que tem? Arresponda!
No tempo das inleição,
que é tempo das bandaêra,
nós só tem uma cangáia,
prá levá toda a porquêra
dos doutõ politicáia!
Sinhô Doutô Conseiêro!
De lezes eu não sei nada!...
Meu dêrêito é a minha inxada!
Meu palaço é de sapé!
Quem dá lezes prá famía,
e a minha bôa muié!
Sou fromado quinze veis,
e sou tômbêm conseiêro,
pois tenho quinze fiínho!
Quem dá lezes prá minh'arma
é as dez corda deste pinho!
Vancê qué sê Pérzidente!
Apois sêje, meu patrão!...
Nós já ficava contente,
se vancês desse prá gente,
uns restozinho de pão!
A nossa terra - o Brazí-
já tem munta inteligença!!
Muntos hôme de sabença,
que só dá pra espertaião!!!
O que nós pede é a Piedade!
É um tico de Caridade,
prá nós vivê, cumo érmão!
Leve o diabo a falação!
Prá sarvá o mundo intêro,
abasta tê coração!
Pros hôme de inteligença,
trago cumigo esta FIGA:
Esses hôme têm cabeça,
mas porém, o que é mais grande
do que a cabeça é a barriga!!!
Vancê, quando faz sermão,
fala munto im riligião!
Apois bem, Nosso Sinhô,
que nasceu num prezepinho,
falava munto pouqinho,
cum clarêza e cum amô!
ELE, o Doutô dos doutô,
que era o exêmpro da humirdade,
escuiêu, prá seus apóstro,
entre os rico da cidade,
doze pobre, cumo Pedro,
que era um pobre pescadô!
E inté os pé desses hôme
o Cristo, um dia lavô!!!
Seu Conseiêro, um consêio!!
Dêxe toda a bibrotéca
dos livro, essa estupidêza,
vá estudá o Dêrêito
das lêzes na naturêza!
Vá vê cumo Deus é grande
e cumo póde ensiná,
as coisa que um hôme sabe,
sem sê percizo estudá!
Vancê leva, nestes livro
lendo e lendo, a toda hora!!
Mas porêm, eu só queria
cunhecê, seu consêiêro,
o que vancê inguinóra!
E abasta! Já vou me embora.
Si um dia vancê quizé
passá uns dia de fôme,
de fôme e tarvez de sêde,
e drumi lá n'uma rêde,
n'uma casa de sapé,
vá passá cumigo uns tempo
nos mato do meu sertão,
que eu hei de li abri as portas,
da choça e do coração.
Eu vórto pro matagá,
mas porém, ouça premêro,
vancê póde nos xingá,
nos chamá de madracêro,
pruquê nóis, seu Consêiêro,
não qué mais sÊ bestaião.
Inquanto os hôme de riba
dexá nós tudo mazômbo,
e só cuidá dos istômbo,
e só tratá de inleição,
seu Conseiêro há de vê,
pitando o seu cachimbão.
o Géca-Tatú se rindo,
cuspindo, sempre, cuspindo
ôiando ansim, prá vancê,
cum o quêxo sempe na mão!
Eu sei que sou um animá!
Eu num sei mêmo o que eu sou!
Mas porém eu li agaranto,
que o que vancÊ já falou,
e o que inda tem de falá,
e o que inda tem de inscrevê...
Todo, todo o seu sabê,
e toda a sua saranha,
não vale uma palavrinha,
daquelas coisas bunita,
que JESUS, n'uma tardinha,
disse im riba da montanha!

Postar um comentário