15 de março de 2006

Quebraram a cara

(Juliano Guilherme)

O Ibope divulgou hoje que Lula pode ganhar Alkmin, seu principal adversário político, já no primeiro turno. A recuperação política de Lula tinha sido apontada em pesquisas anteriores. A de hoje confirma que é uma tendência firme, e não só apenas entre "os pobres", como a mídia sugeria com indisfarçável desprezo.

O vergonhoso embate interno que desgastou o PSDB, a meu ver, já reflete o desânimo dos tucanos em face desta nova realidade política. Tenho a forte impressão que o vazamento do caixa 2 tucano, seja através da Lista de Furnas, seja pelas investigações da Polícia Federal, também influenciou a produzir o dissensso tucano em torno da candidatura pela presidência da República.

É impossível negar o prazer que sinto em imaginar as prováveis caras de bunda de certos colunistas políticos diante da demonstração de força do governo federal em superar a crise e recuperar a confiança do povo brasileiro.

Miriam Leitão, Merval Pereira, Clóvis Rossi, Arnaldo Jabor, Jô Soares, Lucia Hippolito, agora terão que encarar o fato de que a maioria de seus leitores e ouvintes apóiam o presidente da República.

O Ibope ainda não detalhou os dados da pesquisa de hoje, mas o último levantamento já indicava a forte recuperação do eleitorado de classe média, que é, ao fim das contas, o que importa para os grupos midiáticos, já que vendem seus produtos, principalmente, para esses segmentos.

A classe média, por ser assinante de Veja, Folha, Estadão, Globo, veículos que a tratam como ratinhos de laboratório, experimentando todo o tipo de manipulação psicológica, sexual, política, vem acessando cada vez mais a internet, onde encontra informações que neutralizam a influência da mídia corporativa. Esse fato pode ser observado nas seções de comentários e cartas dos principais blogs e sites políticos do país.

Sinto grande felicidade e mesmo um grande alívio em constatar que o governo Lula vem recebendo um forte apoio intelectual das classes médias, coisa que não ocorria antes da eleição nem nos dois primeiros anos subsequentes. Antes, Lula era apoiado somente pela esquerda de carteirinha, e mesmo assim esse apoio tinha as características contraditórias da esquerda brasileira, em grande parte ainda não arejada com as novas ideologias e, portanto, atrelada a um discurso e uma psicologia retrógrados, utópicos, infantis e rancorosos. Lula não tinha nem um mês de mandato e Caros Amigos, Brasil de Fato, Bafafá, PT, e quase todos os intelectuais esquerdistas do país caíam de pau no Lula sem dó nem piedade. O Governo Lula ficou isolado. Setores importantes da mídia de esquerda não faziam mais que repercutir, em sua própria linguagem, o mesmo discurso da mídia corporativa.

Um renomado intelectual canadense chegou ao cúmulo de escrever e divulgar uma tese segundo a qual Lula era uma invenção do FMI. Sites de esquerda, como o Resistir.info entraram de cabeça na onda. Por trás desse processo, havia ainda a crise ideológica do PT, em face de uma nova realidade geopolítica no mundo, com a vitória ideológica arrasadora do capitalismo. O socialismo contemporâneo ainda é tímido e avança sem muita insegurança num cenário hostil. Se a esquerda avançou de forma extraordinária na América Latina, desta vez o crédito não é dos intelectuais, mas do povo que ousou votar em candidatos e políticos de esquerda, sentindo talvez que somente a experiência, a dolorosa experiência do poder, seria capaz de provocar novas idéias e atualizar o socialismo.

Parte da esquerda, porém, se recusa a essa renovação ideológica. Continua amarrada a um socialismo conservador, autoritário. Outra é puramente oportunista, ou demagógica, como PSOL e PSTU. Procura se locupletar com a inocência ou o corporativismo de alguns setores sociais para conseguir votos.

Lula conseguiu vencer essa esquerda corporativa e, no ano em que disputa a reeleição, conseguiu o que nem os mais otimistas imaginaram: despertou a voz adormecida das massas. As cartas, comentários, depoimentos que lemos em toda parte em defesa do governo Lula não são mais acadêmicos da USP, filósofos da PUC, escritores, enfim todo esse segmento que monopolizava o discurso progressista. Hoje são comerciantes, analistas de sistema, professores de ginásio, aposentados, empresários, enfim nota-se uma tocante diversidade humana entre os defensores do governo Lula. O que é surpreendente é que a defesa de Lula desmente a tese de que os brasileiros são esquecidos, ignorantes políticos ou sei lá mais que incapacidades. São textos muito bem articulados, enriquecidos com estatísticas, análises isentas, e demais elementos que os tornam extremamente persuasivos. Alguns ainda não tem a manha com a linguagem escrita; cometem crassos erros de ortografia; o que pode gerar preconceito entre certa intelectualidade pedante, que ainda considera um ç ou ss no lugar um sinal de grande inteligência.
Estão errados; lendo sites da Bolívia, da Venezuela, do Haiti, nunca encontramos nenhum erro; é que são elites ultra-cultas que dominam todos os ramos da comunicação pública. No Brasil, alguns setores, antes bloqueados psicologicamente a qualquer manifestação escrita, agora estão sentindo-se mais livres, mais preparados, mais corajosos para enfrentar, de igual para igual, poderosos e argutos colunistas políticos. O misticismo da palavra escrita, pelo menos na política, está perdendo espaço para a manifestação espontânea do cidadão comum.
A própria crise política serviu para despertar um QI inusitado no grande público nacional. Hoje, quando vemos qualquer um desses colunistas ou blogueiros políticos destilarem matérias com venenos sutis e armadilhas teóricas, cria-se logo uma avalanche de leitores atentos que desmentem, com acuidade surpreendente, as ilações falsas, e apresentam dados novos, interpretações mais lúcidas, apontando os pontos dúbios. Essa atitude está obrigando ou obrigará muita gente a buscar a imparcialidade perdida e a tratar o governo Lula com mais respeito.

9 comentarios

Anônimo disse...

Miguel, essa pesquisa é falsa. E as falsificações vão continuar. Agora, mostraram Lula com menos votos do que teria; depois, mostrarão Lula caindo vertiginosamente. Tentarão criar um clima de já ganhou para Alckmin. Só considere as pesquisas a partir de agosto. Eu sei que é uma suposição ousada, mas se minha teoria sobre venezuelização da política brasileira e da de todos os países que vêm elegendo governos de esquerda estiver certa - e tenho muita confiança nela -, o que afirmo ganha lógica. Basta analisar as eleições em todos os países onde esquerdistas ganharam - com exceção do Chile -, e se constatará que, em maior ou menor grau, houve manipulações midiáticas contra os vencedores. O povo latino-americano está tomando consciência. Vou postar um texto em meu blog para relatar uma experiencia que me espantou sobre o grau de consciêntização da sociedade.
Abração,
Eduardo Guimarães

Miguel do Rosário disse...

Ô Eduardo, permita-me discordar de você. Acho justo você desconfiar da pesquisa. Mas historicamente no Brasil, as pesquisas chegam bem perto da realidade. São instituições, acho eu, mais sólidas do que em outros países. Aliás, a democracia brasileira, continuo achando eu (estarei sendo ingênuo?), é mais sólida que na maioria dos outros países latinos. A pesquisa pode até ser falsa, mas não se deve afirmar peremptoriamente. Particularmente, acho que ela reflete sim algum grau de verdade. No auge da crise, houve sim queda na popularidade de Lula. Normal, com todo aquele bombardeio. Agora, que as coisas estão mais claras e que os resultados da política social, econômica, externa, industria e agrícola estão mais visíveis, Lula se recupera. Tem uma lógica. Enfim, a pesquisa mostra Lula muito lá na frente, pelo menos em relação ao Alkmin. Contra o Serra, tá certo, quase empatado. As pesquisas que tinham na Venezuela eram ridículas, não tinham cientificidade, eram feitas somente nos condomínios de luxo dos bairros chiques de Caracas. Continuamos conversando... abraço.

Anônimo disse...

meu nome é ledino e confesso que fiquei meio surpreso com ascenção vertiginosa do lula mas bastante satisfeito.
vi o pequeno discurso do alkimin falando que o negocio não é denunciar é discutir economia na campanha, se for desse jeito ele vai levar uma surra impresionante e o lula sabe como ninguem que a economia que interessa ao povo é emprego, comida na mesa e se ele investir pesado nos programas sociais este ano vai deixar a oposição na poeira. abraços e rumo a vitoria, e se ela vier eu espero que seja extraordinariamente marcante o mandato, buscando transferir sem austeridade renda ao povo.

Anônimo disse...

Temos uma farsa sem tamanho montada em Brasília, sob os auspícios de uma oposição irada e irresponsável. Senão vejamos, ao falar sobre quem frequentava a "mansão dos sonhos tucanos", o caseiro diz que o DOUTOR ROGÉRIO BURATTI ia e que o Palocci tb, isso mesmo, sem doutor; muito estranho que um cidadão simples a um bandido dê senhoria e a um ministro chame como se fosse um cidadão comum, esse fato, mostra claramente a subserviência desse rapaz ao "DOUTOR" BURATTI; e, como empregado desse, nada mais natural que obedeça às ordens do seu chefe; Aliás, que figura espúria a desse sujeito, esse "DOUTORZINHO", tudo nele cheira a podridão, seu aspecto de bonachão demonstra a baixeza de caráter, a infame personalidade desse ser vil. Essa tem sido a tônica dessa história toda, desde o começo. A denúncia feita por um sujeito da naniquice moral de um Roberto Jefferson, ladrão declarado e associado aos grupos de extermínio do rio de janeiro, passando pelo Duda Mendonça, réptil elevado a gênio segundo a mídia, mas nada mais que um salafrário de segunda categoria, por um toninho da barcelona, por uma súcia enfim, de bandidos sob o aplauso de uma oposição vil e de aproveitadores de "esquerda", como Heloisa Malamada Helena, Roberto Freire, Gabeira, Pedro Simon, decrépito e arteriosclerótico; transformou-se nesse samba do crioulo doido, que tem na cpi do circo, digo dos bingos, seu maior refrão. o caixa dois, do qual o Roberto Jefferson tomou parte, inclusive roubando 4 milhões de reais, transformou-se, por um efeito de linguagem do crápula em mensalão; mensalão esse estupidamente colocado, como se o pt fosse comprar aliados e deputados do próprio partido. isso ofende a inteligência de qualquer um; o fato do pt ter adormecido e, na sua mea culpa ter se torturado, foi o maior motivo de crescimento dessa farsa.

Porém, o povo e não nós do pt, ele em sua sapiência, que elegeu Lula percebeu, sem que nós tivéssemos feito por onde, já que, assustados, não reaímos à altura aos ataques dos cretinos, recolocou Lula no seu lugar.

FOI O POVO BRASILEIRO, ESSA LEGIÃO DE FAMINTOS QUE ELEGEU LULA, E O REELEGERÁ, NOSSA PARTICIPAÇÃO, POR MAIOR QUE SEJA SERÁ PÍFIA PERTO DOS PODERES DO POVO. APRENDAMOS COM ISSO PARA SERMOS MELHORES. A ESPERANÇA NÃO MORREU, EMBORA NÓS NÃO TIVEMOS FEITO O QUE DEVERÍAMOS TER FEITO POR ELA. TIVEMOS COMPANHEIROS QUE FUGIRAM, CRISTÓVAM, CHICO ALENCAR, ETC... O POVO OS COLOCARÁ NO SEU DEVIDO LUGAR, NO OSTRACISMO...

Lula É O MAIOR LÍDER DAS AMÉRICAS, E UM DOS MAIORES DO MUNDO. PODE SER COMPARADO A UM PERÓN, A UM GETÚLIO VARGAS E, PARA SORTE DA OPOSIÇÃO ESCROTA E CANALHA, UM DEMOCRATA MUITO MAIOR QUE ELES. MUITO MAIOR QUE CHAVEZ, QUE FIDEL. UM DEMOCRATA, POIS SE NÃO O FOSSE JÁ TERIA TENTADO TOMAR O PODER COM O POVO QUE O ERGUEU E QUE, AGORA O REERGUE. ATENTEMOS POIS, PARA ISSO. NÃO HÁ LULINHA PAZ E AMOR, HÁ UM HOMEM GENEROSO E SÁBIO. TÃO SÁBIO QUE HOJE, NO ABRAÇO A GERALDO ALCKIMIN DEMONSTROU A VERDADEIRA FACE DO LÍDER.CABE AO PT ACOMPANHAR O LÍDER, NÃO SOMOS TRIO ELÉTRICO, O TRIO ELÉTRICO É O POVO SOFRIDO E FAMINTO DESSE PAÍS, E NÃO VAMOS PERDER O BONDE DA HISTÓRIA, ESTAMOS DIANTE DE UM DOS MAIORES LÍDERES DA HUMANIDADE E, MUITOS DE NÓS, OLHANDO PRO PRÓPRIO UMBIGO, NÃO PERCEBERAM ISSO. TANTO QUE NÓS TEMOS QUE PENSAR EM UM SUCESSOR PRÁ 2010 E, COMO AINDA NÃO TEMOS, É NISSO QUE APOSTA GERALDO ALCKIMIN, NA SUCESSÃO DE 2010. E, SE NÃO ESTIVERMOS PREPARADOS, PODE SER O SUCESSOR DE LULA, ESTEJAMOS ATENTOS.

Outra coisa, temos que ter orgulho de sermos petistas, orgulhos de fazermos parte do início da mudança desse país em busca de sua própria dignidade, pelo povo sofrido dessa terra, que é nossa pátria, ónde moram nossos irmãos, onde crescemos e sonhamos, participemos do nascimento dessa flor maravilhosa, que vencerá os canhões e ressurgirá a cada dia, no brilho dos olhos do meu filho, dos nossos filhos, das novas gerações.

Obrigado Senhor por estar viva nesse momento maravilhoso da história do meu país.

Rita de Cássia Tiradentes Reis

Miguel do Rosário disse...

Rita, obrigado pela bela manifestação.

Anônimo disse...

OLÁ COMPANHEIROS!

É UM PREVILÉGIO TER ACESSO A TEXTOS TÃO BEM ELABORADOS COMO ESTES. EU TAMBÉM SOU UM PETISTA GRAÇAS A DEUS. CONFESSO QUE BALANCEI COM TUDO QUE OCORREU, MAS NUNCA PENSEI EM DEIXAR O PARTIDO COMO FIZERAM MUITOS. OLHA, ISSO TUDO SERVIU PARA QUE EU PUDESSE AVALIAR MELHOR PERSONAGENS COMO HELOISA HELENA, CRISTOVAM BUARQUE, CHICO ALENCAR, BABA E OUTROS MAIS. PESSOAS QUE EU SEMPRE NUTRI UMA PROFUNDA ADMIRAÇÃO,MAS QUE AO DESENCADEAR A CRISE FOMENTADA PELOS INIMIGOS DO PT E EM ESPECIAL PELOS INIMIGOS E INVEJOSOS OPOSITORES DO LULA, PUDE PERCEBER O QUANTO EU ESTAVA ENGANADO, ESTES PERSONAGENS SÓ OLHAM PARA O PRÓPRIO UMBIGO, SÃO OS SENHORES DA VERDADE, INTRANSIGENTES QUE NÃO MERECEM MAIS 0 MEU RESPEITO. DA HELOISA HELENA EU TINHA ATÉ UM QUADRO NA MINHA SALA DE TRABALHO, JOGUEI-O NO LIXO ASSIM QUE COMECEI A PERCEBER NELA UMA PESSOA RANCOROSA. TUDO BEM QUE ELA TENHA SAIDO MACHUCADA DO PARTIDO,O QUE NÃO LHE DÁ NUNCA O DIREITO DE POSAR PARA A DIREITA E EM SEUS DISCURSOS IRADOS QUERER COLOCAR O PT COMO UM TODO NA VALA COMUM. O PT NÃO É E JÁ PROVOU QUE É MUITO MAIOR QUE A CRISE. MANDE QUALQUER UM DESSES PARTIDINHOS QUE TEM POR AI FAZER UMA ELEIÇÃO INTERNA DE FORMA DIRETA, EM MEIO A UMA CRISE E LEVAR ÀS URNAS MAIS DE 300 MIL FILIADOS, MANDA... COMPANHEIROS PARA FINALIZAR QUERO MAIS UMA VEZ PARABENIZÁ-LOS E DIZER QUE O LULA É REVERENCIADO EM TODO O MUNDO, E AQUI NO BRASIL TEM UNS BABACAS QUE O QUEREM DESTRUIR. JAMAIS CONSEGUIRÃO, O LULA É O LIDER, ELE É O MAIOR, VAMOS O REELEGER E MOSTRAR A ESTE PAIS QUE DE FATO A ESPERANÇA VENCEU O MEDO, E CONTINUARÁ A VENCER A FOME, A VIOLÊNCIA, O ANALFABETISMO, A FALTA DE TERRA, MORADIA, ENFIM, VENCERÁ TODOS OS OBSTÁCULOS IMPOSTOS AO POVO BRASILEIRO POR ESSA DIREITA SAFADA AO LONGO DE MUITOS ANOS. MAIS DO QUE NUNCA A HORA DOM POVO É AGORA...

Miguel do Rosário disse...

José, bonito o seu texto. Obrigado pela participação!

Anônimo disse...

Estou atrasado quanto ao meu comentário, mas, gostaria de ressaltar alguns aspectos sobre a pesquisa de intenção de votos.

Sobre o papel do pesquisador, Marx dizia que ele não somente deveria estudar a sociedade e, sim, interferir ao ponto de alterá-la. O que não se vê muito por aqui.

Já sobre as pesquisas boca de urna, alguma vez algum de vocês já foi entrevistado por alguma dessas instituições Dieese, Datafolha, Ibope etc? Por quê eu, nunca fui!

Agora, eu acho uma estupidez o indivíduo que baseia suas ações, ou melhor, seu voto, pelas pesquisas ou por outra influência qualquer.

Um abraço

Miguel do Rosário disse...

francolino, todos os comentários, mesmos os atrasados, chegam ao meu email. Obrigado pela participação, abraço.

Postar um comentário