9 de novembro de 2007

País do futuro

(Flavio Shiró)


Não foi tarefa fácil fundar a Petrobrás. Existiam muitas forças econômicas que pressionavam contra, conforme denunciou Getúlio Vargas em sua carta testamento. Um dos veículos que davam suporte a estas forças negativas era o Jornal O Globo, dirigido por Roberto Marinho. A fundação da estatal, em 1953, desencadeou uma onda de fúria oposicionista que iria culminar com o suicídio de Vargas em agosto do ano seguinte. Cinquenta e quatro anos depois, a Petrobrás, pela voz da ministra Dilma Roussef, anuncia descoberta de reserva gigante na bacia de Santos, que deverá fazer do Brasil um dos dez maiores produtores de petróleo do mundo, emparelhando com a Venezuela.

Em 1953, o Brasil era ligado umbilicalmente a refinarias estrangeiras, que traziam do exterior petróleo em forma já industrializada, como gasolina. Além desta dependência - na maior parte de companhias americanas, como Shell, Texaco, entre outras - ter consequências políticas e diplomáticas extremamente negativas, ela constituía um peso econômico brutal, causando um déficit crônico na balança comercial brasileira.

Nos últimos anos, porém, a Petrobrás conseguiu cumprir a meta de dar auto-suficiência ao país em petróleo, e agora, com essa nova descoberta, fazer do Brasil, em futuro próximo, um importante exportador do produto. Esses são fatores de grande orgulho para o brasileiro, pois sinalizam que o país terá recursos energéticos abundantes para sustentar um crescimento vigoroso e sólido. Considerando o potencial de produção de biodiesel e a disponibilidade de água mineral podemos afirmar que agora um futuro promissor se delineia no horizonte.

Por essas e outras que não entendo como o Globo pode deixar passar essa oportunidade para refletir sobre o futuro. Na edição de hoje, o Globo dedica a maior parte de suas páginas políticas ao fechamento, por falência, de uma pequena companhia aérea, transcrevendo discursos de pessoas que foram prejudicadas como se fossem grandes verdades, só porque esses discursos contém furiosas (e ingênuas) invenctivas contra o governo. Na realidade, parece que o sentido desta matéria era somente abrigar essas invenctivas.

O Alexandre Garcia, no Bom Dia Brasil de hoje, comenta a notícia da descoberta do campo gigante com uma cara de enterro. Depois de dizer que a notícia ganhou a primeira página de jornais do mundo inteiro, ele afirma que o governo requentou a informação, porque ela já tinha sido divulgada há meses. Mentira. O Globo deu notinhas na coluna do Ancelmo Goes, falando de rumores sobre um grande campo de petróleo na Bacia de Santos. Mas o anúncio oficial ainda não tinha sido feito. Alexandre Garcia perdeu a oportunidade de ser o porta-voz de uma notícia extraordinariamente positiva para a economia nacional. Não demonstrou o mínimo de sentimento patriótico. Preferiu fazer picuinhas.

É incrível, mas parece que há setores da imprensa realmente tristes com o fato do Brasil ter descoberto um campo que ampliará em 50% o tamanho de nossas reservas de gás e petróleo. Ficaram tristes porque estavam contentes com a possibilidade de produzirem uma outra crise, a crise do gás. Havia (ainda há) toda uma excitação com a chance de queimar o governo Lula com um problema de gás. Eles não estão acreditando na sorte de Lula. Esse novo campo pode ser o trunfo que permitirá Lula eleger seu sucessor, quiçá Dilma Roussef, escolhida para anunciar a descoberta.

6 comentarios

Anônimo disse...

Pena que a Vale, de 300 bi, tenha sido "vendida" por apenas 3 bi pelos tucanos-demos

Imagina só a Vale e a Petrobrás servindo ao desenvolvimento nacioinal

Anônimo disse...

Como as jazidas de petróleo são no momento o motivo pelo qual os EUA invadem outros países, este é o único lado ruim da notícia desta descoberta

Quanto ao desdém da concessionária Globo para com este grando achado, concordo com Lula quando ele disse que se quisermos ler algo de positivo acerca do Brasil temos que recorrer à imprensa estrangeira

Que pena

Anônimo disse...

O PROBLEMA É QUE JÁ ESTAO DE OLHO GRANDE. A GLOBO JÁ ESTA EM CAMPANHA PELA PRIVATIZAÇAO E ENTREGA DA JAZIDA AS MULTINACIONAIS AMERICANAS.VADE RETRO SATANAS!

Anônimo disse...

MIGUEL VOCÊ CONTINUA O MÁXIMO.
PENA QUE V. NÃO TENHA UM LINK PARA ENVIARMOS AS SUAS MATÉRIAS PARA TERCEIROS.

Miguel do Rosário disse...

tem sim, antonio, essa cartinha ao lado do numero de comentarios. clica nela.

Jurandir Paulo disse...

E o Globo passou todo o noticiário da falência da BRA para a editoria O País. Quer dizer, eles querem transformar o problema em mais um episódio de crise aérea. E, claro, sem falar nada que Armínio Fraga, menino prodígio de FH, tem 45% de ações da empresa.

Postar um comentário