29 de novembro de 2007

Quem tem medo do Grande Sertão?

Muita gente, muita gente mesmo corrobora a fala de FHC. Que Lula é mesmo um analfabeto. Depois da repercussão do que disse o Farol de Alexandria, todos ficaram atentos para pegar o presidente falando errado. Ele deu entrevistas na televisão recentemente e, numa de suas viagens verbais, soltou a pérola: "principalidade". O Ancelmo Góes tascou uma notinha zoando o suposto erro. Eu também havia estranhado a tal "principalidade". Mas eu tinha compreendido exatamente o que o Lula queria dizer e quanto você entende bem uma frase a tendência é de que ela tenha sido expressa corretamente e não o contrário. Fui conferir no Mestre:


principalidade
[Do lat. principalitate.]
Substantivo feminino.
1.Qualidade de principal.


Ou seja, o Apedeuta usou a palavra certa. Usou uma palavra rara. Uma palavra culta. Uma palavra original.

O que me faz lembrar no que eu venho pensando há alguns dias. Como alguém pode dizer que Lula sabe mal o português se ele deve o prestígio que conquistou (ganhou duas vezes as eleições presidenciais, acumula índices altos de popularidade, é adorado na ONU, na Casa Branca e na Venezuela) justamente à seu talento retórico? Aliás, se os tucanos realmente acreditam que o governo Lula é uma merda, então eles deveriam, necessariamente, considerar Lula um mago da sedução verbal.

Eu sou intelectual e não me orgulho disso. São fatalidades da vida. Mas francamente, se eu aprendi uma coisa é isso: GRANDE MERDA SER INTELECTUAL. Não tem dinheiro, não tem pragmatismo, não tem confiança em nada. Ser intelectual é uma merda. Nem a inteligência é garantida. Ao contrário, todo intelectual é meio sonso. As pessoas confundem cultura com intelectualismo. Confundem inteligência com cultura. É importante ter cultura. Ser intelectual é uma desgraça poética à parte.

Voltando ao português do Lula, eu acho que o presidente fala bem melhor que qualquer tucano, tanto que ganhou eleições de lavada. Numa democracia, ganha quem fala melhor. Por isso a democracia é tão apaixonante, porque ela tem um componente puramente ideológico, linguístico, retórico. E desde Sócrates, a beleza reside no verdadeiro. Não na tola ostentação verbal. O português rude de um homem do povo pode ser mais belo e criativo que o português ornamental e enfadonho de tucanóides uspianos. FHC deveria reler os livros de Guimarães Rosa e enfiar a viola no saco para todo sempre.

10 comentarios

Anônimo disse...

Paulo Freire em sua ida a Juazeiro em 1983 debateu experiências com grupos de pessoas, deu entrevistas, conversou com padres, freiras e agentes de pastoral. Foi feito um livrinho de 38 páginas com algumas das muitas coisas que Paulo e sua esposa Elza Freire refletiram em Juazeiro. Palavras de Paulo Freire sobre o problema da linguagem: “a questão do chamado português certo e português errado. Quem é que tem o direito de fazer isso, se não o dominante, a força dominadora, as forças que têm poder na sociedade?.... Agora é claro, no processo de luta dos dominados, é absolutamente fundamental que eles apreendam os instrumentos de poder dos dominadores. E um desses instrumentos é a linguagem. Então o dominado precisa aprender ali, na forma, na sintaxe do dominante, para poder brigar melhor....as vezes a gente domina o camponês só com a maneira de falar. Quer dizer, até o momento em que a gente é capaz de se sensibilizar com a forma como o povão fala. Só então é que encontra o meio de se comunicar com ele”.

Anônimo disse...

O presidente Lula tem que se engulhecer disso

Carlos de Castro disse...

O Lula comparece em reuniões de estadistas e não em pretensiosas cimeiras.É mais bem educado e não melhor educado. Eu também estranhei a principalidade e constatei a mesma coisa no pai dos burros. Avisa para o Ancelmo Góis que consta também no Dicionário Brasileiro da editora Globo de Francisco Fernandes, Celso Luft e F. marques Guimarães, e que em qualquer faculdade de comunicação se aprende que a língua é dinâmica.

Paulo Gurgel disse...

Parabéns pelo texto e pelo blog.

Anônimo disse...

está na cara que esta midia vagabunda que na verdade é o consorcio midia-tucanos-demos detestam Chavez, Morales, Cristina, e todos os governantes de esquerda.

Hoje a Veja e todos o resto da mídia fez coro a esta história de que Marconi foi vítima de espionagem a mando do Senado.

E sempre assim...quando os tucanos-demos são pegos com a boca na botija eles não são ladrões e sim vítimas de espionagem

que nojo!

temos que lutar pela extinção do senado

Anônimo disse...

O democratismo de Chavez, isso que a mídia chama de ditadura, deu nisso, a sua derrota por uma pequena diferença. O voto deveria ser obrigatório. É claro que abstenção dos partidários do SIM levou à derrota de Chavez. Os partidários do NÃO, movidos por boatarias e muita grana de Bush levou o SIM a derrota à reforma na Venezuela. Pelo jeito, os ensinamentos de Marx sobre a ditadura do proletariado continuam valendo para os dias de hoje se quisermos vencer a outra ditadura, a da grana das grandes da potências que, através dela, usam a mídia e outros aparatos e meios de controle social para manterem suas benesses e destruir países. e pessoas.

José Carlos Lima disse...

intelectual não faz sexo...rsss

Anônimo disse...

Prezado Miguel. Se eu fosse juiz e vc tivesse cometido alguma transgressão intelectual, eu te condenaria a cumprir a seguinte sentença: comparecer ao Supremo Tribunal Federal e ouvir, por dez sessões, as arengas do Ministro Marco Aurélio Mello. Rs. Abraço

Anônimo disse...

Gosto do seu blog. abraxxx

selénia

Anônimo disse...

É SIMPLESMENTE BRILHANTE E UM PREVILEGIO LER ESTE BLOG. MUITOS PARABENS, QUE TODA A SAUDE SEJA DADA A ESSAS PESSOAS QUE COM SEU BRILHANTISMO E ARGUMENTAÇÃO MOSTRAM OS PES RAPADOS E FICHINHAS QUE SÃO ESTES SENADORES DO DEM,PFLS,PSDBS E OUTROS DA VIDA.

Postar um comentário