26 de fevereiro de 2010

Governo Serra promove violência contra viciados

Assisti estarrecido ontem na TV, em horário nobre, os âncoras da Band e da Globo, anunciarem uma espetaculosa operação da polícia paulista na famigerada Cracolândia. Não que eu seja contra a repressão ao consumo de crack, ainda mais como é em São Paulo (aqui no Rio também é assim), no meio da rua. O que houve ali, no entanto, não passou de uma brutalização imperdoável de pessoas doentes, fragilizadas psicologica e fisicamente pelo vício.

Uma operação deste tipo deveria ser feita sem alarde, sem presença de equipes de TV, com auxílio de especialistas em tratamento de viciados. Há traficantes perigosos nessas áreas, mas a maioria são viciados semi-destruídos mentalmente. Triste ver aqueles andrajos magrelas e inseguros sob a mira de metralhadoras automáticas, recebendo insultos, chutes e tapas na cara.

Para completar o quadro de incompetência e chauvinismo vulgar, os doentes foram encaminhados para um centro de tratamento que não fora previamente avisado, e que não possuía funcionários para atender a quase ninguém. Resultado: os viciados foram liberados e voltaram imediatamente à cracolândia, prontos para retornar ao consumo da droga.

Um dos maiores crimes observados nas grandes cidades brasileiras, com São Paulo em primeiro lugar, é o abandono de gerações inteiras de crianças e adolescentes, que passam os dias e noites consumindo crack nas ruas. Os governos deveriam investir pesado no tratamento desses seres humanos, que estão se convertendo em monstros terrivelmente perigosos à sociedade. Quer dizer, nem tão perigosos assim, porque o crack é tão letal que a maioria acaba morrendo muito cedo ou se tornando verdadeiros vegetais semi-vivos. Alguns, todavia, sobrevivem, mas com marcas sinistras do sofrimento vivido e sabe-se lá do que serão capazes de fazer. Seria importante que o governo de São Paulo fizesse um trabalho sério no combate ao crack, em grande escala, com apoio e participação das organizações sociais que já trabalham com o problema. Essas medidas brutalizantes, unilaterais, midiáticas, apenas agravam o problema.

1 comentário

jose carlos lima - blog disse...

É o Serra se exibindo com o seu estilo prende e arrebenta.

E não foi o Gilmar Mendes que baixou uma súmula probindo este tipo de exposição envolvendo presos?

Ah, estou me esquecendo, a súmula do Gilmar só serve pro Daniel Dantas, Arruda, Paulo Otávio, Kassab...

Postar um comentário