27 de fevereiro de 2010

Quem quer participar?

Prezados, recebi vários emails muito legais elogiando a proposta de se criar um Sindicato dos Blogueiros Independentes, o Sindblog, além dos comentários no post em que falo sobre a idéia. Gostaria porém de enfatizar o meu convite. Quem deseja participar? Estou propondo a criação de um sindicato de blogueiros. Participação gratuita e livre de qualquer blogueiro, independente da quantidade de visistas, tempo de vida do blog ou tema do blog. Quem estiver interessado, favor deixar um comentário abaixo, ou enviar um email para migueldorosario@gmail.com.

Saliento que é uma idéia quase experimental. Quase uma brincadeira. Espero que se torne algo sério no futuro, mas por enquanto é melhor algo ainda um tanto incerto. O fundamento é a tentativa de unir forças, em torno de uma entidade ágil, simples, moderna, imparcial, que poderá fazer coisas que o blogueiro sozinho não pode.

Por enquanto, se trata apenas de uma carta de intenção. Quando tivermos um grupo razoável, daremos prosseguimento à fundação do Sindicato. Os fundadores, ou seja, aqueles que acreditaram primeiro na proposta, que é algo infinitamente simples, quase inocente, mas com potencial de ser algo importante, naturalmente terão algumas vantagens.

A única condição para ser membro é possuir um blog ativo há mais de três meses e aceitar mostrar o logo do Sindicato em algum lugar visível do seu blog. E incluir no blog, em lugar de destaque, um RSS do blog do Sindicato (ainda a ser criado). A presidência do sindicato será rotativa entre os membros fundadores ou entre aqueles com mais de seis meses de registro. Todas essas regras são provisórias, naturalmente. No primeiro mês, até que o sindicato seja devidamente organizado, eu mesmo, idealizador, serei o presidente.

Não estou contando com muitos membros. Quanto mais melhor, claro, mas tanto faz a quantidade nesse primeiro momento. Aos poucos iremos crescendo, conforme formos ganhando a confiança das pessoas. O importante é criarmos um patrimônio coletivo, que possa concentrar nossa força e nos ajudar a enfrentar os grandes tubarões do universo midiático tradicional. Qualquer coletivo, mesmo que de três pessoas, já tem mais poder do que um só.

8 comentarios

Geurgetown Felix de Araujo disse...

Caro Miguel, estou interessado nessa sua proposta. É só marcar a data que eu estarei lá para partilhar essa idéia.

jozahfa disse...

Tô dentro.

Roberto Lamparina disse...

Miguel, sou do interior de SP e possuo um blog ativo na internet desde 2006. É a oportunidade que todos nós estávamos esperando para que possamos mostrar a nossa independência da falta de valores da grande mídia e a nossa real capacidade de nos unirmos em torno de um mesmo ideal.
Tô dentríssimo e pode contar com a minha modesta ajuda e o meu engajamento nesta causa de muita valia para a construção de uma nova rede de mobilização instantânea. Um abraço.

Elaine Berti disse...

Miguel adorei sua idéia. Eu apóio. Desde que todos os blogueiros tenham e respeitem uma ética ( mesmo que seja preciso pontuala ainda). Há pouco tempo tive problema com isso... Um "fulaninho" se apropriou de algo que escrevi e postou seu nominho sem fazer qualquer referência a meu blog. Acredito que a " união faz a força" mas quero realmente fazer parte de um grupo que queira de fato se unir e não trabalhar em causa própria. Mas sua idéia é maravilhosa eu tô totalmente disposta a fazer parte do seu sindicato. Abração!

Miguel do Rosário disse...

Prezados, procurei o email de vocês, mas não achei. É para convidá-los a participar deste grupo de discussão aqui:

http://groups.google.com.br/group/sindicato-dos-blogueiros

Vocês podem entrar lá e pedir para entrar, que eu autorizo por aqui. Aproveito para convidar todo mundo interessado.

Sergio de Sersank disse...

Olá, Sr. Óleo do Diabo,

Leio tudo o que escreve em seu blog.

Posso até não concordar com tudo, mas tornei-me leitor assíduo e admiro seu trabalho, sua garra, sua determinação.

Sou plenamente favorável à proposta de criação do Sindicato dos Blogueiros. Sindblog (?)

Concordo com os termos iniciais da proposta e que seja vc o primeiro presidente.

Coloco-me à disposição, no que puder ser útil e espero que a campanha logre êxito.

Grande abraço!

Sergio Santos Cunha

(Pseudônimo "Sersank Kojn")

Blog "Estado de espírito" (http://sersank.blogspot.com)

(43) 9149-1118

Londrina - (PR)

jose carlos lima disse...

Pode ser uma organização por Estados, aqui em Goiás tem um blogueiro de Catalão, não sei qual a idéia dele sobre o assunto.
Estou dando a idéia de ser fazer um sindicato com ramificações em vários Estados.


http://www.estadoanarquista.org/blog/?p=2064

zcarlos disse...

Miguel,
muito bom... tô dentro e já disseminei a idéia no meu blógue:
contextolivre.blospot.com
Abraço

Postar um comentário