23 de novembro de 2010

Minhas perguntas ao Lula


Os blogueiros sujos* que irão entrevistar o presidente da República nesta quarta-feira pediram que se fizessem perguntas a ele e lhas enviassem, de preferência via seção de comentários dos próprios blogs por eles tocados. Então lá vai a minha participação.

  1. O sr  comparou diversas vezes o cerco atual ao Irã ao clima criado antes da guerra ao Iraque e no ano passado jornais americanos publicaram matéria sobre operações clandestinas dos EUA no Irã, com vistas a apoiar dissidentes políticos do país. Pelas informações que o sr possui, há setores americanos que pensam concretamente em deflagrar uma ação armada contra o Irã?

  2. Ainda sobre o Irã, nota-se um grande cerco midiático a todos os problemas domésticos do país, enquanto outras nações que tem problemas iguais ou piores são deixadas de lado. Na sua opinião, a satanização de Ahmadinejad, por parte da mídia ocidental, incluindo a brasileira, tem origem em ações de marketing negativo coordenadas pela indústria bélica americana?

  3. O sr. pensa em ser também um "blogueiro sujo"?

  4. Na véspera da eleição, jornalistas da grande imprensa, com ajuda de bispos de São Paulo, conseguiram arrancar declarações do Papa que puderam ser instrumentalizadas em favor de José Serra, embora provavelmente sem o conhecimento da referida Eminência. Houve outros fatos que envolveram muito questões religiosas. Na reforma política, poderão ser incluídos dispositivos para evitar que as religiões contaminem o debate eleitoral?

  5. O sr. acha que a reforma política poderá valer para as eleições presidenciais de 2014?


Tá bom. Claro que eu teria mil outras perguntas a fazer ao Lula, mas acredito que os blogueiros que as levarão não conseguirão, naturalmente, fazer nem 0,001% delas. Cinco já está de bom tamanho.

* O termo blogs sujos foi cunhado por José Serra, que o repetiu várias vezes na imprensa em referência a blogs de esquerda que disseminavam críticas à ele e à mídia que sustentou sua candidatura até o fim.

Comente!