31 de janeiro de 2007

O mal por trás do beijo





Não existe pureza no homem. Deus foi apenas cínico ao trancafiar Adão e Eva no Jardim do Éden e proibir o acesso à árvore do conhecimento. Ironia suprema da religião judaico-cristã, associar o conhecimento ao pecado original... Os dois deveriam continuar felizes como duas bestas? Tenho pra mim, todavia, que a mulher provaria o fruto proibido com a mesma desenvoltura se árvore em questão fosse relacionada a um tema menos nobre, se fosse a árvore do medo, por exemplo, ou da crise da meia-idade.

Deus usou o casal primevo como cobaias do primeiro experimento moral de que se tem notícia, e o resultado, creio eu, não chegou a constituir uma surpresa. O homem não é puro, ó. A mulher é a culpada, hul!

Assim arrastamos nossa carcaça culpada, pecadora, amaldiçoada, por este vale de lágrimas, onde pessoas são queimadas vivas em ônibus, morrem em desmoronamentos de obras mal fiscalizadas e votam em candidatos condenados pela Justiça.

Mas veja! Há uma luz! Não no céu, onde mora o Deus que nos sacanea desde a origem do mundo. A luz está nos olhos de quem ama o próximo. Não o amor abstrato e frio pela humanidade. Não o amor débil, piegas, condescendente, pelos fracos, pelos pobres, ou por quem sentimos pena.

A luz repousa, tranquila, sobretudo neste amor viril, franco, estável a que denominamos amizade. Sim, porque o amor romântico vem carregado de tanta angústia, ciúmes, medos, cobranças, que projeta mais sombras que luz em nosso destino. A amizade é o único verdadeiro elo que nos une a nossos semelhantes. O único e o último.

E, no entanto, o que acontece quando a própria amizade apresenta erupções suspeitas em sua superficie que críamos limpa, saudável?

O que acontece quando a amizade se revela nossa derradeira falsa ilusão?

Acontece, então, que ficamos sozinhos. Como um homem mijando sozinho numa praia deserta. Como Rogério, na cena final do curta-metragem de Fellipe Barbosa, Beijo de Sal.

O filme de 18 minutos, exibido no Festival Internacional de Curta-Metragens de Clermond-Ferrand, versa sobre a amizade e, principalmente, sobre a corrosão e o fim da amizade.

Rogério é um bom vivant mineiro que vive numa bela chácara em Itacuruçá, Angra dos Reis, em companhia de amigos despreocupados e festivos. O filme inicia com Rogério e os amigos na piscina, fumando um baseado e rindo. O eixo dominante da cena, como aliás de toda película (35 mm), é a expressão algo sarcástica, de fauno entediado, de Rogério.

Chega Paulo, antigo membro do grupo, em companhia de uma nova namorada, para passar o Ano-Novo. O estranhamento do casal com o clima meio hippie da casa é imediato, e constituirá, a partir daí, o conflito central da narrativa. Um conflito construído com muita sensibilidade pelo diretor. A movimentação de câmera é clássica, mas original, e a trilha sonora de Mônica Besser encaixa-se bem no delicado jogo de agressões sorridentes que marca a relação entre Rogério e o amigo, um jogo que sugere, sem revelar, um histórico de duelos entre egos fortes e competitivos. Uma certa rigidez e seriedade de Paulo constrata com a intimidade forçada de Rogério.

A tensão entre Paulo e Rogério vai sendo costurada ao longo da narrativa, atingindo, perto do final, um clímax de violência. O filme termina, conforme dito, com Rogério fazendo xixi no mar, expressão desafiadora, diabólica.

Eis que a solidão arrasadora, cruel, de Rogério, encerra o filme. Não há tristeza. Um cinismo amargo, talvez. E a sensação de que, se foi para termos o cinema - e o poder de fantasia e liberdade que ele nos possibilita - bem que valeu termos mordidos aquela maldita maçã.

3 comentarios

Anônimo disse...

Miguel, gostei da sua frase "a luz está nos olhos de quem ama o próximo. Não o amor abstrato e frio pela humanidade. Não o amor débil, piegas, condescendente, pelos fracos, pelos pobres, ou por quem sentimos pena."

Neste momento, ao folhear um calendário, aqui na minha sala de trabalho, me chama a atenção a frase ali grafada: "ser bom, mas não tolo, eis a questão." Do livro Exegese Logosófica. Calendário 2007, Fundação Logosófica.

No momento tenho que sair. Talvez este seja o princípio do meu post a ser publicado no meu blog amanhã. Mas não tenho certeza. Um abraço,

Anônimo disse...

Miguel, emnbora você sempre tenha´-me permitido. Embora não tenhas até hoje deixado de aprovar qualquer comentário meu, não quero abusar da sua boa vontade. Não quero usar este precioso espaço dos seus leitores como se fosse meu. Vou escrever no meu blog. Pensei em começar a partir de um comentário num post do Eduardo Guimarães. Não deu certo porque o assunto que ele tratou hoje, apesar de ter gostado, não bate com o quero dizer agora.

Não quero abusar. O espaço do comentários nos blogs deve destinar-se a todos os leitores e não apenas um.

Vou sair por aí. Até...Vou procurar um galho de árvore onde eu possa fazer meu ninho=bagunça, quem sabe um destes posts velhos, onde esteja escrito aquilo que, neste momento, bate com o eu=sonho desta noite?

Com referência ao seu texto, o amor...o amor=amizade, e não o amor=sexo, e não o amor que estas dondoquinhas cristãs sentem pelo outro e que, vendo a "ajuda aos pobres" no programa Domingo do Faustão ou do Gugu, entram em prantos. Entram em prantos, consolam-se, limpam as lágrimas como se acaba de fazer uma necessidade física, e fica por isso mesmo. Que "amor" é esse? Desde quando ser lacrimonoso=piedoso é ser amável? Ser amável é ser como a Dona Jerônima. Veja-a no meu blog http://www.ahistoriadeideia.blogspot.com

Você viu a Dona Jerônima?Pobre, negra, gorda e sem saber nadar. No entanto não pensou duas vezes antes de pular n´agua para salvar seu filho de oitos anos, que estava se afogando.

( continua no meu blog )

Miguel do Rosário disse...

aviso aos leitores deste post que ele recebeu cortes e um novo final. Concordei com a critica que recebi, de que estava entregando demais o filme, e fiz os devidos ajustes. Por isso, alias, nao publiquei um comentario que criticava justamente esse aspecto, consertado - creio eu. convido o leitor em questao a voltar a comentar neste espaço para dar sua opiniao sobre o texto corrigido. cordialmente

Postar um comentário