24 de setembro de 2009

Ainda sobre o Ibope



(Jorge Guinle)


Então. O original do Ibope está aqui. Em post anterior, eu usei o arquivo simplificado que o Ibope editou para o CNI. Esse de agora é muito mais completo. Os resultados confirmam o que outros institutos haviam apurado. Confiram as tabelas abaixo. Dilma Rousseff é mais forte entre as faixas de maior renda, o que é incongruente com o fato dela ser candidata de Lula, que reina soberano entre as classes mais baixas. O Ibope não fez uma pergunta essencial, que é: você sabe qual é o candidato preferido do presidente? Aí poderíamos apurar precisamente até onde a falta dessa informação interfere no resultado eleitoral. Isso é importante porque, em algum momento, e provavelmente antes mesmo do início do período eleitoral, essa informação irá chegar ao eleitor.

Entre as classes que ganham mais de 10 salários mínimos, Serra tem 33%, contra 15% de Dilma e 9% de Ciro Gomes. Marina Silva e Heloísa Helena atingem 11%, cada uma, nesse mesmo eleitorado.

A vantagem de Serra diminui ainda mais quando analisamos o quadro de escolaridade. Entre o eleitorado com curso superior, Dilma tem 16%, contra 29% de Serra, 16% de Ciro Gomes, e 11% de Marina Silva.

Minha tese parece se confirmar. Afinal, trata-se de simples bom senso. A população simples ainda não conhece Dilma Rousseff. Ainda não sabe que ela é a candidata de Lula. O presidente e a Dilma não tem ainda liberdade para transmitirem essa informação ao público.





7 comentarios

Anônimo disse...

Às vezes leio as coisas trocadas
Ao invés de "ainda sobre o IBOPE" vi "ainda sobre o GOLPE"
Tem a ver

zé carlos lima

jornalaico disse...

Ô Óleo, me dá o caminho das pedras: como é que vc faz esse "continue lendo" no blogspot e joga o texto completo para outra página? Com é que se faz isso?

Miguel do Rosário disse...

Carlos, não sei, juro. Eu copiei o Layout do site Usuário Compulsivo (link ao final do blog).

Sandro Stahl disse...

No seu outro post deixei o endereço para comentar o video da Miriam Leitão e Alexandre Garcia, voltei lá e continua sem comentário, acho que os comentários são seletivos, mas pra não deixar barato reproduzi a reportagem e meu comentário "ofensivo" em meu blog para que quem quiser comentá-lo o possa fazer, é claro que não terá repercursão nem próxima, mais já é alguma coisa.
Quem quiser comentar ou refazer seu comentário não aceito pelo moderador segue abaixo o endereço:

http://salada-saladadeideias.blogspot.com/2009/09/prestacao-de-servico-democracia.html

Rato disse...

Miguel,

Um item que pode ser importante, mas que não vi ninguém até hoje levar em conta, é o de que o número consagrado por Lula, o 13, vai ser o mesmo número da Dilma.

Todos falam que o que ajuda o nas pesquisas Serra é o povo se lembrar dele, mas e se for perguntado, ao invés do nome, o número do partido em que você vai votar?

Para mim, tem tudo a ver, afinal se vota no número e não no nome.

Miguel do Rosário disse...

Lembrou bem, Rato. Isso vai fazer diferença na campanha e, sobretudo, na hora de votar.

Miguel do Rosário disse...

Vou sair agora. Só volto a aprovar comentário à noite.

Postar um comentário