9 de setembro de 2009

+ Cine-pitacos porteños

(fotos do making off de De quien es el portaligas?)

Bem, vamos falar de outros filmes que rolam na Mostra. Entrem no site e confiram vocês mesmos. Ainda dá tempo de assistir tudo. Os filmes exibidos na primeira semana no CCBB de Brasília voltarão na semana seguinte. E ainda teremos mostra no Rio de Janeiro. Por uma questão de ordem, portanto, continuo acompanhando a programação, mesmo que já passada.

CCBB Brasília
(08/09 a 27/09)

Dia 08/09 - 3.Feira

16:30 - El Jefe ****
18:30 - Prisioneros de una noche *****
20:30 - Rey Muerto *** + Bolívia *****

Dia 09/09 - 4.Feira

16:30 - La Cifra Impar *****
18:30 - Los Jovenes Viejos *****
20:30 - La Sonambula ****

Dia 10/09 - 5.Feira

16:30 - Mundo Grúa ****
18:30 - Pizza, Birra, Faso *****
20:30 - De quien es el portaligas? *****

Lembrando, minhas notas, sempre pessoalíssimas, variam de 1 a 5 estrelas. Nesses três dias de mostra, como vocês vêem, só tem obras-primas. Como são muitos filmes e quero falar sobre todos, desculpem-me a brevidade. Começo pelo primeiro dia.

El Jefe

É um dos primeiros (senão o primeiro) filmes da fase "Nuevo Cine" do cinema argentino, ocorrida nos anos 60. Traz já todas as características marcantes da fase, mas ainda com um leve tom ingênuo (por isso dei 4 estrelas, não 5). É a história de um jovem pertencente a uma família de aristocratas empobrecidos que se junta a uma gangue de estelionatários. Tem muita ação, desencadeada num ritmo magistral. Tem grande elenco, com os melhores atores da época, incluindo aí o Leonardo Favio em início de carreira.

Prisioneros de la Noche

Mais uma obra-prima divina de David José Kohon, que participa da mostra com outro filme, o Tres Veces Ana. Conta a história de um jovem, que trabalha como "grupí", empregado de leilão que finge interesse para elevar o preço dos artigos, durante os finais de semana, e carregador de feira nos dias úteis, e de uma dançarina profissional, ou melhor, professora de tango numa Academia. Tem mistério, amor e tragédia, uma combinação tipicamente argentina.

Rey Muerto

Um dos primeiros curta-metragem de Lucrecia Martel, a cineasta argentina famosa por El Pantano, Niña Santa e Mujer sin Cabeça (recém lançado). O filme, de 12 minutos, é um exercício de linguagem muito envolvente, e, como quase sempre ocorre na cinematografia porteña, possui uma boa trama por trás: a mulher de um traficante resolve abandoná-lo.

Bolívia

Aborda o delicado tema da imigração de forma extremamente objetiva. Boliviano vai trabalhar (ilegalmente) num bar da periferia de Buenos Aires, frequentado por taxistas. Um desses taxistas, cheio de problemas com dívidas e drogas, acaba se desentendendo com o novo funcionário. Mais uma obra prima do premiado diretor Adrián Caetano, um dos nomes porteños com mais projeção internacional.

La Cifra Impar

Inspirado numa história de Borges, o filme é outro experimento poético de Manuel Antin (o outro, também na mostra, é Circe, este baseado num conto de Cortázar e com participação do próprio no roteiro). Mas talvez a palavra experimento não seja adequada, porque é um filme bastante maduro, com grande elenco. É um filme intimista e perturbador. Deu trabalho para a turma de legenda, porque ao que parece existem várias montagens diferentes do filme e a cópia que recebemos em DVD era diferente da pelicula. Mas resolvemos tudo.

Los Jovenes Viejos

É um filme tipicamente dos anos 60. Conta a história de três jovens que conhecem três garotas. As personagens são construídas com maestria. Traz a nata dos atores da época, como Maria Vaner e Alberto Argibay, entre outros. A história é apenas aparentemente simples. Na realidade, trata-se de uma trama psicológica muito inteligente e sutil, mostrando os contrastes e dilemas de uma geração. É talvez um dos filmes mais bem realizados da história do cinema latino-americano.

La Sonambula

É uma ficção científica moderna, de 1998. É muito bem feito, indicando que os argentinos, de fato, desenvolveram know-how suficiente para ameaçar o cinemão holliwoodiano até na sua temática mais exclusiva. Aqui no Brasil, só assisti experiências escrachadas de filmes de ficção científica. Esse filme, de Fernando Spiner, além de ser bem feito, e verossímil (a qualidade mais complicada para um filme com essa temática), tem um texto muito inteligente, repleto de mensagens e subtextos.

Mundo Grúa

Obra-prima de um dos xodós internacionais do cinema argentino, Pablo Trapero. O filme conta a história de um desempregado, que arruma emprego para trabalhar numa grúa. A beleza e a dignidade do trabalhador, que inclusive pertenceu a um grupo musical relativamente famoso num passado longinquo, surpreendem e apaixonam. É um filme triste e terrivelmente belo, mais uma vez a tradicional combinação trágica da terra do tango, trilha sonora do filme. Filmado em preto-branco, o longa é de 1999.

Pizza, Birra, Faso

É o filme cujo nome inspirou a mostra. Primeiro trabalho de Adrián Caetano, o filme conta a história de jovens marginais de Buenos Aires, suas peripécias e desventuras. Tem muita ação e um ritmo alucinante.

De quien es el portaligas?

Ah, este é impagável. Dirigido pela figuraça Fito Páez, é um dos filmes mais festejados da mostra. Com certeza é o mais divertido. Estreado em 2007, o filme é a brincadeira de uma mente genial, mas, como todo filme argentino, possui uma trama bem articulada e envolvente, além de um elenco fabuloso de atrizes lindas e talentosas. O filme tem um site muito completo, um dos melhores do gênero que já vi.

4 comentarios

O Anão Corcunda disse...

ô miguel:

tu tens cópias desses filmes?

vão passar no rio quando? no ccbb também?

abs!

Miguel do Rosário disse...

vão sim. no ccbb do rio.

dá uma olhada no site da mostra. tem a programação.

abraço.

O Anão Corcunda disse...

pois é, acabei de ver

engraçado foi a minha cegueira para ver um link tão óbvio no texto com a programação

acho que é porque ir ao cinema no ccbb, ou ir ao ccbb em geral, é algo que eu tenho uma enorme resistencia

além dos horários serem muito cedo (pra mim) durante a semana (19h, 20h, ainda estou trabalhando), é um lugar, apesar de muito bacana, que não dá conta da imensa demanda cultural a preços acessíveis de nossa cidade, o que o torna sempre lotado, cansativo

as exposições são sempre mais convidativas que as apresentações musicais e de teatro, que exigem sempre uma antecedência na compra (tanto na venda antecipada quanto no próprio dia), que fica muito difícil para quem não tem muito tempo para comprar ingresso antes...

parece resmungo, talvez seja, em grande parte, mas acho que tem muito a ver com um certo sufocamento cultural da nossa cidade

enfim, tentarei ver alguma coisa

abs

O Anão Corcunda disse...

pois é, acabei de ver

engraçado foi a minha cegueira para ver um link tão óbvio no texto com a programação

acho que é porque ir ao cinema no ccbb, ou ir ao ccbb em geral, é algo que eu tenho uma enorme resistencia

além dos horários serem muito cedo (pra mim) durante a semana (19h, 20h, ainda estou trabalhando), é um lugar, apesar de muito bacana, que não dá conta da imensa demanda cultural a preços acessíveis de nossa cidade, o que o torna sempre lotado, cansativo

as exposições são sempre mais convidativas que as apresentações musicais e de teatro, que exigem sempre uma antecedência na compra (tanto na venda antecipada quanto no próprio dia), que fica muito difícil para quem não tem muito tempo para comprar ingresso antes...

parece resmungo, talvez seja, em grande parte, mas acho que tem muito a ver com um certo sufocamento cultural da nossa cidade

enfim, tentarei ver alguma coisa

abs

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