7 de dezembro de 2009

Depois do susto

Prezados leitores e amigos, desculpe a preguiça dos últimos dias. Teve esse episódio do Bortolotto que também não ajudou. Me deixou muito mal, para falar a verdade. Quero ficar distante, neste caso, de qualquer politização, mas eu sei que isso vai ser inevitável. Esse crime constitui uma tragédia chocante demais para não ter desdobramentos. Até porque é preciso, antes de tudo, cuidar para que ela não se repita. O mais importante é que Bortolotto, graças a Deus, já superou o risco de morte, e se recupera bem. O cara é um touro!

*

Uma coisa é óbvia. São Paulo está mais violenta do que nunca. E não creio que essa política de segurança pública genocida, que atira primeiro para investigar depois, colabore para o clima de paz. Incêndios reiterados em favelas, como acontecia na época do Lacerda, no Rio dos anos 60, e que beneficiam especuladores imobiliários interessados em remoção dessas comunidades; despejo cruel de famílias pobres; repressão brutal a vendedores ambulantes; salários de fome para policiais, médicos e professores; decisão de aumentar o IPTU da cidade em mais de 300%; enchentes terríveis espalhando morte e sofrimento; tudo isso, que naturalmente atinge as camadas mais humildes, apenas acirra o ódio entre as classes, criando uma atmosfera de verdadeira guerra social. Imaginem quanto desespero não há em São Paulo? As elites paulistas não sinalizam com nenhuma esperança. Pode-se alegar que a pobreza não tem relação direta com a violência (com o que não concordo), mas a desesperança, com certeza, estimula a barbárie. É só porrada, porrada, porrada.

*

Creio que, a partir desta terça-feira, poderei voltar à minha rotina blogueira, acompanhando a situação política do país e do mundo.

*

Quero informar ainda que a minha Carta Diária Óleo do Diabo vai indo bem. Estou fazendo uma série de artigos e tabelas sobre comércio exterior que nos permite desenvolver argumentos bastante diferenciados sobre geopolítica e política internacional. Ainda não assinou? Então assine.

2 comentarios

nada será como antes disse...

Prezado,

Gostei de quase tudo neste post e também de seu blog.

Por coincidência, também tratei da trágica ocorrência com Bortolotto, em meu blog, sob outro prisma.

Saudações

Miguel do Rosário disse...

cara, fui no teu blog e não gostei nada do que eu li. acho que não apenas temos prismas diferentes, mas um ponto de vista totalmente oposto. Você, além disso, foi covarde. O Mario lá, na UTI, e você o criticando por besteirol sintático. Por favor, não volte a meu blog.

Postar um comentário