29 de dezembro de 2009

Rápida observação eleitoral

O Eduardo Guimarães acaba de lançar um post mencionando minhas observações por aqui, sobre a liderança eleitoral da Dilma junto às classes mais escolarizadas, de acordo com números do Datafolha. Quero, todavia, fazer algumas ressalvas importantes para evitar uma confusão.

A vantagem da Dilma junto aos eleitores com ensino superior, na pesquisa espontânea, de 14%, contra 11% de Serra, é, provavelmente, um fato temporário. Indica, antes de tudo, a força de Dilma junto àqueles que a conhecem, e a turma bacharelada é a primeira a saber das coisas.

Mas é principalmente consequência do enorme desconhecimento, por parte do eleitorado pobre, de que ela é a candidata de Lula. Outras pesquisas mostram que Dilma ainda é quase ou totalmente desconhecida para quase metade do eleitorado brasileiro. Conforme esse quadro for mudando, a tendência, para mim óbvia, é que o povo siga a orientação de seu líder político, de Lula, em quem votou em 2002 e 2006, e com o qual estão muito satisfeitos. Para isso, precisam apenas de uma coisa: informação. Como a grande imprensa escrita e os canais de TV não parecem dispostos a informar a população de um fato tão básico, de que Dilma é Dilma, com medo das consequências, o tempo de maturação da candidata não será tão acelerado conforme os que a apóiam gostariam. Mas é lógico que, esquentando a campanha, o povo irá saber. Mesmo os ataques da oposição e da imprensa à Dilma apenas servirão para fornecer esse dado à população, de que Dilma é a principal pré-candidata do governo à sucessão de Lula.

Repito a tabela do Datafolha por aqui, para que estudemo-la mais atentamente. Clique nela para ampliar. Repare que a intenção de voto em Dilma cresce com escolaridade e renda. É um ponto original em relação à Lula, mas também sinaliza o enorme potencial que a candidata possui junto às classes de baixa renda.


3 comentarios

Anônimo disse...

O q lá escreví, aqí segue:

A mídia corrupta matou a oposicao do Brasil, ao inventar o "escandalo do mensalao", como a "maior robalheira de todos os tempos".

Empurrou os afoitos e oportunistas do PFDB pro seu barco, em desesperado golpe sem eira nem beira.

Hoje, agonizam siameses no leito de morte q criaram.

Horror dos horrores é q Lula, e só qem o conhece de perto sabe disso, tem nos lábios o gosto do veneno do tal "mensalao", obcessivamente.

A trairagem q quase lhe custou o mandato, será posta em pratos limpos, mas aí, nao pela mídia q lhe apunhalou como "maldito atrevido peao", mas pelo próprio Lula e q, pasmem, pela blogosfera Lulista e petista q esperam pela sua vez.

Nao penso 2 vezes, Lula deicou escapar em sua ntrevista a Kennedy Alencar (outro idiota), q nao deixará pedra sobre pedra nesta fantasia perigos q lhe tentaram vestir.

Sei q Lula nao é vingativo mas, isso nao será deixado de lado, a morrer c/ o tempo.


Inté,
Murilo

Thiago disse...

Esteja certo de que, quando começar a campanha eleitoral e o Lula abraçar a Dilma, muita gente simples vai querer votar na "mulher do Lula".

Sinceramente? Mesmo com a falta de carisma da Dilma, só o Aécio me mete medo.

Pax Vobiscum disse...

Miguel voltei ao seu blog e disposto a comentar. Agora com identidade.
Abraços

Postar um comentário