23 de abril de 2010

Carta Diária de hoje analisa a íntegra do Ibope

Aí vai a edição de hoje, com alguns comentários sobre a íntegra do relatório do Ibope, que o Diário de Pernambuco acaba de divulgar. Não esqueçam de fazer uma assinatura para continuarem lendo.

2 comentarios

José Carlos Lima disse...

Miguel, no blog do Luis Nassif tem um leitor, o André Araujo, que volta e meia ele vem com uns textos prá lá de polêmicos, sempre apresentados com muito rigor e consistência.
O resultado é saravaida de respostas discordando dele, o que movimenta e muita o ambiente por lá.
O último texto polêmico do Andre foi sobre as relações exteriores do Brasil, onde ele afirma que o Brasil deveria ter-se alinhado aos EUA e que, ao não fazendo isso, perdeu uma grande oportunidade de entrar no primeiro mundo, o que contestei afirmando que pelo ponto de vista do autor o Brasil deveria deixar os paises hoje sob comando de governos progressistas, como por exemplo a Nicarágua, que está sob ameaça de cair por pressão dos EUA, como já fez com Honduras e que, por sinal, Hilary Clyton já chegou ao absurdo de afirmar que estes governos eleitos que não colocam em prática a gestão neoliberal tornam as eleições inválidas e que deverão mesmo ser derrubados.
Isto é o suficiente para o Brasil não alinhar-se aos EUA tal como um patinho.
Outra prova do acerto do não alinhamento foi o resultado do comércio exterior, o que foi imperativo para que o Brasil saisse da crise, pois que, devido à política de relações exteriores do Brasil, o seu comércio foi diversificado, de forma que se hoje os EUA falirem, o que não é difícil acontecer, o Brasil estará se lixando, pois sua relação com outros paises, isso que o André chama de "ralé do mundo" estará indo muito bem e obrigado.
O motivo de postar este comentário aqui, o qual será postado lá no blog do Nassif, é que lembro-me que você publicou um estudo sobre o acerto do comércio exterior do Brasil, o que você fez de forma bastante consistente, com gráfico e tudo.
Lembro-me que no gráfico o comércio do Brasil saiu das esfera dos EUA, tendo sido fortalecida junto aos países de todos os outros continentes: África, América do Sul, Caribe, Oriente Médio, Ásia, etc.
Ao procurar o seu texto na web não o encontrei.
Entrei no google com as palavras "oleo do diabo miguel do rosário comercio exterior brasil" e nada, pois o resultado mostrou apenas suas postagens de hoje.
Cadê aquele texto?
Quero postá-lo lá no Nassif como resposta ao André Araujo.

Miguel do Rosário disse...

http://oleododiabo.blogspot.com/2009/06/veias-eperta-da-america-latina.html

Postar um comentário