8 de abril de 2010

Vox Populi divulga íntegra de abril!

(Outra pintura do Juliano Guilherme)

Ah, esses blogueiros estão ficando poderosos! Meu email para o Vox Populi reclamando da demora na divulgação do relatório completo de suas pesquisas teve resultado. Recebi educada e pronta resposta de um funcionário do instituto e a íntegra da última pesquisa, divulgada pela Band no último sábado, 3 de abril de 2010, foi publicada.

Sem mais delongas, portanto, inicio a análise dos últimos números do Vox Populi. Primeiramente, recorto alguns trechos, para comentá-los em seguida. Cliquem na tabela para ampliar ou vê-la por inteiro. Os títulos são publicados em separado.

Mas antes de qualquer coisa, vamos relembrar os números principais da pesquisa Vox Populi divulgada semana passada.

Se a eleição para Presidente da República fosse hoje e os candidatos fossem estes em quem você votaria?

Esses números, assim que circularam, chocaram a opinião pública por baterem de frente com os números divulgados pouco antes pelo Datafolha.

Vox Populi: Serra 34 x  31 Dilma. Diferença de 3 pontos.
Datafolha: Serra 36 x 27 Dilma. Diferença de 9 pontos.

É no Sul do país, contudo, que a diferença é mais gritante:

Vox Populi: Dilma 33 x 33 Serra
Datafolha: Dilma 20 x 48 Serra


Tanto o Vox Populi quanto o Datafolha, porém, apresentam Dilma à frente nas votações espontâneas, o que dá mais consistência aos números do Vox Populi. Mas esqueçamos o Datafolha, por enquanto, e nos concentremos em analisar o material recém-divulgado do Vox Populi:

*

Vou citar para você o nome de alguns possíveis candidatos a Presidente e gostaria que você me respondesse algumas perguntas sobre cada um deles, vamos falar de: Ciro Gomes, Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva. Com relação a ____________ você diria que:


Reparem que 37% dos entrevistados disseram conhecer bem José Serra, enquanto 26% afirmaram o mesmo de Dilma. Uma diferença considerável de 9% ou mais de 10 milhões de eleitores. No entanto, ela já superou Ciro nesse quesito. No item "Não conhece", a diferença entre ela e Serra também é enorme: somente 2% não conhecem Serra, enquanto 10% afirmam não conhecer a ministra. Isso explica porque Serra estagnou nas pesquisas: ele bateu no teto. Dilma, por sua vez, ainda tem muito espaço para crescer. Esses 10% que não conhecem Dilma correspondem a cerca de 13 milhões de eleitores. Segundo o TSE, o Brasil tem 130 milhões de eleitores, portanto cada ponto percentual de uma pesquisa de intenção de voto corresponde a 1,3 milhão de pessoas aptas a votar.


Repare que Dilma tem um potencial muito grande de crescimento no Nordeste, onde 13% das pessoas afirmaram não a conhecer. E também no Sudeste, onde é conhecida por somente 10% dos entrevistados.

*

Se a eleição para Presidente da República fosse hoje e os candidatos fossem estes em quem você votaria? Cruzamento por Região. Pesquisa divulgada na internet no dia 7 de abril de 2010.

Repare que Dilma empata com Serra no Sul. Novamente entramos em choque frontal com o último Datafolha, que detectou uma súbita e inexplicável ascensão de Serra e declínio de Dilma no estado. O Vox Populi apurou, simplesmente, o contrário! Serra caiu de 39% para 33% no Sul, e Dilma subiu de 24% para 33%.

Repito abaixo a tabela da pesquisa de 19 de janeiro deste ano, publicada no post anterior.



*

Bem, continuemos.

Outra surpresa boa! Quer dizer, nem é tão surpresa assim, mas enfim, é boa do mesmo jeito. Dilma dispara entre os homens, e deixa Serra lá atrás:


Viram? Dilma com 37% contra 33% de Serra entre os homens. A vantagem de Serra se dá apenas entre as mulheres, onde ele tem 34% contra 27% de Dilma.

A explicação para isso pode ser encontrada, em parte, no item NS/NR, que significa "Não sabe ou Não respondeu", no qual as mulheres marcaram 15%, contra 9% dos homens.

De qualquer forma, a campanha de Dilma precisa dar atenção especial às mulheres. São elas o ponto-fraco de sua campanha. As explicações correntes, de que mulher é competitiva e invejosa e não gosta de ver outra fazendo sucesso, ou de que preferem confiar funções de mando a homens, não me convencem. Mulher é competitiva mas também é companheira. E sobretudo é orgulhosa e vaidosa de sua condição de mulher. Uma hora ou outra, Dilma Rousseff irá tocar esse orgulho. Irá incendiar essa vaidade. E as mulheres votarão, sim, em outra mulher.

*

Outra tabela que gostei está aí abaixo. Ela mostra que, mesmo estando 3 pontinhos abaixo de Serra (ou seja, empatada), Dilma é a candidata que a maioria acredita ter mais chances de vitória. Reparem bem! Esse é o poste!

Qual destes candidatos, na sua opinião, tem mais chances de ganhar as eleições para Presidente, mesmo que você não vote nele?

*

Lembrando: estamos falando da última pesquisa de intenção realizada no Brasil. Foi divulgada no Jornal da Band no dia 3 de abril de 2010.

*

Outra tabela que achei bem interessante é esta:

Pelo que você sabe ou já ouviu dizer qual destes é o(a) candidato(a) a Presidente da República que tem apoio do Presidente Lula?


Repare que 21% dos entrevistados disseram não saber, ou não responderam, quem é o candidato que tem apoio do presidente Lula. E o maior número (25%) se encontra no Sudeste. Pelo jeito, a mídia do Sudeste não tem informado muito bem as pessoas da região... Tem mais gente no Norte que sabe que Dilma é a candidata de Lula do que no Sudeste. E... peraí! No Sudeste, 5% dos entrevistados acreditam que Serra é o candidato apoiado por Lula! Como é que é! Isso aí representa quase ou mais 1 milhão de eleitores que, ludibriados pela mídia regional, acham que Serra tem apoio de Lula! Isso aí não vai durar muito, todavia...

*

Pensando nestes candidatos, existe algum em que você não votaria de jeito nenhum para Presidente? (Se sim) Qual?



Essa é outra tabela importante, que mostra a rejeição de cada candidato. Serra é o mais rejeitado, com 18%. Marina Silva vem em segundo lugar. Por que Marina é tão rejeitado, hein? Ao que parece, seu discurso ambíguo, sempre tentando roer a popularidade de Lula, não está agradando muito gente... Dilma tem 15% de rejeição, um índice tranquilíssimo, até mesmo baixo. Aliás, nenhum candidato tem índices de rejeição que inviabilizem suas vitórias. Todo mundo meio que empatado nesse quesito.

*

Outra tabela boa:

Se a eleição para Presidente da República fosse hoje e os candidatos fossem estes em quem você votaria? Cruzamento por renda familiar.


Dilma empata com o tucano no segmento que ganha até 1 salário minimo, com 30%, e marca empate técnico, com 33% (onde Serra tem 35%), entre o grupo mais substancial da população brasileira, o que ganha entre 1 e 5 salários.  Serra ganha fôlego apenas entre as famílias que ganham mais de 5 salários.

*

E Dilma ganha entre a turma com diploma... Essa aí vai para quem ainda acha que o eleitor de Dilma é inferior intelectualmente. Segundo o Vox Populi, Dilma ganha entre os eleitores com terceiro grau, com 35% das intenções de voto, contra 33% de Serra. E empata com Serra em 32% entre os que estudaram somente até a quarta-série. Serra conseguiu boa pontuação entre a galera que foi até a oitava séria do ensino fundamental, onde marcou 37% das intenções, contra 30% de Dilma.

Se a eleição para Presidente da República fosse hoje e os candidatos fossem estes em quem você votaria? Cruzamento por escolaridade.

3 comentarios

ziulsorrab disse...

Jornal, jornada, qual a nova do dia? manchete. Como é bom acessar a internet. Vc fica livre, é isto sente a liberdade de pensar por si próprio. Muita coisa da mídia é nos manter cativos para manipular-nos no interesse dos donos da mídia. A mídia precisa de audiência para vender publicidade. Somente a internet, blogs, pdfs, comentários,informação, contraditório e até comercio on line, fará a melhoria da mídia se esta quiser sobreviver. Obrigado cidadão pelas informações prestadas. Dilma está muitíssimo bem. Vamos ver se o Vox responde ao email que o Edu Guimarães enviou a ele sobre a questão dos domicílios visitados

augusto disse...

Vamos trabalhar duro para que esses 25% do sudeste que nao sabem a quem Lula apoia, possam saber logo e bem sabido.
Estou vendo que, em vista da publicaçao do teor total da Vox populi, fica bem suspeita e ainda mais malcheirosa a pesquisa da
Datafria...
Objetivo: vitoria, se possivel no
primeiro turno. Segundo objetivo:
multiplicar por 0,10 as atuais bancadas tucanas e Demicas no Senado e Camara.

Anônimo disse...

Veja a q ponto se atrevem os jornalistas fascistas:

Enviado por Ricardo Noblat - 9.4.2010| 10h05m
Comentário
O que deu em Lula?

O que deu em Sua Excelência, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva?

Pirou?

Improvável.

Deixou-se empolgar pelo ambiente que lhe era amplamente favorável?

Pode ser - embora um líder experiente como ele não costume cometer erros típicos de um amador.

O que preocupa Sua Excelência a ponto de ele ter dito o que disse ontem à noite durante o evento promovido pelo PC do B para marcar sua adesão à candidatura de Dilma Rousseff a presidente?

Mais uma vez ele desafiou a Justiça depois de ter sido punido duas vezes por fazer propaganda antecipada da candidatura de Dilma.

Novamente pediu votos para Dilma. E com tal convicção e exagero que extrapolou. Disse a certa altura:

- Hoje não tem ninguém mais preparado do ponto de vista técnico para governar este país do que esta senhora Dilma Rousseff, futura presidenta deste país.

Foi além - e ao ir deixou de ser convincente. Passou a impressão de estar apelando:

- Vocês vão fazer campanha para uma mulher cuja história é motivo de orgulho. Se eu conhecesse ela (sic) antes de ser candidato, eu não seria (candidato), porque teria indicado ela (sic).

Quem é capaz de acreditar que Lula teria abdicado há oito anos da própria candidatura em favor da candidatura de Dilma se a conhecesse naquela época?

Desde 1989 quando foi candidato a presidente pela primeira vez, Lula jamais deu brecha para que prosperassem outras candidaturas dentro do PT

Foi assim até em 1998 quando ele sabia com bastante antecedência que a derrota era certa.

O trecho mais desparatado da fala presidencial foi aquele onde Lula afirmou, exaltado:

- Quando eu estiver fora (do governo), vou ter força para evitar que se faça com a Dilma o que fizeram comigo em 2005 (aparentemente, ele falava da investigação do mensalão do PT). Vou gritar mais, vou ter mais liberdade. Não vou ser instituição. Vou arregaçar as mangas para fazer a reforma política, porque não podemos ficar subordinados ao que um juiz diz que podemos ou não fazer. Vou poder gritar mais, perturbar mais.

Como ex-presidente vai o quê?

Gritar mais? Pertubar mais?

Arregaçar as mangas para fazer a reforma política?

Não é comportamento que se espera de um ex-presidente - gritar, perturbar mais.

Teve oito anos para negociar com os partidos a reforma política - por que não o fez?

Outro dia, Lula admitiu que fora da presidência, e uma vez Dilma eleita, ele continuará influenciando as decisões do governo.

Sabujamente, outro dia Dilma também admitiu que caso se eleja consultará Lula sobre assuntos importantes.

Há líderes do PT aflitos com o fraco desempenho incial de Dilma como candidata. Sem Lula ao seu lado, ela claudica, derrapa, diz bobagens.

De outra parte, a poderosa sombra de Lula poder levar o eleitor a concluir que Dilma não passa de uma marionete dele.

Para dizer o que tem dito, para proceder como tem procedido, Lula deve estar enxergando coisas que escapam aos mortais comuns.

Siga o Blog do Noblat no twitter


Inté,
Murilo

Postar um comentário