3 de abril de 2010

Temperatura amena para Dilma Rousseff

(Diane Airbus, Top Less Dancer)

Depois das monções, tempo estável, seco. Sol constante e ameno. Blogueiro calmo e lúcido como um samurai prestes a cortar a cabeça do inimigo. Iniciarei algumas mudanças no visual do site para adaptá-lo ao período eleitoral. Vários links de amigos serão deslocados.

Nunca participei de campanha política. Não sei porque. Nem em 2002 e 2006, quando já torcia fanaticamente por Lula. Escrevia como um possesso mas na época de campanha eu sempre me ligava em outra coisa. Muitas vezes em coisas idiotas e simplórias, como acompanhar minha mulher numa viagem de trabalho (ela é - ou foi - guia turística) para as cidades históricas de Minas.

A luta comendo no Brasil e eu procurando internet em Tiradentes. Só tinha uma, na prefeitura. Quer dizer, depois eu encontrei outra, numa segunda viagem para lá, uma lan house boa. Mas eu não tinha dinheiro na primeira vez.

Meu pai começou a trabalhar com quatro anos de idade. Ele vivia falando isso. De como teve que repousar a bunda em água salgada para curar as feridas abertas pela sela áspera do cavalo. Por isso talvez ele não hesitou em me usar - com quase a mesma idade, ou seja, com dezesseis - como mão-de-obra para sua empresa, seu jornal de café, quando as circunstâncias da vida o empurarram a isso. Lutava, meu pai. Bravamente. Estava cansado, porque o trabalho jornalístico é extremamente esgotante, mas a aposentadoria de 900 reais por mês não dava para sustentar mulher e dois filhos acostumados ao conforto.

Eu sempre achei que não é bem assim. O conceito de trabalho mudou bastante com a chegada das novas tecnologias. O mais importante é ter boas idéias. As máquinas trabalharão por nós. De uma forma ou de outra, as funções repetitivas estão sendo transferidas para sistemas de inteligência artificial. Não é por bondade, claro, mas porque empresas e governo lucram muito mais empregando máquinas incansáveis, que não erram, não aceitam propina, não fazem greves, do que trabalhadores interminavelmente em estado de revolta (abertamente, com punho fechado, ou subrepticiamente, com um sorriso homicida nos olhos) contra seus patrões. Eu adorei entender isso, porque me fez descobrir novos truques tecnológicos e trabalhar menos.

Dessa vez, porém, eu quero participar. Preciso participar desta peleja. Nos outros anos, eu tinha o meu emprego, ainda não tinha dado o salto. Eu estou diferente também. Menos cafona, eu acho.

Não estranhem, portanto, as mudanças no blog. Vou procurar torná-lo mais simples e funcional. Mais leve, para que possa aumentar o número de visitas. Profissionalizá-lo, enfim. Limpar e modernizar também a linha editorial. Dar um tempo na parte "Diário de um blogueiro duro e louco" e investir mais no segmento "Blogueiro influencia eleições".

E mesmo sem a presunção (megalômana, por certo, mas divertida) de influenciar, estaremos realizando acúmulo de força. As eleições deste ano envolvem não apenas a disputa presidencial, mas também a renovação do Legislativo. Uma configuração política nova se instalará no país a partir de 2011, com Dilma ou sem Dilma.

A vitória da esquerda no Brasil, nesse momento da América Latina, nesse momento do mundo, é algo que todas as pessoas sensíveis à conjunção astrológica que regula as relações internacionais intuem se tratar de um evento geopolítico determinante. O mundo está de olho no Brasil. O mundo estudará a democracia brasileira e daí tirará conclusões. Na América Latina, está evidente que a vitória de Serra será nociva às pretensões sulamericanas de fortalecer a união política do continente. A intelectualidade tucana já cansou de dar mostras sobre o que pretende em termos de política externa. Ela quer de qualquer jeito voltar ao americanismo chulé, vagabundo, subserviente, burro, que praticou durante tantos anos.

E ainda ficam elogiando nossos duzentos anos de politica externa! Ah, politica externa esplêndida que tivemos, que nos deixou até hoje exportando matérias primas baratas. Quando, finalmente, um governo começa a praticar uma política externa voltada para o interesse nacional, para o interesse econômico real das empresas e dos trabalhadores brasileiros, eles vem com esse papinho de ideologismo, terceiromundismo, antiamericanismo.

Acham um absurdo o Brasil fabricar navios e plataformas por aqui mesmo, em vez de fazê-lo em Cingapura...

Acham ótimo o Brasil exportar minério de ferro para a China a 40 dólares a tonelada e comprar produtos chineses de 250 mil dólares a tonelada.

Anticomunistas de merda que são, porque preferem dar dinheiro aos comunistas chineses a lutar por mais dinheiro no bolso de patrões e empregados conterrâneos.

Não sou contra a China, porém. Admiro-a extraordinariamente, mesmo nunca querendo morar lá. Não tenho sequer curiosidade. Assim como não tenho curiosidade de conhecer a Arábia Saudita. Não piso em lugar onde mulher é cidadã de segunda classe. Por isso aliás que é ridículo esse discurso anticubano por parte dos ianques do mundo inteiro, incluindo os ianques de Higienópolis, enquanto temos uma Arábia Saudita aí.

A China mata dezenas de dissidentes diariamente mas o Clóvis Rossi exige que o presidente declare guerra à Cuba porque um prisioneiro decidiu fazer greve de fome e morreu. Ahah, vá fazer greve de fome na China, meu irmão, e verá se eles te levam ao hospital para se tratar como fazem em Cuba. Que China! Vá fazer greve de fome no Paquistão, Arábia Saudita, Sudão, Costa do Marfim, e verá o tratamento humanista que terá do governo.

Andei refletindo e acho que a humanidade caminhará, de um jeito ou de outro, para alguma espécie de socialismo internacional, regido por instituições democráticas, provavelmente a própria ONU mesmo. É o maior pesadelo de Olavo de Carvalho, eu sei. Mas é isso mesmo. Só que ele acha ruim, eu acho ótimo. A existência de uma autoridade não exclui a liberdade. Ao contrário. A liberdade apenas pode existir em presença da autoridade. Dialética cristalina. Uma lei internacional a reger os povos. A coisa mais irritante é pensar que a extrema direita americana ainda pode ser compreendida, porque ela aspira ao poder imperial que lhe beneficia diretamente, mas a direita brasileira, ao contrário, porque cargas d'água prefere que o mundo siga as leis emanadas de Washington? Qual o interesse para o Brasil? Isso sempre me lembra, não sei porque, os "carecas" racistas e neonazistas de São Paulo, um bando de latino-americano mestiço a defender a superioridade dos arianos do norte europeu...

13 comentarios

Jeferson Paz disse...

Nada como uma leve "deprê", hein?!Ou um espelho!Maravilha de texto! Estou tentando ampliar a quantidade de assinantes. Será que se convencerão? Espero que sim. Grande abraço

Prodígios Lopes disse...

É a primeira vez que o leio. Para mim é assim: se me agradou políticamente, o texto é otimo, se não me agradou, o texto é ruim. Por isso lhe dou nota dez. Preocupado com erros? Pura tolice. O que importa é a comunicação. Além do mais se vc.quiser encontrar erros é só ver os noticiários de TV. Aí, sim, vc vai achar " muitas milhões de toneladas " de erro. Parabens.

Roberto M Almeida disse...

Caro Miguel, parabéns pelo texto, visito seu blog todos os dias mas tenho uma preguiça enorme de fazer comentários.Seu enganjamento políco será importante para a vitória das esquerdas em todos os níveis, não podemos entregar as poucas conquistas em 500 anos e toda contribuição é benvinda.Coragem.
PS. quanto ao pequeno deprê, passe no blog do professor Hariovaldo Almeida Prado que passa, é melhor que erva santa ou da BOA, eu garantio

Jairo Teixeira Mendes Abrahão disse...

Miguel.
Tive um Professor, sim, com maiúscula!,que dizia: "A experiência é a mestra dos tolos" Quanta sabedoria! Por que não me utilizar da sua? Você consegue dizer o que sinto, sem saber dezê-lo!

Jairo

P.S. O nome do grande Mestre é Eduardo Augusto Salgado, Professor Catedático de Geologia da ESALQ-USP.

Ruy disse...

“Alô? Ah! Eu vô (sic) cumeçá (sic) saudando o nosso presidente, é, como é do protocolo mas também devido à importância dessa solenidade. Cumprimentá (sic) o Michel Temer, presidente da Câmara dos Deputados, vou cumprimentá (sic) os ministros que tão (sic) tomano (sic) posse. Tenho certeza (sic) que todos eles vão cumpri (sic) a missão que têm pela frente tão (sic) ou melhor do que nós fizemos…”.

Dilminha saindo do governo Lula

Miguel do Rosário disse...

Dilma é o Chico Bento?

Luis Henrique disse...

O Clóvis Rossi deveria fazer uma greve de fome aqui mesmo, para pressionar uma declaração de guerra do governo brasileiro à Cuba, à Venezuela, quem sabe a ambos.

Aliás, mês passado um nigeriano 'misteriosamente' morreu no aeroporto de Zurique nas mãos da polícia suíça. Estava em greve de fome, contra sua deportação. Outros 15 nigerianos também tiveram seus pedidos de asilo negados.

A porca cobertura da mídia for rápida e categórica ao divulgar a versão 'oficial' de que ele era 'um traficante de drogas'.

Como o sujeito teve o azar de nascer nigeriano, não teve nem a dignidade de ter seu nome divulgado.

Paulo Ribeiro disse...

Gostei muito do texto. A única coisa que não entendi muito bem foi a ligação entre a imagem e o que foi escrito.

Miguel do Rosário disse...

Oi Paulo, eu costumo usar imagens sem muita ligação com o texto. O objetivo é apenas artístico. A única ligação é talvez um elo qualquer misterioso, estético.

ziulsorrab disse...

O que vale é o mito “América latina, berço de uma nova civilização”. "Um governo universal, um único padrão monetário". "Entre as bacias do Amazonas e do Prata uma nova raça cósmica” da qual faz parte “O povo brasileiro” (Darci Ribeiro). Quão distante esses mitos do complexo de vira latas, do qual já nos libertamos. “Um único governo com participação das classes em sinarquia, simbiose e sinergia” O padrão monetário único germina no MERCOSUL.
Essa eleição representa a consolidação da mudança de paradigma. Fico feliz desta nova postura do Óleo do Diabo. Vimos o real 4° poder, a mídia Blogsfera, em simbiose e sinergia, em ação lá nos EUA, tanto financeira como desmistificadora. O poder do povo. Lá como cá falta a sinarquia, viável com Dilma e que Obama tenta implementar contra a direita dos magos negros (belicismo midiatico). A direita está digamos sendo ocultamente usada ao cumprir o papel de “estimular-nos” a sermos absolutamente solidários e éticos. Parece uma guerra cósmica, de tão absurdos que são os seus argumentos, factoide e assassinatos de reputação. Há inflexões com Emilio Odebrecht e Abílio Diniz, com seus “O papel da imprensa” e “Sou fã de carteirinha do Lula” (vide Google)Cito-os por pertencerem ao “lado correto” da direita. Não haverá hegemonia socialista sobre a atual erronea do capitalismo. Os valores não são exclusivos. Com isso, mesmo, sem o poder de dominar os meios de comunicação impressos e concedidos, estamos dramaticamente cobrando que a direita externa a nós, mas também a que vive em nós sobreviva dos seus erros, da sua doença, da sua psicopatologia, (capitalismo, egoísmo, destruição ambiental).
Quando vejo tantas denuncias, a cada instante caírem por terra na internet, estamos fulminando aqueles que ainda recalcitram. Daí que está acontecendo algo transcendental nesta quadra ínfima de tempo histórico da humanidade. A cada tecla acionada estamos construindo um mundo transfigurado.

Anônimo disse...

Vai ser Dilma X PSDB DEM Globo...por isso vai ser uma campanha excitante como nunca visto antes

anônimo

Anônimo disse...

O PERIGO CHAMADO DILMA ROUSSEFF

A candidata a sucessão do presidente Lula em 2010 é Sra. Dilma Rousseff que na década de 1960 e início de 1970 ela participou da luta armada, atuando em organizações clandestinas e terroristas da esquerda brasileira como, por exemplo, Política Operária (POLOP), Comando de Libertação Nacional (COLINA) e VAR Palmares. Durante esse período ela utilizou vários nomes falsos, tais como: Estela, Patrícia, Luiza e Vanda. Inclusive ela teve papel relevante numa das ações mais espetaculares da guerrilha urbana no Brasil, ou seja, foi o cérebro do famoso roubo do cofre do governador paulista Adhemar de Barros, que rendeu 2,5 milhões de dólares. Esse assalto ocorreu na tarde de 18/07/1969 no Rio de Janeiro. Até aquele momento histórico, fora o maior golpe da história do terrorismo mundial, segundo informa o jornalista Elio Gaspari em seu livro A ditadura escancarada.
Segundo, a Sra. Dilma Rousseff mentiu ao afirmar que era mestre e doutoranda pela UNICAMP no site da Casa Civil e no currículo disponível na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/index.htm).

Dilma Rousseff é um grande perigo para o Brasil. Ela vem de um passado totalitário. Do tempo em que grupos radicais de esquerda, das quais ela fazia parte, sonhavam em implantar no Brasil uma ditadura socialista nos moldes de Cuba, da extinta União Soviética ou da China. É preciso lembrar que a Sra. Dilma Rousseff nunca rejeitou, oficialmente e publicamente, seu passado ligado a grupos terroristas. Além disso, ela nunca renunciou ao terrorismo. Pelo contrário, em entrevistas concedidas a vários meios de comunicação ela elogiou grupos narcoterroristas como, por exemplo, as FARC e o ELN no Colômbia. Como uma pessoa que apóia o narcoterrorismo pode ser candidata a presidência da república? Se por acaso Dilma Rousseff for eleita presidente ela irá legalizar o narcoterrorismo no Brasil?
Apesar de toda campanha pró-Dilma feita pelo governo com o dinheiro dos impostos do contribuinte, não é possível disfarçar que Dilma Rousseff erradia um passado de autoritarismo de esquerda que países como Cuba e a Coréia do Norte até hoje vivem. Ela lembra claramente o pesadelo do fim da liberdade de expressão, da perseguição a opisição e do controle radial do partido único sobre a vida das pessoas.
Se Dilma Rousseff erradia ideias e valores tão negativos para a vida social brasileira, então como Lula e o PT puderam escolhê-la para ser a candidata a presidência da república? O PT é um partido de muitas estrelas. Um partido que tem lideranças políticas fortes em todo o país. Então por que justamente Dilma Rousseff?
Talvez essa pergunta nunca seja respondida. Entretanto, há uma forte possibilidade de haver uma resposta. Essa possibilidade é o fato de internamente o PT, com o aval de Lula, decidiu apostar na implantação do socialismo de modelo cubano ou outro modelo no Brasil. Dessa forma, Dilma Rousseff terá como missão, caso eleita, ser um governo de transição rumo ao socialismo. É sempre bom recordar que o socialismo do século XXI representado por Hugo Chávez, na Venezuela, e o velho socialismo de Cuba e da Coréia do Norte representam o que há de mais atrasado no mundo. O socialismo, seja novo ou velho, continua sendo um regime onde não há liberdade e que o cidadão deve ser totalmente dócil as ordens do partido e, por conseguinte, do governante único. Se realmente o projeto do PT, com o aval de Lula, for à implantação do socialismo, por meio de Dilma Rousseff, então o Brasil estará jogando no lixo todas as conquistas sociais, constitucionais e democráticas oriundas do século XX. Neste contexto Dilma Rousseff seria uma espécie de Fidel Castro de saia. É por causa disso que é sempre bom lembrar: Dilma Rousseff é um perigo.
José Serra nesta corja de COMUNISTAS

ACORDA BRASILLLLLLL

Anônimo disse...

e vc ñ acha a dialética um pensamento muito europeu e mecanicista?

Postar um comentário