6 de abril de 2010

Ibope divulga pesquisa completa

(Juliano Guilherme)

Todo mundo, queira ou não, esnobando ou não, está sempre atento às pesquisas de intenção de voto. Conforme o resultado, são rechaçadas ou festejadas. Pouca gente parece dar atenção, todavia, aos relatórios completos dessas pesquisas, que trazem detalhes interessantissimos para quem se interessa pela realidade política e eleitoral do pais.

Acabo de verificar que o Ibope atualizou seu site e publicou o relatório completo de sua última pesquisa, feita entre os dias 6 e 10 de março e divulgada semanas depois, na qual apontava Dilma Rousseff com 30% das intenções de voto, contra 35% de Serra.

Pois bem, analisei o documento e reproduzo aqui o que achei mais interessante, seguido de comentários.

Clique nas tabelas para ampliar ou vê-las sem cortes (quer dizer, não totalmente sem cortes, já que eu recortei trechos do arquivo original, mas completas onde interessa). Eu reproduzo o título delas à parte.

P.01) No mês de outubro haverá eleições para Presidente da República. Se a eleição para Presidente da República fosse hoje em quem o(a) sr(a) votaria?
(Espontânea)


Essa é a espontânea, onde o entrevistador deixa para a pessoa escolher o nome de seu candidato. Repare que Dilma desponta em primeiríssimo lugar entre os candidatos, com 14%, contra 10% de Serra. Ciro e Marina continuam sólidos, com impressionantes 1%. A ministra é superada apenas por Lula, que tem 20% da preferência espontânea nacional. Mas como Lula apóia Dilma, participará da campanha e estará nas TVs e nos rádios pedindo aos eleitores que votem em sua candidata, não é nenhum absurdo pensar que esses 20% deverão, em breve, migrar para a ex-ministra.

Repare ainda que, entre os homens, Dilma atingiu 18% das intenções espontâneas, contra 11% de Serra e 19% de Lula. Também entre as mulheres a ex-ministra ficou à frente de seu adversário, 11% contra 9%.

P.01) No mês de outubro haverá eleições para Presidente da República. Se a eleição para Presidente da República fosse hoje em quem o(a) sr(a) votaria?
(Espontânea)


Na tabela acima, ainda espontânea, destaco o seguinte dado: Serra tem apenas 4% dos votos de quem ganha até 1 salário mínimo (clique na tabela para vê-la completa). A força de Serra concentra-se nos ricos, onde ele marcou 22%, contra 18% de Dilma. Ou seja, mesmo entre os ricos, Dilma é forte. O importante, porém, é entender que Serra é extremamente fraco entre os pobres, e, meus caros, quem não tem o voto do pobre não ganha eleição no Brasil.

Agora passemos para as não-espontâneas. Também aí encontrei gratas surpresas.

P.02) Se a eleição para Presidente da República fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria para Presidente?

Apesar de perder no cômputo geral, de 35% para 30%, Dilma ultrapassou Serra entre os que ganham menos de 1 salário mínimo, de 32% para 28%.

P.02) Se a eleição para Presidente da República fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria para Presidente?

Na tabela acima, com sugestões de candidatos, repare que Dilma está à frente de Serra entre os homens, com 36%, contra 34% de Serra. Só perde para o ex-governador de São Paulo em função de sua baixa performance entre as mulheres, onde possui apenas 25% dos votos, contra 37% de Serra.

Entretanto, agora é possível saber que é entre as mulheres que se registra os índices maiores de desinformação política. Conforme elas forem se inteirando de que Dilma é a candidata de Lula, está claro que haverá transferência de votos para a ex-ministra.

P.02) Se a eleição para Presidente da República fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria para Presidente?

A tabela acima, com votos por região, também traz dados interessantes. Sobretudo porque estão em contradição com a última pesquisa Datafolha, que mostra Dilma perdendo muitos pontos no Sul do país. Segundo o Ibope, Dilma tem um desempenho acima da média no Sul, com 34% das intenções de voto, contra a média nacional de 30%. A maior vantagem de Serra se dá no Sudeste e no Centro Oeste, onde tem, respectivamente, 40% e 41% das intenções, contra 25% e 26% de Dilma.

Abaixo, publico outras tabelas que nos permitem uma visão mais abrangente do cenário político nacional. Em todas, encontramos dados bastante favoráveis à candidata do governo. 

P.09) Na eleição para Presidente que será realizada em outubro próximo, o(a) sr(a) prefere votar em um candidato:


Observe que, no Sul, 49% dos entrevistados afirmaram votar num candidato apoiado pelo presidente Lula. É um percentual maior que no Sudeste. 

P.13) O(a) sr(a) confia ou não confia no Presidente Lula?


Repare que as mulheres constituem um grupo mais crítico ao governo do que os homens. Isso também explica, em parte, a debilidade de Dilma nesse segmento. 

P.13) O(a) sr(a) confia ou não confia no Presidente Lula?

P.13) O(a) sr(a) confia ou não confia no Presidente Lula?

Os dados mostram que o Sul, de fato, é uma região mais crítica ao governo, mas só comparando-a a outras.Os 70% do Sul que afirmaram confiar no presidente correspondem a uma sólida maioria. É ridículo achar que se trata de uma situação negativa. Qualquer governante com 70% de aprovação pode contar com uma reeleição fácil. Não será difícil para Dilma, portanto, receber em suas artérias a transfusão da popularidade presidencial.

6 comentarios

Tio Drakul disse...

Me responda uma coisa... Porquê essa diferença tão grande entre a pesquisa espontãnea e a em que são indicados nomes? Conheço estatística e os dois resultados deveriam ser similares, não díspares assim.

reginaldo gadelha disse...

Vão sonhando.....

Vera Pereira disse...

"Vão sonhando" ... Realistas são muito chatos.

René Amaral disse...

Seja realista, exija o impossível!

pedro cavalcante disse...

Gadelha, não se desgadelha
mas
"Sonho que se sonha só
É só um sonho que se sonha só
Mas sonho que se sonha junto é realidade"
Rauzito

heliojesuino disse...

Esclarecedor o post, excelente o teu blog.
Virei freguês e vou indicar lá no meu

Postar um comentário