23 de abril de 2010

E Ciro vira mesmo Coriolano?

Meu artigo sobre Ciro, modéstia à parte, acertou na mosca. O nobre parlamentar continua flertando com o personagem de Shakespeare, o general romano Caio Márcio, também conhecido pelo nome Coriolano. A figura existiu historicamente, e foi biografada por Plutarco.

Deixem-me, portanto, terminar de contar a história da peça. Coriolano, um patrício reacionário que odiava a plebe, é banido da cidade. Cheio de ressentimento, ele se dirige à Ancio, cidade dos Volscos, os piores inimigos de Roma, apresenta-se a Tulo Aufídio, até pouco seu adversário número 1, e se oferece para ajudar a destruir sua antiga pátria.

Esperemos, naturalmente, que Ciro Gomes seja mais esperto que isso. A mídia vem atiçando, sutilmente, o lado mais inflamável do ex-candidato. Hoje a Dora Kramer nos conta que Ciro, de fato, evitou deliberadamente criticar Serra, para ganhar o eleitorado antilulista. O cálculo é válido, inteligente até - se considerarmos que Ciro quase se lançou candidato ao governo de São Paulo, o estado mais conservador do país.  Mas é perigoso também. Cativando o cidadão conservador, o próprio Ciro se tornou um.

O comportamento de Ciro mostrou-se errático, esquizofrênico. Ele iniciou seu périplo eleitoral fazendo críticas extremamente duras à Serra e à big press, que se popularizaram muito através da internet. Depois disso, no entanto, o parlamentar mudou de estratégia. Passou a criticar o PT, o que lhe abriu as portas da mesma mídia que ele havia criticado tão acerbamente.

Tudo bem, política é assim mesmo. Um jogo de morder e assoprar o tempo todo. Não se pode ser ingênuo, todavia. A mídia é vingativa e só não é mais brutal com Ciro justamente porque anseia que ele ao menos não auxilie Dilma Rousseff. E está conseguindo. Por meio de elogios, chantagens, ofensas, a mídia conseguiu manipular a vaidade de Ciro e intrigá-lo com a campanha da ministra.

Alguém deve lembrar a Ciro que o final de Coriolano é triste. Movido por seu rancor vingativo, ele se junta aos volscos para atacar Roma, mas quando, já no acampamento militar diante de sua cidade natal, recebe a visita de sua mãe instando-o a não cometer um ato de traição tão vil, ele se comove e desiste. De volta à Ancio, é linchado pelos populares, furiosos com sua indecisão.

As atitudes de Ciro, intempestivas, coléricas, solitárias, não repercutem bem em nenhuma parte. O roçado de escândalos, frase que o parlamentar proferiu num dia de Roberto Jefferson, atravessou a cerca e chegou à sua própria horta. Afinal, depois de tantos rasgados elogios ao presidente Lula, a omissão de Ciro Gomes na luta eleitoral deste ano, não é nada menos do que escandalosa.

6 comentarios

Luiz disse...

Olá Miguel, a overdose de PIG acaba nos transformando em "profetas" ou enxadristas que adivinham o proximo moviento do adversário.

abraço

José Carlos Lima disse...

Posso estar errado mas meus botões me dizem que Aécio Neves está por detrás desta mudança camaleônica de Ciro Gomes.
Só queria entender porque Aécio Neves seduz estas pessoas com um histórico progressista, pois o prefeito petista Pimentel entregou de mão beijada a prefeitura de BH para um aliado de Aécio, do PSB.
Só estou querendo entender.

jozahfa disse...

São anagramas Ciro-Cori.

Pensamento Consciente disse...

Minha análise: O acordo do Ciro com o Tasso Jereissat está acima do Lula e do Serra. Acima dos interesses nacionais. Acredito que sua fidelidade é unicamente com o Tasso. Aceitar candidatar-se a governador de SP, crontraria o seu amigo Tasso, já que esse é amigo pessoal do Geraldo Alkime (é assim que se escreve?). Se candidato a Presidente contraria o Lula, mais não ao Tasso. Esse episódio está sendo bom para sabermos de que lado o Ciro está.

Carlos Augusto disse...

Quem é Ciro Gomes? Surge na ARENA, passa pelo PSDB (prefeito de Fortaleza,governo do Estado do Ceara, ministro do governo Itamar), exila-se nos EUA nas privatizações (algum comentário contra os roubos?), sai para "oposição" (de que, quem?), vira ministro no governo Lula, sai, para Dep. Federal, apoiador do Tasso Jereissati (... eleito presidente ele seria Chefe da Casa Civil!),etc... É uma pessoa ligada ao poder, seja de onde for, PODER.

Marisps disse...

Miguel, você é realmente independente e tem uma visão de causar inveja! O que ficou para mim é o que nada inexperiente com as artimanhas da "grande" imprensa Ciro Gomes, preparou a bola para o chute contra o próprio time. Não dá para aliviar pro lado dele. E diarréia verbal não é atributo positivo para quem quer ser presidente.

Postar um comentário