30 de abril de 2010

Mas sua filha gosta

Ao contrário de nossos matutos, a mídia internacional deu grande destaque ao fato do presidente Lula figurar como número 1 da lista dos 25 políticos mais influentes do planeta. Pesquisei no mundo inteiro e verifiquei que foram raríssimos os que fizeram a ressalva sobre a lista não ser um "ranking", e mesmo esses focaram no fato do presidente aparecer em primeiro lugar, no "topo".

Dentre os que fizeram ressalva, está o Clarín, jornal conservador que faz oposição à Cristina Kirchnner; ainda assim, optou pela manchete: "Lula, no alto do pódio, entre os mais influentes do mundo".

Abaixo, um apanhado de alguns sites que visitei. Para ver melhor, clique sobre a imagem. Volto a escrever lá embaixo.

















*

O constrangimento foi geral nas redações. Apesar de, em seu portal na web, ter sido de longe a matéria mais lida e comentada, o Estadão não botou na capa e publicou apenas nota no pé da página. O Globo também não deu na capa, mas publicou quase uma página inteira, enfatizando contudo não o prêmio, seu significado e repercussão, e sim o fato de Michael Moore, que comenta sobre Lula, não ter mencionado o mensalão, problemas na saúde pública, etc, como se o cineasta pudesse sintetizar todos os problemas do governo e do país num texto com menos de uma lauda. O Globo sequer informou a seus leitores que Lula ocupou o topo da lista.

A Folha deu na capa o seguinte:



Ou seja, assim como o Globo, a Folha também ocupou o espaço para "explicar" a seus leitores que não se tratava de um ranking. Pelo menos informa que ele é citado em primeiro lugar, embora não tire a conclusão lógica do fato.

*

Alguns colunistas comentaram a notícia na imprensa de hoje. Separei dois textos que me chamaram a atenção: um de Barbara Gancia, na Folha; e outro de Fernando de Barros e Silva, no mesmo jornal.

Reparem nesse trecho da coluna de Gancia:

Ah, e como a gente precisa que gostem de nós! Norte-americano não está nem aí se o resto do mundo quer ver os EUA riscados do mapa; suíço, holandês, canadense, belga, sueco e finlandês tampouco estão se lixando se você aprovou ou não o país dele. Já o italiano faz questão de criticar a Itália junto com você. E só os mais humildezinhos, digamos, uma Honduras, uma Gana, uma Nigéria, um México, uma Venezuela ou... um Brasil têm aquele patriotismo rasgado, de chorar pela pátria quando toca o hino.

Ué, vocês sabiam que o brasileiro era tão patriota? Eu achava que, ao contrário do que diz Barbara, os americanos é que eram. Não tem um filme americano em que não apareça a bandeira deles. Na Europa, o nacionalismo é tão grande que já mataram dezenas de milhões por causa disso. No Brasil, sempre ouvi as pessoas só falando mal do Brasil, sobretudo entre os missivistas de jornal. Nos últimos anos, com Lula, é que temos visto emergir um orgulho maior pela nacionalidade, mas nada que seja tão piegas e exagerado. Ou seja, Barbara esculacha o brasileiro por um patriotismo que só ela vê. Sem contar que ela compara o Brasil a Gana e Nigéria...

Sobre o texto do Fernando, eis um trecho:

No perfil que escreveu do petista, o documentarista Michael Moore diz platitudes, mas é certeiro ao afirmar: "O que Lula quer para o Brasil é o que nós costumávamos chamar de sonho americano".
Um mundo de consumidores banais e felizes. Uma sociedade remediada na sua selvageria pela força integradora do dinheiro. Do socialismo, nem o cadáver. Esse é o horizonte em que se movem Lula e sua utopia mundana. Moore viu o que muito petista ainda não entendeu.

O antilulismo desses caras é tão doentio, tão radical, que eles preferem se tornar antiamericanos (renegando portanto a si mesmos) a aceitarem um elogio ao presidente. O sonho americano a que se refere Michael Moore é o velho sonho de liberdade e oportunidade para todos. Reduzir a grande nação americana, pátria do rock, do blues, do jazz, da literatura beat, de uma gigantesca e eclética indústria de cinema, que desenvolveu a informática moderna e inventou a internet, a uma "sociedade remediada na sua selvageria pela força integradora do dinheiro" seria coerente na boca de um militante do PSTU, não num assumido conservador ianque como Fernando de Barros e Silva.

Como já dizia Jorge Maravilha, eles podem não gostar do Lula, mas o povo gosta.

20 comentarios

Antonio Luiz disse...

Fica difícil qualificar tamanha baixeza e indignidade dessa trupe.
Julgam-se sempre arrotar caviar, mesmo quando enfiados na merda.

Marcos Inácio Fernandes disse...

E a gente fica de alma lavada e enxaguada.

Herbert Colares disse...

Bem.. se não me engano um grande comentarista político da televisão falou ano passado que só dava bola pra listas da Time, pois o cara mesmo era o Presidente do FED pra ele. Isso foi dito por ocasião das listas do final do ano passado em que Lula figura no topo. E agora, faltou os norte-americanos combinarem com seus pusilânimes defensores... Ah! e desse comentarista não vi uma palavra.

marci disse...

O comportamento deles é simplesmente patologico!!!
E essa demente da barbara gancia?Deve estar em franco processo de demencia!
Nao vejo nenhum mal em ser patriota e chorar ao ouvir o hino nacional.Melhor seria chorar com a novela das 8 da globo??Ou com algum filme de drama de "roliude"??
Acho que na verdade,o que esta faltando ao brasileiro,é justamente patriotismo e uma boa dose de auto estima,coisa que depois do governo Lula,finalmente esta acontecendo no Basil!!!

Anônimo disse...

Os comentários dos "jornalistas" citados soam tão patéticos quanto a frase "o Brasil pode mais!" Ora! O Brasil sempre pôde mais!! Entretanto, antes de 2002, o Brasil nunca pôde nada, não porque ele não quisesse, mas porque não deixavam!
Quanto a cantar o Hino Nacional, eu sei ele todo, sem errar nem trocar os versos, e me emociono sempre que o ouço!
Com uma diferença: Agora entendo o porque O Brasil é "GIGANTE PELA PRÓRIA NATUREZA!"

VIVA O BRASIL!! GOSTEM OU NÃO, OS AGOURENTOS!

Caroline Cogueto disse...

O povo gosta porque sabe que a vida melhorou.
Só otários do tipo desses colunistazinhos fracos que escrevem para a classe média alienada fingem não saber...

ian.press comunicação disse...

Adorei seu blog e vou seguir e linkar no meu. Ótimo!!!!! Parabéns! beijo

Miguel do Rosário disse...

Sem contar que ela compara Brasil à Gana... Nossa senhora!

nenhum disse...

A lista não é um ranking. O cara que estaria na segunda posição é tão influente que ninguém o conhece. E claro, nos anos anteriores isso implicaria em pensar que Muqtada Al Sadr, Dalai Lama e a Rainha Elisabeth II foram as lideranças mais influentes do mundo.

E nos jornais de língua inglesa(Tanto que o único da lista aí de cima é o IHR) falaram mais de Lady Gaga que Lula.

alex disse...

A imprensinha mediocre, raivosa e rasteira age como sua patroa, a Dona Direitona.

Os "vips do jornalismoPIG" apostam tudo junto com seus patrões. Se der Serra, "estão bunitos"

Blog do Celso Jardim disse...

Salve Miguel,

Muito bom o seu post.

Um abraço,

Celso Jardim

Magali Pedro disse...

Belo texto, Miguel. Esses colunistas chegaram ao paroxismo. Chego a sentir vergonha alheia.

Tereza disse...

Essa barbara gancia está com dor de cotovelo. Ela queria o Kassab ou o seu irmão,que tão importante, não lembro o nome, na lista da Times. Motivo, trouxeram para as ruas de S.Paula, aquela corrida maluca da Indy.

UM THRILLER DAS DIFERENÇAS disse...

Oi, tudo bem?

Cuidamos das mídias online do filme “Olhos Azuis” do diretor José Joffily, que estréia no circuito nacional de cinema em 28 de maio. Gostaríamos de falar com você!

Assunto: Convite especial para pré-estreia do filme exclusiva para blogueiros.

Achamos seu blog interessante e queremos que participe! A data ainda não está fechada, mas é provável que seja entre 10 e 20 de maio, no Rio de Janeiro.

Entre em contato: coevosfilmes@gmail.com
Para mais informações sobre o filme, visite o nosso site: http://www.olhosazuisfilme.com.br/olhosazuis/

Sinopse:

Marshall (David Rasche) é o chefe do Departamento de Imigração do aeroporto JFK, em Nova York. Comemorando seu último dia de trabalho, Marshall resolve se divertir complicando a entrada no país de vários latino-americanos. Entre eles está Nonato (Irandhir Santos), um brasileiro radicado nos EUA, dois poetas argentinos, uma bailarina cubana e um grupo de lutadores hondurenhos. Dois anos depois, Marshall vem ao Brasil procurar uma menina de nome Luiza. Quando ele conhece Bia (Cristina Lago), uma jornada em busca de redenção se inicia. Olhos Azuis foi o grande vencedor do II Festival Paulínia de Cinema com seis prêmios, incluindo o de Melhor Filme.

No Twitter: @olhosazuisfilm

Tiago disse...

Eu fiquei espantado de como o sites de notícias no Brasil não deram destaque a essa noticia tão fantástica. Eu não consigo descrever de outra forma. Nós, brasileiros, nunca vimos uma celebridade política de nosso país tomar tanto espaço na imprensa internacional como nosso atual presidente. E o que as agências de notícias fazem com isso? Insistem em negar o crescimento de nosso país e dizem que isso ia acontecer de qualquer forma... Os últimos 4 anos de FHC que o digam, não é?

Eduneves disse...

Miguel
Conheci o seu blog através da Comunidade do Nassif ( outro grande personagem e brasileiro de alto quilate !) .
Parabéns pela sua coluna acima ! Voce acerta em cheio ! É simples e , ao mesmo tempo , claro e objetivo nas suas colocações .
Vivi nos EUA e viajo sempre para lá : como toda sociedade ,tem coisas lamentáveis, como um materiarismo quase sem limites e uma frieza de sentimentos muito grande , as quais eu não desejo de maneira alguma para nós brasileiros .( Por outro lado , qual a sociedade que não tem suas mazelas ? ).
Concordando com voce , o que eu admiro realmente nos EUA são o seu grande legado cultural para a humanidade : o Jazz , e suas diversas influências musicais , base da melodia moderna do séc . XX .
Somente isto bastaria para ilustrar a importância da nação americana para a humanidade .
Quanto ao Lula , embora eu não tenha o chamado "espírito de vira lata" , acho essa atribuição da TIME ( e quaisqer outras do gênero )ótimo para o nosso ego patriótico , sim , e tenho certeza que o presidente quer o melhor , verdadeiramente , em termos de sonhos e oportunidades para todos os brasileiros , principalmente para aqueles que não tiveram tanta sorte como , por ex . , nós dois , Miguel !
O resto , cara ... Bem , o resto é coisa de gente vazia , destituida de humanidade , afetada e recalcada , como parecem ser a Sra Gancia e o Sr Da Silva , dois pseudojornalistas a serviço da famigerada Folha "Ditabranda" de São Paulo .
Mais uma vez , parabéns pelo realismo da seu comentário , e uma boa tarde para todos do blog ( que passarei a ler com assiduidade ! ).
De : Eduardo Neves , Petropolis , RJ

Roberto Ilia disse...

Caros do blog,

Leiam o último capítulo da série: A Idade das Trevas. No ar e na rede: O Supremo Sonho Tucano: Transformar o Brasil num Imenso Paraguai!

Thaís Nozue disse...

Ótimo!

Flavio Moreira disse...

Miguel:
Parabéns pela lucidez e acuidade textual e discursiva. Pessoas como você nos ajudam a ter visão crítica da grande mídia e de seu desespero face à grandeza do governo Lula que, certamente, terá sua continuidade com Dilma.
Acho que sobra para pessoas tristes como Barbara Gancia, o Da Slva e os Gasparis da vida a infeliz máxima da ditadura: Brasil, ame-o ou deixe-o! No caso dessas pessoas inconformadas com o sucesso brasileiro, seria um grande favor se nos deixassem crescer como povo cidadão partindo de uma vez para seus mundinhos diminutos de sonho no exterior.
Um forte abraço,

ziulsorrab disse...

Dilma conta com uma força pensamento. Eleita terá que contar com a Banda larga mais acessivel para ajudar destruir factoides. A midia tenta se contrapor mas sabe ser dificil fazer frente a cada missil que recebe. Parabens pela analise.

Postar um comentário