27 de junho de 2007

Noblat, novo senador da Republica?

O Globo agora passa a citar o Noblat como fonte primaria de suas noticias e analises. Agora é assim, nao precisa mais de fonte. O jornal passa a se alimentar de si mesmo. E a gente sabe muito bem que o Noblat simplesmente fala o que lhe vem na telha, segundo a sua genial intuiçao sobre o golpismo da hora. Usar o Noblar como fonte final é charlatanismo pesado. Que moral tem o Noblat para dar a palavra final sobre os interesses do Senado? Ele é senador? Foi eleito democraticamente pelo povo brasileiro? Tudo bem o Noblat dar a sua opiniao. Mas o caso aqui, o Globo cita a opiniao de Noblat como se fosse uma noticia. Essa mescla de noticia com uma opiniao absolutamente tendenciosa é nociva para o jornalismo.

Na verdade, a culpa nem é do Noblat. Ele é um vendido qualquer. Quer ganhar dinheiro e conseguiu. Criou um blog, surfou na crise politica do mensalao. Teve a opiniao certa na hora certa e foi logo contratado pelo Estadao. Agora se mudou para o Globo e virou xodo dos golpistas, pois sabe fazer muito bem o dever de casa. A culpa maior, no entanto, é do chefe de redaçao do Globo, que orienta as matérias.

Ainda é sobre a novela Calheiros. O chato é que a gente sabe que o cara nao é flor que se cheire. Mas o que vem pegando nao é isso. O que nos incomoda é que a imprensa continua fazendo julgamentos sumarios. Por mais que eu nao goste do Renan, me incomoda muito mais ver a imprensa condenar previamente, sem provas cabais. Qual é o crime em questao do Renan? Ele deu dinheiro a sua amante. Deu dinheiro para um fundo de educaçao de seu filho bastardo. Até ai, muito justo, muito nobre da parte dele. O negocio é que, segundo seus detratores, ele nao teria dinheiro para tal, e os depositos foram feitos com a participaçao de um sujeito que trabalhava numa empreiteira. Dai existem suspeitas de que Renan tenha recebido dinheiro desta empreiteira. Ora, suspeitas devem ser investigadas. Mas ninguem deve ser condenado a priori, como a imprensa vem fazendo com o Renan. Pior, se as imprensas democraticas começarem a escavucaram a vida de todo senador, e acusarem sem provas, nao havera democracia que resista. Nem na Dinamarca. Nenhuma democracia resiste. Senadores tem que ser investigados de forma sigilosa pelos orgaos competentes, e nao através de histerias midiaticas. A estabilidade politica de um pais é mais importante que pegar um senador sonegando imposto na venda de um boi ou pagando pensao para ex-amante. Segundo a estabilidade politica, um grupo financeiro resolve investir 50 bilhoes de euros num pais ou no outro.

Abaixo o trecho do artigo do Globo (integra aqui), que cita Noblat como fonte:

Em seu blog, Ricardo Noblat diz que a confusão sobre a escolha de um novo relator não passa de jogo de cena. Segundo o blogueiro, o que está em curso é uma nova etapa da manobra para salvar Renan.

2 comentarios

Anônimo disse...

É o fim da picada mesmo a Globo não usar mais referências válidas para suas matérias. Falta de ética, moral, profissionalismo, etc. Mas fico felizes de saber que cidadãos como o Miguel, conseguem enxergar e tem coragem de falar. Parabéns!

Vera Pereira disse...

Pois se a questão é se a Mendes Júnior, como empresa, andou pagando contas particulares do senador Calheiros por intermédio de um dos seus funcionários que era amigo de longa data do senador, por que não chamam o diretor-presidente da Mendes Júnior para depor como testemunha, ou não arranjam provas de que o tal amigo funcionário da Mendes Júnior tirava dinheiro vivo de sua conta pessoal nos dias em que entregava as mesadas da amante do Renan? Não pode fazer isso porque implica quebrar o sigilo da empresa e do tal Gontijo? Então como é que a mídia acusa, julga e condena o senador? Se não tem prova, não pode acusar. Por que ninguém, diz isso?

Postar um comentário