23 de junho de 2007

Preconceito anti-PT e o suicídio dos jornalões

Duas pesquisas recentes confirmaram uma coisa que eu já vinha pensando. Eu costumava remoer com meus neurônios: ué, se o PT é o segundo maior partido do Congresso Nacional, com 83 deputados, atrás apenas do PMDB, como os jornalões comerciais, que vivem de assinaturas e publicidade, adotam essa linha ferozmente anti-petista? Se o Lula ganhou duas eleições, com as maiores votações da história da democracia nacional, qual o sentido de empresas agredirem, de forma tão direta, esta imensa maioria da população, com uma linha editorial tão agresssivamente anti-Lula?

As duas pesquisas são as seguintes. A primeira foi encomendada pelo DEM (ex-PFL) e foi publicada na edição de sábado passado no Correio Braziliense. Segundo a consulta, dos brasileiros que tem preferência partidária, 28,2% optam pelo PT. A lista segue com PMDB (8,2%), PSDB (7%), PFL (2,9%), PV (2,3%), PDT (1,5%), PSOL (1%), PTB (0,8%) e DEM (0,6%). A pesquisa revela ainda que o PT é um partido identificado com a defesa dos trabalhadores (para 63,1% dos entrevistados), dos pobres ( para 56,7%) e da classe média (para 29,2%). O PSDB é identificado como o maior defensor dos ricos e da elite para 21,9%.

A outra pesquisa foi encomendada pelo PV, e circunscreve-se ao Rio de Janeiro. Foi publicada na coluna da Tereza Cruvinel, na edição de hoje no Globo. Segundo a pesquisa, 27.6% dos cariocas preferem o PT; 11% ficam com PMDB; 5.9% escolhem o PV; 5.0% optam pelo PTB. O PSDB amargou o quinto lugar, com 4.3% e o DEM ficou em sexto, com 2.3% da preferência.

Essas são apenas as pesquisas mais recentes, mas lembro de muitas outras que apontam resultados similares.

Sabem, eu já cansei de falar que NÃO SOU PETISTA. Mas voto no PT, defendo sua existência, defendo-o dos ataques da direita e da extrema-esquerda. É o suficiente para ser taxado como petista. Não me ofenderei mais. Podem me taxar como quiserem. Meu pensamento é livre. Defendo quem eu quiser, quando eu quiser. O que me surpreende é que veículos comerciais, com função pública, destilem um preconceito tão notório, tão baixo, tão mesquinho, contra um partido que, segundo diversas pesquisas, é o preferido da maioria dos brasileiros.

Lembro de quando alguns escândalos levantaram um forte clamor na mídia de que o PT iria acabar. Lembro de uma pessoa muito próxima, que repete tudo que o Globo diz, ou melhor, que acolhe diretamente em seu inconsciente tudo o que o Globo diz e mesmo o que apenas sugere, declarando peremptoriamente: “o PT acabou”.

Mas como o PT pode acabar?

Diante da força política do PT e do fato de que constitui o partido preferido dos brasileiros, a linha anti-petista dos jornalões, portanto, revela-se anti-democrática e, do ponto-de-vista comercial, bastante estúpida.

2 comentarios

Anônimo disse...

Esta predileção do povão pelo PT não é por motivo ideológico e sim porque a vida deles melhorou

"Antes eu gastava mais com roupa, mas tive de remanejar todo o meu orçamento, pois agora tenho várias despesas fixas novas que não tinha antes, como a assinatura de TV a cabo, idas ao salão para fazer escova de "chocolate", alguns cremes que passei a usar e gastos mais freqüentes com refeição fora de casa." (Dona de Casa)

Anônimo disse...

Deve ser por isso que o voto em lista partidária causa tantos calafrios, não é?
Juan

Postar um comentário