19 de junho de 2007

Viva Lamarca!

Falso, injusto e abominavel chamar Lamarca de desertor ou terrorista. Ele lutava contra a ditadura militar. Uma ditadura terrivel, que matou milhares de pessoas, que torturou, que dissolveu o Congresso Nacional, que desmantelou o sistema nacional de educaçao, que provocou uma imensa desigualdade de renda, que impediu o processo de desenvolvimento do mercado interno, que bloqueou projetos populares de reforma agraria (que todos os paises desenvolvidos,capitalistas, fizeram), de educaçao, universitarios, politicos. Enfim, que provocou feridas politicas, economicas e sociais profundas na sociedade brasileira.

Lamarca entrou no exército quando este fazia parte de um Estado democratico. Quando ele "desertou", o exército havia "liderado" (ou sido fantoche) um golpe militar contra a democracia. Ou seja, quem "desertou", Lamarca ou o exército brasileiro?

Nos julgamentos de Nuremberg, os oficiais nazistas sempre se desculpavam dos crimes que cometeram alegando que estavam apenas cumprindo ordens. Nao foram perdoados. O Tribunal de Nuremberg chegou a conclusao que, mesmo numa organizaçao onde prevalece a disciplina e uma dura hierarquia, um homem nao pode deixar de respeitar, acima de tudo, os direitos humanos. Ninguem pode matar, torturar, dar golpes de estado, alegando estar cumprindo ordens.

Lamarca nao cumpriu a ordem de torturar, matar e participar de um Estado terrorista, totalitario, moralista, hipocrita e corrupto.

Lamarca insurgiu-se. Assim como os partisans italianos insurgiram-se contra o fascismo. Assim como alguns cidadaos lutaram contra o nazismo.

Toda este ataque de nossa midia contra as decisoes da Justiça em beneficio de Lamarca demonstra a sua falta de compreensao do processo historico brasileiro. Demonstra ainda a sua posiçao absolutamente anti-democratica, visto que nunca valorizaram, na pratica, a luta dos que combateram aqueles que nos usurparam 20 anos de democracia. Muito facil defender a democracia do conforto de suas salas ar-refrigeradas, depois de ter obtido lucros extraodinarios durante o periodo militar. A verdade é que, nao fosse o golpe militar, nao haveriam grupos de guerrilha. Nao haveria Lamarca.

So é possivel entender Lamarca, Marighella, e tantos outros, no contexto do golpe militar de 1 de abril de 1964, que rasgou a Constituiçao Brasileira e derrubou um governo legitimo, republicano e popular.

E todos sabemos a contribuiçao decisiva que a nossa midia deu ao golpe militar. Eh uma vergonha que ela carregara por toda a vida. Mais que isso. Os jornais que nao colaboraram de forma mais proxima faliram. Ou seja, a ditadura sufocou os concorrentes, jornais como Ultima Hora, Correio da Manha, etc, que foram obrigados a cerrar as portas durante o periodo totalitario.

Lamarca e Marighella foram homens de grande coragem, que lutaram contra uma ditadura abjeta, que promovia a tortura e o assassinato sistematico da oposiçao politica. Mesclar ideologia ai, dizendo que eles eram comunistas, é jogar fumaça na verdade, no fato que os militares fizeram um grande mal à historia nacional. E, sempre é bom lembrar, com a ajuda de jornais como Estado de Sao Paulo, Folha de Sao Paulo e O Globo.

Leiam o texto do Celso Lungaretti, sobre a polemica recente do caso Lamarca.

4 comentarios

José Carlos Lima disse...

A História do Brasil (escrita por quem detem o poder político=econômico=midiático) é bastante injusta com militares de pensamento de esquerda tais como Lamarca, Luis Carlos Prestes, Marighela e outros.

É como se ser contra esta ideologia tucano-DEMente do Estado mínimo para o povão e máximo para esta elite podre=corrupta, fosse trair o Brasil

Seu artigo veio a clarear um pouco esta grande mentira

Nesta semana, ouvindo a opini~~ao de populares acerca da pensão devida à viúva de Lamarca, percebi o quanto o nosso país está equivocado quando aponta como terroristas militares que lutaram contra a ditadura militar.

Para a mídia tucano-DEMente todo militar tem que ser de direita e, de preferência, de extrema-direita da linha de Jair Bolsanaro.

Triste saber que sou um dos que paga ou pagou o salário destas bestas tipo Newton Cruz, Fleury, Figueiredo, Médici, etc...

Anônimo disse...

Ivan Frota, Castelo Branco, Médici e outros

estes sim, os verdadeiros traidores

Patrick disse...

Miguel, o que você escreveu a Justiça Federal de São Paulo já havia reconhecido em 1994. Houve ainda a confirmação pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região em 1996. Posteriormente, STJ e STF negaram provimento a recursos da União contra a decisão de 1ª e 2ª instância. Como tive dificuldades de encontrar o acórdão na página do citado tribunal, coloquei uma cópia no meu precário sítio. São apenas oito páginas e a leitura do voto não é difícil, mesmo para quem não é da área jurídica.

celsolungaretti disse...

Companheiro, a satanização do Lamarca pela mídia brasileira seguiu o mesmo modelo das do Saddam Hussein e do Bim-Laden.

Independentemente do conceito em que tenhamos tais personagens, o fato é que são apresentados da forma mais distorcida e tendenciosa possível.

Depois de passarem pelos filtros distorcidos da mídia, tornam-se espantalhos, sem nenhuma virtude humana e com todos os defeitos de vilões de HQ.

É profundamente inquietante essa degringola da imprensa. Então, temos de otimizar a utilização da internet como alternativa para disponibilização da verdade e de valores civilizados à população, já que a mídia, agora, só forma opinião no mau sentido.

Um forte abraço!

Postar um comentário