Pois bem, descobri que o relatório do Vox inclui também uma avaliação do desempenho do presidente Lula. Segundo o instituto, 31% dos brasileiros afirmaram que o desempenho de Lula é ótimo; 46% que é bom; 15% optaram pelo "regular positivo"; 3% escolheram "regular negativo"; 2% ficaram com "ruim"; outros 2% com péssimo; e 1% preferiram não responder.
Aí eu somei ótimo, bom, e regular positivo, e descobri que, se considerarmos o "regular positivo" como uma forma de aprovação (crítica, mas mesmo assim aprovação), 92% dos brasileiros aprovam o governo Lula.
De uma maneira geral, como você avalia o desempenho do Presidente Lula à frente do Governo Federal? Você diria que está sendo: ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo?
É esse o cara que Serra vai enfrentar? Coitado.
*
No cruzamento por região, vemos que Lula tem força monstruosa no Nordeste, onde 87% avaliam positivamente seu governo, 10% regular e apenas 1% tem opinião negativa. 1%! É por isso que Roberto Freire mudou seu domicílio para São Paulo...
Vamos olhar o Sul, que andou causando polêmica, em função do Datafolha ter identificado por lá uma reviravolta eleitoral em favor do Serra. Na parte meridional do país, o governo Lula é avaliado negativamente apenas por 4% da população. Lula tem mais força no Sul do que no Sudeste, por exemplo.
Compare com a avaliação de Lula, segundo o mesmo Vox Populi, em janeiro deste ano:
Repare que a avaliação positiva de Lula cresceu em todo país, mas particularmente no Sul, onde passou de 66% para 73%.
*
E agora, a avaliação do presidente por segmentos sociais:
Cabem aqui as seguintes observações:
- Maior aprovação entre homens do que entre mulheres, confirmando um dado já observado em outras tabelas e em outras pesquisas, de que as mulheres são mais críticas ao governo do que os homens. Isso explicaria em parte, também, a debilidade de Dilma entre as mulheres.
- O governo tem sua melhor avaliação entre os jovens de 16 a 24 anos. Excelente sinal, por variadas razões. A mais importante é que se trata de um eleitor de longo prazo, com grande potencial militante.
- O que mais chama a atenção é a universalidade. O presidente é extremamente popular em todos os segmentos sociais: jovens, velhos, pobres, ricos, com pouca ou muita escolaridade.
- O pobre continua apostando em Lula. A aprovação do presidente cresce entre as faixas de renda mais baixa, chegando a 81% entre os que ganham até 1 salário mínimo. Tem ainda 78% entre os que ganham de 1 a 5 salários, que formam a maior parte da população brasileira. Ora, são justamente essas faixas as que podem garantir uma vitória tranquila à Dilma Rousseff.
- Mesmo sendo popular também entre os ricos, é de se notar que é na faixa que ganha mais de 10 salários que encontramos o maior percentual de avaliação negativa: 9%.
*
Por fim, o Vox Populi traz ainda um perfil das preferências partidárias do brasileiro. Como em todas as pesquisas, o PT aparece disparado na frente, com 19%. PMDB e PSDB pontuam um longínquo segundo lugar, com 3%. Achei interessante observar ainda que onde os tucanos são mais fortes não é o Sudeste, nem o Sul, e sim o Centro-Oeste. O PSDB está se tornando o partido dos grandes fazendeiros do Planalto Central. No Nordeste, a diferença entre PT e PSDB é brutal. Com apenas 1% da preferência do eleitor nordestino, o PSDB terá que enfrentar este ano um partido com 23% de simpatia.
Você tem simpatia por algum partido político? (Se sim) Qual?
E tem outro dado curioso. Olhando a pesquisa do Vox Populi de janeiro (tabela abaixo), reparei que o PT cresceu nos últimos 2 meses, e o PSDB caiu. Reparem que o PT subiu de 17% para 19% na preferência do eleitorado, enquanto o PSDB caiu de 5% para 3%.
É, parece que vai ser uma lavada!
Postar um comentário